Salário para o cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
CBO 2312-10 > Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas (comunicação e expressão, integração social e iniciação às ciências) nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Preparam aulas, efetuam registros burocráticos e pedagógicos, participam na elaboração do projeto pedagógico, planejam o curso de acordo com as diretrizes educacionais. Atuam em reuniões administrativas e pedagógicas, organizam eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas. Para o desenvolvimento das atividades utilizam constantemente capacidades de comunicação.

Quanto ganha um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.903,09 e R$ 6.541,01, com a média salarial de R$ 3.086,58 e o salário mediana em R$ 2.499,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.086,58 37.038,96 771,64 21,14
1º Quartil 1.903,09 22.837,04 475,77 13,04
Salário Mediana 2.499,00 29.988,00 624,75 17,12
3º Quartil 4.988,45 59.861,45 1.247,11 34,17
Teto Salarial 6.541,01 78.492,13 1.635,25 44,81


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.836 - 10.142 4.107,97 1.836,29 3.101,00 8.373,47 10.142,20
Rio de Janeiro - RJ 1.520 - 9.119 3.318,70 1.519,96 1.963,00 7.528,55 9.118,81
Brasília - DF 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Limeira - SP 2.693 - 4.400 3.181,12 2.693,19 3.315,00 3.632,76 4.400,11
Goiânia - GO 1.732 - 15.142 4.842,27 1.732,13 2.452,00 12.501,61 15.142,33
Gaspar - SC 2.621 - 5.793 4.174,50 2.620,82 4.700,00 4.782,62 5.792,85
Belo Horizonte - MG 1.754 - 6.492 3.129,72 1.753,58 2.605,00 5.359,55 6.491,64
Curitiba - PR 1.591 - 4.752 2.410,39 1.590,99 1.991,12 3.923,53 4.752,30
Salvador - BA 1.484 - 6.589 2.823,32 1.484,25 2.131,00 5.439,70 6.588,73
Barra de São Francisco - ES 1.694 - 3.856 2.281,35 1.694,20 2.107,00 3.183,45 3.855,89
Braço do Norte - SC 2.226 - 2.908 2.283,55 2.225,67 2.254,00 2.400,55 2.907,62
Guarulhos - SP 1.792 - 5.809 2.729,23 1.791,88 2.056,50 4.795,90 5.808,94
Porto Alegre - RS 2.156 - 7.323 3.726,26 2.155,91 3.194,50 6.046,16 7.323,29
Londrina - PR 1.554 - 5.023 2.720,10 1.553,81 2.690,50 4.146,74 5.022,65
Manaus - AM 1.412 - 3.606 1.885,11 1.412,00 1.550,00 2.977,06 3.605,90
Caçapava - SP 2.544 - 5.130 3.213,47 2.543,51 3.038,00 4.235,65 5.130,34
Campinas - SP 1.830 - 7.050 3.179,26 1.830,05 2.399,00 5.820,46 7.049,92
Recife - PE 1.598 - 6.807 3.181,06 1.598,02 2.608,00 5.620,15 6.807,30
Fortaleza - CE 1.412 - 4.450 2.200,52 1.412,00 1.740,00 3.673,83 4.449,85
Campo Grande - MS 1.532 - 6.093 2.833,11 1.531,94 2.367,00 5.030,46 6.093,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.915 - 7.154 3.515,67 1.915,33 3.219,00 5.906,54 7.154,18
Santa Catarina 1.929 - 6.180 3.222,67 1.928,52 2.595,00 5.102,45 6.180,24
Paraná 1.601 - 4.075 2.303,14 1.600,91 2.180,00 3.364,75 4.075,48
Rio de Janeiro 1.490 - 8.315 3.063,69 1.489,98 1.852,00 6.864,52 8.314,51
Minas Gerais 1.690 - 5.433 2.738,10 1.690,46 2.336,00 4.485,13 5.432,52
Rio Grande do Sul 1.957 - 5.978 3.079,16 1.957,29 2.675,00 4.935,46 5.977,98
Goiás 1.604 - 9.862 3.600,98 1.604,12 2.250,00 8.142,22 9.862,10
Bahia 1.431 - 5.074 2.371,20 1.430,67 1.874,00 4.189,09 5.073,95
Distrito Federal 1.662 - 8.396 3.660,19 1.662,33 3.222,00 6.931,69 8.395,88
Espírito Santo 1.574 - 4.789 2.453,65 1.573,64 2.107,00 3.953,93 4.789,12
Pernambuco 1.463 - 6.770 2.946,48 1.463,42 2.390,00 5.589,55 6.770,23
Mato Grosso 1.760 - 5.421 2.753,60 1.760,01 2.298,00 4.475,47 5.420,82
Ceará 1.412 - 7.113 2.710,24 1.412,00 1.685,38 5.872,79 7.113,30
Pará 1.466 - 5.676 2.579,45 1.465,83 1.998,00 4.686,44 5.676,35
Mato Grosso do Sul 1.605 - 7.667 3.316,32 1.605,11 2.600,00 6.329,99 7.667,07
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.037 1.935,03 1.412,00 1.478,00 3.333,22 4.037,30
Amazonas 1.412 - 3.556 1.876,00 1.412,00 1.550,00 2.935,51 3.555,58
Rondônia 1.664 - 5.447 3.020,20 1.663,55 2.987,00 4.497,14 5.447,07
Alagoas 1.433 - 4.193 2.037,16 1.433,17 1.553,00 3.461,66 4.192,87
Maranhão 1.418 - 6.136 2.521,59 1.417,83 1.722,50 5.066,03 6.136,12
Sergipe 1.412 - 4.168 2.039,43 1.412,00 1.500,00 3.441,33 4.168,24
Paraíba 1.412 - 4.257 2.145,29 1.412,00 1.862,00 3.514,30 4.256,63
Piauí 1.412 - 4.849 2.090,59 1.412,00 1.478,00 4.003,09 4.848,67
Acre 1.626 - 4.907 2.771,04 1.625,57 2.630,00 4.051,31 4.907,07
Tocantins 1.538 - 4.703 2.441,04 1.538,47 2.200,00 3.882,51 4.702,62
Amapá 1.415 - 5.226 2.404,01 1.415,23 2.000,00 4.314,58 5.225,95
Roraima 1.517 - 4.042 2.194,49 1.516,95 1.953,50 3.337,10 4.042,00


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries)

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) devem:

  • preparar aulas;
  • participar na elaboração do projeto pedagógico;
  • ministrar aulas;
  • organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas;
  • avaliar os alunos;
  • comunicar-se;
  • efetuar registros burocráticos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em reuniões administrativas e pedagógicas;
  • planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais;

  • Atividades

    • dialogar com os alunos;
    • dominar a modalidade escrita da língua;
    • monitorar trabalhos em grupo;
    • preparar o cronograma dos eventos;
    • trocar experiências com os pares e especialistas;
    • listar fontes de pesquisa para o aluno;
    • contatar instituições para viabilização de atividades;
    • estabelecer objetivos gerais e específicos do curso;
    • criar material didático;
    • organizar visitas a espaços culturais;
    • propor atividades de comunicação oral ao aluno;
    • conversar com os pais dos alunos;
    • revisar conteúdos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • definir critérios de avaliação;
    • divulgar os trabalhos dos alunos;
    • acompanhar reuniões de conselho de classe e série;
    • fixar objetivos de avaliação;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos;
    • divulgar os eventos da escola;
    • opinar sobre propostas pedagógicas;
    • atuar em reuniões de professores;
    • orientar o aluno para atitudes de convívio social;
    • propor situações-problema aos alunos;
    • criar atividade paralela de reforço;
    • acompanhar trabalho diário do aluno;
    • preencher fichas descritivas;
    • definir metodologias de ensino;
    • definir temas transversais e interdisciplinares;
    • levantar o perfil cognitivo e social dos alunos;
    • solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos;
    • propor trabalhos e atividades;
    • atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno;
    • integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola;
    • expressar-se em vários níveis de linguagem;
    • trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos;
    • aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno;
    • definir estratégias de ensino;
    • instruir os alunos para participar dos eventos;
    • organizar palestras;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • preparar roteiro de observação para os alunos;
    • registrar aulas previstas e dadas;
    • analisar material didático e paradidático;
    • estabelecer estratégias de avaliação;
    • discutir conceitos de religiosidade;
    • amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa;
    • orientar o aluno em atividades artísticas e corporais;
    • orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço;
    • interagir com a comunidade escolar;
    • manter vínculos afetivos com os alunos;
    • convencionar regras de convivência;
    • sugerir formas para qualificação do docente;
    • pesquisar material didático e paradidático;
    • sugerir metodologias de ensino;
    • apresentar capacidade de trabalho em equipe;
    • aplicar instrumentos diversos de avaliação;
    • avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos;
    • ajustar planejamento à classe;
    • sugerir projetos para a comunidade escolar;
    • relacionar os conteúdos aos temas transversais;
    • registrar frequência dos alunos;
    • relatar evasão escolar;
    • atualizar-se;
    • comunicar-se com diferentes faixas etárias;
    • determinar objetivo da aula;
    • trabalhar conceitos de família e cidadania;
    • propor atividades diversas baseadas no mesmo tema;
    • propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst);
    • proceder com clareza;
    • caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos;
    • atuar em reuniões periódicas de planejamento;
    • programar pauta das reuniões;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno;
    • produzir material didático;
    • registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
    • adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas);
    • registrar conteúdos e atividades ministrados;
    • anotar ocorrências anômalas;
    • ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno;
    • relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos;
    • orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita;
    • planejar as atividades periódicas da área;
    • criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos;
    • redigir relatório sobre alunos com problemas;
    • estabelecer conteúdos mínimos por série;
    • expor os trabalhos dos alunos durante a aula;
    • atuar em reuniões de pais;
    • iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização;
    • empregar atividades de recuperação paralela;
    • traçar os objetivos dos eventos;
    • acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno;
    • discutir o conteúdo científico com os alunos;
    • exercer autoridade com critério;
    • escolher temas para reuniões;
    • estabelecer estratégicas de recuperação do aluno;
    • explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma;
    • formar grupos para atuação nos eventos;
    • selecionar material didático;
    • notificar os pais sobre a situação dos alunos;
    • orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais;
    • atuar em assembleias escolares e conselhos de escola;
    • proceder com ética e moral;
    • refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações;
    • divulgar a produção da escola na comunidade;
    • proceder com criatividade;
    • registrar conceitos e notas dos alunos;
    • apresentar relatórios às autoridades competentes;
    • preparar instrumentos para registro do evento;
    • consultar legislação educacional;
    • solicitar autorização da direção da escola para realização do evento;
    • sugerir objetivos gerais e específicos;


    Setores que mais contratam Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Educação infantil - creche
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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