Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
- apresentar o número;
- produzir o número;
- inventar números;
Atividades
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- selecionar música;
- divulgar o espetáculo ou número;
- motivar os alunos;
- dar entrevistas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- estabelecer comunicação com o público;
- fazer alongamento;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- transmitir ética circense;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- sincronizar luz e som com a representação;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- definir coreografia;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- aprender a profissão ensaiando;
- confeccionar o aparelho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- adquirir técnicas para cair;
- preparar a entrada do artista;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- pesquisar tecnologias;
- pesquisar materiais;
- perceber as habilidades dos alunos;
- pesquisar aparelhos;
- desenvolver disciplina;
- criar guarda roupa;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- fazer aquecimento;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- montar o aparelho;
- respeitar ética profissional;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar truques;
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar movimentos corporais;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- fazer concentração;
- conquistar empatia do público;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- desmontar o aparelho;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- dominar técnicas circenses do seu número;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- misturar os números criando outros;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- errar truques para valorização do trabalho;
- criar maquiagem;
- providenciar material impresso para divulgação;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- definir equipamentos de segurança;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- respeitar relações de trabalho;
- frequentar cursos de atualização;
- trabalhar em equipe;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares