Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- apresentar o número;
- inventar números;
- demonstrar competências pessoais;
- vender o espetáculo ou número;
- comunicar-se;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- demonstrar determinação para aprender;
- definir coreografia;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- conquistar empatia do público;
- sincronizar luz e som com a representação;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- confeccionar o aparelho;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- estabelecer comunicação com o público;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- frequentar cursos de atualização;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- definir equipamentos de segurança;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- desenvolver disciplina;
- trabalhar em equipe;
- transmitir ética circense;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- respeitar ética profissional;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- fazer alongamento;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- criar maquiagem;
- fazer concentração;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- fazer aquecimento;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- montar o aparelho;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- misturar os números criando outros;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- pesquisar aparelhos;
- adquirir técnicas para cair;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- respeitar relações de trabalho;
- dar entrevistas;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- pesquisar movimentos corporais;
- pesquisar materiais;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar truques;
- criar guarda roupa;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- selecionar música;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- aprender a profissão ensaiando;
- preparar a entrada do artista;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar tecnologias;
- perceber as habilidades dos alunos;
- desmontar o aparelho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- errar truques para valorização do trabalho;
- providenciar material impresso para divulgação;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- divulgar o espetáculo ou número;
- motivar os alunos;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares