Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • organizar as atividades;
  • pesquisar;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • interagir com a família e a comunidade;

Atividades

  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • acompanhar momento de sono;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • atender alunos, individualmente;
  • organizar o material didático;
  • receber alunos novos;
  • guardar o material;
  • conferir material;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar bom humor;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • estudar casos (situações especiais);
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • demonstrar disposição;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • planejar a rotina dos alunos;
  • demonstrar bom senso;
  • reelaborar o planejamento;
  • organizar a refeição;
  • estabelecer limites;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • prestar primeiros socorros;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • promover atividades integradoras;
  • documentar as observações;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • preparar reunião de pais;
  • selecionar material;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • contar histórias;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • demonstrar preparo físico;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • programar atividades extraclasses;
  • organizar o espaço das atividades;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • convocar pais de alunos;
  • levantar bibliografia;
  • alfabetizar os alunos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • cantar;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • participar de eventos da comunidade;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • demonstrar ética;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • passar lição de casa;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • realizar visitas temáticas;
  • comprar material;
  • ministrar reuniões de pais;
  • construir material didático;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • promover a convivência social (socializar);
  • dançar;
  • organizar eventos;
  • ministrar aulas;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • ler para os alunos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • pesquisar conteúdos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • requisitar material;
  • demonstrar empatia;
  • acompanhar a refeição;
  • realizar autoavaliação;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar autocontrole;
  • estimar a necessidade de material;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • expor conteúdos;
  • manter-se atualizado;
  • preparar a sala;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • criar recursos didáticos;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • observar a interação dos alunos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • programar atividades diárias;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • mostrar-se atento;
  • convidar personalidades e entidades;
  • atender pais;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • agrupar os alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • estabelecer rotinas;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar alegria;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • passear com os alunos;
  • demonstrar organização;
  • escrever para os alunos;
  • acolher os alunos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • brincar com os alunos;
  • revisar o planejamento;
  • demonstrar flexibilidade;
  • registrar ocorrências;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • registrar frequência dos alunos;
  • improvisar atividades;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




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