Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.856,88 e R$ 5.597,18, com a média salarial de R$ 2.806,87 e o salário mediana em R$ 2.478,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.806,87 33.682,38 701,72 17,16
1º Quartil 1.856,88 22.282,51 464,22 11,35
Salário Mediana 2.478,00 29.736,00 619,50 15,15
3º Quartil 4.268,65 51.223,74 1.067,16 26,10
Teto Salarial 5.597,18 67.166,11 1.399,29 34,23


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.126 - 6.619 4.004,16 2.126,36 4.420,00 5.464,63 6.618,92
Brasília - DF 1.771 - 5.874 3.311,50 1.771,18 3.374,00 4.849,44 5.873,78
Rio de Janeiro - RJ 1.525 - 6.584 2.745,87 1.524,72 1.945,00 5.435,83 6.584,05
Salvador - BA 1.632 - 3.786 2.346,98 1.632,31 2.300,00 3.125,42 3.785,60
Curitiba - PR 1.514 - 4.628 2.347,33 1.513,80 1.950,00 3.820,66 4.627,70
Guarulhos - SP 2.264 - 3.635 2.710,30 2.263,68 2.804,00 3.001,10 3.635,02
Sena Madureira - AC 2.878 - 3.534 2.890,93 2.878,25 2.884,00 2.917,47 3.533,73
Porto Alegre - RS 1.846 - 5.152 2.846,65 1.846,01 2.640,00 4.253,82 5.152,36
Goiânia - GO 1.721 - 5.275 2.718,15 1.721,02 2.331,00 4.355,42 5.275,41
Belo Horizonte - MG 1.649 - 6.037 2.895,96 1.649,39 2.311,00 4.984,13 6.036,93
Londrina - PR 1.528 - 4.062 2.406,49 1.528,13 2.308,00 3.353,75 4.062,17
Fortaleza - CE 1.412 - 5.480 2.268,23 1.412,00 1.500,00 4.524,61 5.480,35
Manaus - AM 1.432 - 5.526 2.382,17 1.432,22 1.700,00 4.562,37 5.526,08
Santana do Araguaia - PA 3.387 - 6.415 4.094,11 3.387,02 3.949,00 5.296,22 6.414,94
Campinas - SP 1.773 - 6.238 2.980,64 1.772,85 2.458,00 5.149,96 6.237,79
Ribeirão Preto - SP 1.949 - 4.907 3.249,44 1.949,44 3.578,00 4.051,12 4.906,84
Campo Grande - MS 1.482 - 4.420 2.385,07 1.482,39 1.972,00 3.649,13 4.419,94
Paiçandu - PR 1.922 - 4.657 2.438,37 1.922,00 1.922,00 3.845,00 4.657,18
Joinville - SC 1.721 - 4.228 2.523,82 1.720,88 2.437,40 3.490,63 4.227,95
Carambei - PR 2.033 - 3.031 2.193,49 2.032,96 2.159,00 2.502,18 3.030,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.854 - 5.937 3.212,09 1.854,31 2.933,00 4.901,50 5.936,84
Paraná 1.530 - 4.379 2.319,65 1.530,41 2.079,00 3.615,71 4.379,46
Minas Gerais 1.611 - 4.834 2.531,00 1.610,89 2.271,00 3.990,81 4.833,79
Rio Grande do Sul 1.616 - 4.400 2.467,86 1.615,52 2.276,00 3.633,07 4.400,48
Rio de Janeiro 1.509 - 5.875 2.561,46 1.509,17 1.852,00 4.850,05 5.874,53
Santa Catarina 1.682 - 5.222 2.710,04 1.682,49 2.418,00 4.311,67 5.222,42
Bahia 1.460 - 3.761 2.208,15 1.459,96 2.141,00 3.105,44 3.761,40
Distrito Federal 1.771 - 5.874 3.311,50 1.771,18 3.374,00 4.849,44 5.873,78
Goiás 1.579 - 4.775 2.484,61 1.579,26 2.157,00 3.942,30 4.775,03
Pará 1.515 - 5.791 3.114,32 1.514,78 3.344,00 4.781,11 5.791,03
Acre 2.450 - 3.664 2.810,80 2.450,00 2.884,00 3.025,20 3.664,22
Ceará 1.412 - 6.952 2.579,92 1.412,00 1.524,00 5.739,80 6.952,21
Mato Grosso 1.598 - 5.961 2.798,73 1.597,89 2.237,43 4.921,50 5.961,06
Pernambuco 1.445 - 5.445 2.568,09 1.444,91 2.200,00 4.495,42 5.444,99
Mato Grosso do Sul 1.518 - 5.860 2.745,16 1.517,71 2.200,00 4.837,69 5.859,56
Amazonas 1.431 - 5.463 2.365,87 1.430,51 1.700,00 4.510,55 5.463,31
Maranhão 1.443 - 4.364 2.201,60 1.442,54 1.879,50 3.602,93 4.363,98
Espírito Santo 1.448 - 3.999 2.111,47 1.448,20 1.752,00 3.301,98 3.999,45
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.813 1.675,46 1.412,00 1.474,00 2.322,63 2.813,24
Sergipe 1.412 - 3.502 1.978,49 1.412,00 1.598,00 2.891,34 3.502,08
Rondônia 1.625 - 3.914 2.364,46 1.624,95 2.403,00 3.231,82 3.914,48
Alagoas 1.423 - 3.344 1.857,50 1.422,92 1.575,00 2.761,08 3.344,30
Piauí 1.412 - 10.120 3.132,41 1.412,00 1.421,00 8.355,50 10.120,43
Roraima 1.441 - 2.893 1.844,55 1.440,68 1.700,00 2.388,36 2.892,85
Paraíba 1.412 - 13.428 3.900,19 1.412,00 1.467,00 11.086,59 13.428,41
Amapá 1.413 - 2.963 1.715,59 1.413,43 1.500,00 2.446,29 2.963,02
Tocantins 1.540 - 6.409 3.065,60 1.540,44 2.670,00 5.291,61 6.409,36


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a educação dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar as atividades;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;

  • Atividades

    • demonstrar disciplina;
    • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
    • banhar alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
    • corrigir trabalhos com os alunos;
    • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
    • passear com os alunos;
    • brincar com os alunos;
    • pesquisar recursos didáticos;
    • acompanhar a refeição;
    • orientar sobre hábitos alimentares;
    • preparar a sala;
    • definir critérios de agrupamentos de alunos;
    • promover atividades integradoras;
    • trocar fraldas e roupas em geral;
    • documentar as observações;
    • desenvolver trabalhos coletivos;
    • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
    • preparar adaptação de casos especiais;
    • expor conteúdos;
    • ministrar aulas;
    • analisar situações de aprendizagem;
    • atender pais;
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar organização;
    • guardar o material;
    • orientar os pais sobre alimentação saudável;
    • cantar;
    • promover a convivência social (socializar);
    • intervir em situações de risco para os alunos;
    • escrever para os alunos;
    • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
    • reelaborar o planejamento;
    • organizar a refeição;
    • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • dançar;
    • estabelecer limites;
    • participar de eventos da comunidade;
    • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
    • revisar o planejamento;
    • enviar comunicados ao pais;
    • convidar personalidades e entidades;
    • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
    • orientar sobre noções de segurança;
    • requisitar material;
    • agrupar os alunos;
    • alimentar os alunos;
    • convocar pais de alunos;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar preparo físico;
    • preparar o ambiente para as atividades;
    • observar a interação dos alunos;
    • controlar a saída de alunos;
    • demonstrar dinamismo;
    • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
    • realizar visitas temáticas;
    • mostrar-se atento;
    • ler para os alunos;
    • realizar autoavaliação;
    • preencher documentos com informações dos alunos;
    • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
    • demonstrar capacidade de compreensão oral;
    • demonstrar ética;
    • organizar eventos;
    • organizar a entrada e a saída dos alunos;
    • registrar frequência dos alunos;
    • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
    • estudar casos (situações especiais);
    • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
    • demonstrar flexibilidade;
    • prestar primeiros socorros;
    • improvisar atividades;
    • levantar bibliografia;
    • ministrar reuniões de pais;
    • preparar projetos para interação com a comunidade;
    • pesquisar conteúdos;
    • definir conteúdo programático do ano letivo;
    • acolher os alunos;
    • criar situações de aprendizagem;
    • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
    • selecionar recursos didáticos;
    • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
    • demonstrar alegria;
    • programar atividades extraclasses;
    • preparar projetos pedagógicos;
    • construir material didático;
    • auxiliar os alunos na colocação roupas;
    • acompanhar momento de sono;
    • atender alunos, individualmente;
    • estabelecer normas e regras de conduta;
    • observar o comportamento dos alunos;
    • mediar situações de conflitos no grupo;
    • receber alunos novos;
    • planejar a rotina dos alunos;
    • passar lição de casa;
    • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
    • preparar reunião de pais;
    • demonstrar disposição;
    • definir estratégias pedagógicas;
    • prestar esclarecimento aos pais;
    • estimar a necessidade de material;
    • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
    • demonstrar bom humor;
    • demonstrar sensibilidade;
    • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
    • estabelecer rotinas;
    • registrar entrevistas com os pais;
    • participar de cursos e treinamentos profissionais;
    • manter-se atualizado;
    • organizar comemorações de aniversário;
    • rever normas de conduta com as crianças;
    • conferir material;
    • alfabetizar os alunos;
    • organizar o espaço das atividades;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • comprar material;
    • discutir casos específicos com a coordenação;
    • contar histórias;
    • selecionar material;
    • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
    • programar atividades diárias;
    • orientar sobre noções de higiene;
    • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
    • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
    • criar recursos didáticos;
    • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
    • promover encontros e atividades com os pais;
    • demonstrar autocontrole;
    • registrar ocorrências;
    • organizar o material didático;
    • trabalhar áreas de conhecimento;
    • demonstrar empatia;
    • proceder à retirada da mamadeira;


    Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino médio
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades associativas
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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