Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- organizar as atividades;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a educação dos alunos;
- pesquisar;
- planejar a prática educacional;
- demonstrar competências pessoais;
- cuidar dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
Atividades
- estabelecer rotinas;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- promover encontros e atividades com os pais;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- conferir material;
- criar recursos didáticos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- receber alunos novos;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar ética;
- brincar com os alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- atender alunos, individualmente;
- observar a interação dos alunos;
- pesquisar conteúdos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- convocar pais de alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- enviar comunicados ao pais;
- guardar o material;
- organizar o espaço das atividades;
- estabelecer limites;
- comprar material;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- convidar personalidades e entidades;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar disciplina;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- reelaborar o planejamento;
- atender pais;
- demonstrar organização;
- levantar bibliografia;
- promover a convivência social (socializar);
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- agrupar os alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- acompanhar momento de sono;
- acompanhar a refeição;
- manter-se atualizado;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- pesquisar recursos didáticos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- ler para os alunos;
- ministrar aulas;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- demonstrar disposição;
- demonstrar bom senso;
- orientar sobre noções de segurança;
- promover atividades integradoras;
- acolher os alunos;
- demonstrar paciência;
- expor conteúdos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- criar situações de aprendizagem;
- prestar esclarecimento aos pais;
- preparar o ambiente para as atividades;
- escrever para os alunos;
- mostrar-se atento;
- planejar a rotina dos alunos;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- registrar frequência dos alunos;
- organizar a refeição;
- organizar eventos;
- alfabetizar os alunos;
- estimar a necessidade de material;
- construir material didático;
- registrar ocorrências;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- cantar;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- orientar sobre noções de higiene;
- realizar visitas temáticas;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- definir estratégias pedagógicas;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- participar de eventos da comunidade;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- demonstrar empatia;
- prestar primeiros socorros;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- selecionar material;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- revisar o planejamento;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar bom humor;
- estudar casos (situações especiais);
- demonstrar alegria;
- programar atividades diárias;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- preparar a sala;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- ministrar reuniões de pais;
- rever normas de conduta com as crianças;
- organizar o material didático;
- observar o comportamento dos alunos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- realizar autoavaliação;
- demonstrar sensibilidade;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- passar lição de casa;
- demonstrar criatividade;
- organizar comemorações de aniversário;
- demonstrar dinamismo;
- passear com os alunos;
- preparar reunião de pais;
- selecionar recursos didáticos;
- preparar projetos pedagógicos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- programar atividades extraclasses;
- controlar a saída de alunos;
- registrar entrevistas com os pais;
- demonstrar autocontrole;
- improvisar atividades;
- requisitar material;
- dançar;
- contar histórias;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- documentar as observações;
- demonstrar flexibilidade;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas