Prepara, classifica e movimenta sucatas e aparas de metal, provenientes do processo de fabricação metal-siderúrgico. planeja as atividades, de acordo com ordem de serviço. controla a efetividade do processo de preparação e o fluxo de materiais.
Também chamado de Ajudante de pátio de sucata · Selecionador de sucatas
O Preparador de sucata e aparas (CBO 8214-45) prepara, classifica e movimenta sucatas e aparas de metal, provenientes do processo de fabricação metal-siderúrgico. Planeja as atividades, de acordo com ordem de serviço. Controla a efetividade do processo de preparação e o fluxo de materiais. Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8214-45 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Atacado de Sucatas Metálicas, Atacado de Papelão Reciclado, Atacado de Sucatas Não-Metálicas, Reciclagem de Metais, Reciclagem de Plásticos, Agências de Trabalho Temporário.
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. A exceção fica por conta do preparador de sucatas para o qual requer-se a quarta série do ensino fundamental e prática profissional no posto de trabalho.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Sustentabilidade ambiental | 2 | 3 | 3 |
| Ciências exatas e informática | Física | Eletricidade | 1 | 2 | 2 |
| Matemática e estatística | Aritmética | 1 | 2 | 2 | |
| Química | Outros conhecimentos de química - química dos materiais | 1 | 2 | 2 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 1 | 2 | 2 | |
| Internet | 1 | 2 | 2 | ||
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 2 | 2 | 3 |
| Português instrumental | 2 | 3 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Organização da produção | Outros conhecimentos de organização da produção - fluxo de materiais nos processos de produção metal-siderúrgicos | 2 | 3 | 3 |
| Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 2 | 3 | 3 | |
| Qualidade e produtividade | Garantia de qualidade | 1 | 2 | 2 | |
| Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - inspeção de materiais e produtos metálicos semiacabados | 2 | 2 | 2 | ||
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 3 | 4 | |
| Primeiros socorros | 4 | 2 | 5 | ||
| Saúde ocupacional | 3 | 4 | 5 | ||
| Segurança no trabalho | 4 | 4 | 5 | ||
| Processos de produção industrial | Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos | Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - equipamentos, instrumentos, ferramentas e apetrechos utilizados na preparação de sucatas e aparas de metal | 4 | 4 | 4 |
| Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instalações destinadas ao processamento de sucatas e aparas de metal | 4 | 4 | 4 | ||
| Materiais | Materiais metálicos ferrosos | 1 | 2 | 3 | |
| Metalmecânica - metalurgia | Ligas metálicas | 1 | 2 | 3 | |
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - corte de chapas e materiais metálicos | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - finos de minério | 2 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - granulometria | 2 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - preparação de sucatas e aparas de metal - geração de coprodutos, reaproveitamento e reciclagem | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - produção do aço | 1 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - sucatas e aparas de metal oriundas do processo de fabricação metal-siderúrgico | 4 | 4 | 4 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial | Normas regulamentadoras para área industrial | 2 | 2 | 3 | |
| Normas técnicas para área industrial | 1 | 1 | 1 | ||
| Planejamento e controle da produção industrial | Controle da produção | 1 | 2 | 2 | |
| Serviços de utilidade pública (telecomunicações, saneamento básico e energia) | Energia | Outros conhecimentos de energia - uso eficiente da energia elétrica em processos de fabricação metal-siderúrgicos | 2 | 3 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Escuta ativa | 2 | 2 | |
| Expressão oral | 3 | 3 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Expressão escrita | 2 | 2 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 3 | 3 |
| Compreensão numérica | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 4 | 4 |
| Equilíbrio corporal bruto | 4 | 4 | |
| Flexibilidade de extensão | 4 | 4 | |
| Flexibilidade dinâmica | 3 | 3 | |
| Força de tronco | 4 | 4 | |
| Força dinâmica | 4 | 4 | |
| Força estática | 4 | 4 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 4 | 4 | |
| Velocidade de movimento dos membros | 4 | 4 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Sensibilidade ao brilho | 4 | 4 | |
| Visão a distância | 3 | 3 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Discriminação de cor visual | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 3 | 3 |
| Análise de riscos | 3 | 3 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta | 4 |
Profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na fabricação de produtos de metal e metalurgia básica como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No exercício de algumas atividades podem permanecer expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
O Preparador de sucata e aparas (CBO 8214-45) pertence à família dos Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .
O código é CBO 8214-45 (ou CBO 821445 sem o hífen), dentro da família 8214 (Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).
Prepara, classifica e movimenta sucatas e aparas de metal, provenientes do processo de fabricação metal-siderúrgico. Planeja as atividades, de acordo com ordem de serviço. Controla a efetividade do processo de preparação e o fluxo de materiais. Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos. Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Atacado de Sucatas Metálicas, Atacado de Papelão Reciclado, Atacado de Sucatas Não-Metálicas, Reciclagem de Metais.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.