Líder de produção · CBO 8214-05

Líder de produção · CBO 8214-05

CBO 821405 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Realiza tratamento térmico em chapas e metais, utilizando métodos de aquecimento e de resfriamento adequados ao material e ao processo. controla a qualidade dos produtos. pode utilizar software de controle dos processos.

Também chamado de Encarregado de acabamento de chapas e metais (têmpera) · Líder de produção, no acabamento de chapas e metais

O ofício do Líder de produção em uma frase CBO 821405

Síntese

O Líder de produção (CBO 8214-05) realiza tratamento térmico em chapas e metais, utilizando métodos de aquecimento e de resfriamento adequados ao material e ao processo. Controla a qualidade dos produtos. Pode utilizar software de controle dos processos. Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 8214-05 se traduz na rotina

Planeja e organiza o trabalho, para realizar tratamento térmico em chapas e metais. Seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos. Verifica a sequência programada para os processos de acabamento, para realizar os trabalhos de acordo com a programação da produção. Pode fazer a adequação da programação, para atender às demandas.

Corta chapas e metais, para preparar os materiais metálicos para o acabamento, no âmbito do processo de fabricação metal-siderúrgico.

Pode utilizar diferentes métodos e equipamentos de aquecimento e de resfriamento adequados ao material e ao processo, como o forno de tratamento térmico e a máquina de têmpera.

Aquece aços e metais em fornos de tratamento térmico. Programa e elimina a oxigenação interna dos fornos, para abastecê-los e ativá-los. Mantém o controle das temperaturas dos fornos e dos materiais. Conduz o processo de resfriamento.

Opera máquina de têmpera, acionando uma mesa de controle, para dar às chapas o tratamento programado. Executa a regulagem da vazão de água, manuseando os comandos de vazão e pressão. Regula a velocidade da mesa de rolo da máquina e mesa de saída, acionando os comandos, para melhor rendimento.

Pode utilizar software de controle para monitoramento do processo de acabamento metal-siderúrgico, inclusive de novos tipos de materiais.

Controla a qualidade dos produtos, inspecionando materiais metálicos ao longo da fase de acabamento da fabricação metal-siderúrgica. Faz uso de peças com padrão de qualidade definido, comparando-as com os produtos em processo, para identificar defeitos, encaminhar soluções técnicas e garantir a qualidade dimensional e da superfície do produto ao final do processo.

Controla o fluxo de materiais e o processo de acabamento, movimentando os materiais em processo.

Mantém registros de dados, irregularidades e outras informações do processo produtivo.

Controla desperdícios de materiais, coletando resíduos. Encaminha os resíduos reutilizáveis para os setores encarregados de reciclagem e descarta os demais, de acordo com as normas ambientais.

Usa energia de forma eficiente, na realização dos trabalhos.

Mantém o local das atividades limpo e organizado. Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos, identificando e eliminando situações inseguras e prevenindo acidentes.

Pulso do mercado para CBO Líder de produção

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8214-05 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo negativo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasSaldo negativo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8214-05

Os principais empregadores concentram-se em: Agências de Trabalho Temporário, Fábricas de Autopeças, Fábricas de Produtos de Metal, Fábricas de Estruturas Metálicas, Montagem de Estruturas Metálicas, Construtoras.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. A exceção fica por conta do preparador de sucatas para o qual requer-se a quarta série do ensino fundamental e prática profissional no posto de trabalho.

Saberes que sustentam o CBO 8214-05

Tabela CBO · posição 3 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 15 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Sustentabilidade ambiental 3 4 4
Ciências exatas e informática Desenho técnico e de projeto Desenho técnico geral 3 3 3
Física Eletricidade 2 4 4
Mecânica 2 3 4
Outros conhecimentos de física - termodinâmica 3 4 4
Matemática e estatística Matemática aplicada 3 3 4
Química Outros conhecimentos de química - química dos materiais 3 4 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 3 3
Internet 2 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - cad 3 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - simuladores de processos siderúrgicos 3 3 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - sistema de controle de processos metal-siderúrgicos de fabricação 3 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 3 4 4
Português instrumental 3 4 4
Outros conhecimentos dos domínios de formação geral e/ou transversal Tecnologias estratégicas Materiais avançados e nanocompósitos 2 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 27 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Organização da produção Outros conhecimentos de organização da produção - fluxo de materiais nos processos de produção metal-siderúrgicos 4 4 4
Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 4 4 4
Qualidade e produtividade Garantia de qualidade 3 3 3
Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - inspeção de materiais e produtos metálicos semiacabados 4 4 4
Saúde e segurança Ergonomia 3 3 4
Primeiros socorros 4 2 5
Saúde ocupacional 3 4 5
Segurança no trabalho 4 4 5
Processos de produção industrial Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - aparelhos de medição de temperatura 4 3 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instrumentos, ferramentas e instalações de tratamento térmico 4 4 4
Materiais Materiais metálicos ferrosos 4 4 4
Resistência dos materiais 3 4 4
Metalmecânica - mecânica Controle dimensional 3 4 4
Metrologia 3 4 4
Metalmecânica - metalurgia Ligas metálicas 3 4 4
Operação de processos siderúrgicos - acabamento 4 4 4
Tratamento térmico 4 4 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - corte de chapas e materiais metálicos 3 3 3
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - fundamentos de metalurgia e siderurgia 3 4 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - operação de fornos de tratamento térmico 4 4 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - ordenamento dos processos metal-siderúrgicos 3 3 3
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - produção do aço 3 3 3
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - resíduos industriais dos processos de produção metal-siderúrgicos 3 4 4
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 4 4 4
Normas técnicas para área industrial 3 4 3
Planejamento e controle da produção industrial Controle da produção 3 4 4
Serviços de utilidade pública (telecomunicações, saneamento básico e energia) Energia Outros conhecimentos de energia - uso eficiente da energia elétrica em processos de fabricação metal-siderúrgicos 4 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 3 de 8
Habilidades cognitivas 15 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 3 4
Expressão escrita 3 4
Aprendizado ativo 3 4
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Raciocínio analítico 2 2
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 2 2
Trabalho com números Transcrição de dados 3 4
Comparação de dados 4 4
Compreensão numérica 3 4
Expressão numérica 3 4
Análise de dados 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 16 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 4 4
Equilíbrio corporal bruto 4 4
Flexibilidade de extensão 3 4
Flexibilidade dinâmica 3 3
Força estática 3 4
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 3 3
Destreza dos dedos (ou digital) 3 4
Destreza manual 4 4
Coordenação multimembros 3 4
Tempo de reação (ou de resposta) 3 4
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Sensibilidade ao brilho 3 3
Percepção de profundidade 4 4
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Discriminação de cor visual 3 3
Habilidades práticas 8 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Troca de informações 3 3
Fornecimento de informações 3 3
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 4 4
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 4 4
Análise de riscos 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 3 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na fabricação de produtos de metal e metalurgia básica como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No exercício de algumas atividades podem permanecer expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 821405

O que se faz na prática
Abastecer forno de tratamento térmico
Demonstrar atenção
Relatar atos, condições inseguras e acidentes
Consignar máquinas e equipamentos
Usar equipamentos de proteção
Coletar resíduos industriais
Controlar a temperatura do forno e de materiais metálicos
Evidenciar espírito de liderança
Demonstrar criatividade
Manusear equipamentos de combate a incêndio
Dar provas de assiduidade e pontualidade
Identificar defeitos nos produtos

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Líder de produção (CBO 8214-05) pertence à família dos Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
82 Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção
821 Operadores de instalações e equipamentos de produção de metais e ligas- primeira fusão
8214 Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais
821405 Líder de produção

Profissões irmãs na família CBO 8214

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Líder de produção

CBO 821405

Qual é o CBO do Líder de produção?

O código é CBO 8214-05 (ou CBO 821405 sem o hífen), dentro da família 8214 (Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Líder de produção?

Realiza tratamento térmico em chapas e metais, utilizando métodos de aquecimento e de resfriamento adequados ao material e ao processo. Controla a qualidade dos produtos. Pode utilizar software de controle dos processos. Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no…

Que formação é necessária para o CBO 8214-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Agências de Trabalho Temporário, Fábricas de Autopeças, Fábricas de Produtos de Metal, Fábricas de Estruturas Metálicas.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8214-05

Mesmo subgrupo · CBO 821