Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;

Atividades

  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • pesquisar tecnologias;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • definir coreografia;
  • pesquisar aparelhos;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • motivar os alunos;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • desenvolver disciplina;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • preparar a entrada do artista;
  • respeitar relações de trabalho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • trabalhar em equipe;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • criar guarda roupa;
  • fazer concentração;
  • pesquisar materiais;
  • confeccionar o aparelho;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • selecionar música;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • adquirir técnicas para cair;
  • transmitir ética circense;
  • dar entrevistas;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • criar maquiagem;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • definir equipamentos de segurança;
  • montar o aparelho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • fazer alongamento;
  • fazer aquecimento;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • misturar os números criando outros;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • conquistar empatia do público;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • respeitar ética profissional;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • desmontar o aparelho;
  • pesquisar truques;


Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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