Salário para o cargo de Proprietário de oficina mecânica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de oficina mecânica - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • operar equipamentos de informática;
  • elaborar plano de investimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • delegar atribuições;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • buscar atualização profissional;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • avaliar desempenho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • agir com dinamismo;
  • contratar serviços;
  • designar equipe para projeto;
  • administrar remanejamentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • orientar clientes;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir custos;
  • expressar-se oralmente;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • remanejar leiaute;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • representar a empresa;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • redigir comunicados e normas;
  • demonstrar motivação;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • gerir estoques;
  • providenciar integração de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • fazer orçamentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • sugerir inovações;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • instruir subordinados;
  • cobrar resultados;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • sugerir investimentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • formular incentivos de produtividade;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir compras;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • captar recursos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • elaborar normas e instruções;
  • recepcionar mercadorias;
  • estimular a motivação das equipes;
  • analisar tendências do mercado;
  • promover programas prevencionistas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • determinar perfis profissionais;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • planejar compras e locações;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir investimentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • participar de reuniões;
  • exercer liderança;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • examinar currículos;


Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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