Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
Atividades
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adquirir técnicas para cair;
- selecionar música;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- confeccionar o aparelho;
- dar entrevistas;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar tecnologias;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- definir coreografia;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- fazer aquecimento;
- misturar os números criando outros;
- desenvolver disciplina;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- providenciar material impresso para divulgação;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- motivar os alunos;
- conquistar empatia do público;
- perceber as habilidades dos alunos;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar materiais;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- estabelecer comunicação com o público;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- respeitar relações de trabalho;
- desmontar o aparelho;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- preparar a entrada do artista;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- frequentar cursos de atualização;
- pesquisar truques;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- pesquisar aparelhos;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- aprender a profissão ensaiando;
- criar guarda roupa;
- demonstrar determinação para aprender;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- divulgar o espetáculo ou número;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- sincronizar luz e som com a representação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- montar o aparelho;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- respeitar ética profissional;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- fazer alongamento;
- pesquisar movimentos corporais;
- trabalhar em equipe;
- transmitir ética circense;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- criar maquiagem;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- definir equipamentos de segurança;
- fazer concentração;
- errar truques para valorização do trabalho;
Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares