Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • comunicar-se;

Atividades

  • transmitir ética circense;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • respeitar relações de trabalho;
  • conquistar empatia do público;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • fazer concentração;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • desenvolver disciplina;
  • frequentar cursos de atualização;
  • adquirir técnicas para cair;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • montar o aparelho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • criar guarda roupa;
  • selecionar música;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • trabalhar em equipe;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • definir coreografia;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • criar maquiagem;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • pesquisar aparelhos;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • motivar os alunos;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • dar entrevistas;
  • pesquisar truques;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • fazer aquecimento;
  • desmontar o aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • misturar os números criando outros;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar materiais;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • pesquisar tecnologias;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • respeitar ética profissional;
  • preparar a entrada do artista;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • confeccionar o aparelho;
  • fazer alongamento;


Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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