Salário para o cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)
CBO 1224-05 > Diretores de operações em empresa do comércio

Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Estabelecem diretrizes e operações do comércio, coordenam recursos humanos e administram recursos materiais e financeiros. Dirigem operações do comércio, participam de atividades de marketing, implantam filiais e representações comerciais, comunicam-se em seminários, palestras, entrevistas e em contatos e negociações comerciais com clientes e distribuidores.

Quanto ganha um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.274,54 e R$ 43.636,96, com a média salarial de R$ 11.019,76 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 11.019,76 132.237,13 2.754,94 51,94
1º Quartil 1.274,54 15.294,45 318,63 6,01
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 14,14
3º Quartil 33.279,41 399.352,87 8.319,85 156,87
Teto Salarial 43.636,96 523.643,46 10.909,24 205,69


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações em empresa do comércio


Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.326 - 59.231 24.718,95 4.326,24 24.008,82 48.901,28 59.230,70
Guapiacu - SP 1.451 - 2.591 1.974,80 1.451,48 2.139,00 2.139,00 2.590,82
Rio de Janeiro - RJ 1.443 - 59.262 18.021,18 1.443,41 9.432,26 48.926,77 59.261,58
Guarulhos - SP 1.750 - 2.376 1.860,01 1.749,59 1.849,26 1.961,95 2.376,37
São José do Rio Preto - SP 1.482 - 28.973 5.859,40 1.482,00 1.640,00 23.920,00 28.972,62
João Monlevade - MG 1.059 - 1.332 1.067,62 1.059,00 1.059,70 1.100,00 1.332,35
Mariana - MG 2.285 - 2.767 2.284,76 2.284,76 2.284,76 2.284,76 2.767,37
Ourinhos - SP 1.205 - 1.779 1.343,04 1.205,00 1.355,00 1.468,72 1.778,96
Muriaé - MG 1.143 - 1.696 1.270,02 1.143,40 1.250,00 1.400,00 1.695,72
Curitiba - PR 2.147 - 34.083 9.568,60 2.146,50 4.269,50 28.138,91 34.082,69
Barueri - SP 6.500 - 50.872 26.286,32 6.500,00 29.381,42 42.000,00 50.871,66
Porto Alegre - RS 1.420 - 102.955 29.591,72 1.420,37 28.000,00 85.000,00 102.954,55
Itabira - MG 1.060 - 1.452 1.171,14 1.059,70 1.199,00 1.199,00 1.452,26
Paranavaí - PR 1.461 - 2.846 1.992,08 1.461,20 1.900,00 2.349,60 2.845,91
Ouro Preto - MG 2.285 - 2.767 2.284,76 2.284,76 2.284,76 2.284,76 2.767,37
Ijuí - RS 1.496 - 5.639 2.708,84 1.496,00 1.533,40 4.655,62 5.639,03
Mococa - SP 5.583 - 6.763 5.583,21 5.583,21 5.583,21 5.583,21 6.762,55
Goiânia - GO 1.200 - 22.827 5.129,30 1.200,00 2.000,00 18.846,50 22.827,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.644 - 47.073 15.291,61 1.643,56 7.088,16 38.863,69 47.072,87
Minas Gerais 1.061 - 9.296 2.970,46 1.061,06 1.400,00 7.674,75 9.295,88
Paraná 1.148 - 25.307 6.555,26 1.148,02 2.349,60 20.893,64 25.307,00
Rio Grande do Sul 1.220 - 38.494 9.546,82 1.220,00 1.795,85 31.780,64 38.493,66
Rio de Janeiro 1.826 - 56.586 16.282,95 1.826,05 7.700,00 46.717,57 56.585,72
Santa Catarina 1.548 - 33.366 8.205,66 1.548,17 2.665,98 27.547,23 33.366,03
Bahia 1.600 - 19.985 5.028,55 1.600,00 2.087,07 16.500,00 19.985,30
Goiás 1.123 - 23.943 5.467,94 1.122,50 2.000,00 19.767,21 23.942,64
Ceará 1.045 - 3.634 1.635,63 1.045,00 1.250,00 3.000,00 3.633,69
Rondônia 1.178 - 1.575 1.204,01 1.178,00 1.178,53 1.300,00 1.574,60


Principais locais de trabalho

Diretores de operações em empresa do comércio exercem suas funções em empresas do comércio atacadista e varejista. De modo geral, são trabalhadores contratados com carteira assinada, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os a situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações em empresa do comércio

O exercício dessa ocupacção requer escolaridade de ensino superior completo. A qualificação para o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre após o período de cinco anos de experiência em funções análogas.


Funções e atividades do Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)

Diretores de operações em empresa do comércio devem:

  • estabelecer diretrizes de operações do comércio;
  • implantar filiais e representações comerciais;
  • coordenar recursos humanos;
  • participar de atividades de marketing;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • dirigir operações do comércio;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • acompanhar resultados das vendas;
    • apresentar planos de comercialização;
    • especificar recursos humanos e matérias para abertura de filiais;
    • verificar condições especiais de venda;
    • autorizar criação de filiais e representações comerciais;
    • fixar política de estoques;
    • identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações;
    • definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro;
    • adequar estratégias conforme resultados alcançados;
    • apresentar ideias e inovações;
    • atuar em reuniões com demais diretores;
    • decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe;
    • dimensionar necessidade de pessoal na equipe;
    • decidir sobre promoção de produtos;
    • situar concorrentes;
    • definir critérios básicos de comercialização;
    • verificar resultados de campanhas de vendas;
    • participar da ação de venda;
    • decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe;
    • analisar tendências de consumo;
    • sugerir desenvolvimento de novos produtos;
    • definir recursos materiais e financeiros;
    • propor listas de preços;
    • definir fornecedores;
    • promover treinamento de vendedores;
    • exercer liderança;
    • prospectar novos segmentos de mercado;
    • sugerir melhoria em produtos atuais;
    • estruturar equipe;
    • firmar contratos de fornecimento;
    • negociar aquisição de recursos materiais;
    • promover treinamento de clientes e operadores;
    • estabelecer indicadores de desempenho;
    • estabelecer estratégia de participação em eventos;
    • definir formas de comercialização;
    • assegurar cumprimento de objetivos e metas;
    • definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos;
    • formular linhas gerais de campanhas de vendas;
    • analisar a dinâmica dos mercados;
    • conceder entrevistas;
    • identificar talentos;
    • demonstrar capacidade de comunicação verbal;
    • firmar contratos de aquisição;
    • analisar cenário político-econômico;
    • levantar necessidades de treinamento da equipe;
    • executar as políticas de comercialização;
    • expor relatórios de resultados;
    • organizar seminários e palestras;
    • estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing;
    • discutir resultados obtidos;
    • estabelecer indicadores de resultado;
    • delinear perfil de pessoal da equipe de vendas;
    • negociar soluções comerciais;
    • monitorar desempenho de filiais e representações comerciais;
    • exercer comando;
    • implementar programas de incentivo à produtividade;
    • demonstrar convivência;
    • realizar seminários e palestras;
    • fixar políticas de comercialização;
    • estabelecer parcerias promocionais;
    • extinguir filiais e representações comerciais;
    • validar campanhas mercadológicas;
    • participar de pesquisas de mercado;
    • participar de eventos (feiras, seminários, congressos...);
    • negociar condições de fornecimento com fornecedores;
    • decidir sobre meios de comunicação com o mercado;
    • controlar orçamento;
    • estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado;
    • submeter à diretoria, plano de investimento na área;
    • verificar níveis de preços a praticar;
    • acompanhar desempenho de vendas por região;
    • orientar pesquisa para implantação de filiais e representações;
    • demonstrar cultura geral;
    • definir descontos aplicáveis às listas;
    • determinar parcerias;
    • demonstrar equilíbrio emocional;
    • delinear organograma da equipe;
    • demonstrar interesse em atualização profissional;
    • colaborar na definição de critérios da remuneração variável;
    • atender auditoria;
    • decidir sobre participação em eventos;
    • contatar clientes e distribuidores;
    • solicitar aprovação de plano de investimentos na área;
    • sugerir campanhas mercadológicas;
    • divulgar novos produtos;
    • analisar demanda de novos produtos;
    • aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe;
    • definir metodologia de vendas;
    • demonstrar comprometimento com a missão da empresa;
    • elaborar orçamento;
    • representar a empresa em negociações comerciais;
    • fixar metas;
    • colaborar na seleção de pessoal;
    • demonstrar automotivação;
    • definir preço e condições de fornecimento (prazos, transporte, forma de entrega);
    • demonstrar empatia;
    • procurar inovação;
    • estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • gerir conflitos;
    • acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado;
    • contratar pessoal para a equipe;


    Setores que mais contratam Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fabricação de alimentos para animais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Ensino de idiomas
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Administração pública em geral
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria