Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensinar arte e técnica circense;
- ensaiar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- produzir o número;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- comunicar-se;
- inventar números;
Atividades
- pesquisar movimentos corporais;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desenvolver disciplina;
- fazer concentração;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- pesquisar tecnologias;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- criar maquiagem;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- demonstrar determinação para aprender;
- trabalhar em equipe;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- respeitar relações de trabalho;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- aprender a profissão ensaiando;
- providenciar material impresso para divulgação;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar materiais;
- frequentar cursos de atualização;
- definir equipamentos de segurança;
- selecionar música;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- avaliar o potencial físico do aluno;
- fazer aquecimento;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- dar entrevistas;
- conquistar empatia do público;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- preparar a entrada do artista;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- estabelecer comunicação com o público;
- criar guarda roupa;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- fazer alongamento;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- desmontar o aparelho;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- adquirir técnicas para cair;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar truques;
- misturar os números criando outros;
- definir coreografia;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- motivar os alunos;
- perceber as habilidades dos alunos;
- confeccionar o aparelho;
- errar truques para valorização do trabalho;
- montar o aparelho;
- pesquisar aparelhos;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- sincronizar luz e som com a representação;
- divulgar o espetáculo ou número;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- transmitir ética circense;
- respeitar ética profissional;
- estabelecer comunicação com a cidade;
Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária