Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Caga-sebista
- Estancieiro (comércio varejista)
- Armazenário (comércio varejista)
- Antiquário (comércio atacadista)
- Proprietário de loja (comércio varejista)
- Cantineiro (comércio varejista)
- Proprietário de tinturaria (comércio varejista)
- Locador de cadeira de praia
- Distribuidor de revistas
- Droguista (comércio varejista)
- Alfarrabista
- Comerciante varejista
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Proprietário de oficina mecânica
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
Atividades
- planejar compras e locações;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- gerenciar contratos de serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- redigir comunicados e normas;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- divulgar mercadorias e serviços;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- sugerir inovações;
- agir com dinamismo;
- cobrar resultados;
- gerir estoques;
- exercitar a autonomia;
- implementar reciclagem de funcionários;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- analisar tendências do mercado;
- revisar manuais de procedimentos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- elaborar plano de investimentos;
- administrar conflitos entre funcionários;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- demonstrar motivação;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- fazer orçamentos;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- gerir investimentos;
- atender agentes de fiscalização;
- implantar técnicas de vendas;
- captar recursos;
- avaliar desempenho;
- instruir subordinados;
- preparar relatórios para a diretoria;
- acompanhar a execução orçamentária;
- apreciar inovações organizacionais;
- recomendar promoção de funcionários;
- propor compra de novos itens;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- prover ações de preservação ambiental;
- exercer liderança;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- colaborar na definição de epi e epc;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- formular incentivos de produtividade;
- gerir custos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- medir resultados de treinamento;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- recepcionar mercadorias;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- examinar currículos;
- estimular a motivação das equipes;
- sugerir investimentos;
- cooperar na definição de projetos;
- promover programas prevencionistas;
- entrevistar candidatos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- transferir numerário para o banco;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- elaborar normas e instruções;
- definir estratégias de terceirização;
- controlar o cumprimento de normas;
- operar equipamentos de informática;
- participar de reuniões;
- manter apresentação pessoal;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- buscar atualização profissional;
- expressar-se oralmente;
- representar a empresa;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- contratar serviços;
- negociar preços e condições de pagamento;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- remanejar leiaute;
- realizar reuniões com a equipe;
- administrar remanejamentos;
- liberar mercadorias para entrega;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- argumentar com convicção (persuasão);
- delegar atribuições;
- resolver reclamações de clientes;
- monitorar o andamento de projetos;
- gerir compras;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- designar equipe para projeto;
- providenciar integração de funcionários;
- expressar-se gestualmente;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- orientar clientes;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- acompanhar rotinas administrativas;
- determinar perfis profissionais;
Setores que mais contratam Proprietário de oficina mecânica no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção