Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • organizar as atividades;
  • promover a educação dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • pesquisar;
  • planejar a prática educacional;
  • realizar tarefas administrativas;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;

Atividades

  • dançar;
  • brincar com os alunos;
  • demonstrar disciplina;
  • comprar material;
  • alfabetizar os alunos;
  • expor conteúdos;
  • agrupar os alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • prestar primeiros socorros;
  • demonstrar sensibilidade;
  • controlar a saída de alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • improvisar atividades;
  • demonstrar criatividade;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • documentar as observações;
  • registrar ocorrências;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • programar atividades extraclasses;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • construir material didático;
  • demonstrar dinamismo;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • ministrar reuniões de pais;
  • requisitar material;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • atender pais;
  • mostrar-se atento;
  • demonstrar disposição;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • levantar bibliografia;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • convidar personalidades e entidades;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • preparar reunião de pais;
  • acompanhar momento de sono;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • pesquisar conteúdos;
  • realizar visitas temáticas;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • promover atividades integradoras;
  • estimar a necessidade de material;
  • realizar autoavaliação;
  • demonstrar bom humor;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • estabelecer limites;
  • revisar o planejamento;
  • selecionar recursos didáticos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • reelaborar o planejamento;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • convocar pais de alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • participar de eventos da comunidade;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • organizar o espaço das atividades;
  • guardar o material;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • selecionar material;
  • criar situações de aprendizagem;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • preparar a sala;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • programar atividades diárias;
  • demonstrar ética;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • enviar comunicados ao pais;
  • escrever para os alunos;
  • ministrar aulas;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • contar histórias;
  • demonstrar autocontrole;
  • estabelecer rotinas;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar empatia;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • manter-se atualizado;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • registrar frequência dos alunos;
  • observar a interação dos alunos;
  • organizar eventos;
  • acolher os alunos;
  • ler para os alunos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • pesquisar recursos didáticos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • demonstrar bom senso;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • cantar;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • atender alunos, individualmente;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • demonstrar paciência;
  • acompanhar a refeição;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar alegria;
  • passar lição de casa;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • criar recursos didáticos;
  • receber alunos novos;
  • organizar a refeição;
  • estudar casos (situações especiais);
  • organizar o material didático;
  • demonstrar organização;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • passear com os alunos;
  • conferir material;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • demonstrar preparo físico;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Artista plástico
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Artista plástico