Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • pesquisar;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • organizar as atividades;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;

Atividades

  • conferir material;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • registrar frequência dos alunos;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar a saída de alunos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • prestar primeiros socorros;
  • requisitar material;
  • ministrar reuniões de pais;
  • realizar visitas temáticas;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar bom senso;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • convidar personalidades e entidades;
  • promover a convivência social (socializar);
  • registrar ocorrências;
  • acolher os alunos;
  • alimentar os alunos;
  • acompanhar momento de sono;
  • criar recursos didáticos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • demonstrar flexibilidade;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • programar atividades diárias;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • levantar bibliografia;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • expor conteúdos;
  • demonstrar paciência;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • passear com os alunos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • revisar o planejamento;
  • demonstrar disciplina;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • preparar a sala;
  • promover atividades integradoras;
  • convocar pais de alunos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • estudar casos (situações especiais);
  • criar situações de aprendizagem;
  • escrever para os alunos;
  • selecionar material;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • documentar as observações;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • estimar a necessidade de material;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • acompanhar a refeição;
  • demonstrar bom humor;
  • organizar eventos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • agrupar os alunos;
  • passar lição de casa;
  • atender alunos, individualmente;
  • organizar o material didático;
  • pesquisar conteúdos;
  • reelaborar o planejamento;
  • ministrar aulas;
  • organizar a refeição;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • brincar com os alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • demonstrar sensibilidade;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • demonstrar preparo físico;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • enviar comunicados ao pais;
  • mostrar-se atento;
  • participar de eventos da comunidade;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • demonstrar autocontrole;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • organizar o espaço das atividades;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • banhar alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • realizar autoavaliação;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • programar atividades extraclasses;
  • contar histórias;
  • alfabetizar os alunos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • estabelecer rotinas;
  • preparar reunião de pais;
  • demonstrar disposição;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar alegria;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • ler para os alunos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • construir material didático;
  • demonstrar dinamismo;
  • observar a interação dos alunos;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • comprar material;
  • manter-se atualizado;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • guardar o material;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • demonstrar empatia;
  • dançar;
  • improvisar atividades;
  • demonstrar ética;
  • atender pais;
  • cantar;
  • estabelecer limites;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • receber alunos novos;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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