Salário para o cargo de Vice-presidente de marketing
CBO 1233-10 > Diretores de comercialização e marketing

Vice-presidente de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Vice-presidente de marketing

Um Vice-presidente de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.926,59 e R$ 67.824,10, com a média salarial de R$ 24.198,81 e o salário mediana em R$ 17.885,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vice-presidente de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.198,81 290.385,73 6.049,70 113,89
1º Quartil 4.926,59 59.119,08 1.231,65 23,19
Salário Mediana 17.885,00 214.620,00 4.471,25 84,18
3º Quartil 51.725,55 620.706,66 12.931,39 243,45
Teto Salarial 67.824,10 813.889,19 16.956,02 319,22


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 12.276 - 78.332 38.648,10 12.276,18 40.000,00 64.671,06 78.331,52
Rio de Janeiro - RJ 2.795 - 65.349 27.323,48 2.795,06 28.806,00 53.952,86 65.349,32
Barueri - SP 13.849 - 73.713 36.089,69 13.848,89 35.091,00 60.857,67 73.712,63
Belo Horizonte - MG 1.703 - 46.219 14.290,74 1.703,17 6.313,00 38.158,33 46.218,52
Curitiba - PR 1.967 - 54.104 14.346,08 1.966,67 4.000,00 44.668,67 54.104,03
Goiânia - GO 1.754 - 15.254 5.203,96 1.754,00 3.000,00 12.594,17 15.254,43
Porto Alegre - RS 2.220 - 58.502 20.128,12 2.220,00 10.714,29 48.300,00 58.502,41
Maringá - PR 1.918 - 15.251 4.628,71 1.918,00 2.250,00 12.591,50 15.251,20
Campinas - SP 3.021 - 76.702 31.864,90 3.020,67 35.000,00 63.325,33 76.701,54
Foz do Iguaçu - PR 1.500 - 2.261 1.591,67 1.500,00 1.500,00 1.866,67 2.260,96
Florianópolis - SC 4.717 - 43.604 20.703,00 4.717,33 20.780,00 36.000,00 43.604,28
Brasília - DF 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Fortaleza - CE 2.350 - 39.365 13.590,55 2.350,00 7.814,00 32.500,00 39.364,98
Recife - PE 1.606 - 34.370 12.000,82 1.606,00 4.250,00 28.376,50 34.370,47
Osasco - SP 16.706 - 51.529 27.435,60 16.705,50 25.574,50 42.542,50 51.528,75
Ribeirão Preto - SP 3.000 - 58.139 14.890,50 3.000,00 4.189,00 48.000,00 58.139,04
Ananindeua - PA 2.698 - 3.870 3.084,44 2.697,50 3.195,00 3.195,00 3.869,88
João Pessoa - PB 1.755 - 9.937 3.842,38 1.755,00 2.570,00 8.204,00 9.936,93
Sorocaba - SP 1.740 - 81.758 21.882,86 1.740,00 2.500,00 67.500,00 81.758,03
Salvador - BA 2.153 - 14.589 5.323,00 2.153,00 5.000,00 12.045,00 14.589,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 5.665 - 75.347 33.881,04 5.665,40 35.000,00 62.206,77 75.346,71
Paraná 1.637 - 34.374 8.881,38 1.636,53 2.500,00 28.379,79 34.374,45
Rio de Janeiro 2.320 - 64.011 25.314,49 2.320,42 20.250,00 52.847,67 64.010,68
Minas Gerais 1.593 - 41.162 10.838,56 1.592,67 3.600,00 33.983,39 41.161,70
Santa Catarina 1.767 - 39.297 11.713,74 1.766,58 3.750,00 32.443,58 39.296,64
Rio Grande do Sul 1.789 - 53.228 14.937,76 1.788,55 5.241,50 43.945,18 53.227,72
Goiás 1.782 - 23.058 6.888,43 1.781,56 3.000,00 19.036,44 23.057,51
Ceará 1.428 - 53.603 13.568,79 1.427,57 2.762,00 44.255,14 53.603,16
Pernambuco 1.486 - 28.764 7.978,04 1.486,33 3.150,00 23.748,00 28.764,29
Bahia 1.619 - 9.336 4.289,19 1.619,25 3.531,50 7.707,75 9.335,86
Paraíba 1.641 - 22.861 6.269,60 1.640,67 2.824,00 18.874,00 22.860,76
Pará 2.037 - 6.135 3.333,71 2.037,33 3.195,00 5.065,00 6.134,88
Distrito Federal 1.667 - 28.220 8.005,75 1.666,67 3.070,00 23.298,67 28.220,04
Maranhão 1.447 - 21.061 5.179,18 1.447,00 2.600,00 17.388,00 21.060,87
Mato Grosso do Sul 1.650 - 8.479 3.351,64 1.650,00 2.650,00 7.000,00 8.478,61
Rondônia 1.500 - 2.877 1.740,00 1.500,00 1.600,00 2.375,00 2.876,67
Rio Grande do Norte 1.494 - 8.116 3.088,60 1.493,50 2.447,50 6.701,00 8.116,45
Espírito Santo 2.239 - 21.197 6.682,25 2.239,00 3.200,00 17.500,00 21.196,53
Mato Grosso 1.600 - 16.941 5.406,00 1.600,00 3.955,50 13.987,00 16.941,47
Amazonas 2.247 - 63.959 13.421,67 2.247,00 6.479,50 52.805,00 63.959,00
Sergipe 2.426 - 18.168 8.354,00 2.426,00 6.000,00 15.000,00 18.168,45
Acre 1.412 - 2.725 1.964,80 1.412,00 2.112,00 2.250,00 2.725,27
Tocantins 1.500 - 8.721 2.960,00 1.500,00 2.000,00 7.200,00 8.720,86


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Vice-presidente de marketing

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • executar plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • comunicar-se;
  • definir plano de marketing e vendas;

  • Atividades

    • analisar plano de marketing e vendas;
    • delegar responsabilidades;
    • mostrar coerência;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • tomar decisões;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • orientar planejamento da produção;
    • redigir relatórios;
    • motivar equipe;
    • prospectar formadores de opinião;
    • aproveitar oportunidades;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • expor ideias em público;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • validar métodos;
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • mostrar otimismo;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • promover inovação;
    • analisar viabilidade econômica;
    • gerir pós-venda;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • trabalhar em equipe;
    • focalizar na busca de resultados;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • trabalhar com ética;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • instituir metodologia de trabalho;
    • dimensionar recursos;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • disseminar plano de marketing;
    • estimular processo de comunicação;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • demonstrar visão de futuro;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • transformar dados em informação;
    • mostrar versatilidade;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • avaliar desempenho da equipe;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • mostrar criatividade;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • administrar conflitos;
    • fazer exposições na mídia;
    • aprovar normas e instruções;
    • elaborar plano de contingência;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • manipular tendência de mercado;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;


    Setores que mais contratam Vice-presidente de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua