Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • comunicar-se;

Atividades

  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • confeccionar o aparelho;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • preparar a entrada do artista;
  • fazer alongamento;
  • criar maquiagem;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • dar entrevistas;
  • frequentar cursos de atualização;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • misturar os números criando outros;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • pesquisar tecnologias;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • respeitar ética profissional;
  • transmitir ética circense;
  • definir coreografia;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • motivar os alunos;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • pesquisar materiais;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • conquistar empatia do público;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • montar o aparelho;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • pesquisar aparelhos;
  • selecionar música;
  • respeitar relações de trabalho;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • adquirir técnicas para cair;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • fazer concentração;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • pesquisar truques;
  • criar guarda roupa;
  • desenvolver disciplina;
  • fazer aquecimento;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • desmontar o aparelho;


Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque: