Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • realizar tarefas administrativas;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • planejar a prática educacional;
  • avaliar as práticas pedagógicas;

Atividades

  • organizar comemorações de aniversário;
  • demonstrar criatividade;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • realizar autoavaliação;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • controlar a saída de alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • estabelecer rotinas;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • demonstrar disposição;
  • preparar a sala;
  • manter-se atualizado;
  • ministrar reuniões de pais;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • prestar primeiros socorros;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • demonstrar bom humor;
  • atender pais;
  • organizar a refeição;
  • demonstrar sensibilidade;
  • escrever para os alunos;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar paciência;
  • conferir material;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • documentar as observações;
  • demonstrar disciplina;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • demonstrar flexibilidade;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • analisar situações de aprendizagem;
  • ler para os alunos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • programar atividades extraclasses;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • convocar pais de alunos;
  • receber alunos novos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • alimentar os alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • organizar o material didático;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • organizar o espaço das atividades;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • registrar frequência dos alunos;
  • observar a interação dos alunos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • pesquisar conteúdos;
  • contar histórias;
  • mostrar-se atento;
  • estudar casos (situações especiais);
  • criar recursos didáticos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • acolher os alunos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • organizar eventos;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • ministrar aulas;
  • preparar reunião de pais;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • estimar a necessidade de material;
  • registrar ocorrências;
  • acompanhar a refeição;
  • agrupar os alunos;
  • participar de eventos da comunidade;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • demonstrar organização;
  • levantar bibliografia;
  • acompanhar momento de sono;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • selecionar material;
  • demonstrar dinamismo;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • dançar;
  • passar lição de casa;
  • expor conteúdos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • promover atividades integradoras;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • realizar visitas temáticas;
  • passear com os alunos;
  • atender alunos, individualmente;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • requisitar material;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • brincar com os alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • comprar material;
  • promover a convivência social (socializar);
  • guardar o material;
  • convidar personalidades e entidades;
  • improvisar atividades;
  • enviar comunicados ao pais;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • demonstrar ética;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • demonstrar autocontrole;
  • estabelecer limites;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • construir material didático;
  • demonstrar bom senso;
  • programar atividades diárias;
  • demonstrar alegria;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • reelaborar o planejamento;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • banhar alunos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar preparo físico;
  • cantar;
  • revisar o planejamento;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Orientador sócio educativo