Salário para o cargo de Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • atender agentes de fiscalização;
  • agir com dinamismo;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • demonstrar motivação;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • expressar-se oralmente;
  • medir resultados de treinamento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • cobrar resultados;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar compras e locações;
  • orientar clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • representar a empresa;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir compras;
  • administrar remanejamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • exercer liderança;
  • determinar perfis profissionais;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir estoques;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • recepcionar mercadorias;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • fazer orçamentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • contratar serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • entrevistar candidatos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • examinar currículos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • buscar atualização profissional;
  • expressar-se gestualmente;
  • transferir numerário para o banco;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • promover programas prevencionistas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • definir perfil do consumidor final;
  • participar de reuniões;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • qualificar fornecedores;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • resolver reclamações de clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • gerir custos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • propor compra de novos itens;
  • avaliar desempenho;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • remanejar leiaute;
  • definir estratégias de terceirização;
  • instruir subordinados;
  • promover funcionários;
  • delegar atribuições;
  • manter apresentação pessoal;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • captar recursos;
  • operar equipamentos de informática;
  • gerenciar contratos de serviços;


Setores que mais contratam Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: