Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • pesquisar;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar a prática educacional;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar as atividades;

Atividades

  • demonstrar disposição;
  • demonstrar disciplina;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • selecionar material;
  • demonstrar ética;
  • acolher os alunos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar flexibilidade;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • brincar com os alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • preparar reunião de pais;
  • demonstrar bom humor;
  • atender pais;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • promover a convivência social (socializar);
  • estimar a necessidade de material;
  • promover atividades integradoras;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • demonstrar dinamismo;
  • estabelecer rotinas;
  • convocar pais de alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • demonstrar sensibilidade;
  • ministrar aulas;
  • pesquisar conteúdos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • passear com os alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • organizar o material didático;
  • contar histórias;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • comprar material;
  • atender alunos, individualmente;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • cantar;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • organizar eventos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • reelaborar o planejamento;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • realizar visitas temáticas;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • controlar a saída de alunos;
  • ministrar reuniões de pais;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • demonstrar organização;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • estudar casos (situações especiais);
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar alegria;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • construir material didático;
  • demonstrar empatia;
  • expor conteúdos;
  • escrever para os alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • convidar personalidades e entidades;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • registrar frequência dos alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar preparo físico;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • requisitar material;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • registrar ocorrências;
  • selecionar recursos didáticos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • levantar bibliografia;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • dançar;
  • guardar o material;
  • improvisar atividades;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • enviar comunicados ao pais;
  • agrupar os alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • acompanhar momento de sono;
  • organizar a refeição;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • definir estratégias pedagógicas;
  • mostrar-se atento;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • realizar autoavaliação;
  • preparar a sala;
  • criar situações de aprendizagem;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • documentar as observações;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • conferir material;
  • ler para os alunos;
  • demonstrar bom senso;
  • programar atividades extraclasses;
  • participar de eventos da comunidade;
  • revisar o planejamento;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • acompanhar a refeição;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer limites;
  • programar atividades diárias;
  • organizar o espaço das atividades;
  • receber alunos novos;
  • passar lição de casa;
  • observar a interação dos alunos;
  • criar recursos didáticos;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (quatro a seis anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




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