Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) devem:
- apresentar o número;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
Atividades
- avaliar o potencial físico do aluno;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- pesquisar movimentos corporais;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- frequentar cursos de atualização;
- respeitar ética profissional;
- trabalhar em equipe;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- dar entrevistas;
- preparar a entrada do artista;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- criar maquiagem;
- perceber as habilidades dos alunos;
- montar o aparelho;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- motivar os alunos;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- pesquisar materiais;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- adquirir técnicas para cair;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- fazer alongamento;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- definir equipamentos de segurança;
- desmontar o aparelho;
- estabelecer comunicação com o público;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- errar truques para valorização do trabalho;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- fazer aquecimento;
- transmitir ética circense;
- aprender a profissão ensaiando;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- misturar os números criando outros;
- fazer concentração;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- respeitar relações de trabalho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- criar guarda roupa;
- selecionar música;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- desenvolver disciplina;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- sincronizar luz e som com a representação;
- pesquisar aparelhos;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- demonstrar determinação para aprender;
- confeccionar o aparelho;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- conquistar empatia do público;
- definir coreografia;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- providenciar material impresso para divulgação;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar truques;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- pesquisar tecnologias;
Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares