Salário para o cargo de Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • gerir investimentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • remanejar leiaute;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir custos;
  • manter apresentação pessoal;
  • exercitar a autonomia;
  • medir resultados de treinamento;
  • orientar clientes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir estoques;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • instruir subordinados;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • expressar-se gestualmente;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • avaliar desempenho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • propor compra de novos itens;
  • cobrar resultados;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • qualificar fornecedores;
  • participar de reuniões;
  • examinar currículos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • planejar compras e locações;
  • resolver reclamações de clientes;
  • elaborar normas e instruções;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • transferir numerário para o banco;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • determinar perfis profissionais;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • recepcionar mercadorias;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • fazer orçamentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • promover funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • gerir compras;
  • agir com dinamismo;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • administrar remanejamentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • exercer liderança;
  • captar recursos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • analisar tendências do mercado;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • demonstrar motivação;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • delegar atribuições;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • definir perfil do consumidor final;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • providenciar integração de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • representar a empresa;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • contratar serviços;


Setores que mais contratam Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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