Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Distribuidor de produtos químicos
- Sorveteiro (comércio varejista)
- Baiuqueiro
- Charuteiro (comércio varejista)
- Negociante (comércio varejista - empregador)
- Alugador (comerciante varejista)
- Armazenário (comércio atacadista)
- Geleiro
- Gerente de supermercado
- Locador de televisão
- Importador
- Maleiro (comércio varejista )
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- redigir comunicados e normas;
- manter apresentação pessoal;
- participar de reuniões;
- formular incentivos de produtividade;
- buscar atualização profissional;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- argumentar com convicção (persuasão);
- sugerir inovações;
- captar recursos;
- preparar relatórios para a diretoria;
- exercitar a autonomia;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- demonstrar motivação;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- realizar reuniões com a equipe;
- avaliar desempenho;
- atender agentes de fiscalização;
- analisar tendências do mercado;
- administrar conflitos entre funcionários;
- gerir custos;
- divulgar mercadorias e serviços;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- providenciar integração de funcionários;
- examinar currículos;
- exercer liderança;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- agir com dinamismo;
- implementar reciclagem de funcionários;
- representar a empresa;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- liberar mercadorias para entrega;
- entrevistar candidatos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- acompanhar rotinas administrativas;
- monitorar o andamento de projetos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- operar equipamentos de informática;
- gerir compras;
- transferir numerário para o banco;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- elaborar plano de investimentos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- cooperar na definição de projetos;
- medir resultados de treinamento;
- orientar clientes;
- apreciar inovações organizacionais;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- sugerir investimentos;
- gerir investimentos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- negociar preços e condições de pagamento;
- controlar o cumprimento de normas;
- remanejar leiaute;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- promover programas prevencionistas;
- determinar perfis profissionais;
- fazer orçamentos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- instruir subordinados;
- resolver reclamações de clientes;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- delegar atribuições;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- administrar remanejamentos;
- recomendar promoção de funcionários;
- revisar manuais de procedimentos;
- expressar-se gestualmente;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- planejar compras e locações;
- colaborar na definição de epi e epc;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- expressar-se oralmente;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- gerenciar contratos de serviços;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- definir estratégias de terceirização;
- cobrar resultados;
- estimular a motivação das equipes;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- elaborar normas e instruções;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- prover ações de preservação ambiental;
- acompanhar a execução orçamentária;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- recepcionar mercadorias;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- propor compra de novos itens;
- implantar técnicas de vendas;
- designar equipe para projeto;
- gerir estoques;
- contratar serviços;
Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção