Salário para o cargo de Professor das séries iniciais
CBO 2312-10 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor das séries iniciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor das séries iniciais

Um Professor das séries iniciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.903,09 e R$ 6.541,01, com a média salarial de R$ 3.086,58 e o salário mediana em R$ 2.499,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor das séries iniciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.086,58 37.038,96 771,64 21,14
1º Quartil 1.903,09 22.837,04 475,77 13,04
Salário Mediana 2.499,00 29.988,00 624,75 17,12
3º Quartil 4.988,45 59.861,45 1.247,11 34,17
Teto Salarial 6.541,01 78.492,13 1.635,25 44,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.836 - 10.142 4.107,97 1.836,29 3.101,00 8.373,47 10.142,20
Rio de Janeiro - RJ 1.520 - 9.119 3.318,70 1.519,96 1.963,00 7.528,55 9.118,81
Brasília - DF 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Limeira - SP 2.693 - 4.400 3.181,12 2.693,19 3.315,00 3.632,76 4.400,11
Goiânia - GO 1.732 - 15.142 4.842,27 1.732,13 2.452,00 12.501,61 15.142,33
Gaspar - SC 2.621 - 5.793 4.174,50 2.620,82 4.700,00 4.782,62 5.792,85
Belo Horizonte - MG 1.754 - 6.492 3.129,72 1.753,58 2.605,00 5.359,55 6.491,64
Curitiba - PR 1.591 - 4.752 2.410,39 1.590,99 1.991,12 3.923,53 4.752,30
Salvador - BA 1.484 - 6.589 2.823,32 1.484,25 2.131,00 5.439,70 6.588,73
Barra de São Francisco - ES 1.694 - 3.856 2.281,35 1.694,20 2.107,00 3.183,45 3.855,89
Braço do Norte - SC 2.226 - 2.908 2.283,55 2.225,67 2.254,00 2.400,55 2.907,62
Guarulhos - SP 1.792 - 5.809 2.729,23 1.791,88 2.056,50 4.795,90 5.808,94
Porto Alegre - RS 2.156 - 7.323 3.726,26 2.155,91 3.194,50 6.046,16 7.323,29
Londrina - PR 1.554 - 5.023 2.720,10 1.553,81 2.690,50 4.146,74 5.022,65
Manaus - AM 1.412 - 3.606 1.885,11 1.412,00 1.550,00 2.977,06 3.605,90
Caçapava - SP 2.544 - 5.130 3.213,47 2.543,51 3.038,00 4.235,65 5.130,34
Campinas - SP 1.830 - 7.050 3.179,26 1.830,05 2.399,00 5.820,46 7.049,92
Recife - PE 1.598 - 6.807 3.181,06 1.598,02 2.608,00 5.620,15 6.807,30
Fortaleza - CE 1.412 - 4.450 2.200,52 1.412,00 1.740,00 3.673,83 4.449,85
Campo Grande - MS 1.532 - 6.093 2.833,11 1.531,94 2.367,00 5.030,46 6.093,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.915 - 7.154 3.515,67 1.915,33 3.219,00 5.906,54 7.154,18
Santa Catarina 1.929 - 6.180 3.222,67 1.928,52 2.595,00 5.102,45 6.180,24
Paraná 1.601 - 4.075 2.303,14 1.600,91 2.180,00 3.364,75 4.075,48
Rio de Janeiro 1.490 - 8.315 3.063,69 1.489,98 1.852,00 6.864,52 8.314,51
Minas Gerais 1.690 - 5.433 2.738,10 1.690,46 2.336,00 4.485,13 5.432,52
Rio Grande do Sul 1.957 - 5.978 3.079,16 1.957,29 2.675,00 4.935,46 5.977,98
Goiás 1.604 - 9.862 3.600,98 1.604,12 2.250,00 8.142,22 9.862,10
Bahia 1.431 - 5.074 2.371,20 1.430,67 1.874,00 4.189,09 5.073,95
Distrito Federal 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Espírito Santo 1.574 - 4.789 2.453,65 1.573,64 2.107,00 3.953,93 4.789,12
Pernambuco 1.463 - 6.770 2.946,48 1.463,42 2.390,00 5.589,55 6.770,23
Mato Grosso 1.760 - 5.421 2.753,60 1.760,01 2.298,00 4.475,47 5.420,82
Ceará 1.412 - 7.113 2.710,24 1.412,00 1.685,38 5.872,79 7.113,30
Pará 1.466 - 5.676 2.579,45 1.465,83 1.998,00 4.686,44 5.676,35
Mato Grosso do Sul 1.605 - 7.667 3.316,32 1.605,11 2.600,00 6.329,99 7.667,07
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.037 1.935,03 1.412,00 1.478,00 3.333,22 4.037,30
Amazonas 1.412 - 3.556 1.876,00 1.412,00 1.550,00 2.935,51 3.555,58
Rondônia 1.664 - 5.447 3.020,20 1.663,55 2.987,00 4.497,14 5.447,07
Alagoas 1.433 - 4.193 2.037,16 1.433,17 1.553,00 3.461,66 4.192,87
Maranhão 1.418 - 6.136 2.521,59 1.417,83 1.722,50 5.066,03 6.136,12
Sergipe 1.412 - 4.168 2.039,43 1.412,00 1.500,00 3.441,33 4.168,24
Paraíba 1.412 - 4.257 2.145,29 1.412,00 1.862,00 3.514,30 4.256,63
Piauí 1.412 - 4.849 2.090,59 1.412,00 1.478,00 4.003,09 4.848,67
Acre 1.626 - 4.907 2.771,04 1.625,57 2.630,00 4.051,31 4.907,07
Tocantins 1.538 - 4.703 2.441,04 1.538,47 2.200,00 3.882,51 4.702,62
Amapá 1.415 - 5.226 2.404,01 1.415,23 2.000,00 4.314,58 5.225,95
Roraima 1.517 - 4.042 2.194,49 1.516,95 1.953,50 3.337,10 4.042,00


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor das séries iniciais

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • comunicar-se;
  • ministrar aulas;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aulas;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • avaliar os alunos;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;

  • Atividades

    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • produzir material didático;
    • selecionar material didático;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • divulgar os eventos da escola;
    • preencher fichas descritivas;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • organizar palestras;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • exercer autoridade com critério;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • revisar conteúdos;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • analisar material didático e paradidático;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • proceder com criatividade;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • consultar legislação educacional;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • definir estratégias de ensino;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • definir critérios de avaliação;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • escolher temas para reuniões;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • dialogar com os alunos;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • atualizar-se;
    • registrar frequência dos alunos;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • definir metodologias de ensino;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • criar material didático;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • atuar em reuniões de professores;
    • relatar evasão escolar;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • proceder com ética e moral;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • determinar objetivo da aula;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • atuar em reuniões de pais;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • convencionar regras de convivência;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • ajustar planejamento à classe;
    • proceder com clareza;
    • programar pauta das reuniões;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • propor trabalhos e atividades;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;


    Setores que mais contratam Professor das séries iniciais no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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