Salário para o cargo de Mecânico de chassis
CBO 9144-05 > Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Mecânico de chassis - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Quanto ganha um Mecânico de chassis

Um Mecânico de chassis trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.579,98 e R$ 3.562,23, com a média salarial de R$ 2.016,35 e o salário mediana em R$ 1.823,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mecânico de chassis

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.016,35 24.196,14 504,09 9,23
1º Quartil 1.579,98 18.959,81 395,00 7,23
Salário Mediana 1.823,00 21.876,00 455,75 8,34
3º Quartil 2.716,71 32.600,47 679,18 12,43
Teto Salarial 3.562,23 42.746,71 890,56 16,30


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica
      • Mecânicos de manutenção veicular
        • Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.618 - 3.852 2.228,69 1.617,58 2.010,00 3.180,22 3.851,98
Belo Horizonte - MG 1.499 - 3.293 1.904,78 1.498,61 1.650,00 2.718,47 3.292,69
Curitiba - PR 1.690 - 3.707 2.170,05 1.690,20 1.947,00 3.060,20 3.706,60
Goiânia - GO 1.460 - 3.197 1.875,56 1.459,61 1.694,00 2.639,85 3.197,47
Rio de Janeiro - RJ 1.469 - 3.509 1.942,69 1.468,65 1.620,00 2.897,41 3.509,43
Brasília - DF 1.413 - 2.928 1.727,07 1.413,36 1.510,00 2.417,77 2.928,48
Ribeirão Preto - SP 1.558 - 3.305 2.011,12 1.557,82 1.885,00 2.728,63 3.305,00
Campinas - SP 1.747 - 3.805 2.262,47 1.747,03 2.077,00 3.141,40 3.804,96
Fortaleza - CE 1.438 - 2.570 1.654,25 1.437,65 1.532,00 2.121,59 2.569,74
Porto Alegre - RS 1.683 - 3.288 2.059,34 1.683,40 1.940,00 2.714,81 3.288,26
Campo Grande - MS 1.477 - 3.428 1.958,64 1.477,39 1.760,00 2.830,16 3.427,98
Contagem - MG 1.493 - 3.328 1.919,20 1.492,72 1.650,00 2.747,55 3.327,91
Salvador - BA 1.440 - 2.861 1.738,40 1.439,74 1.580,00 2.361,70 2.860,57
Recife - PE 1.466 - 2.627 1.699,02 1.466,42 1.571,00 2.168,78 2.626,89
Uberlândia - MG 1.501 - 3.267 1.875,68 1.501,32 1.614,00 2.697,36 3.267,13
São José do Rio Preto - SP 1.635 - 3.386 2.125,07 1.635,42 2.033,00 2.795,57 3.386,08
Guarulhos - SP 1.593 - 3.967 2.246,70 1.593,41 2.000,00 3.274,83 3.966,57
Sorocaba - SP 1.688 - 3.441 2.142,21 1.687,51 2.005,50 2.840,88 3.440,96
Joinville - SC 1.761 - 3.968 2.327,12 1.760,57 2.012,50 3.276,42 3.968,50
Maringá - PR 1.754 - 3.544 2.180,45 1.754,49 2.050,00 2.925,69 3.543,68


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.640 - 3.769 2.189,77 1.639,69 2.000,00 3.112,12 3.769,49
Minas Gerais 1.428 - 3.388 1.881,66 1.427,74 1.600,00 2.797,42 3.388,32
Paraná 1.619 - 3.569 2.125,46 1.619,00 1.986,00 2.946,98 3.569,47
Santa Catarina 1.697 - 3.938 2.243,98 1.696,96 1.995,00 3.251,45 3.938,25
Rio Grande do Sul 1.634 - 3.341 2.046,87 1.633,76 1.940,00 2.758,44 3.341,11
Goiás 1.415 - 3.348 1.877,95 1.415,46 1.671,00 2.763,95 3.347,78
Mato Grosso 1.438 - 3.772 2.025,96 1.438,06 1.786,00 3.113,81 3.771,54
Rio de Janeiro 1.465 - 3.304 1.894,86 1.464,84 1.644,50 2.727,99 3.304,22
Bahia 1.412 - 2.930 1.731,88 1.412,02 1.519,00 2.419,39 2.930,44
Espírito Santo 1.435 - 3.182 1.825,90 1.434,90 1.580,00 2.626,95 3.181,84
Mato Grosso do Sul 1.487 - 3.747 2.055,02 1.486,90 1.778,00 3.093,41 3.746,83
Pernambuco 1.414 - 2.681 1.676,90 1.414,46 1.561,00 2.213,50 2.681,06
Pará 1.417 - 3.265 1.850,05 1.416,77 1.625,00 2.695,97 3.265,44
Ceará 1.420 - 2.686 1.669,51 1.420,37 1.532,00 2.217,52 2.685,93
Distrito Federal 1.413 - 2.928 1.727,07 1.413,36 1.510,00 2.417,77 2.928,48
Rondônia 1.444 - 2.571 1.672,11 1.443,75 1.600,00 2.122,39 2.570,70
Maranhão 1.430 - 2.991 1.797,54 1.429,58 1.590,00 2.469,54 2.991,18
Paraíba 1.413 - 2.728 1.659,56 1.412,99 1.510,00 2.251,87 2.727,54
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.471 1.583,93 1.412,00 1.420,00 2.040,11 2.471,04
Alagoas 1.412 - 2.840 1.681,50 1.412,00 1.445,00 2.344,92 2.840,24
Tocantins 1.412 - 2.914 1.698,94 1.412,23 1.515,00 2.406,19 2.914,45
Piauí 1.412 - 2.625 1.623,57 1.412,00 1.460,00 2.167,30 2.625,10
Amazonas 1.435 - 8.074 2.906,29 1.435,32 1.645,50 6.665,55 8.073,51
Sergipe 1.412 - 2.549 1.612,44 1.412,00 1.488,00 2.104,57 2.549,12
Acre 1.412 - 2.332 1.546,37 1.412,00 1.412,00 1.925,52 2.332,25
Amapá 1.412 - 2.850 1.701,41 1.412,00 1.500,00 2.353,10 2.850,15
Roraima 1.412 - 3.240 1.782,68 1.412,00 1.496,00 2.674,88 3.239,89


Principais locais de trabalho

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mecânico de chassis

Mecânicos de manutenção de veículos automotores devem:

  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • reparar componentes e sistemas de veículos;
  • elaborar plano de manutenção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;

  • Atividades

    • manter o local de trabalho organizado;
    • trocar tensores;
    • testar desempenho do motor em dinamômetro;
    • interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
    • drenar filtros da linha de alimentação;
    • demonstrar destreza manual;
    • selecionar ferramental de acordo com o trabalho;
    • preencher ordem de serviço;
    • estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
    • trocar sensores térmicos;
    • efetuar ajustes de montagem na transmissão;
    • reparar sistema de carga e partida;
    • interpretar diagramas eletroeletrônicos;
    • trabalhar com atenção seletiva;
    • preencher requisição de material;
    • trocar filtros e lubrificantes;
    • enviar peças para retificação;
    • reparar sistema de arrefecimento;
    • desmontar sistema de transmissão;
    • coordenar braços e pernas;
    • substituir agregados da suspensão;
    • orçar serviços manuais e por computador;
    • testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
    • reparar unidade hidráulica;
    • desmontar o motor;
    • avaliar satisfação do cliente;
    • regular freios;
    • diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
    • orientar o cliente no uso correto do veículo;
    • regular altura da suspensão;
    • trocar amortecedores;
    • efetuar limpeza geral;
    • descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais;
    • consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos;
    • vestir equipamentos de proteção individual;
    • trocar peças com defeito de fabricação;
    • lubrificar articulações da suspensão;
    • substituir braços do sistema;
    • trocar sistema de embreagem;
    • ajustar cubos de rodas;
    • reparar bomba hidráulica da direção;
    • remover sistemas de transmissão;
    • substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.);
    • identificar sons no ambiente;
    • controlar dimensional das peças;
    • reparar sistema de sobrealimentação;
    • realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento;
    • reparar caixa de direção;
    • reparar sistema elétrico;
    • reparar bomba de combustível;
    • balancear rodas;
    • regular sistema de ignição e injeção;
    • trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
    • reparar bomba injetora;
    • trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
    • trocar radiadores;
    • substituir óleo de amortecedores;
    • estimar tempo de execução;
    • trocar válvula injetora;
    • instalar motor no veículo;
    • trocar peças do sistema de escapamento;
    • efetuar testes hidráulicos e pneumáticos;
    • verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
    • trocar componentes eletroeletrônicos;
    • realizar manutenção da bomba hidráulica;
    • trocar buchas;
    • limpar filtros de transmissão;
    • verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
    • realizar o trabalho de modo eficiente;
    • reparar válvula injetora (diesel);
    • trocar terminais esféricos (pivôs);
    • realizar teste de emissão de poluentes;
    • cumprir compromissos assumidos;
    • trocar componentes da unidade hidráulica;
    • instalar sistemas de transmissão no veículo;
    • testar sistema de transmissão no veículo;
    • testar circuitos eletroeletrônicos;
    • manter relacionamento interpessoal;
    • testar estanqueidade do sistema de alimentação;
    • reparar bomba d'água;
    • ajustar componentes pneumáticos;
    • trabalhar em equipe;
    • reparar válvulas pneumáticas;
    • identificar tipos de transmissão e funcionamento;
    • trocar molas;
    • confirmar plano de manutenção com o cliente;
    • substituir bolsas de ar;
    • ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos;
    • remover o motor do veículo;
    • testar motor no veículo;
    • testar pressão de alimentação e vazão;
    • trabalhar com responsabilidade;
    • manter-se atualizado profissionalmente;
    • ajustar válvulas no motor;
    • identificar o trabalho a ser realizado;
    • interpretar desenhos e normas técnicas;
    • sangrar sistema de freios;
    • demonstrar orientação espacial;
    • trocar fluidos hidráulicos;
    • trocar mangueiras, correias e polias;
    • reparar carburadores;
    • conferir peças no recebimento;
    • verificar condições da tubulação e tanque de combustível;
    • comunicar-se com clareza verbal e por escrito;
    • identificar áreas de risco;
    • realizar manutenção do compressor de ar;
    • montar motor;
    • trocar vedantes de óleo e água;
    • trocar rolamentos de rodas;
    • trocar válvulas pneumáticas;
    • reparar sistema de escapamento;
    • alinhar sistema de direção;
    • testar válvulas injetoras;
    • reparar chassis;


    Setores que mais contratam Mecânico de chassis no mercado de trabalho

    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Locação de outros meios de transporte não especificados anteriormente, sem condutor
    • Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores
    • Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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