Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Tony de soirée
Artistas de circo (circenses) devem:
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- motivar os alunos;
- confeccionar o aparelho;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- dar entrevistas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- criar maquiagem;
- pesquisar materiais;
- pesquisar aparelhos;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- respeitar ética profissional;
- frequentar cursos de atualização;
- desenvolver disciplina;
- estabelecer comunicação com o público;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar movimentos corporais;
- trabalhar em equipe;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- perceber as habilidades dos alunos;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- demonstrar determinação para aprender;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- conquistar empatia do público;
- definir equipamentos de segurança;
- desmontar o aparelho;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- respeitar relações de trabalho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- fazer alongamento;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- estabelecer comunicação com a cidade;
- montar o aparelho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- preparar a entrada do artista;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- pesquisar truques;
- sincronizar luz e som com a representação;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- errar truques para valorização do trabalho;
- aprender a profissão ensaiando;
- misturar os números criando outros;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- adquirir técnicas para cair;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- transmitir ética circense;
- criar guarda roupa;
- fazer concentração;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- providenciar material impresso para divulgação;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- selecionar música;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- fazer aquecimento;
- pesquisar tecnologias;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- definir coreografia;
Setores que mais contratam Tony de soirée no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária