Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • inventar números;
  • produzir o número;

Atividades

  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • conquistar empatia do público;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • respeitar ética profissional;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • motivar os alunos;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • definir coreografia;
  • fazer concentração;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • transmitir ética circense;
  • confeccionar o aparelho;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • preparar a entrada do artista;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • montar o aparelho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • trabalhar em equipe;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • criar guarda roupa;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • criar maquiagem;
  • dar entrevistas;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • definir equipamentos de segurança;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • frequentar cursos de atualização;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • selecionar música;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • fazer alongamento;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar materiais;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • pesquisar tecnologias;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • adquirir técnicas para cair;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • desenvolver disciplina;
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar aparelhos;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • respeitar relações de trabalho;
  • desmontar o aparelho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • misturar os números criando outros;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar truques;


Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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