Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- organizar as atividades;
- planejar a prática educacional;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- realizar tarefas administrativas;
- interagir com a família e a comunidade;
- pesquisar;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- demonstrar competências pessoais;
- cuidar dos alunos;
- promover a educação dos alunos;
Atividades
- estabelecer normas e regras de conduta;
- escrever para os alunos;
- acolher os alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- selecionar material;
- demonstrar ética;
- alfabetizar os alunos;
- agrupar os alunos;
- organizar o material didático;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- programar atividades diárias;
- enviar comunicados ao pais;
- banhar alunos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- organizar o espaço das atividades;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- realizar visitas temáticas;
- guardar o material;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- programar atividades extraclasses;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- proceder à retirada da mamadeira;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- pesquisar recursos didáticos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- orientar sobre noções de segurança;
- analisar situações de aprendizagem;
- observar o comportamento dos alunos;
- conferir material;
- demonstrar criatividade;
- promover atividades integradoras;
- passar lição de casa;
- acompanhar a refeição;
- demonstrar dinamismo;
- demonstrar bom senso;
- demonstrar flexibilidade;
- comprar material;
- construir material didático;
- realizar autoavaliação;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- preparar adaptação de casos especiais;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- dançar;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- estabelecer rotinas;
- cantar;
- revisar o planejamento;
- levantar bibliografia;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- demonstrar sensibilidade;
- planejar a rotina dos alunos;
- brincar com os alunos;
- ler para os alunos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- demonstrar bom humor;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- contar histórias;
- participar de eventos da comunidade;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- criar situações de aprendizagem;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- promover encontros e atividades com os pais;
- manter-se atualizado;
- alimentar os alunos;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- organizar comemorações de aniversário;
- definir estratégias pedagógicas;
- estudar casos (situações especiais);
- reelaborar o planejamento;
- controlar a saída de alunos;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- organizar a refeição;
- orientar sobre noções de higiene;
- pesquisar conteúdos;
- estimar a necessidade de material;
- registrar ocorrências;
- requisitar material;
- convocar pais de alunos;
- acompanhar momento de sono;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- preencher documentos com informações dos alunos;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- registrar entrevistas com os pais;
- passear com os alunos;
- observar a interação dos alunos;
- improvisar atividades;
- demonstrar empatia;
- prestar primeiros socorros;
- demonstrar preparo físico;
- demonstrar paciência;
- ministrar aulas;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- convidar personalidades e entidades;
- prestar esclarecimento aos pais;
- demonstrar alegria;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- preparar a sala;
- demonstrar disposição;
- promover a convivência social (socializar);
- atender pais;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- atender alunos, individualmente;
- preparar reunião de pais;
- documentar as observações;
- demonstrar organização;
- receber alunos novos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- estabelecer limites;
- ministrar reuniões de pais;
- demonstrar disciplina;
- organizar eventos;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- demonstrar autocontrole;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- mostrar-se atento;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- registrar frequência dos alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- expor conteúdos;
- rever normas de conduta com as crianças;
- criar recursos didáticos;
Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico