Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) · CBO 2311-05

Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) · CBO 2311-05

CBO 231105 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas.

Também chamado de Professor de ensino pré-escolar · Professor de ensino pré-primário

O ofício do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) em uma frase CBO 231105

Síntese

O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (CBO 2311-05) promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas. Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos. Propõe atividades artísticas e lúdicas. Elabora recursos didáticos. Interage com as famílias das crianças e com a comunidade. Realiza tarefas administrativas. Registra informações referentes às etapas - planejamento, desenvolvimento e avaliação - do processo de ensino e de aprendizagem. Pode propor e organizar atividades ou eventos extraclasse. Pesquisa novas práticas, teorias e metodologias de ensino e aprendizagem. Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2311-05 se traduz na rotina

Planeja a prática educacional, realizando avaliação diagnóstica e identificando características, necessidades e potencialidades dos alunos. Estabelece metas e objetivos educacionais e define o conteúdo programático para o ano letivo, de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação. Seleciona e elabora recursos didáticos. Define a rotina dos alunos, programa as atividades diárias e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Programa atividades extraclasse, projetos para integração com pais e com a comunidade e define ações e projetos para adaptação do processo para alunos que requerem atenção especial. Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou quando necessário.

Responsabiliza-se pelo cuidado e pela educação dos alunos, realizando ações de acolhimento, acompanhando-os e orientando-os nos momentos de refeições e de descanso, na higienização corporal, na troca de roupas e nas atividades recreativas, evitando atitudes inadequadas ou inconsequentes, e intervindo em situações de risco.

Promove a educação dos alunos, estabelecendo regras de conduta, limites e rotinas. Implementa atividades e estratégias integradoras, para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos. Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos alimentares e saúde.

Promove a relação ensino e aprendizagem, desenvolvendo aulas conforme o planejado e avaliando a aprendizagem. Cria situações de aprendizagem, integrando as áreas do conhecimento, expõe o conteúdo formativo, alfabetiza, aplica estratégias de leitura e escrita, propõe atividades artísticas, lúdicas, de canto e dança, narra e dramatiza histórias e situações do cotidiano. Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos e aplicando estratégias, técnicas e instrumentos de avaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, questões orais e escritas, desenhos, pinturas, linguagem corporal, símbolos, entre outros. Documenta e analisa o resultado das avaliações, elabora relatório e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Organiza as atividades, acompanhando a entrada e a saída dos alunos, preparando os ambientes de ensino, e providenciando seleção, substituições, descartes e locais para guarda e acondicionamento dos materiais e dos recursos didáticos. Faz requisição de materiais.

Elabora documentos de acompanhamento e controle do processo de ensino e aprendizagem, inclusive em meio eletrônico, tais como relatórios e registros de frequência e de aproveitamento, e fichas informativas e individuais dos alunos.

Participa de reuniões pedagógicas com diretoria, coordenação, secretário e demais docentes da escola, tendo em vista a troca de informações e a proposição de novas ideias e práticas - administrativas e educacionais - referentes à instituição e aos alunos.

Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade, realizando reuniões e entrevistas com pais, prestando atendimento individual e em grupo, promovendo atividades coletivas e participando de eventos.

Realiza as atividades educacionais e administrativas de acordo com normas e procedimentos técnicos.

Mantém os ambientes de atuação limpos e organizados e zela pela segurança no uso de espaços, equipamentos e mobiliário.

Efetua pesquisas e promove situações para autodesenvolvimento e atualização profissional, buscando novos conteúdos, atividades extracurriculares, estratégias, recursos didáticos, tecnologias educacionais, metodologias ativas, teorias e referências didático-pedagógicas. Participa de cursos e programas da área.

Pulso do mercado para CBO Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2311-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.

Termômetro de Carreira
Em equilíbrio
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo negativo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença significativa no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença significativa no mercado formal
  • MovimentoEm equilíbrio
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasSaldo negativo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, entre 20 e 30 anos
  • Carga horáriaJornada reduzida, em torno de 33h semanais

Quem emprega o CBO 2311-05

Os principais empregadores concentram-se em: Creches, Pré-Escolas, Escolas de Ensino Fundamental, Administração Pública, ONGs, Escolas de Ensino Médio.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Caminho de formação mais comum

O curso de Pedagogia é a porta de entrada mais comum (licenciatura), com duração típica de 48 meses.

Saberes que sustentam o CBO 2311-05

Tabela CBO · posição 6 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 136 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências agráriasCiência e tecnologia de alimentosCiência de alimentos333
Valor nutritivo de alimentos333
Ciência de alimentos333
Outros elementos (ciência de alimentos) fundamentos de embalagem, conservação e acondicionamento de alimentos utilizados por crianças de 4 e 5 anos333
Ciências biológicasBiologia geralBiologia geral223
Biologia geral223
Ciências da saúdeMedicinaSaúde materno-infantil435
Outros elementos (saúde materno-infantil) noções de primeiros socorros para profissionais da educação infantil435
Saúde materno-infantil445
Outros elementos (saúde materno-infantil) sinais de adoecimento infantil para profissionais de educação infantil445
Ciências exatas e da terraFísicaFísica geral333
Outros elementos (física geral) física básica aplicada ao desenvolvimento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na formação de crianças de 4 e 5 anos333
GeociênciasOutros elementos do campo geociências333
Outros elementos (geociências) ecologia, meio ambiente e sustentabilidade333
MatemáticaMatemática aplicada445
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada445
Probabilidade e estatísticaProbabilidade e estatística aplicadas545
Outros elementos (probabilidade e estatística aplicadas) estatística básica aplicada ao desenvolvimento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem545
Probabilidade e estatística aplicadas545
Outros elementos (probabilidade e estatística aplicadas) probabilidade básica aplicada ao desenvolvimento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem545
QuímicaQuímica orgânica333
Outros elementos (química orgânica) química orgânica básica aplicada ao desenvolvimento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na formação de crianças de 4 e 5 anos333
Química inorgânica434
Outros elementos (química inorgânica) química inorgânica básica aplicada ao desenvolvimento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem na formação de crianças de 4 e 5 anos434
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática444
Informática444
Informática444
Outros elementos (informática) softwares, aplicativos e recursos didático-pedagógicos informatizados utilizados no desenvolvimento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem, na formação de crianças de 4 e 5 anos444
Internet445
Internet445
Videojogo333
Outros elementos (videojogo) gamificação e jogos educativos aplicáveis em cursos de educação infantil333
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação334
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) tecnologias da informação e comunicação nas práticas educativas334
Ciências humanasEducaçãoFundamentos da educação444
Filosofia da educação444
Fundamentos da educação333
História da educação333
Fundamentos da educação455
Psicologia educacional455
Fundamentos da educação455
Sociologia da educação455
Administração educacional444
Outros elementos (administração educacional) funcionamento da educação brasileira e políticas públicas444
Administração educacional334
Outros elementos (administração educacional) gestão pedagógica e projeto educativo334
Planejamento e avaliação educacional333
Planejamento educacional333
Planejamento e avaliação educacional222
Política educacional222
Ensino-aprendizagem555
Métodos e técnicas de ensino555
Ensino-aprendizagem555
Tecnologia educacional555
Ensino-aprendizagem555
Teorias da instrução555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) brinquedos e brincadeiras na educação infantil555
Ensino-aprendizagem444
Outros elementos (ensino-aprendizagem) educação infantil e sociedade444
Ensino-aprendizagem455
Outros elementos (ensino-aprendizagem) estratégias e procedimentos para alfabetização na educação infantil455
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) letramentos e alfabetização das linguagens para educação infantil555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) linguagem e oralidade555
Ensino-aprendizagem445
Outros elementos (ensino-aprendizagem) linguagens expressivas na infância445
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) ludicidade e educação555
Ensino-aprendizagem444
Outros elementos (ensino-aprendizagem) metodologias ativas444
Ensino-aprendizagem445
Outros elementos (ensino-aprendizagem) planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem445
Ensino-aprendizagem444
Outros elementos (ensino-aprendizagem) práticas educativas em espaços não escolares444
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças de 4 e 5 anos555
Ensino-aprendizagem444
Outros elementos (ensino-aprendizagem) teorias da educação444
Ensino-aprendizagem445
Outros elementos (ensino-aprendizagem) teorias pedagógicas e didática para o ensino infantil445
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) trabalho pedagógico na educação infantil555
Currículo344
Currículos específicos para níveis e tipos de educação344
Tópicos específicos de educação233
Educação especial233
Tópicos específicos de educação445
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação infantil445
Outros elementos do campo educação333
Outros elementos (educação) diferença, diversidade e educação inclusiva333
Outros elementos do campo educação222
Outros elementos (educação) inovação educacional222
Outros elementos do campo educação444
Outros elementos (educação) normas e procedimentos técnicos aplicáveis à educação infantil444
Outros elementos do campo educação333
Outros elementos (educação) políticas e práticas de articulação escola-comunidade333
FilosofiaÉtica555
Ética555
HistóriaHistória do brasil444
Outros elementos (história do brasil) fundamentos básicos de história do brasil aplicáveis à educação infantil444
PsicologiaPsicologia cognitiva444
Psicologia cognitiva444
Psicologia do ensino e da aprendizagem555
Ensino e aprendizagem na sala de aula555
Psicologia do ensino e da aprendizagem455
Programação de condições de ensino455
Tratamento e prevenção psicológica444
Distúrbios da linguagem444
Ciências sociais aplicadasAdministraçãoAdministração de empresas444
Outros elementos (administração de empresas) legislação e políticas públicas educacionais para a educação infantil444
EngenhariasEngenharia de produçãoGerência de produção444
Outros elementos (gerência de produção) higiene, saúde, ergonomia e segurança no trabalho444
Linguística, letras e artesArtesArtes plásticas344
Desenho344
Outros elementos do campo artes434
Outros elementos (artes) aplicação dos fundamentos da música, da dança, do teatro e de outras artes na criação de situações de aprendizagem e na proposição de atividades para educação infantil434
LetrasLíngua portuguesa555
Língua portuguesa555
Língua portuguesa455
Outros elementos (língua portuguesa) linguagem e conhecimento455
Literatura brasileira455
Outros elementos (literatura brasileira) filmes brasileiros voltados à educação infantil455
Literatura brasileira455
Outros elementos (literatura brasileira) literatura brasileira voltada à educação infantil455
Literaturas estrangeiras modernas344
Outros elementos (literaturas estrangeiras modernas) filmes estrangeiros voltados à educação infantil344
Literaturas estrangeiras modernas344
Outros elementos (literaturas estrangeiras modernas) literatura estrangeira moderna voltada à educação infantil344
Literaturas clássicas333
Outros elementos (literaturas clássicas) literaturas clássicas voltadas à educação infantil333
Tecnologias estratégicasMétodos e procedimentos científicosOutros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)334
Metodologia científica334
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)334
Metodologia de pesquisa334

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 6 de 8
Habilidades cognitivas 22 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral55
Escuta ativa55
Expressão oral55
Compreensão escrita55
Expressão escrita55
Estratégias de aprendizagem55
Aprendizado ativo55
Persuasão44
Negociação44
Habilidade de ensinar55
Outras habilidades de cognitivas (especificar...)Outras - atenção a detalhes55
Outras - criatividade44
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções55
Raciocínio abstrato para resolução de problemas55
Raciocínio analítico55
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)55
Raciocínio crítico33
Raciocíonio científico22
Trabalho com númerosComparação de dados33
Compreensão numérica55
Expressão numérica55
Análise de dados33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 12 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasFlexibilidade de extensão33
Flexibilidade dinâmica33
Habilidades psicomotorasDestreza dos dedos (ou digital)22
Destreza manual22
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva55
Localização de som55
Reconhecimento de fala55
Clareza de fala55
Sensibilidade auditiva44
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)44
Discriminação de cor visual33
Habilidades práticas 11 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe55
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...55
Troca de informações55
Fornecimento de informações55
Cooperação55
Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços33
Facilitação e mediação de aprendizagem55
Percepção da realidade social55
Habilidades operacionaisAplicação de habilidades artísticas22
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico44
Habilidades organizacionaisAnálise sistêmica34

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 6 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho com previsão de mudanças5
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento5

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.

Verbos do dia a dia do CBO 231105

O que se faz na prática
Trabalhar áreas de conhecimento
Atender alunos, individualmente
Avaliar o desenvolvimento sócio-afetivo
Atender pais
Preparar projetos pedagógicos
Demonstrar disciplina
Corrigir trabalhos com os alunos
Acolher os alunos
Estimar a necessidade de material
Desenvolver trabalhos coletivos
Alfabetizar os alunos
Expor conteúdos

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) (CBO 2311-05) pertence à família dos Professores de nível superior na educação infantil, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
231 Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
2311 Professores de nível superior na educação infantil
231105 Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Profissões irmãs na família CBO 2311

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

CBO 231105

Qual é o CBO do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)?

O código é CBO 2311-05 (ou CBO 231105 sem o hífen), dentro da família 2311 (Professores de nível superior na educação infantil), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)?

Promove a educação e a relação ensino e aprendizagem de crianças de quatro a cinco anos, em instituições públicas e privadas. Responsabiliza-se pelo cuidado, planeja as situações de aprendizagem, e avalia as práticas educativas e os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos. Propõe atividades artísticas e lúdicas. Elabora recursos didáticos. Interage com as famílias das cr…

Que formação é necessária para o CBO 2311-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Creches, Pré-Escolas, Escolas de Ensino Fundamental, Administração Pública.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 33 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2311-05

Mesmo subgrupo · CBO 231