Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- produzir o número;
- vender o espetáculo ou número;
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- misturar os números criando outros;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- desmontar o aparelho;
- confeccionar o aparelho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- errar truques para valorização do trabalho;
- pesquisar materiais;
- frequentar cursos de atualização;
- divulgar o espetáculo ou número;
- trabalhar em equipe;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- perceber as habilidades dos alunos;
- dar entrevistas;
- fazer concentração;
- criar guarda roupa;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- preparar a entrada do artista;
- selecionar música;
- aprender a profissão ensaiando;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- definir equipamentos de segurança;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- criar maquiagem;
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- intercambiar informações com escolas de circo;
- fazer alongamento;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- conquistar empatia do público;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- estabelecer comunicação com o público;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- desenvolver disciplina;
- sincronizar luz e som com a representação;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- fazer aquecimento;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- pesquisar aparelhos;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- motivar os alunos;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- adquirir técnicas para cair;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- pesquisar movimentos corporais;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- pesquisar tecnologias;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar truques;
- montar o aparelho;
- transmitir ética circense;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- providenciar material impresso para divulgação;
- definir coreografia;
- respeitar ética profissional;
- respeitar relações de trabalho;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares