Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- planejar a prática educacional;
- realizar tarefas administrativas;
- organizar as atividades;
- pesquisar;
- interagir com a família e a comunidade;
- avaliar as práticas pedagógicas;
Atividades
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- levantar bibliografia;
- orientar sobre noções de higiene;
- demonstrar organização;
- demonstrar paciência;
- registrar ocorrências;
- demonstrar disciplina;
- organizar comemorações de aniversário;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- demonstrar flexibilidade;
- estabelecer limites;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- realizar autoavaliação;
- controlar a saída de alunos;
- participar de eventos da comunidade;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- demonstrar autocontrole;
- passear com os alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- rever normas de conduta com as crianças;
- demonstrar preparo físico;
- organizar eventos;
- ler para os alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- promover atividades integradoras;
- analisar situações de aprendizagem;
- promover encontros e atividades com os pais;
- contar histórias;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- passar lição de casa;
- mostrar-se atento;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- demonstrar bom senso;
- demonstrar empatia;
- programar atividades extraclasses;
- criar recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- prestar primeiros socorros;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- demonstrar dinamismo;
- planejar a rotina dos alunos;
- organizar a refeição;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- observar o comportamento dos alunos;
- observar a interação dos alunos;
- expor conteúdos;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar alegria;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar bom humor;
- ministrar aulas;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- registrar entrevistas com os pais;
- estabelecer rotinas;
- conferir material;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- organizar o material didático;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- organizar o espaço das atividades;
- comprar material;
- estimar a necessidade de material;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- criar situações de aprendizagem;
- definir estratégias pedagógicas;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- acompanhar a refeição;
- acompanhar momento de sono;
- improvisar atividades;
- alfabetizar os alunos;
- manter-se atualizado;
- cantar;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- dançar;
- requisitar material;
- atender alunos, individualmente;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- revisar o planejamento;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- demonstrar criatividade;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- construir material didático;
- realizar visitas temáticas;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- estabelecer normas e regras de conduta;
- atender pais;
- receber alunos novos;
- registrar frequência dos alunos;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- ministrar reuniões de pais;
- brincar com os alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- orientar sobre noções de segurança;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- pesquisar recursos didáticos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- pesquisar conteúdos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- documentar as observações;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- enviar comunicados ao pais;
- escrever para os alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- agrupar os alunos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- demonstrar disposição;
- promover a convivência social (socializar);
- reelaborar o planejamento;
- preparar adaptação de casos especiais;
- convidar personalidades e entidades;
- selecionar material;
- preparar reunião de pais;
- preparar a sala;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- programar atividades diárias;
- guardar o material;
- acolher os alunos;
- demonstrar ética;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- convocar pais de alunos;
- prestar esclarecimento aos pais;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas