Salário para o cargo de Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Tony de soirée - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Tony de soirée

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;

Atividades

  • respeitar ética profissional;
  • definir equipamentos de segurança;
  • dar entrevistas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • preparar a entrada do artista;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • pesquisar truques;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • conquistar empatia do público;
  • desenvolver disciplina;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar tecnologias;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • confeccionar o aparelho;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • fazer alongamento;
  • pesquisar aparelhos;
  • fazer aquecimento;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • motivar os alunos;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • adquirir técnicas para cair;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • misturar os números criando outros;
  • pesquisar materiais;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • criar guarda roupa;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • montar o aparelho;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • definir coreografia;
  • selecionar música;
  • fazer concentração;
  • respeitar relações de trabalho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • desmontar o aparelho;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);


Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: