Engenheiro de comutação · CBO 2143-40

Engenheiro de comutação · CBO 2143-40

CBO 214340 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Projeta e desenvolve equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações, aplicando conhecimentos e metodologias de engenharia de telecomunicações. supervisiona serviços de fabricação, instalação e operação de equipamentos e sistemas de telecomunicações.

Também chamado de Engenheiro de telecomunicações · Engenheiro de tráfego telefônico · Engenheiro de transmissão

O ofício do Engenheiro de comutação em uma frase CBO 214340

Síntese

O Engenheiro de comutação (CBO 2143-40) projeta e desenvolve equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações, aplicando conhecimentos e metodologias de engenharia de telecomunicações. Supervisiona serviços de fabricação, instalação e operação de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Desenvolve testes e ensaios. Realiza manutenção de equipamentos, sistemas e instalações. Desenvolve processos na área de telecomunicações. Especifica equipamentos, serviços e sistemas. Coordena empreendimentos na área de telecomunicações. Supervisiona o trabalho de equipes multidisciplinares. Presta serviços de assistência técnica e consultoria. Avalia tecnologias disponíveis e prospecta novas tecnologias. Elabora documentação técnica. Atua de acordo com princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2143-40 se traduz na rotina

Pesquisa equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações, tais como centrais telefônicas de variados portes, aparelhos e sistemas de telefonia fixa e móvel, estações de transmissão e recepção de rádio e televisão, antenas, entre outros. Interpreta dados e analisa estudos de mercado, requisitos de usuários e contextos de aplicação. Avalia tecnologias disponíveis e prospecta novas tecnologias, para usar – nos projetos – recursos de automação, sistemas de tecnologias convergentes de voz, dados e imagem, desenvolvimentos em banda larga, tecnologias de última geração em comunicação sem fio e telefonia móvel, entre outras soluções avançadas. Consulta normas técnicas.

Projeta equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações. Adapta equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações, para aplicações nacionais. Estuda viabilidade técnica e econômica e define cronograma físico e financeiro do projeto.

Supervisiona serviços de fabricação, instalação e operação de equipamentos e sistemas de telecomunicações - como comutadores eletrônicos complexos, serviços de voz, vídeo e dados em banda larga e comunicações via satélite -, controlando soluções de engenharia.

Avalia resultados do processo de implantação de projetos, analisando impactos das soluções adotadas, nos contextos social, legal, econômico e ambiental.

Desenvolve testes e ensaios. Executa perícia em equipamentos e sistemas de telecomunicações. Audita sistemas de telecomunicações.

Realiza manutenção de equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações, usando ferramentas, instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas, equipamentos e sistemas de apoio, para identificar e corrigir problemas de telecomunicações.

Instala ou coordena a instalação de “hardware”, “software” e módulos programáveis – novos ou modificados – de sistemas de telecomunicações. Testa e avalia “hardware” e “software” para determinar compatibilidade com equipamentos e sistemas de telecomunicações existentes.

Configura equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações.

Desenvolve processos na área de telecomunicações – de fabricação, montagem, instalação, manutenção, serviços, dentre outros –, criando fluxo e matriz de relacionamento entre processos, modelando matematicamente, e simulando processos. Analisa processos.

Especifica equipamentos, serviços e sistemas de telecomunicações, determinando características técnicas, fazendo cálculos detalhados de valores numéricos de parâmetros e definindo parâmetros de segurança.

Coordena empreendimentos em telecomunicações, selecionando pessoal e alocando recursos, conforme requisitos de projetos. Aprova projetos. Administra modificações no projeto original. Aprova serviços. Controla cronograma físico e financeiro.

Coordena atividades, liderando equipes multidisciplinares. Supervisiona equipes, avaliando desempenho. Treina membros das equipes. Promove, junto à equipe e nos contextos em que atua, soluções inovadoras e cultura empreendedora para solução de problemas.

Presta serviços de assistência técnica e consultoria.

Elabora documentos técnicos de engenharia, tais como relatórios, laudos, normas, procedimentos, manuais de instalação, operação e manutenção, rotinas de inspeção e testes, e planos de manutenção e serviços.

Utiliza ferramentas para análise de segurança, tráfego, capacidade e outros parâmetros de desempenho, e CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) – incluindo aplicações para telecomunicações –, entre outras ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação.

Comunica-se nas formas escrita, oral e gráfica, na língua portuguesa ou em idioma estrangeiro, inclusive por meio dos recursos proporcionados pelas TDIC-Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Atua com ética profissional em todas as atividades. Aplica normas e segue preceitos de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental, na elaboração de projetos, na supervisão de equipes, e nas demais atividades.

Pulso do mercado para CBO Engenheiro de comutação

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2143-40 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de baixa densidade no mercado formal
  • DensidadeOcupação de baixa densidade no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 41h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 2143-40

Os principais empregadores concentram-se em: Desenvolvedoras de Software, Consultoria Empresarial, Operadoras de Telefonia Fixa, Escritórios de Engenharia, Agências de Trabalho Temporário, Consultorias em TI.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O exercício profissional requer formação em uma das áreas de Engenharia: elétrica, eletrônica, telecomunicações, de energia, engenharia biomédica ou curso de tecnólogo em uma das áreas, com registro no CREA. O exercício pleno das atividades para alguns engenheiros ocorre em até 1 ano de exercício profissional, para outros após 4 anos e de 1 a 2 anos para os tecnólogos, incluindo tempo de estágio. A manutenção do emprego neste domínio requer de seus profissionais atualização constante.

Caminho de formação mais comum

O curso de Engenharia de telecomunicações é a porta de entrada mais comum (bacharelado), com duração típica de 60 meses.

