Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores leigos no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores leigos no ensino fundamental
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores leigos no ensino fundamental atuam na área de ensino como professores de classes multisseriadas ou unisseriadas de zonas rurais e regiões remotas do país. Podem fazer acompanhamento e orientação familiar. São empregados geralmente por meio de contratos temporários , com supervisão permanente. Trabalham de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Têm condições de trabalho precárias, convivendo com a falta de recursos e de infra-estrutura.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores leigos no ensino fundamental
A maioria dos professores leigos tem até a quarta série do ensino fundamental. Para o exercício profissional requer-se que se matriculem no programa de formação de professores em exercício (proformação) para obter formação equivalente ao magistério. O curso baseia-se no ensino a distância e tem duração de dois anos, com fases presenciais e a distância, e com orientação de um tutor. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor não habilitado no ensino fundamental
Professores leigos no ensino fundamental devem:
- preparar aula;
- ensinar a ler, escrever e calcular;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar procedimentos administrativos;
- comunicar-se;
- preparar material didático;
- planejar o ano letivo;
- avaliar os alunos;
- dar aula;
- supervisionar atividades dos alunos;
Atividades
- conversar com os alunos;
- contatar pessoas da comunidade para aula;
- trabalhar em equipe;
- preencher mapa de nota (histórico escolar dos alunos);
- jogar com os alunos;
- preencher ficha individual do aluno;
- demonstrar organização;
- demonstrar motivação;
- definir objetivos;
- preencher boletim dos alunos;
- corrigir instrumentos de avaliação;
- contornar situações difíceis;
- confeccionar cartazes e painéis;
- estabelecer cronograma de atividades;
- passar vídeos didáticos e de estórias;
- demonstrar autoconfiança;
- organizar eventos e atividades na escola;
- apresentar conteúdo da aula;
- programar eventos e atividades extracurriculares;
- desenvolver dinâmicas de grupo com os alunos;
- confeccionar apostilas (livros de estórias, textos, etc.);
- fixar metas;
- entrevistar pessoas da comunidade e de entidades;
- ouvir atentamente (saber ouvir);
- organizar filas;
- supervisionar alunos no recreio;
- visitar bibliotecas, museus e locais de interesse;
- divulgar atividades e eventos para a comunidade;
- redigir textos com os alunos;
- dramatizar estórias, músicas e festas folclóricas;
- confeccionar fichas pedagógicas;
- participar de reuniões com coordenação e diretoria;
- resolver problemas;
- redigir relatórios;
- organizar merenda dos alunos;
- reciclar material;
- analisar a frequência;
- mediar conflitos;
- participar de eventos extracurriculares;
- participar de reunião de pais;
- brincar com os alunos;
- criar brincadeira e jogos;
- estimular debates e comentários;
- revisar a correção com os alunos;
- participar de eventos de qualificação;
- pesquisar conhecimento prévio do aluno;
- fazer ditados relâmpago e concreto;
- organizar reuniões com os pais;
- selecionar livros didáticos e de estórias;
- demonstrar dinamismo;
- ensinar operações fundamentais;
- demonstrar iniciativa;
- reproduzir material;
- demonstrar perseverança;
- estudar conteúdo (assuntos e temas relacionados com a aula);
- organizar material dos alunos;
- esclarecer dúvidas;
- demonstrar sensibilidade;
- ditar palavras e textos;
- atender os pais dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar participação;
- pesquisar livros e vídeos didáticos e de estórias;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- dar aulas de reforço;
- estabelecer regras de comportamento;
- organizar sala de aula;
- assistir vídeos didáticos e de estórias;
- elaborar projetos pedagógicos e de atividades com os alunos;
- preencher diário de classe (conteúdo das aulas);
- observar o comportamento dos alunos;
- ler textos com os alunos;
- observar a participação dos alunos;
- selecionar material;
- acompanhar alunos na merenda;
- demonstrar paciência;
- encaminhar alunos a profissionais de apoio;
- pesquisar a realidade familiar do aluno;
- estabelecer programa anual, semestral e mensal;
- fazer chamada;
- avaliar as atividades diárias dos alunos;
- contar estórias;
- definir conteúdos;
- convocar pais ou responsáveis;
- elaborar roteiro de aula;
- definir metodologia (como vai trabalhar);
- definir métodos de avaliação;
- levantar disponibilidade de material;
- definir projetos;
- organizar eventos e atividades fora da escola;
- ouvir a experiência dos alunos;
- acompanhar a aprendizagem dos alunos;
- orientar caligrafia;
- absorver mudanças;
- passar tarefa de casa;
- organizar material de sala de aula;
Setores que mais contratam Professor não habilitado no ensino fundamental no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Outras atividades de ensino
- Atividades associativas
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino de idiomas
- Atividades de organizações religiosas
- Clubes sociais, esportivos e similares