Executa a limpeza e a lavagem de peças mecânicas e de chassis de veículos automotores, utilizando ferramentas, equipamentos e produtos específicos e aplicando as técnicas requeridas. pode limpar e lavar carro para reforma ou revisão.
O Lavador de peças (CBO 9921-20) executa a limpeza e a lavagem de peças mecânicas e de chassis de veículos automotores, utilizando ferramentas, equipamentos e produtos específicos e aplicando as técnicas requeridas. Pode limpar e lavar carro para reforma ou revisão. Realiza manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos usados na limpeza e na lavagem. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 9921-20 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Retíficas de Motores, Oficinas Mecânicas, Lojas de Autopeças, Ferro-Velhos de Autopeças, Ônibus Urbanos, Manutenção de Máquinas (Uso Geral).
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 2 | 3 | 4 |
| Ciências exatas e informática | Física | Mecânica | 1 | 2 | 2 |
| Matemática e estatística | Aritmética | 1 | 2 | 2 | |
| Química | Outros conhecimentos de química - química dos materiais | 1 | 2 | 3 | |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 1 | 2 | 2 | |
| Internet | 1 | 2 | 2 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Direito | Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 2 | 3 | 3 |
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 2 | 3 | 3 |
| Português instrumental | 3 | 4 | 4 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 3 | 3 | 3 |
| Qualidade e produtividade | Garantia de qualidade | 1 | 2 | 2 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 1 | 3 | 4 | |
| Segurança no trabalho | 2 | 4 | 4 | ||
| Serviços da saúde e bem-estar | Biossegurança | Outros conhecimentos de biossegurança - biossegurança | 2 | 3 | 4 |
| Serviços de transportes, armazenagem e correios | Manutenção veicular | Outros conhecimentos de manutenção veicular - importância da limpeza de peças mecânicas e chassis nos processos de trabalhos mecânicos de manutenção veicular | 3 | 3 | 3 |
| Outros conhecimentos de manutenção veicular - manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos para lavar peças mecânicas e chassis de veículos automotores | 2 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de manutenção veicular - preparação de produtos e equipamentos para limpeza de peças mecânicas e chassis de veículos automotores | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de manutenção veicular - procedimentos para lavar chassis de veículos automotores | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de manutenção veicular - procedimentos para lavar peças mecânicas de veículos automotores | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de manutenção veicular - tipos de produtos de limpeza para lavar peças mecânicas e chassis de veículos automotores | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de manutenção veicular - tipos e formas de proteção de componentes de chassis de veículos automotores para fins de lavagem | 2 | 2 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de manutenção veicular - tipos e manuseio de peças mecânicas de veículos automotores para fins de lavagem | 2 | 2 | 3 | ||
| Normas técnicas e regulamentadoras para a área de transportes, armazenagem e correios | Outros conhecimentos de normas técnicas e regulamentadoras para a área de transportes, armazenagem e correios - normas técnicas e regulamentadoras de manutenção de veículos automotores | 1 | 1 | 1 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 3 | 3 |
| Expressão oral | 3 | 2 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 2 | 2 |
| Compreensão numérica | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Flexibilidade de extensão | 3 | 3 |
| Flexibilidade dinâmica | 3 | 3 | |
| Força de tronco | 4 | 4 | |
| Força dinâmica | 2 | 2 | |
| Força estática | 2 | 2 | |
| Vigor (estamina) | 4 | 4 | |
| Habilidades psicomotoras | Destreza manual | 4 | 5 |
| Coordenação multimembros | 4 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Percepção de profundidade | 3 | 3 | |
| Visão a distância | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 3 | 3 |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Cooperação | 3 | 3 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de instruções simples e rotineiras | 4 | 4 |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 2 | 2 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Trabalho sob supervisão direta | Trabalho sob supervisão direta | 4 |
Atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.
O Lavador de peças (CBO 9921-20) pertence à família dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular, dentro do grande grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção .
O código é CBO 9921-20 (ou CBO 992120 sem o hífen), dentro da família 9921 (Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular), no grande grupo 9 (Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção ).
Executa a limpeza e a lavagem de peças mecânicas e de chassis de veículos automotores, utilizando ferramentas, equipamentos e produtos específicos e aplicando as técnicas requeridas. Pode limpar e lavar carro para reforma ou revisão. Realiza manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos usados na limpeza e na lavagem. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas r…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Retíficas de Motores, Oficinas Mecânicas, Lojas de Autopeças, Ferro-Velhos de Autopeças.
A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.