Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • providenciar material impresso para divulgação;
  • transmitir ética circense;
  • confeccionar o aparelho;
  • fazer aquecimento;
  • misturar os números criando outros;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • criar guarda roupa;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • preparar a entrada do artista;
  • pesquisar materiais;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • conquistar empatia do público;
  • dar entrevistas;
  • pesquisar tecnologias;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • adquirir técnicas para cair;
  • selecionar música;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • respeitar relações de trabalho;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • desmontar o aparelho;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • fazer alongamento;
  • montar o aparelho;
  • respeitar ética profissional;
  • fazer concentração;
  • pesquisar aparelhos;
  • definir coreografia;
  • criar maquiagem;
  • frequentar cursos de atualização;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • definir equipamentos de segurança;
  • pesquisar truques;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • desenvolver disciplina;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;


Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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