Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- demonstrar competências pessoais;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerir recursos materiais e financeiros;
Atividades
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- determinar perfis profissionais;
- providenciar integração de funcionários;
- instruir subordinados;
- medir resultados de treinamento;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- analisar tendências do mercado;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- apreciar inovações organizacionais;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- revisar manuais de procedimentos;
- resolver reclamações de clientes;
- recomendar promoção de funcionários;
- administrar conflitos entre funcionários;
- elaborar normas e instruções;
- negociar preços e condições de pagamento;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- sugerir investimentos;
- representar a empresa;
- agir com dinamismo;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- captar recursos;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- orientar clientes;
- exercitar a autonomia;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- delegar atribuições;
- demonstrar motivação;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- liberar mercadorias para entrega;
- exercer liderança;
- promover programas prevencionistas;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- recepcionar mercadorias;
- entrevistar candidatos;
- sugerir inovações;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- fazer orçamentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- expressar-se gestualmente;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- implementar reciclagem de funcionários;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- prover ações de preservação ambiental;
- manter apresentação pessoal;
- cobrar resultados;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- gerir custos;
- planejar compras e locações;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- gerenciar contratos de serviços;
- monitorar o andamento de projetos;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- estimular a motivação das equipes;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- buscar atualização profissional;
- expressar-se oralmente;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- transferir numerário para o banco;
- definir estratégias de terceirização;
- contratar serviços;
- divulgar mercadorias e serviços;
- propor compra de novos itens;
- implantar técnicas de vendas;
- formular incentivos de produtividade;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- examinar currículos;
- gerir compras;
- designar equipe para projeto;
- controlar o cumprimento de normas;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- administrar remanejamentos;
- preparar relatórios para a diretoria;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- avaliar desempenho;
- gerir investimentos;
- redigir comunicados e normas;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- participar de reuniões;
- remanejar leiaute;
- atender agentes de fiscalização;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- acompanhar rotinas administrativas;
- elaborar plano de investimentos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- colaborar na definição de epi e epc;
- cooperar na definição de projetos;
- operar equipamentos de informática;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- gerir estoques;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção