Salário para o cargo de Professor das séries iniciais
CBO 2312-10 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor das séries iniciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor das séries iniciais

Um Professor das séries iniciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.903,09 e R$ 6.541,01, com a média salarial de R$ 3.086,58 e o salário mediana em R$ 2.499,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor das séries iniciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.086,58 37.038,96 771,64 21,14
1º Quartil 1.903,09 22.837,04 475,77 13,04
Salário Mediana 2.499,00 29.988,00 624,75 17,12
3º Quartil 4.988,45 59.861,45 1.247,11 34,17
Teto Salarial 6.541,01 78.492,13 1.635,25 44,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.836 - 10.142 4.107,97 1.836,29 3.101,00 8.373,47 10.142,20
Rio de Janeiro - RJ 1.520 - 9.119 3.318,70 1.519,96 1.963,00 7.528,55 9.118,81
Brasília - DF 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Limeira - SP 2.693 - 4.400 3.181,12 2.693,19 3.315,00 3.632,76 4.400,11
Goiânia - GO 1.732 - 15.142 4.842,27 1.732,13 2.452,00 12.501,61 15.142,33
Gaspar - SC 2.621 - 5.793 4.174,50 2.620,82 4.700,00 4.782,62 5.792,85
Belo Horizonte - MG 1.754 - 6.492 3.129,72 1.753,58 2.605,00 5.359,55 6.491,64
Curitiba - PR 1.591 - 4.752 2.410,39 1.590,99 1.991,12 3.923,53 4.752,30
Salvador - BA 1.484 - 6.589 2.823,32 1.484,25 2.131,00 5.439,70 6.588,73
Barra de São Francisco - ES 1.694 - 3.856 2.281,35 1.694,20 2.107,00 3.183,45 3.855,89
Braço do Norte - SC 2.226 - 2.908 2.283,55 2.225,67 2.254,00 2.400,55 2.907,62
Guarulhos - SP 1.792 - 5.809 2.729,23 1.791,88 2.056,50 4.795,90 5.808,94
Porto Alegre - RS 2.156 - 7.323 3.726,26 2.155,91 3.194,50 6.046,16 7.323,29
Londrina - PR 1.554 - 5.023 2.720,10 1.553,81 2.690,50 4.146,74 5.022,65
Manaus - AM 1.412 - 3.606 1.885,11 1.412,00 1.550,00 2.977,06 3.605,90
Caçapava - SP 2.544 - 5.130 3.213,47 2.543,51 3.038,00 4.235,65 5.130,34
Campinas - SP 1.830 - 7.050 3.179,26 1.830,05 2.399,00 5.820,46 7.049,92
Recife - PE 1.598 - 6.807 3.181,06 1.598,02 2.608,00 5.620,15 6.807,30
Fortaleza - CE 1.412 - 4.450 2.200,52 1.412,00 1.740,00 3.673,83 4.449,85
Campo Grande - MS 1.532 - 6.093 2.833,11 1.531,94 2.367,00 5.030,46 6.093,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.915 - 7.154 3.515,67 1.915,33 3.219,00 5.906,54 7.154,18
Santa Catarina 1.929 - 6.180 3.222,67 1.928,52 2.595,00 5.102,45 6.180,24
Paraná 1.601 - 4.075 2.303,14 1.600,91 2.180,00 3.364,75 4.075,48
Rio de Janeiro 1.490 - 8.315 3.063,69 1.489,98 1.852,00 6.864,52 8.314,51
Minas Gerais 1.690 - 5.433 2.738,10 1.690,46 2.336,00 4.485,13 5.432,52
Rio Grande do Sul 1.957 - 5.978 3.079,16 1.957,29 2.675,00 4.935,46 5.977,98
Goiás 1.604 - 9.862 3.600,98 1.604,12 2.250,00 8.142,22 9.862,10
Bahia 1.431 - 5.074 2.371,20 1.430,67 1.874,00 4.189,09 5.073,95
Distrito Federal 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Espírito Santo 1.574 - 4.789 2.453,65 1.573,64 2.107,00 3.953,93 4.789,12
Pernambuco 1.463 - 6.770 2.946,48 1.463,42 2.390,00 5.589,55 6.770,23
Mato Grosso 1.760 - 5.421 2.753,60 1.760,01 2.298,00 4.475,47 5.420,82
Ceará 1.412 - 7.113 2.710,24 1.412,00 1.685,38 5.872,79 7.113,30
Pará 1.466 - 5.676 2.579,45 1.465,83 1.998,00 4.686,44 5.676,35
Mato Grosso do Sul 1.605 - 7.667 3.316,32 1.605,11 2.600,00 6.329,99 7.667,07
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.037 1.935,03 1.412,00 1.478,00 3.333,22 4.037,30
Amazonas 1.412 - 3.556 1.876,00 1.412,00 1.550,00 2.935,51 3.555,58
Rondônia 1.664 - 5.447 3.020,20 1.663,55 2.987,00 4.497,14 5.447,07
Alagoas 1.433 - 4.193 2.037,16 1.433,17 1.553,00 3.461,66 4.192,87
Maranhão 1.418 - 6.136 2.521,59 1.417,83 1.722,50 5.066,03 6.136,12
Sergipe 1.412 - 4.168 2.039,43 1.412,00 1.500,00 3.441,33 4.168,24
Paraíba 1.412 - 4.257 2.145,29 1.412,00 1.862,00 3.514,30 4.256,63
Piauí 1.412 - 4.849 2.090,59 1.412,00 1.478,00 4.003,09 4.848,67
Acre 1.626 - 4.907 2.771,04 1.625,57 2.630,00 4.051,31 4.907,07
Tocantins 1.538 - 4.703 2.441,04 1.538,47 2.200,00 3.882,51 4.702,62
Amapá 1.415 - 5.226 2.404,01 1.415,23 2.000,00 4.314,58 5.225,95
Roraima 1.517 - 4.042 2.194,49 1.516,95 1.953,50 3.337,10 4.042,00


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor das séries iniciais

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • avaliar os alunos;
  • comunicar-se;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • preparar aulas;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;

  • Atividades

    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • consultar legislação educacional;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • relatar evasão escolar;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • proceder com clareza;
    • preencher fichas descritivas;
    • programar pauta das reuniões;
    • determinar objetivo da aula;
    • selecionar material didático;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • registrar frequência dos alunos;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • criar material didático;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • ajustar planejamento à classe;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • divulgar os eventos da escola;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • fixar objetivos de avaliação;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • proceder com ética e moral;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • definir estratégias de ensino;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • escolher temas para reuniões;
    • produzir material didático;
    • definir critérios de avaliação;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • revisar conteúdos;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • atualizar-se;
    • atuar em reuniões de pais;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • definir metodologias de ensino;
    • dialogar com os alunos;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • analisar material didático e paradidático;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • exercer autoridade com critério;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • proceder com criatividade;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • atuar em reuniões de professores;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • convencionar regras de convivência;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • organizar palestras;
    • propor trabalhos e atividades;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor das séries iniciais no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista