Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Arrombador - no comércio de gado - empregador
- Arborário
- Alugador (comerciante varejista)
- Comissário de café
- Vidraceiro (comércio varejista)
- Gerente de editora
- Armarinheiro (comércio atacadista)
- Locador de eletrodomésticos
- Bricabraquista - empregador
- Chanfaneiro
- Aviador (comércio varejista)
- Comerciante atacadista
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerir recursos materiais e financeiros;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- demonstrar competências pessoais;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
Atividades
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- implantar técnicas de vendas;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- medir resultados de treinamento;
- instruir subordinados;
- transferir numerário para o banco;
- remanejar leiaute;
- avaliar desempenho;
- contratar serviços;
- estimular a motivação das equipes;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- exercitar a autonomia;
- participar de reuniões;
- elaborar plano de investimentos;
- monitorar o andamento de projetos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- representar a empresa;
- entrevistar candidatos;
- orientar clientes;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- atender agentes de fiscalização;
- realizar reuniões com a equipe;
- administrar conflitos entre funcionários;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- controlar o cumprimento de normas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- determinar perfis profissionais;
- acompanhar a execução orçamentária;
- providenciar integração de funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- gerir compras;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- buscar atualização profissional;
- analisar tendências do mercado;
- gerir custos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- gerir estoques;
- liberar mercadorias para entrega;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- sugerir investimentos;
- preparar relatórios para a diretoria;
- definir estratégias de terceirização;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- captar recursos;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- exercer liderança;
- gerir investimentos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- apreciar inovações organizacionais;
- expressar-se oralmente;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- delegar atribuições;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- redigir comunicados e normas;
- recomendar promoção de funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- negociar preços e condições de pagamento;
- designar equipe para projeto;
- fazer orçamentos;
- examinar currículos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- resolver reclamações de clientes;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- administrar remanejamentos;
- agir com dinamismo;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- planejar compras e locações;
- operar equipamentos de informática;
- revisar manuais de procedimentos;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- propor compra de novos itens;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- divulgar mercadorias e serviços;
- formular incentivos de produtividade;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- elaborar normas e instruções;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- implementar reciclagem de funcionários;
- gerenciar contratos de serviços;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- cobrar resultados;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- expressar-se gestualmente;
- manter apresentação pessoal;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- demonstrar motivação;
- recepcionar mercadorias;
- cooperar na definição de projetos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- prover ações de preservação ambiental;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- sugerir inovações;
Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção