Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio · CBO 8214-20

Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio · CBO 8214-20

CBO 821420 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio (CBO 8214-20) opera bobinadeiras de tiras metálicas laminadas a quente - em sistemas de laminação convencional ou de laminação sem fim -, na fase de acabamento da indústria metal-siderúrgica. Controla o fluxo de materiais, o processo e a qualidade dos produtos. Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Também chamado de Operador de bobinadeira de tiras a quente, no acabamento de chapas e metais · Operador de desbobinadeira da linha de decapagem

Como é a rotina do CBO 8214-20

CBO 821420

Prepara as atividades, de acordo com a ordem de serviço e com a programação da produção. Seleciona materiais, máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, conforme especificações do processo e do produto.

Compatibiliza as velocidades do sistema integrado de laminação - de onde parte o material a ser bobinado – e da bobinadeira.

Opera a bobinadeira de tiras metálicas laminadas a quente - em sistemas de laminação convencional ou de laminação sem fim -, ajustando os diâmetros internos e externos da bobina, a tensão do bobinamento e, no caso de equipamento de bobinamento automático, os parâmetros do painel de controle. Aciona desempenadeira de chapas e bobinas, de acordo com a necessidade.

Controla a qualidade dos produtos. Observa, no sistema convencional, as rebarbas e os defeitos de superfície, para encaminhar soluções técnicas. Monitora a centralização e o alongamento do material nos equipamentos de processamento contínuo e o desgaste dos cilindros das máquinas. Pode fazer uso de recursos do sistema automatizado para controlar o desgaste dos cilindros.

Acondiciona os produtos e aciona os equipamentos de transporte para movimentação do material. Identifica a área de estocagem.

Mantém registros de dados, irregularidades e outras informações do processo produtivo.

Controla desperdícios de materiais, coletando resíduos. Encaminha os resíduos reutilizáveis para os setores encarregados de reciclagem e descarta os demais, de acordo com as normas ambientais.

Usa energia de forma eficiente, na realização dos trabalhos.

Conserva o local das atividades limpo e organizado. Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos, identificando e eliminando situações inseguras e prevenindo acidentes.

Pulso do mercado para CBO Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8214-20 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8214-20

Os principais empregadores concentram-se em: Laminação de Aço, Fábricas de Massas, Agências de Trabalho Temporário, Montagem Industrial, Laminação de Aço Longo, Fábricas de Produtos de Metal.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de atuação oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. A exceção fica por conta do preparador de sucatas para o qual requer-se a quarta série do ensino fundamental e prática profissional no posto de trabalho.

Saberes que sustentam o CBO 8214-20

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 11 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Sustentabilidade ambiental 2 4 4
Ciências exatas e informática Desenho técnico e de projeto Desenho técnico geral 2 2 3
Física Eletricidade 2 3 3
Mecânica 2 3 3
Matemática e estatística Matemática aplicada 2 3 3
Química Outros conhecimentos de química - química dos materiais 2 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 2 3
Internet 2 2 3
Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - cad 2 2 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 2 3 3
Português instrumental 2 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 23 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Organização da produção Outros conhecimentos de organização da produção - fluxo de materiais nos processos de produção metal-siderúrgicos 3 4 4
Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 3 3 3
Qualidade e produtividade Garantia de qualidade 2 3 3
Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - inspeção de materiais e produtos metálicos semiacabados 3 3 3
Saúde e segurança Ergonomia 3 4 4
Primeiros socorros 4 2 5
Saúde ocupacional 3 4 5
Segurança no trabalho 4 4 5
Processos de produção industrial Automação nos processos de produção industrial Painéis de controle 2 3 4
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - bobinadeiras de chapas metálicas laminadas 4 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - desempenadeiras de chapas metálicas laminadas 4 3 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - pontes rolantes 3 3 3
Materiais Materiais metálicos ferrosos 2 3 3
Metalmecânica - mecânica Controle dimensional 2 3 3
Metrologia 2 3 3
Metalmecânica - metalurgia Ligas metálicas 2 3 3
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - bobinagem de tiras metálicas laminadas a quente 4 4 5
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - noções sobre laminação convencional e sobre laminação sem fim 4 4 4
Outros conhecimentos de metalmecânica - metalurgia - noções sobre laminação siderúrgica 3 3 3
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Normas regulamentadoras para área industrial 3 3 4
Normas técnicas para área industrial 2 2 3
Planejamento e controle da produção industrial Controle da produção 2 3 3
Serviços de utilidade pública (telecomunicações, saneamento básico e energia) Energia Outros conhecimentos de energia - uso eficiente da energia elétrica em processos de fabricação metal-siderúrgicos 3 3 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 11 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 3 3
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 3 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 4 4
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 3 3
Trabalho com números Transcrição de dados 3 4
Comparação de dados 3 4
Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 14 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Equilíbrio corporal bruto 3 3
Flexibilidade de extensão 4 4
Flexibilidade dinâmica 4 4
Força dinâmica 3 3
Força estática 3 3
Vigor (estamina) 3 3
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Destreza manual 4 4
Coordenação multimembros 4 4
Velocidade de movimento dos membros 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 3 4
Habilidades práticas 8 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Troca de informações 3 3
Fornecimento de informações 3 3
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 4 4
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 4 4
Análise de riscos 3 3

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
Tipo Postura Peso
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação 4
Trabalho sob supervisão direta Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na fabricação de produtos de metal e metalurgia básica como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados ou a céu aberto e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No exercício de algumas atividades podem permanecer expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 821420

O que se faz na prática
Programar dados para processo de laminação
Demonstrar criatividade
Monitorar a centralização de tiras no equipamento de recozimento contínuo
Rebarbar metais
Manusear equipamentos de combate a incêndio
Posicionar bobinas para embalagem
Saber comunicar-se
Dar provas de assiduidade e pontualidade
Ajustar equipamento de controle automático para bobinamento
Comparar dados recebidos com dados a serem identificados
Manifestar iniciativa
Valorizar oportunidades oferecidas pela empresa

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio (CBO 8214-20) pertence à família dos Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
82 Trabalhadores de instalações siderúrgicas e de materiais de construção
821 Operadores de instalações e equipamentos de produção de metais e ligas- primeira fusão
8214 Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais
821420 Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio

Profissões irmãs na família CBO 8214

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio

CBO 821420

Qual é o CBO do Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio?

O código é CBO 8214-20 (ou CBO 821420 sem o hífen), dentro da família 8214 (Operadores de equipamentos de acabamento de chapas e metais), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de desbobinadeiras de tiras a quente e a frio?

Opera bobinadeiras de tiras metálicas laminadas a quente - em sistemas de laminação convencional ou de laminação sem fim -, na fase de acabamento da indústria metal-siderúrgica. Controla o fluxo de materiais, o processo e a qualidade dos produtos. Segue instruções de segurança na operação de máquinas e equipamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentado…

Que formação é necessária para o CBO 8214-20?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Laminação de Aço, Fábricas de Massas, Agências de Trabalho Temporário, Montagem Industrial.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8214-20

Mesmo subgrupo · CBO 821