Salário para o cargo de Professor de reabilitação funcional de cego
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de reabilitação funcional de cego - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de reabilitação funcional de cego

Um Professor de reabilitação funcional de cego trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de reabilitação funcional de cego

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de reabilitação funcional de cego

Professores de educação especial devem:

  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • divulgar conhecimentos da Área;

  • Atividades

    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • planejar atividades extraclasse;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • elaborar plano de aulas;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • demonstrar criatividade;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • participar de palestras e cursos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • dominar braile;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • coordenar curso;
    • participar de associações da categoria;
    • participar das associações da área;
    • dominar língua de sinais;
    • alfabetizar em braile;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • avaliar rendimento escolar;
    • demonstrar tolerância;
    • ensinar língua portuguesa;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • proceder com ética;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • ministrar palestras e cursos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • definir conteúdos escolares;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • orientar estágios dos alunos;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • participar de conselhos de classe;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar códigos de interação social;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • elaborar material visual para alunos;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;


    Setores que mais contratam Professor de reabilitação funcional de cego no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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