Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) devem:
- inventar números;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- demonstrar competências pessoais;
- produzir o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
Atividades
- avaliar o potencial físico do aluno;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- fazer alongamento;
- sincronizar luz e som com a representação;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- criar guarda roupa;
- dar entrevistas;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- aprender a profissão ensaiando;
- frequentar cursos de atualização;
- motivar os alunos;
- divulgar o espetáculo ou número;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- confeccionar o aparelho;
- desmontar o aparelho;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- estabelecer comunicação com o público;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- demonstrar determinação para aprender;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- conquistar empatia do público;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar materiais;
- adquirir técnicas para cair;
- montar o aparelho;
- trabalhar em equipe;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- selecionar música;
- providenciar material impresso para divulgação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- definir coreografia;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- errar truques para valorização do trabalho;
- fazer concentração;
- respeitar relações de trabalho;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- respeitar ética profissional;
- pesquisar movimentos corporais;
- definir equipamentos de segurança;
- misturar os números criando outros;
- transmitir ética circense;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- perceber as habilidades dos alunos;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- pesquisar truques;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- pesquisar tecnologias;
- pesquisar aparelhos;
- desenvolver disciplina;
- fazer aquecimento;
- preparar a entrada do artista;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- criar maquiagem;
Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária