Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Saltimbanco

Um Saltimbanco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Saltimbanco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.033,81 36.405,71 758,45 14,11
1º Quartil 2.541,20 30.494,40 635,30 11,82
Salário Mediana 3.298,00 39.576,00 824,50 15,34
3º Quartil 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
Teto Salarial 4.589,31 55.071,66 1.147,33 21,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • pesquisar tecnologias;
    • fazer alongamento;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • dar entrevistas;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • desmontar o aparelho;
    • desenvolver disciplina;
    • fazer aquecimento;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • confeccionar o aparelho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • criar maquiagem;
    • conquistar empatia do público;
    • preparar a entrada do artista;
    • trabalhar em equipe;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • transmitir ética circense;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar aparelhos;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • definir equipamentos de segurança;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adquirir técnicas para cair;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • respeitar ética profissional;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • fazer concentração;
    • pesquisar truques;
    • montar o aparelho;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • demonstrar determinação para aprender;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • respeitar relações de trabalho;
    • frequentar cursos de atualização;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • motivar os alunos;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • misturar os números criando outros;
    • selecionar música;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar materiais;
    • criar guarda roupa;
    • definir coreografia;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;


    Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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