Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
Atividades
- pesquisar tecnologias;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- errar truques para valorização do trabalho;
- montar o aparelho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- conquistar empatia do público;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- preparar a entrada do artista;
- pesquisar aparelhos;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- respeitar ética profissional;
- fazer aquecimento;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- adquirir técnicas para cair;
- providenciar material impresso para divulgação;
- motivar os alunos;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- divulgar o espetáculo ou número;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- frequentar cursos de atualização;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- pesquisar materiais;
- demonstrar determinação para aprender;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- transmitir ética circense;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- misturar os números criando outros;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- fazer concentração;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- criar maquiagem;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- sincronizar luz e som com a representação;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- estabelecer comunicação com o público;
- dar entrevistas;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- fazer alongamento;
- desenvolver disciplina;
- definir coreografia;
- pesquisar truques;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- pesquisar movimentos corporais;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- perceber as habilidades dos alunos;
- definir equipamentos de segurança;
- respeitar relações de trabalho;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- desmontar o aparelho;
- criar guarda roupa;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- confeccionar o aparelho;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- aprender a profissão ensaiando;
- selecionar música;
- trabalhar em equipe;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária