Salário para o cargo de Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Tony de soirée - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Tony de soirée

Um Tony de soirée trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.900,50 e R$ 15.734,76, com a média salarial de R$ 8.350,93 e o salário mediana em R$ 8.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tony de soirée

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.350,93 100.211,18 2.087,73 43,27
1º Quartil 5.900,50 70.806,00 1.475,13 30,57
Salário Mediana 8.400,00 100.800,00 2.100,00 43,52
3º Quartil 12.000,00 144.000,00 3.000,00 62,17
Teto Salarial 15.734,76 188.817,12 3.933,69 81,52


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 8.143 - 16.663 9.827,59 8.142,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Aquiraz - CE 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.743 - 16.663 9.708,47 7.742,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Ceará 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Tony de soirée

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • definir equipamentos de segurança;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar aparelhos;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar truques;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar materiais;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • confeccionar o aparelho;
    • motivar os alunos;
    • respeitar ética profissional;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • criar guarda roupa;
    • dar entrevistas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • desmontar o aparelho;
    • fazer aquecimento;
    • respeitar relações de trabalho;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • selecionar música;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • preparar a entrada do artista;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • frequentar cursos de atualização;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • misturar os números criando outros;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • montar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • fazer alongamento;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • criar maquiagem;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adquirir técnicas para cair;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • desenvolver disciplina;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • definir coreografia;
    • conquistar empatia do público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • transmitir ética circense;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • fazer concentração;
    • pesquisar tecnologias;
    • pesquisar movimentos corporais;


    Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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