Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- pesquisar;
- organizar as atividades;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
- realizar tarefas administrativas;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- interagir com a família e a comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar a prática educacional;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
Atividades
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- programar atividades extraclasses;
- registrar frequência dos alunos;
- escrever para os alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar autocontrole;
- orientar sobre noções de higiene;
- observar a interação dos alunos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- improvisar atividades;
- controlar a saída de alunos;
- promover a convivência social (socializar);
- revisar o planejamento;
- contar histórias;
- enviar comunicados ao pais;
- demonstrar paciência;
- estudar casos (situações especiais);
- registrar ocorrências;
- preparar adaptação de casos especiais;
- prestar esclarecimento aos pais;
- demonstrar bom senso;
- atender alunos, individualmente;
- construir material didático;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- demonstrar criatividade;
- orientar sobre noções de segurança;
- definir estratégias pedagógicas;
- demonstrar disciplina;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- agrupar os alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- expor conteúdos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- mostrar-se atento;
- requisitar material;
- receber alunos novos;
- convocar pais de alunos;
- dançar;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- passear com os alunos;
- preparar reunião de pais;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- demonstrar ética;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- preparar projetos pedagógicos;
- registrar entrevistas com os pais;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- levantar bibliografia;
- guardar o material;
- cantar;
- passar lição de casa;
- selecionar material;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- acompanhar momento de sono;
- conferir material;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar empatia;
- demonstrar sensibilidade;
- pesquisar recursos didáticos;
- demonstrar alegria;
- ministrar reuniões de pais;
- demonstrar preparo físico;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- promover atividades integradoras;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- estabelecer rotinas;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- brincar com os alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- pesquisar conteúdos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- realizar visitas temáticas;
- criar situações de aprendizagem;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- participar de eventos da comunidade;
- organizar o espaço das atividades;
- acompanhar a refeição;
- programar atividades diárias;
- demonstrar bom humor;
- realizar autoavaliação;
- estabelecer limites;
- planejar a rotina dos alunos;
- documentar as observações;
- demonstrar disposição;
- organizar eventos;
- atender pais;
- manter-se atualizado;
- ler para os alunos;
- comprar material;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- analisar situações de aprendizagem;
- reelaborar o planejamento;
- demonstrar dinamismo;
- convidar personalidades e entidades;
- demonstrar organização;
- organizar o material didático;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- alfabetizar os alunos;
- preparar a sala;
- observar o comportamento dos alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- preparar o ambiente para as atividades;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- ministrar aulas;
- estimar a necessidade de material;
- prestar primeiros socorros;
- organizar comemorações de aniversário;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- criar recursos didáticos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- selecionar recursos didáticos;
- promover encontros e atividades com os pais;
- acolher os alunos;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- rever normas de conduta com as crianças;
- organizar a refeição;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas