Salário para o cargo de Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • gerir custos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • expressar-se oralmente;
  • definir estratégias de terceirização;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • captar recursos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • implantar técnicas de vendas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • elaborar plano de investimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • promover funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercer liderança;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • manter apresentação pessoal;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • remanejar leiaute;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • cobrar resultados;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • qualificar fornecedores;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir perfil do consumidor final;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • entrevistar candidatos;
  • medir resultados de treinamento;
  • orientar clientes;
  • examinar currículos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • agir com dinamismo;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • exercitar a autonomia;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • fazer orçamentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • representar a empresa;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar compras e locações;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • participar de reuniões;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerir estoques;
  • promover programas prevencionistas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • elaborar normas e instruções;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • avaliar desempenho;
  • gerir investimentos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • formular incentivos de produtividade;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • demonstrar motivação;
  • designar equipe para projeto;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • contratar serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar remanejamentos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • transferir numerário para o banco;
  • delegar atribuições;
  • instruir subordinados;
  • atender agentes de fiscalização;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerir compras;


Setores que mais contratam Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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