Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- produzir o número;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- transmitir ética circense;
- selecionar música;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- pesquisar truques;
- pesquisar aparelhos;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- fazer alongamento;
- confeccionar o aparelho;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- definir coreografia;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar tecnologias;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- conquistar empatia do público;
- criar maquiagem;
- trabalhar em equipe;
- errar truques para valorização do trabalho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- providenciar material impresso para divulgação;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- sincronizar luz e som com a representação;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- respeitar relações de trabalho;
- definir equipamentos de segurança;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- pesquisar movimentos corporais;
- criar guarda roupa;
- dar entrevistas;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- demonstrar determinação para aprender;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- desmontar o aparelho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- motivar os alunos;
- fazer concentração;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- pesquisar materiais;
- misturar os números criando outros;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- aprender a profissão ensaiando;
- divulgar o espetáculo ou número;
- frequentar cursos de atualização;
- montar o aparelho;
- fazer aquecimento;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- perceber as habilidades dos alunos;
- desenvolver disciplina;
- adquirir técnicas para cair;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- estabelecer comunicação com o público;
- preparar a entrada do artista;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- respeitar ética profissional;
Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares