Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • pesquisar;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;

Atividades

  • programar atividades diárias;
  • levantar bibliografia;
  • demonstrar autocontrole;
  • estudar casos (situações especiais);
  • ler para os alunos;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • alfabetizar os alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • comprar material;
  • requisitar material;
  • organizar o material didático;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • receber alunos novos;
  • manter-se atualizado;
  • banhar alunos;
  • demonstrar disposição;
  • preparar a sala;
  • escrever para os alunos;
  • demonstrar empatia;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • estabelecer limites;
  • atender pais;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • estimar a necessidade de material;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • demonstrar bom humor;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • demonstrar ética;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • passar lição de casa;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • organizar o espaço das atividades;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • demonstrar alegria;
  • improvisar atividades;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • expor conteúdos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • promover a convivência social (socializar);
  • realizar visitas temáticas;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • organizar eventos;
  • estabelecer rotinas;
  • demonstrar organização;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • cantar;
  • brincar com os alunos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • pesquisar conteúdos;
  • demonstrar criatividade;
  • revisar o planejamento;
  • controlar a saída de alunos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • demonstrar paciência;
  • documentar as observações;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • passear com os alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • criar recursos didáticos;
  • alimentar os alunos;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar bom senso;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • agrupar os alunos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar sensibilidade;
  • guardar o material;
  • selecionar material;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • programar atividades extraclasses;
  • realizar autoavaliação;
  • observar a interação dos alunos;
  • construir material didático;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • promover atividades integradoras;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • participar de eventos da comunidade;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • registrar frequência dos alunos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • convocar pais de alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • ministrar reuniões de pais;
  • organizar a refeição;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • mostrar-se atento;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • dançar;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • contar histórias;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • conferir material;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • ministrar aulas;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • acompanhar a refeição;
  • atender alunos, individualmente;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • preparar reunião de pais;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • acompanhar momento de sono;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • criar situações de aprendizagem;
  • reelaborar o planejamento;
  • registrar ocorrências;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar preparo físico;
  • enviar comunicados ao pais;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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