Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- pesquisar;
- promover a educação dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- organizar as atividades;
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- planejar a prática educacional;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar preparo físico;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- agrupar os alunos;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- passar lição de casa;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- reelaborar o planejamento;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- conferir material;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- orientar sobre noções de higiene;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- demonstrar sensibilidade;
- pesquisar conteúdos;
- receber alunos novos;
- acompanhar momento de sono;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- comprar material;
- pesquisar recursos didáticos;
- estabelecer rotinas;
- manter-se atualizado;
- demonstrar flexibilidade;
- analisar situações de aprendizagem;
- selecionar recursos didáticos;
- participar de eventos da comunidade;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- contar histórias;
- estabelecer limites;
- demonstrar organização;
- convidar personalidades e entidades;
- promover a convivência social (socializar);
- acompanhar a refeição;
- requisitar material;
- programar atividades diárias;
- demonstrar disciplina;
- enviar comunicados ao pais;
- preparar a sala;
- guardar o material;
- criar situações de aprendizagem;
- prestar esclarecimento aos pais;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- organizar a refeição;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- programar atividades extraclasses;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- demonstrar alegria;
- improvisar atividades;
- registrar frequência dos alunos;
- atender alunos, individualmente;
- documentar as observações;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- organizar o material didático;
- atender pais;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- levantar bibliografia;
- registrar ocorrências;
- organizar o espaço das atividades;
- realizar autoavaliação;
- definir estratégias pedagógicas;
- estimar a necessidade de material;
- prestar primeiros socorros;
- demonstrar paciência;
- preparar reunião de pais;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- observar o comportamento dos alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- controlar a saída de alunos;
- passear com os alunos;
- demonstrar bom humor;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- ministrar reuniões de pais;
- demonstrar dinamismo;
- expor conteúdos;
- registrar entrevistas com os pais;
- promover encontros e atividades com os pais;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- construir material didático;
- demonstrar disposição;
- escrever para os alunos;
- criar recursos didáticos;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- brincar com os alunos;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- acolher os alunos;
- demonstrar empatia;
- realizar visitas temáticas;
- organizar eventos;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- organizar comemorações de aniversário;
- preparar adaptação de casos especiais;
- demonstrar ética;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- selecionar material;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- rever normas de conduta com as crianças;
- demonstrar bom senso;
- cantar;
- orientar sobre noções de segurança;
- observar a interação dos alunos;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- revisar o planejamento;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- mostrar-se atento;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- intervir em situações de risco para os alunos;
- alfabetizar os alunos;
- convocar pais de alunos;
- ministrar aulas;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- promover atividades integradoras;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- ler para os alunos;
- demonstrar autocontrole;
- dançar;
- estudar casos (situações especiais);
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas