Salário para o cargo de Professor de reabilitação visual
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de reabilitação visual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de reabilitação visual

Um Professor de reabilitação visual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de reabilitação visual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de reabilitação visual

Professores de educação especial devem:

  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • ensinar língua portuguesa;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • elaborar códigos de interação social;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • elaborar material visual para alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • planejar atividades extraclasse;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • participar das associações da área;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • proceder com ética;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • dominar braile;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • dominar língua de sinais;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • alfabetizar em braile;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • definir conteúdos escolares;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • ministrar palestras e cursos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • ensinar atividades recreativas;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • participar de palestras e cursos;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • avaliar rendimento escolar;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • participar de associações da categoria;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • elaborar plano de aulas;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar tolerância;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • coordenar curso;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • participar de conselhos de classe;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • orientar estágios dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de reabilitação visual no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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