Salário para o cargo de Proprietário de oficina mecânica
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de oficina mecânica - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • exercitar a autonomia;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • instruir subordinados;
  • cobrar resultados;
  • estimular a motivação das equipes;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • exercer liderança;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar compras e locações;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • expressar-se oralmente;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • implantar técnicas de vendas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • participar de reuniões;
  • examinar currículos;
  • redigir comunicados e normas;
  • transferir numerário para o banco;
  • delegar atribuições;
  • buscar atualização profissional;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • cooperar na definição de projetos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • demonstrar motivação;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover programas prevencionistas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • formular incentivos de produtividade;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • remanejar leiaute;
  • providenciar integração de funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • definir estratégias de terceirização;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • sugerir investimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • propor compra de novos itens;
  • resolver reclamações de clientes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • representar a empresa;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • administrar remanejamentos;
  • gerir compras;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir estoques;
  • gerir custos;
  • contratar serviços;
  • sugerir inovações;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • captar recursos;
  • orientar clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • fazer orçamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir investimentos;
  • expressar-se gestualmente;
  • elaborar normas e instruções;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • avaliar desempenho;
  • analisar tendências do mercado;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • entrevistar candidatos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;


Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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