Salário para o cargo de Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Tony de soirée - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Tony de soirée

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;

Atividades

  • dar entrevistas;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • desenvolver disciplina;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar materiais;
  • montar o aparelho;
  • adquirir técnicas para cair;
  • respeitar relações de trabalho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • conquistar empatia do público;
  • criar guarda roupa;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • selecionar música;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • preparar a entrada do artista;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • confeccionar o aparelho;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • pesquisar aparelhos;
  • desmontar o aparelho;
  • criar maquiagem;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • fazer aquecimento;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • frequentar cursos de atualização;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • motivar os alunos;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • definir coreografia;
  • respeitar ética profissional;
  • pesquisar truques;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • fazer concentração;
  • pesquisar tecnologias;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • trabalhar em equipe;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • transmitir ética circense;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • misturar os números criando outros;
  • fazer alongamento;


Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: