Salário para o cargo de Professor de química orgânica (ensino superior)
CBO 2342-10 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de química orgânica (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de química orgânica (ensino superior)

Um Professor de química orgânica (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.472,00 e R$ 21.803,19, com a média salarial de R$ 7.557,22 e o salário mediana em R$ 4.409,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de química orgânica (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.557,22 90.686,62 1.889,30 64,62
1º Quartil 2.472,00 29.663,98 618,00 21,14
Salário Mediana 4.409,00 52.908,00 1.102,25 37,70
3º Quartil 16.628,05 199.536,57 4.157,01 142,18
Teto Salarial 21.803,19 261.638,34 5.450,80 186,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.674 - 7.642 4.389,44 2.674,00 4.502,00 6.309,50 7.642,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.234 - 11.448 4.946,64 2.233,67 4.364,00 9.451,67 11.448,14
Rio Grande do Sul 1.721 - 15.923 6.224,17 1.721,00 5.074,50 13.146,33 15.923,23
Rio de Janeiro 4.779 - 45.918 16.582,33 4.779,00 9.116,50 37.910,00 45.917,73
Paraná 1.745 - 6.635 3.463,00 1.745,00 2.557,00 5.478,00 6.635,12


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de química orgânica (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • definir a infraestrutura pertinente;
  • atualizar conhecimentos;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • atuar em políticas públicas;
  • exercer atividades didáticas;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • coordenar cursos;
  • preparar material didático;
  • formar profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de extensão;
  • estruturar processos seletivos;

  • Atividades

    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • participar em bancas examinadoras;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • atualizar experimentos;
    • formar recursos humanos;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • respeitar ética profissional;
    • dirigir instituições;
    • elaborar plano de ensino;
    • produzir mídia eletrônica;
    • chefiar departamentos;
    • orientar tese de doutorado;
    • propor projeto pedagógico;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • planejar bibliotecas;
    • planejar aula teórica;
    • definir procedimentos;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • produzir pareceres;
    • coordenar cursos;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • gerar conhecimento;
    • realizar estágios exógenos;
    • desenvolver instrumentação;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • participar em bancas de concurso;
    • elaborar prestação de contas;
    • planejar laboratório de ensino;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • prestar consultoria;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • supervisionar estágios;
    • propor ementas;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • participar de seminários;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • panejar salas de instrumentos;
    • cursar especialização;
    • coletar dados;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • participar em comissões;
    • produzir relatórios;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • participar de atividades de extensão;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • avaliar textos;
    • elaborar orçamento;
    • executar estrutura curricular;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • comunicar-se com eficiência;
    • organizar eventos;
    • formular projetos de pesquisa;
    • proferir conferências;
    • corrigir provas;
    • coordenar disciplinas;
    • executar perícias;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • orientar iniciação científica;
    • saber expressar-se em público;
    • atualizar curriculum vitae;
    • gerar patentes;
    • atuar em colegiados;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • selecionar professores;
    • dirigir unidades;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • atender aluno extraclasse;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • tutorar alunos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • introduzir experimentos;
    • elaborar normas;
    • divulgar método científico;
    • demonstrar senso crítico;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • planejar salas de aula;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • adequar projeto pedagógico;
    • orientar monografias;
    • demonstrar curiosidade;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • executar projetos de pesquisa;
    • organizar eventos científicos;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • assessorar órgãos públicos;
    • organizar dados;
    • planejar aula experimental;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • preparar provas;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • avaliar estágio probatório;
    • organizar atividades de extensão;
    • ministrar cursos de especialização;
    • entrevistar candidatos;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • executar o projeto pedagógico;
    • participar de congressos;
    • elaborar estrutura curricular;
    • escrever livros;
    • definir diretrizes curriculares;


    Setores que mais contratam Professor de química orgânica (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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