Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar;
  • promover a educação dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • organizar as atividades;
  • planejar a prática educacional;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • programar atividades extraclasses;
  • estabelecer limites;
  • escrever para os alunos;
  • acolher os alunos;
  • registrar ocorrências;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • ministrar aulas;
  • promover atividades integradoras;
  • construir material didático;
  • expor conteúdos;
  • demonstrar criatividade;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • convidar personalidades e entidades;
  • demonstrar empatia;
  • preparar a sala;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • acompanhar a refeição;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • observar a interação dos alunos;
  • manter-se atualizado;
  • selecionar recursos didáticos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • atender alunos, individualmente;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • receber alunos novos;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • guardar o material;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • programar atividades diárias;
  • acompanhar momento de sono;
  • criar situações de aprendizagem;
  • preparar reunião de pais;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • mostrar-se atento;
  • demonstrar paciência;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar preparo físico;
  • alfabetizar os alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • pesquisar conteúdos;
  • organizar a refeição;
  • organizar eventos;
  • passar lição de casa;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • reelaborar o planejamento;
  • criar recursos didáticos;
  • improvisar atividades;
  • levantar bibliografia;
  • demonstrar bom senso;
  • estimar a necessidade de material;
  • demonstrar bom humor;
  • demonstrar flexibilidade;
  • estabelecer rotinas;
  • demonstrar sensibilidade;
  • promover a convivência social (socializar);
  • selecionar material;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • organizar o material didático;
  • ministrar reuniões de pais;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • demonstrar disposição;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • dançar;
  • documentar as observações;
  • registrar frequência dos alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • brincar com os alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • controlar a saída de alunos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • realizar visitas temáticas;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar alegria;
  • estudar casos (situações especiais);
  • ler para os alunos;
  • atender pais;
  • cantar;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • prestar primeiros socorros;
  • realizar autoavaliação;
  • demonstrar disciplina;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • participar de eventos da comunidade;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • agrupar os alunos;
  • passear com os alunos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • demonstrar organização;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar autocontrole;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • contar histórias;
  • requisitar material;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • demonstrar ética;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • conferir material;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • comprar material;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • organizar o espaço das atividades;
  • convocar pais de alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • revisar o planejamento;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




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