Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados · CBO 8418-15

Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados · CBO 8418-15

CBO 841815 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Opera máquinas ou controla sistemas automatizados para produção de chocolate e de achocolatado. planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço. interpreta as formulações, dosa os ingredientes e controla os processos e as linhas de produção.

O ofício do Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados em uma frase CBO 841815

Síntese

O Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados (CBO 8418-15) opera máquinas ou controla sistemas automatizados para produção de chocolate e de achocolatado. Planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço. Interpreta as formulações, dosa os ingredientes e controla os processos e as linhas de produção. Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia. Cumpre legislação sanitária, normas técnicas, normas de higiene na manipulação de alimentos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 8418-15 se traduz na rotina

Prepara as atividades, de acordo com ordem de serviço e programação da produção. Seleciona utensílios e instrumentos, de acordo com as especificações do processo. Inspeciona as condições operacionais de máquinas e equipamentos.

Interpreta as formulações, dosando a quantidade de cacau torrado, açúcar, leite e outros ingredientes. Controla os processos e as linhas de produção.

Opera máquinas ou controla sistemas automatizados de moagem das sementes torradas de cacau, de prensagem, para produzir manteiga de cacau e torta de cacau, de refino em pequenas partículas, de conchagem, para retirar acidez e umidade, de temperagem, para propiciar a cristalização da manteiga de cacau, de mistura, para acrescentar frutas, nozes, amêndoas ou outros ingredientes, de moldagem em formas, para adquirir o aspecto desejado, e de resfriamento, até ficarem sólidos.

Efetua amostragem, para que especialistas degustem o produto. Realiza inspeções em produtos e testes nas embalagens.

Pode produzir cacau em pó, operando equipamento para trituração e peneiração da torta de cacau.

Opera equipamento para produção de achocolatado, realizando a mistura de cacau em pó e sacarose ou outros açúcares. Pode acrescentar suplementos - tais como extrato de malte, vitaminas e sais minerais -, conforme formulação.

Opera máquinas ou controla sistemas automatizados de embalagem e etiquetagem. Identifica, na etiqueta, o produto, datas de fabricação e validade e outras informações previstas em norma.

Registra a produção, utilizando formulários próprios e sistemas informatizados.

Mantém a limpeza e a organização do local de trabalho. Limpa, higieniza e esteriliza utensílios, instrumentos de trabalho, máquinas e equipamentos.

Identifica e separa resíduos industriais – sólidos e líquidos -, para reutilização ou para descarte. Realiza o descarte de acordo com normas ambientais.

Realiza manutenção produtiva em máquinas e equipamentos, fazendo a substituição de peças desgastadas e lubrificando componentes. Aciona a equipe de manutenção industrial, quando necessário.

Pulso do mercado para CBO Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8418-15 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade elevada, típica de funções com forte movimentação
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8418-15

Os principais empregadores concentram-se em: Fábricas de Chocolates, Frigoríficos Suínos, Fábricas de Biscoitos, Laticínios, Lojas de Doces, Fábricas de Balas e Doces.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso básico de qualificação profissional em torno de quatrocentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 8418-15

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 10 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalMeio ambiente233
MicrobiologiaOutros conhecimentos de microbiologia - controles microbiológicos aplicados à indústria alimentícia234
Ciências exatas e informáticaFísicaOutros conhecimentos de física - termologia (temperatura e calor)244
Matemática e estatísticaAritmética234
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática222
Internet222
Ciências sociais aplicadasDireitoLegislação aplicada à área ocupacional233
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho233
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita233
Português instrumental233
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 24 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosOrganização da produçãoOrganização da produção233
Produção em batelada234
Produção em fluxo contínuo244
Planejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho333
Qualidade e produtividadeControle da qualidade244
Saúde e segurançaErgonomia244
Saúde ocupacional244
Segurança no trabalho355
Processos de produção industrialInformações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumoOutros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - boas práticas na fabricação de alimentos345
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - controle de sistemas automatizados de fabricação de chocolates e achocolatados345
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - metrologia na área de alimentos344
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - operação de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados445
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - processo de fabricação de chocolates e achocolatados345
Manutenção industrialInspeção de manutenção244
Lubrificação233
Tipos de manutenção233
Outros conhecimentos de manutenção industrial - limpeza e higienização de máquinas e equipamentos da indústria alimentícia345
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialOutros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas técnicas e regulamentadoras na área de alimentos244
Operação de linhas de produção industrialAlimentação de máquinas e equipamentos334
Planejamento e controle da produção industrialControle da produção233
Processos para embalagem de produtosProcessos de embalagem e etiquetagem244
Robotização nos processos de produção industrialOutros conhecimentos de robotização nos processos de produção industrial - robotização na fabricação de chocolates233
Serviços da saúde e bem-estarNutrição e dietéticaBoas práticas na manipulação de alimentos345
Higiene dos alimentos345

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 8 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Expressão oral44
Compreensão escrita44
Expressão escrita33
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções55
Raciocínio abstrato para resolução de problemas44
Trabalho com númerosCompreensão numérica44
Expressão numérica33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 19 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta44
Equilíbrio corporal bruto33
Flexibilidade de extensão44
Flexibilidade dinâmica33
Força estática33
Vigor (estamina)44
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão45
Precisão de controle33
Destreza manual44
Coordenação multimembros33
Tempo de reação (ou de resposta)34
Velocidade de pulso-dedos​​  34
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva44
Percepção de profundidade44
Visão a distância34
Visão de perto (ou a curta distância)44
Visão periférica33
Discriminação de cor visual44
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....)Outras - sensibilidade olfativa44
Habilidades práticas 8 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe44
Troca de informações33
Cooperação44
Habilidades operacionaisAplicação de instruções simples e rotineiras55
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas33
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade22
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade44
Análise de riscos33

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
TipoPosturaPeso
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, com alguma orientação4
Trabalho sob supervisão diretaTrabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. Organizam-se em linhas e células de produção, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de partículas em suspensão, ruído intenso e altas ou baixas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 841815

O que se faz na prática
Secar massas
Desenformar produtos
Regular parâmetros de operações - temperatura, pressão, vapor
Pesar ingredientes
Laminar massas
Higienizar-se
Cortar massas
Resfriar produtos
Montar produtos recheados
Comunicar-se com clareza e objetividade
Tomar decisões
Substituir peças desgastadas

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados (CBO 8418-15) pertence à família dos Operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
84 Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo
841 Operadores de equipamentos na preparação de alimentos e bebidas
8418 Operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados
841815 Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados

Profissões irmãs na família CBO 8418

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados

CBO 841815

Qual é o CBO do Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados?

O código é CBO 8418-15 (ou CBO 841815 sem o hífen), dentro da família 8418 (Operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados?

Opera máquinas ou controla sistemas automatizados para produção de chocolate e de achocolatado. Planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço. Interpreta as formulações, dosa os ingredientes e controla os processos e as linhas de produção. Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia. Cumpre legislação sanitária, normas técnicas, normas de higiene…

Que formação é necessária para o CBO 8418-15?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Fábricas de Chocolates, Frigoríficos Suínos, Fábricas de Biscoitos, Laticínios.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8418-15

Mesmo subgrupo · CBO 841