Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.856,88 e R$ 5.597,18, com a média salarial de R$ 2.806,87 e o salário mediana em R$ 2.478,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.806,87 33.682,38 701,72 17,16
1º Quartil 1.856,88 22.282,51 464,22 11,35
Salário Mediana 2.478,00 29.736,00 619,50 15,15
3º Quartil 4.268,65 51.223,74 1.067,16 26,10
Teto Salarial 5.597,18 67.166,11 1.399,29 34,23


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.126 - 6.619 4.004,16 2.126,36 4.420,00 5.464,63 6.618,92
Brasília - DF 1.771 - 5.874 3.311,50 1.771,18 3.374,00 4.849,44 5.873,78
Rio de Janeiro - RJ 1.525 - 6.584 2.745,87 1.524,72 1.945,00 5.435,83 6.584,05
Salvador - BA 1.632 - 3.786 2.346,98 1.632,31 2.300,00 3.125,42 3.785,60
Curitiba - PR 1.514 - 4.628 2.347,33 1.513,80 1.950,00 3.820,66 4.627,70
Guarulhos - SP 2.264 - 3.635 2.710,30 2.263,68 2.804,00 3.001,10 3.635,02
Sena Madureira - AC 2.878 - 3.534 2.890,93 2.878,25 2.884,00 2.917,47 3.533,73
Porto Alegre - RS 1.846 - 5.152 2.846,65 1.846,01 2.640,00 4.253,82 5.152,36
Goiânia - GO 1.721 - 5.275 2.718,15 1.721,02 2.331,00 4.355,42 5.275,41
Belo Horizonte - MG 1.649 - 6.037 2.895,96 1.649,39 2.311,00 4.984,13 6.036,93
Londrina - PR 1.528 - 4.062 2.406,49 1.528,13 2.308,00 3.353,75 4.062,17
Fortaleza - CE 1.412 - 5.480 2.268,23 1.412,00 1.500,00 4.524,61 5.480,35
Manaus - AM 1.432 - 5.526 2.382,17 1.432,22 1.700,00 4.562,37 5.526,08
Santana do Araguaia - PA 3.387 - 6.415 4.094,11 3.387,02 3.949,00 5.296,22 6.414,94
Campinas - SP 1.773 - 6.238 2.980,64 1.772,85 2.458,00 5.149,96 6.237,79
Ribeirão Preto - SP 1.949 - 4.907 3.249,44 1.949,44 3.578,00 4.051,12 4.906,84
Campo Grande - MS 1.482 - 4.420 2.385,07 1.482,39 1.972,00 3.649,13 4.419,94
Paiçandu - PR 1.922 - 4.657 2.438,37 1.922,00 1.922,00 3.845,00 4.657,18
Joinville - SC 1.721 - 4.228 2.523,82 1.720,88 2.437,40 3.490,63 4.227,95
Carambei - PR 2.033 - 3.031 2.193,49 2.032,96 2.159,00 2.502,18 3.030,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.854 - 5.937 3.212,09 1.854,31 2.933,00 4.901,50 5.936,84
Paraná 1.530 - 4.379 2.319,65 1.530,41 2.079,00 3.615,71 4.379,46
Minas Gerais 1.611 - 4.834 2.531,00 1.610,89 2.271,00 3.990,81 4.833,79
Rio Grande do Sul 1.616 - 4.400 2.467,86 1.615,52 2.276,00 3.633,07 4.400,48
Rio de Janeiro 1.509 - 5.875 2.561,46 1.509,17 1.852,00 4.850,05 5.874,53
Santa Catarina 1.682 - 5.222 2.710,04 1.682,49 2.418,00 4.311,67 5.222,42
Bahia 1.460 - 3.761 2.208,15 1.459,96 2.141,00 3.105,44 3.761,40
Distrito Federal 1.771 - 5.874 3.311,50 1.771,18 3.374,00 4.849,44 5.873,78
Goiás 1.579 - 4.775 2.484,61 1.579,26 2.157,00 3.942,30 4.775,03
Pará 1.515 - 5.791 3.114,32 1.514,78 3.344,00 4.781,11 5.791,03
Acre 2.450 - 3.664 2.810,80 2.450,00 2.884,00 3.025,20 3.664,22
Ceará 1.412 - 6.952 2.579,92 1.412,00 1.524,00 5.739,80 6.952,21
Mato Grosso 1.598 - 5.961 2.798,73 1.597,89 2.237,43 4.921,50 5.961,06
Pernambuco 1.445 - 5.445 2.568,09 1.444,91 2.200,00 4.495,42 5.444,99
Mato Grosso do Sul 1.518 - 5.860 2.745,16 1.517,71 2.200,00 4.837,69 5.859,56
Amazonas 1.431 - 5.463 2.365,87 1.430,51 1.700,00 4.510,55 5.463,31
Maranhão 1.443 - 4.364 2.201,60 1.442,54 1.879,50 3.602,93 4.363,98
Espírito Santo 1.448 - 3.999 2.111,47 1.448,20 1.752,00 3.301,98 3.999,45
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.813 1.675,46 1.412,00 1.474,00 2.322,63 2.813,24
Sergipe 1.412 - 3.502 1.978,49 1.412,00 1.598,00 2.891,34 3.502,08
Rondônia 1.625 - 3.914 2.364,46 1.624,95 2.403,00 3.231,82 3.914,48
Alagoas 1.423 - 3.344 1.857,50 1.422,92 1.575,00 2.761,08 3.344,30
Piauí 1.412 - 10.120 3.132,41 1.412,00 1.421,00 8.355,50 10.120,43
Roraima 1.441 - 2.893 1.844,55 1.440,68 1.700,00 2.388,36 2.892,85
Paraíba 1.412 - 13.428 3.900,19 1.412,00 1.467,00 11.086,59 13.428,41
Amapá 1.413 - 2.963 1.715,59 1.413,43 1.500,00 2.446,29 2.963,02
Tocantins 1.540 - 6.409 3.065,60 1.540,44 2.670,00 5.291,61 6.409,36


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a educação dos alunos;
  • organizar as atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • pesquisar;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • construir material didático;
    • atender alunos, individualmente;
    • discutir casos específicos com a coordenação;
    • preparar adaptação de casos especiais;
    • conferir material;
    • demonstrar disciplina;
    • acolher os alunos;
    • comprar material;
    • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
    • orientar os pais sobre alimentação saudável;
    • analisar situações de aprendizagem;
    • demonstrar bom humor;
    • participar de cursos e treinamentos profissionais;
    • orientar sobre hábitos alimentares;
    • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
    • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
    • proceder à retirada da mamadeira;
    • definir conteúdo programático do ano letivo;
    • demonstrar organização;
    • expor conteúdos;
    • demonstrar bom senso;
    • acompanhar a refeição;
    • participar de eventos da comunidade;
    • auxiliar os alunos na colocação roupas;
    • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
    • orientar sobre noções de higiene;
    • realizar visitas temáticas;
    • revisar o planejamento;
    • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
    • programar atividades diárias;
    • reelaborar o planejamento;
    • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
    • prestar primeiros socorros;
    • preparar projetos para interação com a comunidade;
    • estimar a necessidade de material;
    • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
    • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
    • preparar reunião de pais;
    • demonstrar paciência;
    • ministrar aulas;
    • brincar com os alunos;
    • demonstrar disposição;
    • selecionar recursos didáticos;
    • intervir em situações de risco para os alunos;
    • organizar eventos;
    • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar ética;
    • convocar pais de alunos;
    • requisitar material;
    • cantar;
    • promover encontros e atividades com os pais;
    • organizar a refeição;
    • demonstrar capacidade de compreensão oral;
    • organizar a entrada e a saída dos alunos;
    • promover atividades integradoras;
    • alimentar os alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • desenvolver trabalhos coletivos;
    • preencher documentos com informações dos alunos;
    • preparar o ambiente para as atividades;
    • demonstrar empatia;
    • levantar bibliografia;
    • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
    • pesquisar conteúdos;
    • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
    • acompanhar momento de sono;
    • organizar o espaço das atividades;
    • dançar;
    • mostrar-se atento;
    • estabelecer rotinas;
    • estudar casos (situações especiais);
    • mediar situações de conflitos no grupo;
    • promover a convivência social (socializar);
    • passear com os alunos;
    • demonstrar dinamismo;
    • criar recursos didáticos;
    • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
    • rever normas de conduta com as crianças;
    • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
    • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
    • realizar autoavaliação;
    • ministrar reuniões de pais;
    • trocar fraldas e roupas em geral;
    • registrar entrevistas com os pais;
    • ler para os alunos;
    • agrupar os alunos;
    • convidar personalidades e entidades;
    • alfabetizar os alunos;
    • controlar a saída de alunos;
    • organizar comemorações de aniversário;
    • passar lição de casa;
    • banhar alunos;
    • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
    • documentar as observações;
    • observar a interação dos alunos;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • registrar ocorrências;
    • orientar sobre noções de segurança;
    • demonstrar autocontrole;
    • organizar o material didático;
    • trabalhar áreas de conhecimento;
    • corrigir trabalhos com os alunos;
    • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
    • registrar frequência dos alunos;
    • programar atividades extraclasses;
    • enviar comunicados ao pais;
    • preparar projetos pedagógicos;
    • prestar esclarecimento aos pais;
    • planejar a rotina dos alunos;
    • definir critérios de agrupamentos de alunos;
    • escrever para os alunos;
    • atender pais;
    • pesquisar recursos didáticos;
    • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
    • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
    • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
    • manter-se atualizado;
    • guardar o material;
    • demonstrar alegria;
    • definir estratégias pedagógicas;
    • preparar a sala;
    • estabelecer limites;
    • criar situações de aprendizagem;
    • estabelecer normas e regras de conduta;
    • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
    • observar o comportamento dos alunos;
    • receber alunos novos;
    • contar histórias;
    • demonstrar preparo físico;
    • selecionar material;
    • improvisar atividades;
    • demonstrar sensibilidade;


    Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino médio
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades associativas
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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