Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Tintureiro lavagem de roupas (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- expressar-se gestualmente;
- demonstrar motivação;
- fazer orçamentos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- monitorar o andamento de projetos;
- controlar o cumprimento de normas;
- gerenciar contratos de serviços;
- providenciar integração de funcionários;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- examinar currículos;
- promover funcionários;
- formular incentivos de produtividade;
- cobrar resultados;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- operar equipamentos de informática;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- delegar atribuições;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- agir com dinamismo;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- definir estratégias de terceirização;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- manter apresentação pessoal;
- gerir investimentos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- propor compra de novos itens;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- colaborar na definição de epi e epc;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- exercer liderança;
- cooperar na definição de projetos;
- entrevistar candidatos;
- representar a empresa;
- instruir subordinados;
- resolver reclamações de clientes;
- medir resultados de treinamento;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- administrar conflitos entre funcionários;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- elaborar normas e instruções;
- expressar-se oralmente;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- negociar preços e condições de pagamento;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- definir perfil do consumidor final;
- administrar remanejamentos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- gerir compras;
- implantar técnicas de vendas;
- promover programas prevencionistas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- recepcionar mercadorias;
- transferir numerário para o banco;
- recomendar promoção de funcionários;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- exercitar a autonomia;
- determinar perfis profissionais;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- liberar mercadorias para entrega;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- avaliar desempenho;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- planejar compras e locações;
- argumentar com convicção (persuasão);
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- orientar clientes;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- designar equipe para projeto;
- estimular a motivação das equipes;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- apreciar inovações organizacionais;
- gerir estoques;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- qualificar fornecedores;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- contratar serviços;
- gerir custos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- atender agentes de fiscalização;
- prestar assistência social aos funcionários;
- participar de reuniões;
- buscar atualização profissional;
- prover ações de preservação ambiental;
- implementar reciclagem de funcionários;
- captar recursos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- realizar reuniões com a equipe;
- divulgar mercadorias e serviços;
- remanejar leiaute;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- analisar tendências do mercado;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
Setores que mais contratam Tintureiro lavagem de roupas (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos