Salário para o cargo de Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)
CBO 2312-05 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,73 e R$ 7.901,48, com a média salarial de R$ 3.279,98 e o salário mediana em R$ 2.205,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.279,98 39.359,79 820,00 20,91
1º Quartil 1.693,73 20.324,81 423,43 10,80
Salário Mediana 2.205,00 26.460,00 551,25 14,06
3º Quartil 6.026,00 72.312,04 1.506,50 38,42
Teto Salarial 7.901,48 94.817,71 1.975,37 50,38


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 1.412 - 9.432 3.174,39 1.412,00 1.670,00 7.786,76 9.431,55
São Paulo - SP 1.759 - 9.365 3.755,00 1.759,10 2.443,00 7.731,52 9.364,65
Brasília - DF 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Barra do Garças - MT 3.391 - 5.536 4.154,08 3.391,40 4.326,00 4.570,69 5.536,16
Rio de Janeiro - RJ 1.509 - 8.126 3.098,64 1.508,71 1.874,00 6.708,79 8.125,89
Goiânia - GO 1.591 - 8.633 3.344,12 1.590,74 2.213,00 7.127,71 8.633,29
São José dos Pinhais - PR 2.293 - 17.779 9.745,05 2.293,29 14.639,00 14.678,79 17.779,39
Salvador - BA 1.517 - 5.655 2.677,26 1.516,96 2.207,00 4.669,13 5.655,39
Sorocaba - SP 4.641 - 7.450 5.515,41 4.640,65 5.537,00 6.150,85 7.450,10
Recife - PE 1.527 - 5.128 2.620,10 1.526,52 2.425,00 4.233,57 5.127,83
Bandeirantes - PR 1.706 - 2.391 1.866,24 1.705,56 1.922,00 1.973,84 2.390,78
Curitiba - PR 1.493 - 5.129 2.326,88 1.492,88 1.681,00 4.234,87 5.129,40
Cosmópolis - SP 3.079 - 4.678 3.466,66 3.079,06 3.457,00 3.861,97 4.677,74
Manaus - AM 1.422 - 6.175 2.553,73 1.422,37 1.600,00 5.098,46 6.175,40
Natal - RN 1.412 - 11.082 3.523,66 1.412,00 1.700,00 9.149,54 11.082,19
João Pessoa - PB 1.412 - 4.362 2.027,05 1.412,00 1.588,00 3.601,00 4.361,64
Franca - SP 1.770 - 5.586 3.678,64 1.770,05 4.321,00 4.611,95 5.586,13
Aparecida de Goiânia - GO 1.717 - 44.586 11.277,61 1.716,78 2.824,00 36.810,21 44.585,64
Teresina - PI 1.412 - 8.026 2.778,00 1.412,00 1.478,00 6.626,72 8.026,49
Belo Horizonte - MG 1.576 - 4.326 2.287,39 1.575,90 2.052,00 3.571,68 4.326,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.811 - 7.200 3.477,97 1.811,15 3.127,00 5.944,09 7.199,66
Paraná 1.576 - 10.041 3.540,57 1.575,67 2.105,00 8.289,91 10.040,99
Rio de Janeiro 1.480 - 5.954 2.528,92 1.480,35 1.795,00 4.916,01 5.954,41
Ceará 1.412 - 14.080 4.101,55 1.412,00 1.562,50 11.624,74 14.080,23
Minas Gerais 1.560 - 4.905 2.462,22 1.560,15 2.074,00 4.049,35 4.904,70
Goiás 1.508 - 12.440 4.062,14 1.508,03 2.056,00 10.270,50 12.439,94
Mato Grosso 1.959 - 5.579 3.602,40 1.959,24 4.326,00 4.606,03 5.578,97
Distrito Federal 1.647 - 8.341 3.550,31 1.646,67 2.788,00 6.886,19 8.340,75
Bahia 1.433 - 5.290 2.424,93 1.433,18 1.867,00 4.367,54 5.290,10
Pernambuco 1.419 - 7.052 2.798,62 1.418,56 1.850,00 5.822,50 7.052,38
Maranhão 1.413 - 5.131 2.381,15 1.413,09 1.985,00 4.236,22 5.131,03
Rio Grande do Norte 1.412 - 7.149 2.619,78 1.412,00 1.500,00 5.902,67 7.149,49
Pará 1.507 - 7.918 3.390,22 1.507,49 2.989,00 6.536,84 7.917,61
Piauí 1.412 - 27.242 6.713,13 1.412,00 1.478,00 22.491,43 27.242,29
Rio Grande do Sul 1.696 - 5.179 2.689,23 1.696,19 2.400,00 4.275,64 5.178,79
Santa Catarina 1.881 - 6.708 3.181,57 1.881,34 2.582,00 5.538,52 6.708,42
Mato Grosso do Sul 1.570 - 5.077 2.694,27 1.569,63 2.495,00 4.191,46 5.076,82
Paraíba 1.412 - 4.148 2.061,39 1.412,00 1.632,00 3.424,60 4.147,98
Espírito Santo 1.471 - 5.382 2.340,85 1.471,47 1.735,00 4.443,08 5.381,60
Tocantins 2.079 - 12.395 5.123,34 2.079,32 4.011,00 10.233,45 12.395,06
Sergipe 1.412 - 5.474 2.274,51 1.412,00 1.522,50 4.519,13 5.473,71
Amazonas 1.423 - 6.174 2.552,70 1.423,44 1.600,00 5.097,09 6.173,74
Alagoas 1.419 - 4.494 2.089,09 1.419,43 1.581,00 3.710,46 4.494,22
Rondônia 1.420 - 5.788 2.645,04 1.420,40 2.200,00 4.778,79 5.788,22
Roraima 1.487 - 6.180 2.698,65 1.487,25 2.015,00 5.102,13 6.179,85
Acre 1.412 - 4.679 2.448,44 1.412,00 1.902,00 3.863,25 4.679,28
Amapá 1.412 - 3.471 1.763,41 1.412,00 1.412,00 2.866,00 3.471,39


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • avaliar os alunos;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • preparar aulas;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ministrar aulas;

  • Atividades

    • conversar com os pais dos alunos;
    • definir critérios de avaliação;
    • atualizar-se;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • dialogar com os alunos;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • proceder com ética e moral;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • atuar em reuniões de professores;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • revisar conteúdos;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • relatar evasão escolar;
    • selecionar material didático;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • proceder com clareza;
    • atuar em reuniões de pais;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • ajustar planejamento à classe;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • definir metodologias de ensino;
    • proceder com criatividade;
    • determinar objetivo da aula;
    • consultar legislação educacional;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • divulgar os eventos da escola;
    • criar material didático;
    • produzir material didático;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • organizar palestras;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • exercer autoridade com critério;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • registrar frequência dos alunos;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • preencher fichas descritivas;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • escolher temas para reuniões;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • convencionar regras de convivência;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • analisar material didático e paradidático;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • programar pauta das reuniões;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • definir estratégias de ensino;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • propor trabalhos e atividades;


    Setores que mais contratam Professor de suplência do ensino fundamental (primeira a quarta série) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de condicionamento físico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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