Salário para o cargo de Ventríloquo
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Ventríloquo - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ventríloquo

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;

Atividades

  • desmontar o aparelho;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar materiais;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • respeitar relações de trabalho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • montar o aparelho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • frequentar cursos de atualização;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • misturar os números criando outros;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar truques;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • criar guarda roupa;
  • trabalhar em equipe;
  • definir coreografia;
  • preparar a entrada do artista;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • criar maquiagem;
  • desenvolver disciplina;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • conquistar empatia do público;
  • pesquisar tecnologias;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • adquirir técnicas para cair;
  • confeccionar o aparelho;
  • selecionar música;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • fazer concentração;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • fazer alongamento;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • motivar os alunos;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar aparelhos;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • dar entrevistas;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • fazer aquecimento;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • respeitar ética profissional;
  • transmitir ética circense;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;


Setores que mais contratam Ventríloquo no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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