Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a educação dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • pesquisar;

Atividades

  • registrar ocorrências;
  • organizar eventos;
  • dançar;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • programar atividades diárias;
  • receber alunos novos;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • criar situações de aprendizagem;
  • atender alunos, individualmente;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • acompanhar a refeição;
  • acompanhar momento de sono;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • contar histórias;
  • demonstrar bom senso;
  • requisitar material;
  • demonstrar ética;
  • reelaborar o planejamento;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • registrar frequência dos alunos;
  • revisar o planejamento;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • demonstrar disciplina;
  • preparar a sala;
  • participar de eventos da comunidade;
  • convocar pais de alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • construir material didático;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • demonstrar empatia;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • estudar casos (situações especiais);
  • programar atividades extraclasses;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • ler para os alunos;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • levantar bibliografia;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar paciência;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • realizar visitas temáticas;
  • prestar primeiros socorros;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • realizar autoavaliação;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • conferir material;
  • guardar o material;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • demonstrar bom humor;
  • observar a interação dos alunos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • passar lição de casa;
  • improvisar atividades;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • criar recursos didáticos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • documentar as observações;
  • organizar o espaço das atividades;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • ministrar aulas;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • estimar a necessidade de material;
  • demonstrar disposição;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • preparar reunião de pais;
  • organizar a refeição;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • enviar comunicados ao pais;
  • agrupar os alunos;
  • organizar o material didático;
  • pesquisar conteúdos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar organização;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • selecionar material;
  • mostrar-se atento;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • demonstrar dinamismo;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • escrever para os alunos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • passear com os alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • comprar material;
  • demonstrar alegria;
  • expor conteúdos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • promover atividades integradoras;
  • atender pais;
  • demonstrar preparo físico;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • estabelecer limites;
  • brincar com os alunos;
  • cantar;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • ministrar reuniões de pais;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




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Filólogos, tradutores ,intérpretes

Tradutor