Salário para o cargo de Proprietário de oficina mecânica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de oficina mecânica - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • divulgar mercadorias e serviços;
  • delegar atribuições;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • exercer liderança;
  • sugerir inovações;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • liberar mercadorias para entrega;
  • resolver reclamações de clientes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • gerir investimentos;
  • planejar compras e locações;
  • gerir compras;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar remanejamentos;
  • redigir comunicados e normas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • analisar tendências do mercado;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • manter apresentação pessoal;
  • implantar técnicas de vendas;
  • captar recursos;
  • gerir estoques;
  • atender agentes de fiscalização;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • instruir subordinados;
  • formular incentivos de produtividade;
  • cooperar na definição de projetos;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • medir resultados de treinamento;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • examinar currículos;
  • demonstrar motivação;
  • promover programas prevencionistas;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • agir com dinamismo;
  • operar equipamentos de informática;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • fazer orçamentos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • remanejar leiaute;
  • entrevistar candidatos;
  • transferir numerário para o banco;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • exercitar a autonomia;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerir custos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • expressar-se oralmente;
  • avaliar desempenho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estimular a motivação das equipes;
  • representar a empresa;
  • propor compra de novos itens;
  • determinar perfis profissionais;
  • designar equipe para projeto;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • participar de reuniões;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • recepcionar mercadorias;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • sugerir investimentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • elaborar plano de investimentos;
  • orientar clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • cobrar resultados;
  • contratar serviços;


Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Astrônomo
Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

Astrônomo