Saberes que sustentam o CBO 2143-40

Tabela CBO · posição 6 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 190 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências exatas e da terra Ciência da computação Teoria da computação 4 4 4
Análise de algorítmos e complexidade de computação 4 4 4
Metodologia e técnicas da computação 4 4 5
Linguagens de programação 4 4 5
Metodologia e técnicas da computação 3 4 4
Banco de dados 3 4 4
Metodologia e técnicas da computação 3 3 3
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) inteligência artificial 3 3 3
Metodologia e técnicas da computação 4 4 4
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) programação de dispositivos móveis 4 4 4
Sistema de computação 4 4 4
Arquitetura de sistemas de computação 4 4 4
Sistema de computação 4 4 4
Outros elementos (sistema de computação) gerenciamento de confiabilidade total para software de telecomunicações 4 4 4
Física Física geral 3 3 3
Relatividade e gravitação 3 3 3
Física geral 4 4 4
Física estatística e termodinâmica 4 4 4
Física geral 4 4 4
Outros elementos (física geral) dispositivos fotônicos 4 4 4
Física geral 4 4 5
Outros elementos (física geral) física aplicada 4 4 5
Física geral 3 3 3
Outros elementos (física geral) óptica e relatividade 3 3 3
Áreas clássicas de fenomenologia e suas aplicações 5 5 5
Eletricidade e magnetismo, campos e partículas carregadas 5 5 5
Geociências Geodésia 4 4 4
Outros elementos (geodésia) georreferenciamento 4 4 4
Matemática Geometria e topologia 4 4 4
Outros elementos (geometria e topologia) geometria analítica 4 4 4
Matemática aplicada 4 3 4
Outros elementos (matemática aplicada) cálculo numérico 4 3 4
Matemática aplicada 4 4 5
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada: álgebra linear, cálculo 4 4 5
Probabilidade e estatística Probabilidade 3 3 3
Teoria geral e processos estocásticos 3 3 3
Probabilidade e estatística aplicadas 4 4 4
Probabilidade aplicada 4 4 4
Probabilidade e estatística aplicadas 4 4 4
Estatística aplicada 4 4 4
Química Físico-química 4 4 4
Outros elementos (físico-química) química e ciência dos materiais 4 4 4
Físico-química 4 3 4
Outros elementos (físico-química) química geral 4 3 4
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 5
Informática 4 4 5
Internet 4 4 5
Internet 4 4 5
Software específico 4 4 4
Outros elementos (software específico) cad - desenho auxiliado por computador / aplicações para telecomunicações 4 4 4
Software específico 3 3 3
Outros elementos (software específico) cmms - sistema computadorizado de gestão da manutenção 3 3 3
Software específico 4 4 4
Outros elementos (software específico) matlab – laboratório de matrizes 4 4 4
Software específico 3 3 3
Outros elementos (software específico) scada - sistema de supervisão e aquisição de dados 3 3 3
Ciências humanas Educação Ensino-aprendizagem 3 3 3
Métodos e técnicas de ensino 3 3 3
Ensino-aprendizagem 3 3 3
Teorias da instrução 3 3 3
Filosofia Ética 4 5 5
Outros elementos (ética) princípios de ética profissional 4 5 5
Ciências sociais aplicadas Administração Administração de empresas 3 4 4
Administração de recursos humanos 3 4 4
Administração de empresas 3 3 4
Outros elementos (administração de empresas) gestão ambiental 3 3 4
Administração de empresas 3 3 3
Outros elementos (administração de empresas) gestão da qualidade 3 3 3
Administração de empresas 4 4 4
Outros elementos (administração de empresas) gestão de projetos 4 4 4
Administração de empresas 3 4 4
Outros elementos (administração de empresas) gestão de recursos físicos 3 4 4
Administração de empresas 4 4 5
Outros elementos (administração de empresas) gestão de tecnologia e inovação 4 4 5
Comunicação Comunicação visual 4 4 4
Outros elementos (comunicação visual) técnicas de expressão gráfica 4 4 4
Direito Direitos especiais 4 4 4
Outros elementos (direitos especiais) legislação aplicada à área ocupacional 4 4 4
Economia Teoria econômica 3 3 4
Economia geral 3 3 4
Engenharias Engenharia de produção Gerência de produção 4 4 5
Higiene e segurança do trabalho 4 4 5
Engenharia elétrica e eletrônica Materiais elétricos 4 4 4
Materiais condutores 4 4 4
Materiais elétricos 4 4 4
Materiais e componentes eletro-ópticos e magneto-ópticos, materiais fotoelétricos 4 4 4
Materiais elétricos 4 4 4
Materiais e componentes semicondutores 4 4 4
Medidas elétricas, magnéticas e eletrônicas, instrumentação 4 4 5
Instrumentação eletrônica 4 4 5
Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos 4 4 5
Circuitos eletrônicos 4 4 5
Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos 5 5 5
Teoria geral dos circuitos elétricos 5 5 5
Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos 5 5 5
Outros elementos (circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos) eletrônica analógica 5 5 5
Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos 5 5 5
Outros elementos (circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos) eletrônica digital 5 5 5
Circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos 4 4 4
Outros elementos (circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos) instalações elétricas 4 4 4
Sistemas elétricos de potência 4 4 4
Conversão e retificação da energia elétrica 4 4 4
Sistemas elétricos de potência 3 3 3
Outros elementos (sistemas elétricos de potência) eficiência energética 3 3 3
Eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos 3 3 4
Outros elementos (eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos) microprocessadores e microcontroladores 3 3 4
Eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos 3 3 4
Outros elementos (eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos) processadores digitais de sinais 3 3 4
Telecomunicações 5 5 5
Sistemas de telecomunicações 5 5 5
Telecomunicações 5 5 5
Teoria eletromagnética, micro-ondas, propagação de ondas, antenas 5 5 5
Telecomunicações 4 4 5
Outros elementos (telecomunicações) análise e processamento de sinais 4 4 5
Telecomunicações 4 4 5
Outros elementos (telecomunicações) automação de processos em telecomunicações 4 4 5
Telecomunicações 4 4 5
Outros elementos (telecomunicações) avaliação de desempenho de redes e sistemas 4 4 5
Telecomunicações 3 3 3
Outros elementos (telecomunicações) cabeamento estruturado 3 3 3
Telecomunicações 5 5 5
Outros elementos (telecomunicações) comunicações móveis 5 5 5
Telecomunicações 5 4 5
Outros elementos (telecomunicações) comunicações ópticas 5 4 5
Telecomunicações 5 5 5
Outros elementos (telecomunicações) comunicações sem fio 5 5 5
Telecomunicações 5 5 5
Outros elementos (telecomunicações) desenho técnico de telecomunicações 5 5 5
Telecomunicações 4 4 4
Outros elementos (telecomunicações) fibras ópticas 4 4 4
Telecomunicações 4 4 4
Outros elementos (telecomunicações) fundamentos de redes de comunicação 4 4 4
Telecomunicações 4 3 4
Outros elementos (telecomunicações) história da engenharia 4 3 4
Telecomunicações 4 4 4
Outros elementos (telecomunicações) manutenção de equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações 4 4 4
Telecomunicações 5 4 5
Outros elementos (telecomunicações) normas técnicas para a área de telecomunicações 5 4 5
Telecomunicações 5 4 5
Outros elementos (telecomunicações) ondas guiadas 5 4 5
Telecomunicações 5 5 5
Outros elementos (telecomunicações) princípios de comunicações 5 5 5
Telecomunicações 4 3 4
Outros elementos (telecomunicações) processos de fabricação, montagem e instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações 4 3 4
Telecomunicações 4 4 5
Outros elementos (telecomunicações) projeto de equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações 4 4 5
Telecomunicações 3 3 3
Outros elementos (telecomunicações) redes convergentes 3 3 3
Telecomunicações 4 4 4
Outros elementos (telecomunicações) segurança de redes 4 4 4
Telecomunicações 3 3 3
Outros elementos (telecomunicações) sinais e sistemas em tempo contínuo e em tempo discreto 3 3 3
Telecomunicações 5 4 5
Outros elementos (telecomunicações) tecnologias de radiofrequência 5 4 5
Telecomunicações 4 3 4
Outros elementos (telecomunicações) tecnologias de televisão 4 3 4
Telecomunicações 5 4 5
Outros elementos (telecomunicações) telefonia e comutação 5 4 5
Telecomunicações 4 4 4
Outros elementos (telecomunicações) testes e ensaios de equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações 4 4 4
Telecomunicações 5 4 5
Outros elementos (telecomunicações) transmissão de sinais 5 4 5
Engenharia mecânica Fenômenos de transporte 4 4 4
Outros elementos (fenômenos de transporte) fenômenos de transportes: mecânica dos fluidos, transferência de calor e massa 4 4 4
Mecânica de sólidos 3 3 3
Mecânica dos corpos sólidos, elásticos e plásticos 3 3 3
Projetos de máquinas 3 3 3
Estática e dinâmica aplicada 3 3 3
Linguística, letras e artes Letras Língua portuguesa 4 5 5
Língua portuguesa 4 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Outros elementos (língua portuguesa) português instrumental 5 5 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) produção de textos técnicos 4 4 5
Línguas estrangeiras modernas 3 3 3
Línguas estrangeiras modernas 3 3 3
Línguas estrangeiras modernas 4 4 4
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) inglês instrumental 4 4 4
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 4 4
Metodologia científica 4 4 4
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 3 3 3
Metodologia de pesquisa 3 3 3
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 4 4
Técnicas de pesquisa 4 4 4
Metodologia de projetos 4 3 4
Avaliação de projeto 4 3 4
Metodologia de projetos 4 4 5
Desenvolvimento de projetos 4 4 5
Metodologia de projetos 5 4 5
Elaboração de projeto 5 4 5

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 6 de 8
Habilidades cognitivas 24 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 4 4
Escuta ativa 5 5
Expressão oral 4 4
Compreensão escrita 5 5
Expressão escrita 4 5
Estratégias de aprendizagem 4 4
Aprendizado ativo 4 4
Persuasão 3 3
Negociação 3 3
Habilidade de orientar serviços 4 4
Habilidade de ensinar 3 3
Outras habilidades de cognitivas (especificar...) Outras - ordenação de informações 4 4
Outras - fluência de ideias 3 3
Outras - originalidade 4 4
Outras - visão espacial 2 2
Outras - expressão gráfica 4 4
Raciocínio Raciocínio concreto para seguir instruções 2 2
Raciocínio abstrato para resolução de problemas 4 4
Raciocínio analítico 5 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 4 4
Raciocínio crítico 3 3
Raciocíonio científico 2 2
Trabalho com números Análise de dados 4 4
Sintetização de dados 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 15 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 2 2
Equilíbrio corporal bruto 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Estabilidade (firmeza) braço-mão 4 4
Precisão de controle 4 4
Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 4 4
Reconhecimento de fala 4 4
Clareza de fala 4 4
Sensibilidade auditiva 4 4
Visão a distância 3 3
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Discriminação de cor visual 4 4
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) Outras - atenção difusa 4 4
Habilidades práticas 21 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços 4 4
Orientação de pessoas 4 4
Facilitação e mediação de aprendizagem 3 3
Supervisão 4 4
Coordenação 4 4
Percepção da realidade social 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 5 5
Aplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas 5 5
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico 3 3
Habilidades organizacionais Análise de operações 3 3
Programação de operações 3 3
Análise de garantia de qualidade 3 3
Análise sistêmica 4 4
Gerenciamento de recursos materiais 4 4
Gerenciamento de recursos humanos 4 4
Análise de riscos 3 3
Outras habilidades práticas (especificar: ....) Outras - gerenciamento do tempo 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 6 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em atividades ou projetos técnicos complexos 4
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles 3
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em atividades ou projetos técnicos complexos 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Trabalham em ramos de atividade econômica variados. Na área industrial, encontram-se na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e de equipamentos de telecomunicação. É expressiva a presença desses profissionais na atividade de serviços de apoio à indústria, tais como empresas de manutenção, na geração, distribuição e transmissão de energia elétrica, água e gás, na construção civil e no setor hospitalar. Trabalham nas áreas pública e privada, como empregados ou prestadores de serviços. Suas atividades costumam se desenvolver em equipe multidisciplinar com supervisão ocasional em horário diurno. Em algumas atividades, podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como grandes alturas, trabalho subterrâneo, altas temperaturas, ruído intenso, exposição a material tóxico e de risco biológico, alta tensão e radiação.

Verbos do dia a dia do CBO 214340

O que se faz na prática
Coordenar atividades das equipes
Projetar sistemas de telecomunicações
Controlar cumprimento de normas e diretrizes de segurança
Associar tecnologias ao processo
Simular modelagem de processo
Demonstrar capacidade de raciocínio dedutivo
Determinar características técnicas
Controlar alocação de recursos
Desenvolver visão espacial
Capacitar equipes
Demonstrar criatividade
Elaborar planos de manutenção e serviços

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Engenheiro de comutação (CBO 2143-40) pertence à família dos Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
21 Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
214 Engenheiros, arquitetos
2143 Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins
214340 Engenheiro de comutação

Profissões irmãs na família CBO 2143

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Engenheiro de comutação

CBO 214340

Qual é o CBO do Engenheiro de comutação?

O código é CBO 2143-40 (ou CBO 214340 sem o hífen), dentro da família 2143 (Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Engenheiro de comutação?

Projeta e desenvolve equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações, aplicando conhecimentos e metodologias de engenharia de telecomunicações. Supervisiona serviços de fabricação, instalação e operação de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Desenvolve testes e ensaios. Realiza manutenção de equipamentos, sistemas e instalações. Desenvolve processos na área de telecomunicações. E…

Que formação é necessária para o CBO 2143-40?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Desenvolvedoras de Software, Consultoria Empresarial, Operadoras de Telefonia Fixa, Escritórios de Engenharia.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 41 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2143-40

Mesmo subgrupo · CBO 214