Salário para o cargo de Saltimbanco
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Saltimbanco - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Saltimbanco

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • confeccionar o aparelho;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • criar maquiagem;
  • respeitar relações de trabalho;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • criar guarda roupa;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • adquirir técnicas para cair;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • respeitar ética profissional;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • pesquisar aparelhos;
  • fazer concentração;
  • pesquisar tecnologias;
  • definir coreografia;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • desmontar o aparelho;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • fazer alongamento;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • selecionar música;
  • definir equipamentos de segurança;
  • desenvolver disciplina;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • montar o aparelho;
  • misturar os números criando outros;
  • dar entrevistas;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • pesquisar truques;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • conquistar empatia do público;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar materiais;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • motivar os alunos;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • preparar a entrada do artista;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • fazer aquecimento;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • transmitir ética circense;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • respeitar o aparelho de outro artista;


Setores que mais contratam Saltimbanco no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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