Salário para o cargo de Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Tony de soirée - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Tony de soirée

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;

Atividades

  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • misturar os números criando outros;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar aparelhos;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • fazer concentração;
  • preparar a entrada do artista;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • conquistar empatia do público;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • dar entrevistas;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • transmitir ética circense;
  • motivar os alunos;
  • selecionar música;
  • frequentar cursos de atualização;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • fazer alongamento;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • trabalhar em equipe;
  • criar maquiagem;
  • montar o aparelho;
  • pesquisar tecnologias;
  • confeccionar o aparelho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar materiais;
  • desenvolver disciplina;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • criar guarda roupa;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • definir coreografia;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • respeitar ética profissional;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • desmontar o aparelho;
  • respeitar relações de trabalho;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • pesquisar truques;
  • fazer aquecimento;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • adquirir técnicas para cair;


Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria