Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensinar arte e técnica circense;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- produzir o número;
- comunicar-se;
- apresentar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- respeitar relações de trabalho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- intercambiar informações com escolas de circo;
- definir equipamentos de segurança;
- aprender a profissão ensaiando;
- preparar a entrada do artista;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- montar o aparelho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- pesquisar movimentos corporais;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- definir coreografia;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- estabelecer comunicação com o público;
- confeccionar o aparelho;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- motivar os alunos;
- perceber as habilidades dos alunos;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- transmitir ética circense;
- selecionar música;
- fazer aquecimento;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- frequentar cursos de atualização;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar tecnologias;
- desmontar o aparelho;
- criar maquiagem;
- divulgar o espetáculo ou número;
- respeitar ética profissional;
- fazer alongamento;
- adquirir técnicas para cair;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- pesquisar aparelhos;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- conquistar empatia do público;
- providenciar material impresso para divulgação;
- fazer concentração;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- sincronizar luz e som com a representação;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- demonstrar determinação para aprender;
- errar truques para valorização do trabalho;
- criar guarda roupa;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- dar entrevistas;
- trabalhar em equipe;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- misturar os números criando outros;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- pesquisar truques;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- pesquisar materiais;
Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares