Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Doceiro (exclusive no comércio ambulante)
- Armarinheiro (comércio varejista)
- Maleiro (comércio varejista )
- Gerente de magazine
- Joalheiro (comércio varejista)
- Sapateiro (comércio varejista)
- Locador de caiaque para lazer
- Retalhista (comércio varejista)
- Locador de eletrodomésticos
- Alfarrabista
- Arrombador - no comércio de gado - empregador
- Gerente de empresas comerciais
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
Atividades
- manter apresentação pessoal;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- divulgar mercadorias e serviços;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir estratégias de terceirização;
- elaborar plano de investimentos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- demonstrar motivação;
- fazer orçamentos;
- cooperar na definição de projetos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- realizar reuniões com a equipe;
- implementar reciclagem de funcionários;
- contratar serviços;
- colaborar na definição de epi e epc;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- redigir comunicados e normas;
- avaliar desempenho;
- operar equipamentos de informática;
- liberar mercadorias para entrega;
- orientar clientes;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- buscar atualização profissional;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- exercitar a autonomia;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- analisar tendências do mercado;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- gerenciar contratos de serviços;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- resolver reclamações de clientes;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- determinar perfis profissionais;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- gerir compras;
- designar equipe para projeto;
- expressar-se oralmente;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- elaborar normas e instruções;
- promover programas prevencionistas;
- monitorar o andamento de projetos;
- entrevistar candidatos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- participar de reuniões;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- recomendar promoção de funcionários;
- acompanhar rotinas administrativas;
- planejar compras e locações;
- providenciar integração de funcionários;
- examinar currículos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- controlar o cumprimento de normas;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- gerir investimentos;
- medir resultados de treinamento;
- exercer liderança;
- gerir custos;
- representar a empresa;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- transferir numerário para o banco;
- administrar remanejamentos;
- apreciar inovações organizacionais;
- expressar-se gestualmente;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- preparar relatórios para a diretoria;
- recepcionar mercadorias;
- propor compra de novos itens;
- prover ações de preservação ambiental;
- instruir subordinados;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- estimular a motivação das equipes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- captar recursos;
- remanejar leiaute;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- sugerir investimentos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- sugerir inovações;
- formular incentivos de produtividade;
- implantar técnicas de vendas;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- gerir estoques;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- revisar manuais de procedimentos;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- delegar atribuições;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- agir com dinamismo;
- cobrar resultados;
- atender agentes de fiscalização;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- acompanhar a execução orçamentária;
Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção