Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- cuidar dos alunos;
- organizar as atividades;
- promover a educação dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- planejar a prática educacional;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar;
Atividades
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- prestar primeiros socorros;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- enviar comunicados ao pais;
- ler para os alunos;
- demonstrar dinamismo;
- mostrar-se atento;
- organizar eventos;
- registrar ocorrências;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- definir estratégias pedagógicas;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- pesquisar conteúdos;
- planejar a rotina dos alunos;
- convidar personalidades e entidades;
- estimar a necessidade de material;
- estabelecer limites;
- programar atividades extraclasses;
- organizar a refeição;
- ministrar aulas;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- preparar a sala;
- promover atividades integradoras;
- construir material didático;
- improvisar atividades;
- demonstrar paciência;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- atender pais;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- pesquisar recursos didáticos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- demonstrar criatividade;
- escrever para os alunos;
- demonstrar organização;
- acolher os alunos;
- orientar sobre noções de higiene;
- criar situações de aprendizagem;
- ministrar reuniões de pais;
- dançar;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- realizar autoavaliação;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- promover encontros e atividades com os pais;
- contar histórias;
- conferir material;
- promover a convivência social (socializar);
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar ética;
- realizar visitas temáticas;
- preparar o ambiente para as atividades;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- demonstrar disposição;
- passar lição de casa;
- observar a interação dos alunos;
- demonstrar preparo físico;
- prestar esclarecimento aos pais;
- brincar com os alunos;
- guardar o material;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- documentar as observações;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- estabelecer rotinas;
- demonstrar autocontrole;
- comprar material;
- controlar a saída de alunos;
- programar atividades diárias;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- demonstrar sensibilidade;
- participar de eventos da comunidade;
- demonstrar bom humor;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- criar recursos didáticos;
- observar o comportamento dos alunos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- organizar o espaço das atividades;
- revisar o planejamento;
- selecionar material;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- preparar adaptação de casos especiais;
- registrar frequência dos alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- reelaborar o planejamento;
- acompanhar a refeição;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- estudar casos (situações especiais);
- organizar o material didático;
- agrupar os alunos;
- preparar reunião de pais;
- requisitar material;
- cantar;
- preparar projetos pedagógicos;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- receber alunos novos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- acompanhar momento de sono;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar disciplina;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- orientar sobre noções de segurança;
- rever normas de conduta com as crianças;
- demonstrar bom senso;
- demonstrar alegria;
- demonstrar empatia;
- registrar entrevistas com os pais;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- analisar situações de aprendizagem;
- levantar bibliografia;
- alfabetizar os alunos;
- passear com os alunos;
- organizar comemorações de aniversário;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- manter-se atualizado;
- atender alunos, individualmente;
- demonstrar flexibilidade;
- expor conteúdos;
- trabalhar áreas de conhecimento;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas