Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • cuidar dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • promover a educação dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • pesquisar;
  • organizar as atividades;

Atividades

  • ler para os alunos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar organização;
  • criar situações de aprendizagem;
  • dançar;
  • cantar;
  • demonstrar autocontrole;
  • brincar com os alunos;
  • organizar a refeição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • preparar reunião de pais;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • promover atividades integradoras;
  • atender pais;
  • demonstrar preparo físico;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • demonstrar alegria;
  • contar histórias;
  • ministrar aulas;
  • receber alunos novos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • pesquisar conteúdos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • demonstrar criatividade;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • passar lição de casa;
  • organizar o espaço das atividades;
  • acompanhar a refeição;
  • reelaborar o planejamento;
  • preparar a sala;
  • revisar o planejamento;
  • conferir material;
  • mostrar-se atento;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • convocar pais de alunos;
  • organizar o material didático;
  • guardar o material;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • realizar visitas temáticas;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar disposição;
  • demonstrar paciência;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • selecionar material;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • comprar material;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • realizar autoavaliação;
  • controlar a saída de alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • construir material didático;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • acompanhar momento de sono;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • alfabetizar os alunos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • observar a interação dos alunos;
  • demonstrar disciplina;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • selecionar recursos didáticos;
  • banhar alunos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • requisitar material;
  • demonstrar ética;
  • programar atividades diárias;
  • participar de eventos da comunidade;
  • ministrar reuniões de pais;
  • improvisar atividades;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • programar atividades extraclasses;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • estudar casos (situações especiais);
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • registrar ocorrências;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • expor conteúdos;
  • alimentar os alunos;
  • demonstrar bom senso;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • passear com os alunos;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • demonstrar empatia;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • documentar as observações;
  • convidar personalidades e entidades;
  • escrever para os alunos;
  • agrupar os alunos;
  • manter-se atualizado;
  • organizar eventos;
  • registrar frequência dos alunos;
  • atender alunos, individualmente;
  • demonstrar sensibilidade;
  • acolher os alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • criar recursos didáticos;
  • demonstrar bom humor;
  • estabelecer limites;
  • levantar bibliografia;
  • estimar a necessidade de material;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • corrigir trabalhos com os alunos;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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