Quanto ganha um Professor de química orgânica (ensino superior)
Um Professor de química orgânica (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.472,00 e R$ 21.803,19, com a média salarial de R$ 7.557,22 e o salário mediana em R$ 4.409,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 7.557,22 | 90.686,62 | 1.889,30 | 64,62 |
1º Quartil | 2.472,00 | 29.663,98 | 618,00 | 21,14 |
Salário Mediana | 4.409,00 | 52.908,00 | 1.102,25 | 37,70 |
3º Quartil | 16.628,05 | 199.536,57 | 4.157,01 | 142,18 |
Teto Salarial | 21.803,19 | 261.638,34 | 5.450,80 | 186,43 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.674 - 7.642 | 4.389,44 | 2.674,00 | 4.502,00 | 6.309,50 | 7.642,26 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.234 - 11.448 | 4.946,64 | 2.233,67 | 4.364,00 | 9.451,67 | 11.448,14 |
Rio Grande do Sul | 1.721 - 15.923 | 6.224,17 | 1.721,00 | 5.074,50 | 13.146,33 | 15.923,23 |
Rio de Janeiro | 4.779 - 45.918 | 16.582,33 | 4.779,00 | 9.116,50 | 37.910,00 | 45.917,73 |
Paraná | 1.745 - 6.635 | 3.463,00 | 1.745,00 | 2.557,00 | 5.478,00 | 6.635,12 |
Principais locais de trabalho
Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior
O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Professor de química orgânica (ensino superior)
Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:
Atividades
- divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
- participar em bancas examinadoras;
- coordenar projetos de pesquisa;
- realizar estágios de pós-doutorado;
- atualizar experimentos;
- formar recursos humanos;
- coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
- escrever roteiros de laboratório;
- respeitar ética profissional;
- dirigir instituições;
- elaborar plano de ensino;
- produzir mídia eletrônica;
- chefiar departamentos;
- orientar tese de doutorado;
- propor projeto pedagógico;
- aprender de forma autônoma e contínua;
- planejar bibliotecas;
- planejar aula teórica;
- definir procedimentos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- produzir pareceres;
- coordenar cursos;
- manter atualizada a cultura geral;
- acompanhar a instalação dos equipamentos;
- dominar os conteúdos pertinentes à área;
- gerar conhecimento;
- realizar estágios exógenos;
- desenvolver instrumentação;
- ministrar aulas de física no ensino superior;
- participar em bancas de concurso;
- elaborar prestação de contas;
- planejar laboratório de ensino;
- ministrar aulas de química no ensino superior;
- familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
- prestar consultoria;
- incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
- supervisionar estágios;
- propor ementas;
- elaborar instrumento de avaliação;
- avaliar o projeto pedagógico;
- cursar pós-graduação estrito senso;
- participar de seminários;
- orientar dissertação de mestrado;
- panejar salas de instrumentos;
- cursar especialização;
- coletar dados;
- utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
- participar em comissões;
- produzir relatórios;
- demonstrar espírito empreendedor;
- orientar alunos em projetos de especialização;
- participar de atividades de extensão;
- avaliar o processo ensino-aprendizagem;
- avaliar textos;
- elaborar orçamento;
- executar estrutura curricular;
- apresentar trabalhos em eventos científicos;
- comunicar-se com eficiência;
- organizar eventos;
- formular projetos de pesquisa;
- proferir conferências;
- corrigir provas;
- coordenar disciplinas;
- executar perícias;
- orientar alunos em pós-graduação;
- orientar iniciação científica;
- saber expressar-se em público;
- atualizar curriculum vitae;
- gerar patentes;
- atuar em colegiados;
- ministrar cursos de aperfeiçoamento;
- selecionar professores;
- dirigir unidades;
- cursar pós-graduação lato senso;
- atender aluno extraclasse;
- divulgar os resultados em revistas científicas;
- tutorar alunos;
- participar de cursos de aperfeiçoamento;
- introduzir experimentos;
- elaborar normas;
- divulgar método científico;
- demonstrar senso crítico;
- ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
- realizar atividades de educação continuada;
- interagir com o ensino médio e fundamental;
- planejar salas de aula;
- participar do planejamento do quadro de pessoal;
- atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
- prestar consultoria ad-hoc;
- adequar projeto pedagógico;
- orientar monografias;
- demonstrar curiosidade;
- participar de sociedades científicas nacionais;
- dirigir trabalho de final de curso;
- executar projetos de pesquisa;
- organizar eventos científicos;
- participar do conselho regional e federal de química;
- atender aluno em atividade de recuperação;
- coordenar disciplinas teóricas;
- assessorar órgãos públicos;
- organizar dados;
- planejar aula experimental;
- prestar serviços técnico-científicos;
- preparar provas;
- planejar laboratório de pesquisa;
- coordenar laboratório de ensino;
- avaliar estágio probatório;
- organizar atividades de extensão;
- ministrar cursos de especialização;
- entrevistar candidatos;
- reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
- ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
- executar o projeto pedagógico;
- participar de congressos;
- elaborar estrutura curricular;
- escrever livros;
- definir diretrizes curriculares;
Setores que mais contratam Professor de química orgânica (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação
- Cursos preparatórios para concursos
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Educação profissional de nível técnico
- Educação infantil - creche
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br