Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Locador de cadeira de praia
- Droguista (comércio varejista)
- Subgerente de loja (operações comerciais)
- Tintureiro lavagem de roupas (comércio varejista)
- Bibliopola
- Armeiro (comércio varejista)
- Gerente de granja
- Negociante (comércio atacadista )
- Herborista (comércio varejista)
- Locador de móveis
- Sócio proprietário (comércio varejista)
- Gerente de casa de peixe
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- orientar clientes;
- instruir subordinados;
- exercitar a autonomia;
- avaliar desempenho;
- controlar o cumprimento de normas;
- acompanhar a execução orçamentária;
- prover ações de preservação ambiental;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- buscar atualização profissional;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- apreciar inovações organizacionais;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- demonstrar motivação;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- negociar preços e condições de pagamento;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- examinar currículos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- administrar remanejamentos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- analisar tendências do mercado;
- agir com dinamismo;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- liberar mercadorias para entrega;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- divulgar mercadorias e serviços;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar rotinas administrativas;
- cooperar na definição de projetos;
- gerir estoques;
- definir estratégias de terceirização;
- resolver reclamações de clientes;
- determinar perfis profissionais;
- exercer liderança;
- administrar conflitos entre funcionários;
- sugerir inovações;
- recomendar promoção de funcionários;
- representar a empresa;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- recepcionar mercadorias;
- remanejar leiaute;
- propor compra de novos itens;
- participar de reuniões;
- transferir numerário para o banco;
- gerir compras;
- medir resultados de treinamento;
- expressar-se gestualmente;
- elaborar plano de investimentos;
- preparar relatórios para a diretoria;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- implementar reciclagem de funcionários;
- contratar serviços;
- atender agentes de fiscalização;
- formular incentivos de produtividade;
- promover programas prevencionistas;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- revisar manuais de procedimentos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- monitorar o andamento de projetos;
- manter apresentação pessoal;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- fazer orçamentos;
- planejar compras e locações;
- providenciar integração de funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- redigir comunicados e normas;
- estimular a motivação das equipes;
- delegar atribuições;
- implantar técnicas de vendas;
- gerenciar contratos de serviços;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- operar equipamentos de informática;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- cobrar resultados;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- sugerir investimentos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- designar equipe para projeto;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- captar recursos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- entrevistar candidatos;
- gerir investimentos;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- gerir custos;
- expressar-se oralmente;
- colaborar na definição de epi e epc;
- elaborar normas e instruções;
- planejar racionalização do uso de recursos;
Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção