Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensinar arte e técnica circense;
- inventar números;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- providenciar material impresso para divulgação;
- montar o aparelho;
- pesquisar tecnologias;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- preparar a entrada do artista;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- demonstrar determinação para aprender;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- estabelecer comunicação com a cidade;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar aparelhos;
- estabelecer comunicação com o público;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- fazer aquecimento;
- pesquisar materiais;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- dar entrevistas;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- divulgar o espetáculo ou número;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- trabalhar em equipe;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- criar maquiagem;
- perceber as habilidades dos alunos;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- adquirir técnicas para cair;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- conquistar empatia do público;
- definir coreografia;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- selecionar música;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- criar guarda roupa;
- aprender a profissão ensaiando;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- misturar os números criando outros;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- errar truques para valorização do trabalho;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- transmitir ética circense;
- motivar os alunos;
- frequentar cursos de atualização;
- sincronizar luz e som com a representação;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar movimentos corporais;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- respeitar relações de trabalho;
- respeitar ética profissional;
- confeccionar o aparelho;
- fazer alongamento;
- fazer concentração;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- pesquisar truques;
Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária