Quanto ganha um Professor de reabilitação visual
Um Professor de reabilitação visual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.772,40 | 33.268,78 | 693,10 | 17,07 |
1º Quartil | 1.901,98 | 22.823,78 | 475,50 | 11,71 |
Salário Mediana | 2.500,00 | 30.000,00 | 625,00 | 15,39 |
3º Quartil | 4.130,96 | 49.571,47 | 1.032,74 | 25,43 |
Teto Salarial | 5.416,63 | 64.999,60 | 1.354,16 | 33,35 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Professores de educação especial
Cargos relacionados:
- Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)
- Professor na área de deficiência física
- Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação
- Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação
- Pedagogo em educação especial de surdos
- Professor de aluno surdo-cego
- Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
- Pedagogo especializado em deficiência mental
- Pedagogo especializado em deficiência física
- Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial)
- Professor de alunos com deficiência múltipla
- Professor especializado em excepcionais
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Uberaba - MG | 1.661 - 3.561 | 2.338,18 | 1.661,00 | 2.300,00 | 2.940,00 | 3.561,02 |
Mossoró - RN | 1.558 - 2.039 | 1.616,76 | 1.557,75 | 1.558,00 | 1.683,00 | 2.038,50 |
Itajaí - SC | 3.100 - 6.662 | 4.574,71 | 3.100,00 | 5.000,00 | 5.500,00 | 6.661,77 |
São Paulo - SP | 2.221 - 5.487 | 2.999,44 | 2.220,50 | 2.400,00 | 4.530,00 | 5.486,87 |
Curitiba - PR | 2.751 - 4.998 | 3.184,12 | 2.751,00 | 3.303,00 | 4.126,50 | 4.998,14 |
Salvador - BA | 1.485 - 3.823 | 1.883,04 | 1.485,00 | 1.578,00 | 3.156,00 | 3.822,64 |
Aracoiaba da Serra - SP | 2.477 - 3.140 | 2.559,14 | 2.477,00 | 2.592,00 | 2.592,00 | 3.139,51 |
Florianópolis - SC | 4.024 - 5.447 | 4.226,71 | 4.024,00 | 4.024,00 | 4.497,00 | 5.446,90 |
Chapeco - SC | 4.500 - 5.996 | 4.800,00 | 4.500,00 | 4.950,00 | 4.950,00 | 5.995,59 |
Cuiabá - MT | 1.700 - 2.974 | 2.177,50 | 1.700,00 | 2.327,50 | 2.455,00 | 2.973,57 |
Palmas - TO | 1.951 - 3.932 | 2.933,20 | 1.951,00 | 3.246,00 | 3.246,00 | 3.931,65 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.857 - 4.578 | 2.678,06 | 1.856,90 | 2.560,00 | 3.779,90 | 4.578,33 |
Santa Catarina | 2.903 - 6.328 | 4.325,27 | 2.903,13 | 4.500,00 | 5.224,56 | 6.328,15 |
Minas Gerais | 1.593 - 3.498 | 2.231,34 | 1.592,64 | 2.300,00 | 2.888,33 | 3.498,44 |
Rio Grande do Norte | 1.558 - 2.039 | 1.616,76 | 1.557,75 | 1.558,00 | 1.683,00 | 2.038,50 |
Paraná | 2.659 - 6.664 | 3.668,40 | 2.659,00 | 3.303,00 | 5.502,00 | 6.664,19 |
Rio Grande do Sul | 1.612 - 3.331 | 2.102,89 | 1.612,00 | 1.970,00 | 2.750,00 | 3.330,88 |
Bahia | 1.532 - 4.031 | 2.187,25 | 1.531,50 | 1.578,29 | 3.328,00 | 4.030,97 |
Mato Grosso | 1.700 - 4.905 | 2.445,00 | 1.700,00 | 2.455,00 | 4.050,00 | 4.905,48 |
Tocantins | 1.951 - 3.932 | 2.933,20 | 1.951,00 | 3.246,00 | 3.246,00 | 3.931,65 |
Principais locais de trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções e atividades do Professor de reabilitação visual
Professores de educação especial devem:
Atividades
- demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
- atuar em programas de reabilitação educacional;
- encaminhar aluno para ensino regular;
- identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
- planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
- ensinar língua portuguesa;
- trabalhar com recursos da linguagem da informática;
- prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
- elaborar códigos de interação social;
- criar materiais para comunicação alternativa;
- elaborar material visual para alunos;
- contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
- participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
- dominar conteúdos e metodologias da área;
- ensinar as atividades de vida diária (avd);
- adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
- desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
- participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
- formar guia-intérprete para surdo cego;
- analisar novas teorias para implementação prática;
- planejar atividades extraclasse;
- preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
- demonstrar capacidade de administrar frustações;
- avaliar comunicação receptiva dos alunos;
- pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- corrigir trabalhos dos alunos;
- coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
- dominar diferentes formas de comunicação;
- orientar voluntários para educação especial em comunidades;
- realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
- confeccionar materiais didático-pedagógicos;
- participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
- encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
- ministrar aulas de orientação para o trabalho;
- transcrever textos em tinta para o braile;
- criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
- orientar trabalho em sala de leitura;
- elaborar programas de atendimento educacional;
- encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
- estabelecer parcerias com as famílias;
- ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
- preparar materiais de autocontrate;
- ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
- realizar atividades para orientação e mobilidade;
- elaborar projetos de estimulação essencial;
- demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
- conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
- preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
- pesquisar a língua de sinais;
- participar da organização de eventos sobre prevenção;
- participar de fóruns de saúde e educação;
- elaborar projetos com instituições não escolares;
- preparar a comunidade para uso do braile;
- criar materiais didático-pedagógicos;
- avaliar conhecimento do aluno iniciante;
- avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
- analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
- participar das associações da área;
- preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
- divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
- preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
- demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
- proceder com ética;
- divulgar a língua de sinais para a comunidade;
- elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
- participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
- avaliar comunicação expressiva dos alunos;
- pesquisar língua escrita de sinais;
- selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- registrar notas e conteúdos em diários de classe;
- demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
- dominar braile;
- planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
- preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
- estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
- participar da elaboração do currículo escolar;
- participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
- criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
- preparar professores para classes de inclusão;
- atuar em programas de estimulação essencial;
- desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
- prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
- dominar língua de sinais;
- analisar propostas pedagógicas;
- acompanhar treinamento do aluno em empresas;
- alfabetizar em braile;
- ensinar o uso de objetos de referência;
- definir conteúdos escolares;
- transcrever textos em tipos ampliados;
- preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
- estudar as propostas da legislação educacional;
- ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
- organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
- encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
- dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
- implementar programas de atendimento educacional;
- participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
- elaborar registros de avanços dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- participar de projetos de pesquisa;
- ensinar as atividades de vida autônoma;
- ministrar palestras e cursos;
- demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
- demonstrar capacidade de planejamento;
- participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
- participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
- estudar a língua escrita da língua de sinais;
- ensinar atividades recreativas;
- ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
- planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- participar de palestras e cursos;
- divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
- demonstrar flexibilidade;
- realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
- analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
- trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
- demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
- avaliar rendimento escolar;
- demonstrar capacidade de motivar o outro;
- participar de programas de inclusão escolar;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- participar de associações da categoria;
- avaliar o desempenho linguístico do surdos;
- participar de reuniões pedagógicas;
- indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
- pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
- avaliar os resultados dos projetos;
- preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
- pesquisar o uso de tecnologias;
- elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
- elaborar plano de aulas;
- pesquisar temas de educação especial;
- pesquisar estratégias de aquisição de língua;
- elaborar projetos de pesquisa;
- demonstrar tolerância;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- encaminhar alunos para avaliações específicas;
- gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
- trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
- coordenar curso;
- produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
- atuar em programas de habilitação educacional;
- estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
- participar de conselhos de classe;
- recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de liderança;
- participar da elaboração do plano de ensino;
- elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
- desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- adequar o currículo às necessidades dos alunos;
- demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
- demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
- planejar programas de intervenção educacional individual;
- demonstrar capacidade de observação;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- participar das atividades do programa de integração sensorial;
- prestar assessoria à comunidade escolar;
- orientar estágios dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de reabilitação visual no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
- Educação infantil - pré-escola
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Administração pública em geral
- Seleção e agenciamento de mão-de-obra
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Ensino fundamental
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br