Salário para o cargo de Proprietário de lavanderia
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de lavanderia - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de lavanderia

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • gerir compras;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • delegar atribuições;
  • orientar clientes;
  • planejar compras e locações;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • promover funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • administrar remanejamentos;
  • demonstrar motivação;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • instruir subordinados;
  • expressar-se gestualmente;
  • cobrar resultados;
  • formular incentivos de produtividade;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • manter apresentação pessoal;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • estimular a motivação das equipes;
  • gerir custos;
  • gerir estoques;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • participar de reuniões;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • contratar serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • gerir investimentos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • cooperar na definição de projetos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • representar a empresa;
  • resolver reclamações de clientes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • recepcionar mercadorias;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • operar equipamentos de informática;
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • exercer liderança;
  • definir perfil do consumidor final;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • medir resultados de treinamento;
  • promover programas prevencionistas;
  • captar recursos;
  • exercitar a autonomia;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • determinar perfis profissionais;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • fazer orçamentos;
  • avaliar desempenho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se oralmente;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • buscar atualização profissional;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • providenciar integração de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • transferir numerário para o banco;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • propor compra de novos itens;
  • examinar currículos;
  • agir com dinamismo;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • analisar tendências do mercado;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;


Setores que mais contratam Proprietário de lavanderia no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: