Salário para o cargo de Representante comercial autônomo
CBO 3547-05 > Representantes comerciais autônomos

Representante comercial autônomo - Descrição, atividades e funções do cargo

Intermedeiam negócios mercantis para terceiros, utilizando mostruários, catálogos, panfletos e quaisquer outros meios ou instrumentos que possam facilitar as negociações junto à clientela. Planejam vendas, divulgam e demonstram produtos e serviços e finalizam vendas. Acompanham clientes pós-venda, interagem com as demais áreas da empresa representada e participam de eventos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Representantes comerciais autônomos



Principais locais de trabalho

Representantes comerciais autônomos exercem suas funções, predominantemente, como representantes de empresas industriais, comerciais e de serviços. Atuam por conta própria e também como empregadores. Trabalham de forma individual, em horários irregulares, sem supervisão, em ambientes fechados e também em veículos nos momentos que necessitam enfrentar o trânsito, cidade ou rodovia, para locomoção.


O que é preciso para trabalhar na área dos Representantes comerciais autônomos

Para o exercício dessa ocupação requer-se escolaridade mínima de nível médio. Em alguns tipos de atividade é requerido curso básico de até duzentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante comercial autônomo

Representantes comerciais autônomos devem:

  • acompanhar clientes pós-venda;
  • participar de eventos;
  • demonstrar produtos e serviços;
  • divulgar produtos e serviços;
  • planejar vendas;
  • interagir com as demais Áreas da empresa representada;
  • demonstrar competências pessoais;
  • finalizar vendas;

Atividades

  • demonstrar cuidado com a apresentação pessoal;
  • sugerir ações para melhoria nas vendas;
  • participar de feiras e palestras relacionadas à área;
  • renovar contratos de prestação de serviços;
  • demonstrar criatividade;
  • calcular custo do produto e serviço;
  • contatar clientes por telefone e outros meios de comunicação;
  • identificar necessidades do cliente;
  • explicar objetivos da visita;
  • controlar vendas efetuadas;
  • expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • demonstrar senso de organização;
  • divulgar ações promocionais aos funcionários;
  • fornecer amostras;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • agendar horário;
  • alterar contratos de prestação de serviços;
  • demonstrar coerência;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • requisitar material de divulgação;
  • requisitar mostruário de produtos;
  • participar de cursos de reciclagem;
  • definir autonomia para negociação;
  • filtrar informações para melhoria de serviços;
  • acompanhar prazo de entrega dos produtos;
  • comunicar, à representada, transações comerciais realizadas;
  • prestar informações técnicas do produto;
  • analisar potencial de clientes;
  • transmitir confiança;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • visitar área industrial da empresa;
  • preparar cadastro de novos clientes;
  • demonstrar capacidade de ouvir;
  • divulgar produtos por meio de multimídia;
  • apresentar proposta ao cliente;
  • enviar brindes ao cliente;
  • esclarecer dúvidas referentes aos pedidos e aos contratos de prestação de serviços;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • solicitar cadastro a novos clientes;
  • sugerir políticas de vendas;
  • obter informações de pré-venda com telemarketing;
  • receber clientes para vendas e lançamentos;
  • definir estratégia de marketing;
  • requisitar troca de produtos defeituosos;
  • atender solicitação de novos clientes;
  • emitir pedidos de produtos e serviços;
  • estabelecer metas de venda de produtos;
  • fazer pesquisa de mercado;
  • informar, à representada, resultados de vendas;
  • enviar mala direta aos clientes;
  • explicar formas de pagamento;
  • planejar itinerário de visitas;
  • demonstrar atitude ética;
  • participar de reuniões sobre promoção de produtos e serviços;
  • elaborar plano estratégico;
  • demonstrar benefícios e qualidades de produtos e serviços;
  • demonstrar persuasão;
  • apresentar tabelas de preços;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • demonstrar percepção das tendências do mercado;
  • acompanhar controle de qualidade;
  • verificar opiniões do cliente;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e serviços;
  • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • estabelecer prazos de entrega dos produtos;


Setores que mais contratam Representante comercial autônomo no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Hipermercados
  • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
  • Promoção de vendas
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado
  • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar, com fracionamento e acondicionamento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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