Operador de forno (fabricação de pães · CBO 8418-05

Operador de forno (fabricação de pães · CBO 8418-05

CBO 841805 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

O Operador de forno (fabricação de pães (CBO 8418-05) opera fornos ou controla sistemas automatizados em linhas de produção de pães, biscoitos e similares. Planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço. Faz a regulagem dos parâmetros de operação do forno. Realiza manutenção produtiva em máquinas e equipamentos. Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia. Cumpre normas técnicas, normas de higiene na manipulação de alimentos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Também chamado de Enfornador de pão · Forneiro de padaria · Operador de forno (fabricação de pães, biscoitos e similares)

Como é a rotina do CBO 8418-05

CBO 841805

Prepara as atividades, interpretando ordem de serviço e verificando a programação da produção. Seleciona utensílios e instrumentos de trabalho, conforme as especificações do processo.

Faz a regulagem dos parâmetros de operação - temperatura, vapor e pressão - e verifica as condições de funcionamento do forno.

Examina a consistência da massa – previamente preparada e pesada -, podendo fazer sua modelagem. Distribui a massa nas formas ou em outros recipientes, abastecendo o forno. Pode monitorar o doseamento, a laminação e a moldagem da massa, em sistema automatizado.

Monitora e controla a operação do forno, mantendo a sincronia da linha de produção e dos parâmetros de temperatura, vapor e pressão. Pode monitorar o cozimento da massa e o acréscimo de recheios e coberturas, nas esteiras ou nos fornos com sistema automatizado.

Retira do forno os produtos assados. Controla o resfriamento dos produtos.

Desenforma os produtos, verificando visualmente sua qualidade.

Pode embalar e etiquetar os produtos acabados, utilizando máquinas e equipamentos. Pode retirar da esteira os produtos já embalados, em sistema automatizado.

Registra a produção, utilizando formulários próprios e sistemas informatizados.

Mantém a limpeza e a organização do local de trabalho. Limpa e higieniza utensílios, instrumentos de trabalho, máquinas e equipamentos.

Separa farelos e produtos fora das especificações, para reaproveitamento na fabricação de rações para animais ou em outras formas. Descarta, de acordo com normas ambientais, os produtos suspeitos de contaminação.

Realiza manutenção produtiva em máquinas e equipamentos, fazendo a substituição de peças desgastadas e lubrificando componentes.

Pulso do mercado para CBO Operador de forno (fabricação de pães

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8418-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 43h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8418-05

Os principais empregadores concentram-se em: Panificadoras Industriais, Padarias, Padarias (Revenda), Supermercados, Fábricas de Biscoitos, Hipermercados.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso básico de qualificação profissional em torno de quatrocentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 8418-05

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 10 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia e gestão ambiental Meio ambiente 2 3 3
Microbiologia Outros conhecimentos de microbiologia - controles microbiológicos aplicados à área de panificação e confeitaria 2 4 4
Ciências exatas e informática Física Outros conhecimentos de física - termologia (temperatura e calor) 2 4 4
Matemática e estatística Aritmética 2 3 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 2 2 2
Internet 2 2 2
Ciências sociais aplicadas Direito Legislação aplicada à área ocupacional 2 3 3
Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho 2 3 3
Linguística, letras e artes Línguas Português: comunicação oral e escrita 2 3 3
Português instrumental 2 3 3
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 27 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Administração, gestão e negócios Organização da produção Organização da produção 2 3 3
Produção em batelada 2 3 4
Produção em fluxo contínuo 2 4 4
Planejamento e controle da produção (pcp) Planejamento do trabalho 3 3 3
Qualidade e produtividade Controle da qualidade 2 4 4
Saúde e segurança Ergonomia 2 4 4
Saúde ocupacional 2 4 4
Segurança no trabalho 3 5 5
Processos de produção industrial Informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo Processos fermentativos 3 3 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - boas práticas na fabricação de alimentos 3 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - medidores de temperatura, vapor e pressão em fornos para pães, biscoitos e similares 3 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - metrologia na área de alimentos 3 4 4
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - operação de fornos industriais para pães, biscoitos e similares 4 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - técnicas e processos de fabricação em pães, biscoitos e similares 3 4 5
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - tipos de fornos para fabricação de pães, biscoitos e similares 3 3 4
Manutenção industrial Inspeção de manutenção 2 4 4
Lubrificação 2 3 3
Tipos de manutenção 2 3 3
Outros conhecimentos de manutenção industrial - limpeza e higienização de equipamentos da indústria de alimentos 3 4 5
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área industrial - normas técnicas e regulamentadoras na área de panificação e confeitaria 2 4 4
Operação de linhas de produção industrial Alimentação de máquinas e equipamentos 3 3 4
Outros conhecimentos de operação de linhas de produção industrial - carga e descarga de fornos na área de alimentação 4 5 5
Outros conhecimentos de operação de linhas de produção industrial - controle de sistemas automatizados em linhas de produção de pães, biscoitos e similares 3 4 5
Planejamento e controle da produção industrial Controle da produção 2 3 3
Processos para embalagem de produtos Processos de embalagem e etiquetagem 3 4 4
Serviços da saúde e bem-estar Nutrição e dietética Boas práticas na manipulação de alimentos 3 4 5
Higiene dos alimentos 3 4 5

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 8 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 4 4
Expressão escrita 3 3
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 5 5
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 4 4
Trabalho com números Compreensão numérica 4 4
Expressão numérica 3 3
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 20 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 4 4
Equilíbrio corporal bruto 4 4
Flexibilidade de extensão 4 4
Força de tronco 3 4
Força dinâmica 4 4
Força estática 4 4
Vigor (estamina) 4 4
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Precisão de controle 4 4
Destreza manual 4 5
Coordenação multimembros 3 3
Tempo de reação (ou de resposta) 3 4
Velocidade de pulso-dedos​​   4 4
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Percepção de profundidade 4 4
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Visão periférica 3 3
Discriminação de cor visual 4 4
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - sensibilidade olfativa 4 4
Habilidades práticas 8 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 4 4
Troca de informações 3 3
Cooperação 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de instruções simples e rotineiras 5 5
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas 3 3
Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade 2 2
Habilidades organizacionais Análise de garantia de qualidade 4 4
Análise de riscos 3 3

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
Tipo Postura Peso
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação 4
Trabalho sob supervisão direta Trabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. Organizam-se em linhas e células de produção, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de partículas em suspensão, ruído intenso e altas ou baixas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 841805

O que se faz na prática
Realizar o controle estatístico do processo de fabricação
Untar formas
Tomar decisões
Comunicar-se com clareza e objetividade
Controlar o peso de produtos
Responsabilizar-se pelo trabalho realizado
Reestabelecer sincronismo da linha de produção
Verificar funcionamento de equipamentos
Adaptar-se em ambientes com variações de temperatura
Efetuar análise sensorial de produtos
Esterilizar máquinas, equipamentos e utensílios
Comprometer-se com as metas da empresa

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de forno (fabricação de pães (CBO 8418-05) pertence à família dos Operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
84 Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo
841 Operadores de equipamentos na preparação de alimentos e bebidas
8418 Operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados
841805 Operador de forno (fabricação de pães

Profissões irmãs na família CBO 8418

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de forno (fabricação de pães

CBO 841805

Qual é o CBO do Operador de forno (fabricação de pães?

O código é CBO 8418-05 (ou CBO 841805 sem o hífen), dentro da família 8418 (Operadores de equipamentos na fabricação de pães, massas alimentícias, doces, chocolates e achocolatados), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de forno (fabricação de pães?

Opera fornos ou controla sistemas automatizados em linhas de produção de pães, biscoitos e similares. Planeja o trabalho, seguindo ordem de serviço. Faz a regulagem dos parâmetros de operação do forno. Realiza manutenção produtiva em máquinas e equipamentos. Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia. Cumpre normas técnicas, normas de higiene na…

Que formação é necessária para o CBO 8418-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Panificadoras Industriais, Padarias, Padarias (Revenda), Supermercados.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8418-05

Mesmo subgrupo · CBO 841