Salário para o cargo de Recepcionista de casas de espetáculos
CBO 5199-45 > Outros trabalhadores dos serviços

Recepcionista de casas de espetáculos - Descrição, atividades e funções do cargo

Prestam serviços diversos a empresas e pessoas. Instalam painéis e cartazes, limpam e guardam veículos, lavam vidros e outros utensílios, combatem pragas. Fazem a leitura e inspeção de medidores e instalações, engraxam artigos de couro. Recolhem bolas durante a prática de esportes (tênis, vôlei etc.), Recepcionam espectadores em casas de espetáculos, cinemas, teatros e outros locais de diversão.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Outros trabalhadores de serviços diversos
        • Outros trabalhadores dos serviços

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Outros trabalhadores dos serviços atuam em empresas de eletricidade, gás e água, prestadoras de serviços de limpeza, serviços gerais e de segurança, empresas de conservação ambiental, de controle de pragas, de atividades recreativas, culturais e desportivas, serviços pessoais, agências de publicidade, dentre outras. Trabalham individualmente ou em equipe e, ocasionalmente, são supervisionados. Estes profissionais trabalham com ou como autônomos. Atuam em horários irregulares e fazem rodízio de turnos. O ambiente de trabalho pode ser fechado ou aberto. Eventualmente, são expostos a material tóxico, radiação, altas temperaturas e ruídos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Outros trabalhadores dos serviços

A ocupação de leiturista requer ensino fundamental, a de controlador de pragas, ensino médio incompleto. Do leiturista requer-se, adicionalmente, cursos profissionalizantes de até duzentas horas e experiência entre um e dois anos, para o pleno exercício das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de casas de espetáculos

Outros trabalhadores dos serviços devem:

  • atender cliente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • encaminhar espectadores para os assentos;

Atividades

  • iluminar o caminho;
  • acompanhar os espectadores até os camarins dos artistas;
  • localizar o assento;
  • indicar a saída;
  • conferir o ingresso;
  • abrir portas;
  • tratar cliente com cordialidade;
  • apresentar-se profissionalmente (asseio, uniforme e identificação);
  • orientar sobre normas e regras da empresa;
  • dar provas de preparo físico;
  • demonstrar atenção a detalhes;
  • providenciar lugares extras;
  • demonstrar autocontrole;
  • indicar assentos;
  • orientar em casos de emergência;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • recolher objetos esquecidos;
  • entregar flores;
  • acompanhar casos especiais (deficientes, idosos e eventuais emergências);
  • distribuir os programas;
  • demonstrar dinamismo;
  • chamar atenção dos espectadores;
  • avisar sobre objetos esquecidos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fechar portas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • administrar conflitos;
  • entregar panfletos informativos das empresas;
  • acompanhar o espectador até o assento;
  • manter-se atualizado;


Setores que mais contratam Recepcionista de casas de espetáculos no mercado de trabalho

  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Atividades de exibição cinematográfica
  • Serviços de reservas e outros serviços de turismo
  • Outras atividades de ensino
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes




Profissões em Destaque: