Técnico em sonorização · CBO 3741-25
Técnicos em áudio / Complexidade 4 de 8

Técnico em sonorização · CBO 3741-25

CBO 374125 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Técnico em sonorização (CBO 3741-25) executa projetos de sonorização, planejando o sistema, instalando e testando equipamentos e acessórios, configurando e operando sistema de sonorização, em estúdios e em eventos ao vivo. Pode operar softwares e ferramentas digitais, que proporcionam automação no processo de sonorização. Realiza manutenção básica de equipamentos. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho e de preservação ambiental.

Como é a rotina do CBO 3741-25

CBO 374125

Planeja o sistema de sonorização, levando em consideração as condições do estúdio ou do local do evento. Verifica as dimensões físicas do espaço e examina as condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos. Identifica os parâmetros acústicos do local. Estabelece a demanda de energia elétrica do sistema. Define necessidades técnicas do evento, ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência. Faz a especificação de equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores. Elabora documento – rider técnico -, relacionando as características técnicas dos equipamentos de sonorização. Orça o serviço de sonorização de evento.

Acondiciona os equipamentos de áudio e supervisiona o seu transporte ao estúdio ou local do evento. Limpa e monta equipamentos de áudio e acessórios.

Realiza a instalação de equipamentos, conferindo o sistema de energia elétrica e aterramento, conectando sistema de caixas acústicas, instalando transdutores e conectando sinais de áudio. Testa o funcionamento de equipamentos e substitui os que apresentam defeitos. Confere o funcionamento do sistema de áudio e checa os níveis de interferência em sistema. Confere a uniformidade de distribuição de áudio.

Configura e alinha sistemas de sonorização. Avalia as características - timbre, formato e tipo - de fonte sonora. Seleciona e posiciona os transdutores eletroacústicos. Analisa os sinais de áudio. Equilibra e mistura sinais de fontes de áudio. Distribui sinais de áudio para outros sistemas.

Seleciona e opera instrumentos de monitoramento de mau funcionamento dos sistemas e equipamentos, acionando, quando necessário, sistemas de contingência e/ou redundância.

Pode selecionar e operar softwares e ferramentas digitais, que proporcionam automação no processo de sonorização, em diferentes plataformas e/ou eventos.

Ao final da prestação de serviços de sonorização, desconecta sistema de caixas acústicas, desinstala transdutores e desconecta sinais de áudio. Prepara os equipamentos para retirada do estúdio ou local do evento e para transporte.

Documenta o serviço realizado, organizando informações, registrando ocorrências e relatando interação com profissionais envolvidos no evento, como os responsáveis por iluminação e cenografia.

Elabora relatório sobre a implementação do projeto de sonorização e sobre os resultados obtidos.

Realiza manutenção de primeiro nível em equipamentos e acessórios, executando pequenos reparos. Providencia serviço de manutenção de equipamentos, para solucionar problemas mais complexos.

Trabalha com segurança, realizando o dimensionamento adequado da alimentação elétrica, providenciando a fixação segura dos equipamentos em paredes, tetos, treliças, pórticos e outros suportes, examinando a localização e o posicionamento de equipamentos, de modo a não obstruir saídas e passagens de emergência, verificando a disponibilidade de dispositivos de extinção de incêndio adequados aos equipamentos utilizados no sistema de áudio, e prevenindo acidentes, de modo geral.

Pulso do mercado para CBO Técnico em sonorização

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3741-25 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo positivo de contratações
Volatilidade
Baixa rotatividade, com bons indicadores de retenção
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeBaixa rotatividade, com bons indicadores de retenção
  • Saldo de vagasLeve saldo positivo de contratações
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 3741-25

Os principais empregadores concentram-se em: Sonorização e Iluminação, Locação de Máquinas Industriais, Organização de Eventos, Locação de Estruturas Temporárias, Organizações Religiosas, Produção Musical.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área.

Saberes que sustentam o CBO 3741-25

Tabela CBO · posição 4 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 22 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências exatas e informática Ciência da computação Redes e telecomunicações 2 2 2
Desenho técnico e de projeto Leitura e interpretação de desenho técnico 4 4 4
Outros conhecimentos de desenho técnico e de projeto - desenho técnico aplicado a projetos de sonorização 4 4 4
Física Eletricidade 3 3 3
Eletrônica 3 3 3
Outros conhecimentos de física - impedância, nível de ruído, distorção e efeito de proximidade 4 4 4
Outros conhecimentos de física - som como fenômeno físico - altura, duração, intensidade e timbre 4 4 4
Matemática e estatística Matemática aplicada 4 4 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 4
Internet 3 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - cad 3 3 3
Ciências sociais aplicadas Arquitetura e organização do espaço Outros conhecimentos de arquitetura e organização do espaço - noções de organização do espaço aplicado a projetos de sonorização 3 4 4
Comunicação Rádio e televisão 3 3 3
Direito Legislação aplicada à área ocupacional 3 3 3
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Artes Estética e noção do belo 2 2 2
Música como forma de expressão 3 3 3
Línguas Português: comunicação e expressão 4 4 4
Português instrumental 4 4 4
Inglês instrumental 3 3 3
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Metodologia de projetos Avaliação de projeto 3 3 3
Outros conhecimentos de metodologia de projetos - execução de projetos de sonorização 4 4 5
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 27 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Planejamento e controle da produção (pcp) Outros conhecimentos de planejamento e controle da produção - pcp - planejamento e controle da produção aplicado a projetos de sonorização 4 4 4
Qualidade e produtividade Controle da qualidade 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 3 3 3
Outros conhecimentos de saúde e segurança - noções de saúde e segurança do trabalho aplicadas a projetos de sonorização 4 4 4
Processos de comércio Comercialização Orçamento 3 3 3
Processos de produção industrial Informações tecnológicas de eletroeletrônica Conversão de energia 3 3 4
Medidas elétricas 4 4 4
Proteção de sistemas elétricos 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - análise de sinais de áudio 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - equipamentos de sonorização 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - interferência eletromagnética 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - tipos de caixas acústicas 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - tipos de microfones 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de eletroeletrônica - transdutores eletroacústicos 4 4 5
Manutenção industrial Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção de primeiro nível de equipamentos de sonorização 4 4 4
Produção cultural, design e decoração Artes musicais Elementos musicais (melodia, harmonia, ritmo e timbre) 3 3 3
Normas técnicas e regulamentadoras para produção cultural, design e decoração Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para produção cultural, design e decoração - normas técnicas e regulamentadoras aplicadas a projetos de sonorização 4 4 4
Propriedade intelectual e avaliação de programas dos meios de comunicação Direitos autorais 3 3 3
Tecnologia em produção cultural, design e decoração Outros conhecimentos de tecnologia em produção cultural, design e decoração - aplicações de pick-ups, samplers, caixas de som, mesas de som, microfones, fones de ouvido e controladores em projetos de sonorização 4 4 5
Tendências e inovação na produção cultural, design e decoração Inovação na produção cultural 3 3 3
Tendências na produção cultural 3 3 3
Técnicas auxiliares de produção cultural Acústica 4 4 4
Captação de áudio 4 4 4
Sonoplastia 3 3 3
Outros conhecimentos de técnicas auxiliares de produção cultural - montagem, instalação, testagem e verificação de softwares e equipamentos de sonorização 4 4 5
Serviços de utilidade pública (telecomunicações, saneamento básico e energia) Telecomunicações Antenas 3 3 3
Radiopropagação 3 3 3

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 4 de 8
Habilidades cognitivas 18 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 3 3
Aprendizado ativo 3 3
Negociação 3 3
Habilidade de orientar serviços 3 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 3 3
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 3 3
Trabalho com números Transcrição de dados 4 4
Comparação de dados 3 3
Classificação de dados 3 3
Compreensão numérica 3 3
Expressão numérica 3 3
Análise de dados 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 13 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Precisão de controle 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Coordenação multimembros 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Localização de som 3 3
Reconhecimento de fala 3 3
Clareza de fala 3 3
Sensibilidade auditiva 4 5
Visão a distância 3 3
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Habilidades práticas 13 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 4 4
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 4 4
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços 3 3
Orientação de pessoas 3 3
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de habilidades artísticas 2 2
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 3 3
Análise de riscos 3 3

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas 3
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.

Verbos do dia a dia do CBO 374125

O que se faz na prática
Conferir funcionamento de sistema de áudio
Executar projeto de instalação de equipamentos
Trabalhar sob pressão
Demonstrar flexibilidade
Conferir sistema de energia elétrica e aterramento
Preparar sistema de monitoração para gravação
Demonstrar capacidade de encontrar soluções
Embalar equipamentos
Orçar evento
Demonstrar sensibilidade musical
Definir demanda de energia elétrica de sistema
Emular ambientes em registros sonoros

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Técnico em sonorização (CBO 3741-25) pertence à família dos Técnicos em áudio, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .

3 Técnicos de nível médio
37 Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
374 Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
3741 Técnicos em áudio
374125 Técnico em sonorização

Profissões irmãs na família CBO 3741

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Técnico em sonorização

CBO 374125

Qual é o CBO do Técnico em sonorização?

O código é CBO 3741-25 (ou CBO 374125 sem o hífen), dentro da família 3741 (Técnicos em áudio), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).

O que faz um Técnico em sonorização?

Executa projetos de sonorização, planejando o sistema, instalando e testando equipamentos e acessórios, configurando e operando sistema de sonorização, em estúdios e em eventos ao vivo. Pode operar softwares e ferramentas digitais, que proporcionam automação no processo de sonorização. Realiza manutenção básica de equipamentos. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho e de p…

Que formação é necessária para o CBO 3741-25?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Sonorização e Iluminação, Locação de Máquinas Industriais, Organização de Eventos, Locação de Estruturas Temporárias.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 3741-25

Mesmo subgrupo · CBO 374