Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- planejar a prática educacional;
- cuidar dos alunos;
- organizar as atividades;
- interagir com a família e a comunidade;
- demonstrar competências pessoais;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- promover a educação dos alunos;
- pesquisar;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- realizar tarefas administrativas;
Atividades
- orientar sobre noções de segurança;
- brincar com os alunos;
- definir estratégias pedagógicas;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- mostrar-se atento;
- receber alunos novos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- acolher os alunos;
- guardar o material;
- estabelecer limites;
- comprar material;
- demonstrar disciplina;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- prestar esclarecimento aos pais;
- organizar o material didático;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- programar atividades extraclasses;
- controlar a saída de alunos;
- programar atividades diárias;
- atender pais;
- observar o comportamento dos alunos;
- demonstrar dinamismo;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- demonstrar ética;
- ministrar aulas;
- passar lição de casa;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- atender alunos, individualmente;
- realizar autoavaliação;
- demonstrar preparo físico;
- registrar entrevistas com os pais;
- criar recursos didáticos;
- manter-se atualizado;
- demonstrar organização;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- documentar as observações;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- convocar pais de alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar disposição;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar criatividade;
- convidar personalidades e entidades;
- estabelecer rotinas;
- revisar o planejamento;
- ministrar reuniões de pais;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- alfabetizar os alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- contar histórias;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- registrar frequência dos alunos;
- pesquisar recursos didáticos;
- demonstrar bom humor;
- ler para os alunos;
- registrar ocorrências;
- realizar visitas temáticas;
- orientar sobre noções de higiene;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- planejar a rotina dos alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- promover encontros e atividades com os pais;
- levantar bibliografia;
- prestar primeiros socorros;
- acompanhar momento de sono;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- organizar o espaço das atividades;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- organizar comemorações de aniversário;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar autocontrole;
- promover atividades integradoras;
- estimar a necessidade de material;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- demonstrar alegria;
- organizar a refeição;
- rever normas de conduta com as crianças;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- passear com os alunos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- enviar comunicados ao pais;
- participar de eventos da comunidade;
- acompanhar a refeição;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- promover a convivência social (socializar);
- trabalhar áreas de conhecimento;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- preencher documentos com informações dos alunos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- escrever para os alunos;
- expor conteúdos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- demonstrar empatia;
- preparar a sala;
- demonstrar flexibilidade;
- agrupar os alunos;
- demonstrar bom senso;
- preparar projetos pedagógicos;
- dançar;
- organizar eventos;
- improvisar atividades;
- reelaborar o planejamento;
- pesquisar conteúdos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- preparar reunião de pais;
- observar a interação dos alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- requisitar material;
- construir material didático;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- demonstrar paciência;
- preparar adaptação de casos especiais;
- conferir material;
- cantar;
- selecionar material;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades associativas
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de organizações religiosas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Ensino de idiomas