Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- planejar a prática educacional;
- cuidar dos alunos;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tarefas administrativas;
- pesquisar;
- promover a educação dos alunos;
- organizar as atividades;
- avaliar as práticas pedagógicas;
Atividades
- orientar sobre noções de higiene;
- realizar visitas temáticas;
- estabelecer rotinas;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar sensibilidade;
- organizar o espaço das atividades;
- atender alunos, individualmente;
- pesquisar conteúdos;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- programar atividades diárias;
- promover encontros e atividades com os pais;
- escrever para os alunos;
- demonstrar disposição;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- registrar frequência dos alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- demonstrar disciplina;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- demonstrar empatia;
- promover a convivência social (socializar);
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- ler para os alunos;
- organizar a refeição;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- organizar comemorações de aniversário;
- ministrar reuniões de pais;
- documentar as observações;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- comprar material;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- demonstrar paciência;
- preparar o ambiente para as atividades;
- expor conteúdos;
- criar recursos didáticos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- requisitar material;
- acompanhar momento de sono;
- manter-se atualizado;
- mostrar-se atento;
- demonstrar criatividade;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- organizar o material didático;
- guardar o material;
- alfabetizar os alunos;
- realizar autoavaliação;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar bom senso;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- demonstrar alegria;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- cantar;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- contar histórias;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- controlar a saída de alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- revisar o planejamento;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- prestar primeiros socorros;
- brincar com os alunos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- acompanhar a refeição;
- ministrar aulas;
- agrupar os alunos;
- dançar;
- registrar ocorrências;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- organizar eventos;
- registrar entrevistas com os pais;
- construir material didático;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- demonstrar autocontrole;
- atender pais;
- observar o comportamento dos alunos;
- passar lição de casa;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- preparar adaptação de casos especiais;
- reelaborar o planejamento;
- prestar esclarecimento aos pais;
- selecionar material;
- demonstrar organização;
- promover atividades integradoras;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- programar atividades extraclasses;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- improvisar atividades;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- participar de eventos da comunidade;
- orientar sobre noções de segurança;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- planejar a rotina dos alunos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- passear com os alunos;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- convocar pais de alunos;
- levantar bibliografia;
- conferir material;
- demonstrar bom humor;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- preparar reunião de pais;
- rever normas de conduta com as crianças;
- preparar projetos pedagógicos;
- demonstrar dinamismo;
- estimar a necessidade de material;
- definir estratégias pedagógicas;
- criar situações de aprendizagem;
- enviar comunicados ao pais;
- convidar personalidades e entidades;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- acolher os alunos;
- demonstrar ética;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- receber alunos novos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- estudar casos (situações especiais);
- preparar a sala;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- estabelecer limites;
- observar a interação dos alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas