Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- planejar a prática educacional;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- organizar as atividades;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
- pesquisar;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- realizar tarefas administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- interagir com a família e a comunidade;
Atividades
- planejar a rotina dos alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- mostrar-se atento;
- convidar personalidades e entidades;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- orientar sobre noções de segurança;
- prestar primeiros socorros;
- expor conteúdos;
- conferir material;
- requisitar material;
- acompanhar a refeição;
- estimar a necessidade de material;
- comprar material;
- estabelecer rotinas;
- realizar autoavaliação;
- preparar adaptação de casos especiais;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- definir estratégias pedagógicas;
- demonstrar disposição;
- reelaborar o planejamento;
- promover encontros e atividades com os pais;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- passar lição de casa;
- demonstrar disciplina;
- organizar eventos;
- criar recursos didáticos;
- brincar com os alunos;
- organizar a refeição;
- dançar;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- convocar pais de alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- demonstrar paciência;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar organização;
- documentar as observações;
- promover atividades integradoras;
- registrar ocorrências;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- controlar a saída de alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- ministrar reuniões de pais;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- participar de eventos da comunidade;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- construir material didático;
- levantar bibliografia;
- demonstrar flexibilidade;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- registrar entrevistas com os pais;
- demonstrar sensibilidade;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- realizar visitas temáticas;
- pesquisar conteúdos;
- programar atividades extraclasses;
- alfabetizar os alunos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- receber alunos novos;
- atender alunos, individualmente;
- estabelecer limites;
- preparar o ambiente para as atividades;
- observar a interação dos alunos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- ministrar aulas;
- organizar o espaço das atividades;
- agrupar os alunos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- manter-se atualizado;
- demonstrar ética;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- programar atividades diárias;
- atender pais;
- organizar o material didático;
- acompanhar momento de sono;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar autocontrole;
- preparar reunião de pais;
- contar histórias;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- escrever para os alunos;
- improvisar atividades;
- analisar situações de aprendizagem;
- registrar frequência dos alunos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- demonstrar alegria;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- selecionar recursos didáticos;
- cantar;
- pesquisar recursos didáticos;
- revisar o planejamento;
- ler para os alunos;
- selecionar material;
- observar o comportamento dos alunos;
- guardar o material;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- demonstrar criatividade;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- preparar projetos pedagógicos;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- passear com os alunos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- rever normas de conduta com as crianças;
- demonstrar bom humor;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- trabalhar áreas de conhecimento;
- promover a convivência social (socializar);
- acolher os alunos;
- demonstrar empatia;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- enviar comunicados ao pais;
- organizar comemorações de aniversário;
- prestar esclarecimento aos pais;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- demonstrar bom senso;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- demonstrar preparo físico;
- preparar a sala;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas