Salário para o cargo de Professor de reabilitação visual
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de reabilitação visual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de reabilitação visual

Um Professor de reabilitação visual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de reabilitação visual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de reabilitação visual

Professores de educação especial devem:

  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • avaliar rendimento escolar;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • dominar braile;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • coordenar curso;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • ministrar palestras e cursos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • planejar atividades extraclasse;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • demonstrar flexibilidade;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • dominar língua de sinais;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • participar de conselhos de classe;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar das associações da área;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • participar de palestras e cursos;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • proceder com ética;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • orientar estágios dos alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • definir conteúdos escolares;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar material visual para alunos;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • alfabetizar em braile;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar criatividade;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • ensinar língua portuguesa;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • ensinar atividades recreativas;
    • demonstrar tolerância;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • elaborar plano de aulas;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • elaborar códigos de interação social;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • elaborar relatórios;


    Setores que mais contratam Professor de reabilitação visual no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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