Salário para o cargo de Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • cooperar na definição de projetos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • expressar-se oralmente;
  • implantar técnicas de vendas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • expressar-se gestualmente;
  • exercer liderança;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • contratar serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • representar a empresa;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar compras e locações;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • fazer orçamentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • gerir estoques;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • examinar currículos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • recepcionar mercadorias;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • agir com dinamismo;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • gerir custos;
  • determinar perfis profissionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • designar equipe para projeto;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • cobrar resultados;
  • demonstrar motivação;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • delegar atribuições;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • operar equipamentos de informática;
  • promover programas prevencionistas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • gerir investimentos;
  • avaliar desempenho;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • participar de reuniões;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • orientar clientes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • qualificar fornecedores;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • remanejar leiaute;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir compras;
  • instruir subordinados;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • captar recursos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • medir resultados de treinamento;
  • elaborar plano de investimentos;
  • propor compra de novos itens;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir estratégias de terceirização;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar remanejamentos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estimular a motivação das equipes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • promover funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • formular incentivos de produtividade;
  • providenciar integração de funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;


Setores que mais contratam Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: