Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • apresentar o número;

Atividades

  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • desenvolver disciplina;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar tecnologias;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • definir equipamentos de segurança;
  • selecionar música;
  • criar guarda roupa;
  • confeccionar o aparelho;
  • pesquisar aparelhos;
  • conquistar empatia do público;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • respeitar relações de trabalho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • fazer concentração;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • montar o aparelho;
  • fazer alongamento;
  • dar entrevistas;
  • adquirir técnicas para cair;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • respeitar ética profissional;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • motivar os alunos;
  • desmontar o aparelho;
  • transmitir ética circense;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • pesquisar truques;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • fazer aquecimento;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar materiais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • misturar os números criando outros;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • preparar a entrada do artista;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • definir coreografia;
  • intercambiar informações com escolas de circo;


Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




Profissões em Destaque: