Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Ventríloquo

Um Ventríloquo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ventríloquo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.033,81 36.405,71 758,45 14,11
1º Quartil 2.541,20 30.494,40 635,30 11,82
Salário Mediana 3.298,00 39.576,00 824,50 15,34
3º Quartil 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
Teto Salarial 4.589,31 55.071,66 1.147,33 21,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar tecnologias;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • fazer concentração;
    • definir equipamentos de segurança;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • conquistar empatia do público;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • criar maquiagem;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar aparelhos;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • definir coreografia;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • montar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • criar guarda roupa;
    • frequentar cursos de atualização;
    • selecionar música;
    • confeccionar o aparelho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • fazer aquecimento;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • adquirir técnicas para cair;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • dar entrevistas;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • transmitir ética circense;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar truques;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar materiais;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • desenvolver disciplina;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • fazer alongamento;
    • preparar a entrada do artista;
    • motivar os alunos;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • respeitar relações de trabalho;


    Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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