Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- vender o espetáculo ou número;
- ensinar arte e técnica circense;
- produzir o número;
- inventar números;
- apresentar o número;
- ensaiar o número;
Atividades
- motivar os alunos;
- pesquisar movimentos corporais;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- montar o aparelho;
- adquirir técnicas para cair;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- confeccionar o aparelho;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- definir coreografia;
- estabelecer comunicação com o público;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar tecnologias;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- pesquisar aparelhos;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- perceber as habilidades dos alunos;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- avaliar o potencial físico do aluno;
- providenciar material impresso para divulgação;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- pesquisar truques;
- definir equipamentos de segurança;
- demonstrar determinação para aprender;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- dar entrevistas;
- desmontar o aparelho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- aprender a profissão ensaiando;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- fazer concentração;
- misturar os números criando outros;
- fazer aquecimento;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- respeitar ética profissional;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- respeitar o aparelho de outro artista;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- pesquisar materiais;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- fazer alongamento;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- errar truques para valorização do trabalho;
- selecionar música;
- frequentar cursos de atualização;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- conquistar empatia do público;
- criar guarda roupa;
- criar maquiagem;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- trabalhar em equipe;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- sincronizar luz e som com a representação;
- preparar a entrada do artista;
- respeitar relações de trabalho;
- transmitir ética circense;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- divulgar o espetáculo ou número;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares