Salário para o cargo de Mecânico de chassis
CBO 9144-05 > Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Mecânico de chassis - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Quanto ganha um Mecânico de chassis

Um Mecânico de chassis trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.222,98 e R$ 2.933,96, com a média salarial de R$ 1.608,79 e o salário mediana em R$ 1.448,51 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mecânico de chassis

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.608,79 19.305,44 402,20 7,37
1º Quartil 1.222,98 14.675,82 305,75 5,60
Salário Mediana 1.448,51 17.382,06 362,13 6,64
3º Quartil 2.237,56 26.850,74 559,39 10,25
Teto Salarial 2.933,96 35.207,49 733,49 13,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.268 - 3.574 1.890,56 1.268,38 1.626,50 2.950,47 3.573,70
Belo Horizonte - MG 1.142 - 2.637 1.497,11 1.141,99 1.276,14 2.177,51 2.637,46
Curitiba - PR 1.333 - 3.033 1.721,11 1.333,14 1.487,20 2.504,36 3.033,36
Rio de Janeiro - RJ 1.183 - 2.987 1.642,43 1.182,80 1.400,00 2.465,77 2.986,61
Brasília - DF 1.139 - 2.273 1.351,33 1.138,87 1.170,00 1.876,90 2.273,35
Goiânia - GO 1.090 - 2.584 1.452,40 1.090,49 1.297,40 2.133,50 2.584,16
Ribeirão Preto - SP 1.330 - 2.686 1.662,67 1.329,85 1.516,00 2.217,40 2.685,78
Fortaleza - CE 1.081 - 3.259 1.523,69 1.080,55 1.168,00 2.690,93 3.259,33
Porto Alegre - RS 1.313 - 4.184 1.942,28 1.312,84 1.496,00 3.454,47 4.184,16
Campinas - SP 1.355 - 3.113 1.793,77 1.355,34 1.600,00 2.569,85 3.112,68
Guarulhos - SP 1.360 - 3.195 1.839,20 1.359,73 1.645,00 2.637,98 3.195,20
Uberlândia - MG 1.091 - 2.372 1.368,14 1.090,60 1.200,00 1.958,49 2.372,19
Joinville - SC 1.305 - 3.143 1.794,68 1.305,25 1.560,00 2.594,57 3.142,62
Cascavel - PR 1.226 - 3.156 1.753,81 1.225,63 1.581,00 2.605,92 3.156,37
Maringá - PR 1.409 - 3.307 1.858,85 1.408,77 1.552,00 2.730,57 3.307,34
Contagem - MG 1.134 - 2.569 1.471,90 1.134,10 1.271,00 2.120,96 2.568,97
Salvador - BA 1.055 - 2.326 1.328,14 1.055,45 1.130,81 1.920,22 2.325,82
Campo Grande - MS 1.147 - 2.574 1.530,83 1.146,88 1.443,75 2.124,75 2.573,56
Londrina - PR 1.382 - 2.669 1.678,19 1.381,87 1.563,72 2.203,15 2.668,52
Parauapebas - PA 1.169 - 2.524 1.542,58 1.169,29 1.409,30 2.083,59 2.523,71


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.307 - 3.380 1.828,72 1.307,09 1.575,00 2.790,66 3.380,14
Minas Gerais 1.077 - 2.573 1.427,52 1.077,23 1.200,00 2.124,68 2.573,48
Paraná 1.248 - 2.906 1.675,14 1.247,51 1.508,00 2.399,33 2.906,14
Santa Catarina 1.291 - 3.027 1.715,85 1.291,30 1.500,00 2.499,30 3.027,23
Rio Grande do Sul 1.276 - 2.870 1.649,11 1.275,66 1.496,00 2.369,27 2.869,74
Goiás 1.059 - 3.021 1.527,76 1.059,26 1.254,00 2.494,37 3.021,25
Mato Grosso 1.085 - 2.784 1.522,55 1.085,10 1.357,14 2.298,37 2.783,85
Rio de Janeiro 1.174 - 2.875 1.591,80 1.173,73 1.366,20 2.373,30 2.874,61
Bahia 1.048 - 2.304 1.329,26 1.047,70 1.179,36 1.902,43 2.304,28
Espírito Santo 1.080 - 2.527 1.423,53 1.080,26 1.200,00 2.086,38 2.527,09
Mato Grosso do Sul 1.102 - 2.718 1.526,59 1.101,89 1.371,00 2.244,16 2.718,19
Pará 1.074 - 2.528 1.456,34 1.073,68 1.300,00 2.086,84 2.527,64
Pernambuco 1.075 - 2.303 1.346,30 1.075,02 1.200,00 1.901,14 2.302,72
Ceará 1.063 - 3.614 1.588,40 1.062,56 1.168,00 2.983,86 3.614,14
Distrito Federal 1.139 - 2.273 1.351,33 1.138,87 1.170,00 1.876,90 2.273,35
Rondônia 1.106 - 2.213 1.324,34 1.105,98 1.178,00 1.826,90 2.212,79
Maranhão 1.070 - 2.624 1.442,81 1.070,43 1.200,00 2.166,12 2.623,68
Rio Grande do Norte 1.045 - 2.064 1.252,42 1.045,16 1.100,00 1.704,02 2.063,96
Paraíba 1.061 - 2.079 1.262,35 1.060,57 1.155,00 1.716,08 2.078,57
Alagoas 1.048 - 2.348 1.338,39 1.047,89 1.128,55 1.938,85 2.348,39
Tocantins 1.075 - 2.005 1.260,61 1.075,16 1.146,54 1.655,46 2.005,14
Piauí 1.057 - 1.924 1.215,76 1.056,88 1.111,27 1.588,48 1.924,01
Amazonas 1.091 - 2.856 1.514,66 1.091,14 1.200,00 2.357,68 2.855,69
Sergipe 1.057 - 2.044 1.249,58 1.056,98 1.100,00 1.687,49 2.043,93
Acre 1.076 - 1.950 1.238,72 1.076,31 1.128,60 1.609,65 1.949,66
Amapá 1.045 - 3.055 1.514,62 1.045,00 1.200,00 2.522,63 3.055,49
Roraima 1.050 - 2.023 1.223,12 1.050,16 1.076,25 1.670,37 2.023,20


Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mecânico de chassis

Mecânicos de manutenção de veículos automotores devem:

  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • reparar componentes e sistemas de veículos;
  • elaborar plano de manutenção;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • conferir peças no recebimento;
    • selecionar ferramental de acordo com o trabalho;
    • reparar bomba d'água;
    • efetuar limpeza geral;
    • sangrar sistema de freios;
    • trabalhar com responsabilidade;
    • trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
    • testar circuitos eletroeletrônicos;
    • confirmar plano de manutenção com o cliente;
    • trocar sensores térmicos;
    • interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
    • ajustar válvulas no motor;
    • identificar o trabalho a ser realizado;
    • balancear rodas;
    • reparar sistema de carga e partida;
    • demonstrar destreza manual;
    • interpretar diagramas eletroeletrônicos;
    • substituir óleo de amortecedores;
    • remover o motor do veículo;
    • ajustar cubos de rodas;
    • efetuar ajustes de montagem na transmissão;
    • identificar áreas de risco;
    • reparar sistema de arrefecimento;
    • interpretar desenhos e normas técnicas;
    • testar motor no veículo;
    • trocar vedantes de óleo e água;
    • testar pressão de alimentação e vazão;
    • ajustar componentes pneumáticos;
    • montar motor;
    • identificar tipos de transmissão e funcionamento;
    • verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
    • trabalhar com atenção seletiva;
    • consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos;
    • diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
    • enviar peças para retificação;
    • preencher ordem de serviço;
    • instalar sistemas de transmissão no veículo;
    • vestir equipamentos de proteção individual;
    • reparar chassis;
    • coordenar braços e pernas;
    • estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
    • trocar buchas;
    • descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais;
    • reparar válvula injetora (diesel);
    • reparar sistema de sobrealimentação;
    • trocar amortecedores;
    • ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos;
    • trocar componentes da unidade hidráulica;
    • demonstrar orientação espacial;
    • realizar manutenção da bomba hidráulica;
    • realizar manutenção do compressor de ar;
    • regular altura da suspensão;
    • trocar sistema de embreagem;
    • testar válvulas injetoras;
    • realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento;
    • reparar válvulas pneumáticas;
    • cumprir compromissos assumidos;
    • instalar motor no veículo;
    • verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
    • trocar válvula injetora;
    • preencher requisição de material;
    • trocar fluidos hidráulicos;
    • testar sistema de transmissão no veículo;
    • manter relacionamento interpessoal;
    • trocar válvulas pneumáticas;
    • lubrificar articulações da suspensão;
    • desmontar o motor;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar teste de emissão de poluentes;
    • trocar filtros e lubrificantes;
    • substituir bolsas de ar;
    • manter-se atualizado profissionalmente;
    • orçar serviços manuais e por computador;
    • trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
    • substituir braços do sistema;
    • testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
    • desmontar sistema de transmissão;
    • verificar condições da tubulação e tanque de combustível;
    • drenar filtros da linha de alimentação;
    • manter o local de trabalho organizado;
    • trocar tensores;
    • avaliar satisfação do cliente;
    • estimar tempo de execução;
    • regular freios;
    • trocar mangueiras, correias e polias;
    • trocar rolamentos de rodas;
    • trocar peças com defeito de fabricação;
    • comunicar-se com clareza verbal e por escrito;
    • trocar peças do sistema de escapamento;
    • substituir agregados da suspensão;
    • efetuar testes hidráulicos e pneumáticos;
    • remover sistemas de transmissão;
    • trocar componentes eletroeletrônicos;
    • reparar unidade hidráulica;
    • realizar o trabalho de modo eficiente;
    • reparar sistema elétrico;
    • reparar bomba injetora;
    • reparar carburadores;
    • trocar radiadores;
    • reparar caixa de direção;
    • testar desempenho do motor em dinamômetro;
    • trocar terminais esféricos (pivôs);
    • identificar sons no ambiente;
    • reparar sistema de escapamento;
    • trocar molas;
    • testar estanqueidade do sistema de alimentação;
    • limpar filtros de transmissão;
    • substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.);
    • reparar bomba hidráulica da direção;
    • orientar o cliente no uso correto do veículo;
    • alinhar sistema de direção;
    • regular sistema de ignição e injeção;
    • controlar dimensional das peças;
    • reparar bomba de combustível;


    Setores que mais contratam Mecânico de chassis no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas e motonetas
    • Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: