Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • pesquisar;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;

Atividades

  • demonstrar criatividade;
  • acompanhar momento de sono;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • controlar a saída de alunos;
  • construir material didático;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • comprar material;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • demonstrar paciência;
  • organizar a refeição;
  • escrever para os alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • acolher os alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • revisar o planejamento;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • preparar reunião de pais;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • mostrar-se atento;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • pesquisar conteúdos;
  • improvisar atividades;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • atender alunos, individualmente;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • participar de eventos da comunidade;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preparar a sala;
  • registrar ocorrências;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • programar atividades extraclasses;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • demonstrar bom senso;
  • registrar frequência dos alunos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • brincar com os alunos;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • contar histórias;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • atender pais;
  • convocar pais de alunos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • promover a convivência social (socializar);
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • expor conteúdos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar disposição;
  • ministrar aulas;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • alimentar os alunos;
  • organizar o espaço das atividades;
  • estimar a necessidade de material;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • levantar bibliografia;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar organização;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • banhar alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • programar atividades diárias;
  • agrupar os alunos;
  • manter-se atualizado;
  • criar situações de aprendizagem;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • organizar o material didático;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • demonstrar preparo físico;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • dançar;
  • convidar personalidades e entidades;
  • ler para os alunos;
  • organizar eventos;
  • demonstrar empatia;
  • passear com os alunos;
  • estabelecer limites;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar alegria;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar dinamismo;
  • receber alunos novos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • prestar primeiros socorros;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar disciplina;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • observar a interação dos alunos;
  • realizar visitas temáticas;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • passar lição de casa;
  • documentar as observações;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • acompanhar a refeição;
  • realizar autoavaliação;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • demonstrar ética;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • selecionar material;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • requisitar material;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • demonstrar bom humor;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • promover atividades integradoras;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • conferir material;
  • cantar;
  • criar recursos didáticos;
  • guardar o material;
  • ministrar reuniões de pais;
  • planejar a rotina dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria