Salário para o cargo de Secretário bilíngüe de presidência
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário bilíngüe de presidência - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário bilíngüe de presidência

Um Secretário bilíngüe de presidência trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.680,51 e R$ 9.334,11, com a média salarial de R$ 3.714,33 e o salário mediana em R$ 2.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário bilíngüe de presidência

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.714,33 44.571,98 928,58 17,52
1º Quartil 1.680,51 20.166,13 420,13 7,93
Salário Mediana 2.400,00 28.800,00 600,00 11,32
3º Quartil 7.118,59 85.423,11 1.779,65 33,58
Teto Salarial 9.334,11 112.009,35 2.333,53 44,03


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.143 - 13.474 5.535,37 2.142,81 4.167,50 11.123,97 13.473,69
Brasília - DF 1.821 - 10.446 5.040,21 1.821,36 5.018,00 8.624,57 10.446,33
Rio de Janeiro - RJ 1.936 - 11.249 4.961,43 1.936,21 3.700,00 9.287,64 11.249,47
Belo Horizonte - MG 1.772 - 10.104 4.709,59 1.772,47 3.970,00 8.342,20 10.104,32
Campo Grande - MS 1.473 - 2.564 1.719,00 1.473,00 1.677,50 2.117,00 2.564,17
Barueri - SP 2.609 - 9.790 5.141,07 2.609,43 6.000,00 8.082,73 9.790,05
Sinop - MT 1.460 - 2.559 1.738,15 1.459,50 1.697,00 2.112,33 2.558,52
Novo Hamburgo - RS 5.200 - 6.541 5.350,00 5.200,00 5.400,00 5.400,00 6.540,64
Umuarama - PR 1.470 - 2.704 1.716,00 1.470,00 1.631,00 2.232,80 2.704,43
Campinas - SP 1.947 - 18.978 7.717,95 1.946,53 6.543,00 15.668,50 18.978,16
Porto Velho - RO 1.426 - 2.737 1.682,44 1.426,00 1.500,00 2.259,75 2.737,08
Curitiba - PR 2.025 - 12.245 4.579,24 2.025,00 2.959,00 10.109,75 12.245,23
Goiânia - GO 1.412 - 4.770 2.153,93 1.412,00 1.700,00 3.938,00 4.769,82
Araguaína - TO 1.421 - 2.329 1.585,71 1.421,33 1.500,00 1.922,67 2.328,79
Porto Alegre - RS 2.022 - 4.555 3.181,14 2.021,67 3.454,00 3.761,00 4.555,44
Sorocaba - SP 1.627 - 7.636 3.658,57 1.627,33 3.469,00 6.304,33 7.636,00
Manaus - AM 1.420 - 4.668 2.049,14 1.420,00 1.600,00 3.854,33 4.668,48
Dourados - MS 1.431 - 3.662 1.969,54 1.431,33 1.718,00 3.023,00 3.661,55
Juiz de Fora - MG 1.431 - 2.045 1.529,61 1.430,67 1.492,00 1.688,22 2.044,82
Jundiaí - SP 2.200 - 13.707 6.113,33 2.200,00 5.800,00 11.316,67 13.707,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.724 - 12.291 4.797,65 1.723,66 3.200,00 10.147,79 12.291,31
Minas Gerais 1.412 - 7.001 2.733,67 1.412,15 1.623,70 5.779,81 7.000,68
Rio de Janeiro 1.553 - 10.471 4.309,40 1.552,82 3.450,00 8.644,55 10.470,53
Distrito Federal 1.821 - 10.446 5.040,21 1.821,36 5.018,00 8.624,57 10.446,33
Paraná 1.466 - 5.870 2.527,49 1.466,28 1.800,00 4.846,19 5.869,85
Rio Grande do Sul 1.532 - 6.937 3.373,93 1.531,70 3.454,00 5.726,83 6.936,51
Santa Catarina 1.517 - 5.051 2.395,40 1.516,83 1.868,00 4.170,10 5.050,94
Mato Grosso do Sul 1.451 - 2.971 1.800,11 1.450,67 1.650,00 2.453,27 2.971,47
Mato Grosso 1.420 - 2.612 1.714,80 1.420,33 1.616,00 2.156,17 2.611,61
Bahia 1.412 - 5.705 2.301,04 1.412,00 1.486,00 4.709,80 5.704,65
Goiás 1.412 - 3.602 1.862,27 1.412,00 1.500,00 2.974,00 3.602,20
Espírito Santo 1.417 - 4.534 1.999,19 1.416,50 1.450,00 3.743,33 4.534,04
Pará 1.412 - 2.792 1.654,08 1.412,00 1.412,00 2.304,83 2.791,68
Tocantins 1.412 - 2.127 1.514,96 1.412,00 1.440,00 1.755,67 2.126,52
Rondônia 1.429 - 2.908 1.736,87 1.428,80 1.570,00 2.400,60 2.907,68
Maranhão 1.412 - 6.413 2.393,89 1.412,00 1.496,00 5.295,00 6.413,46
Ceará 1.440 - 18.641 7.210,81 1.440,25 6.245,96 15.389,75 18.640,53
Amazonas 1.420 - 4.668 2.049,14 1.420,00 1.600,00 3.854,33 4.668,48
Pernambuco 1.706 - 8.676 3.770,56 1.706,00 2.450,00 7.163,00 8.676,04
Roraima 1.412 - 2.292 1.562,56 1.412,00 1.500,00 1.892,50 2.292,25
Acre 1.412 - 2.248 1.523,00 1.412,00 1.412,00 1.856,00 2.248,04
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.749 2.152,43 1.412,00 1.438,00 6.398,00 7.749,45


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário bilíngüe de presidência

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerir suprimentos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • elaborar documentos;
  • organizar eventos e viagens;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerenciar informações;

  • Atividades

    • anotar recados;
    • confeccionar clippings;
    • capacitar equipe;
    • contratar serviços de terceiros;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • requisitar material;
    • cobrar relatórios;
    • demonstrar dinamismo;
    • selecionar pessoal;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • demonstrar iniciativa;
    • cotar preços;
    • marcar compromissos;
    • orientar pessoas;
    • administrar conflitos;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • fazer checklist;
    • confirmar presença;
    • identificar o assunto;
    • elaborar prestação de contas;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • cobrar ações;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • ordenar documentos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • assinar documentação escolar;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • dar suporte a expatriados;
    • acompanhar processos;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar atas;
    • preparar apresentações;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • atender ligações telefônicas;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • arquivar correspondência;
    • trabalhar sob pressão;
    • atualizar arquivos;
    • preparar sala/local;
    • fornecer informações;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • elaborar relatórios;
    • transmitir fax;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • demonstrar paciência;
    • prestar serviço de intérprete;
    • ciceronear visitas;
    • identificar a natureza do documento;
    • direcionar informações;
    • redigir documentos;
    • encaminhar certificados;
    • ler documentos;
    • controlar prazos;
    • elaborar lista de presença;
    • elaborar documentação escolar;
    • encaminhar pessoas;
    • definir horários;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • dar suporte em reuniões;
    • divulgar informações;
    • receber correspondência;
    • fazer ligações telefônicas;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • programar as atividades da equipe;
    • demonstrar proatividade;
    • cancelar compromissos;
    • recepcionar pessoas;
    • administrar estresse;
    • solicitar verbas;
    • transcrever textos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • anotar informações;
    • cadastrar documentos;
    • secretariar reuniões;
    • conferir material;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • pesquisar local;
    • levantar necessidades de material;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • formular pedidos de compra;
    • enviar correspondência;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • administrar pendências;
    • formatar documentos;
    • revisar traduções;
    • elaborar base de dados;
    • triar correspondência;
    • reproduzir documentos;
    • datilografar documentos;
    • demonstrar discrição;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • enviar convite ou convocação;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • demonstrar sensibilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • cobrar respostas;
    • controlar cronogramas;
    • dar suporte durante o evento;
    • digitar documentos;
    • adaptar-se a mudanças;
    • avaliar a equipe;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • classificar documentos;
    • registrar correspondência;
    • traduzir documentos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • colher assinatura;
    • tomar ditados;
    • elaborar convites e convocações;
    • encaminhar documentos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • contornar situações adversas;
    • transmitir recados;
    • administrar arquivos;
    • reservar sala/local;
    • controlar malote;
    • escolher cardápio;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • protocolar correspondência;
    • pesquisar informações e dados;
    • manter atualizado o banco de dados;


    Setores que mais contratam Secretário bilíngüe de presidência no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços advocatícios
    • Ensino de idiomas
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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