Categorias profissionais do cargo
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- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- pesquisar;
- realizar tarefas administrativas;
- promover a educação dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- demonstrar competências pessoais;
- cuidar dos alunos;
- planejar a prática educacional;
- organizar as atividades;
- interagir com a família e a comunidade;
Atividades
- demonstrar organização;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- observar a interação dos alunos;
- demonstrar disposição;
- construir material didático;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- acompanhar momento de sono;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- alimentar os alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- orientar sobre noções de segurança;
- promover a convivência social (socializar);
- participar de eventos da comunidade;
- mostrar-se atento;
- agrupar os alunos;
- requisitar material;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- conferir material;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- reelaborar o planejamento;
- pesquisar recursos didáticos;
- demonstrar autocontrole;
- organizar a refeição;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- proceder à retirada da mamadeira;
- expor conteúdos;
- escrever para os alunos;
- passear com os alunos;
- organizar o material didático;
- preparar reunião de pais;
- rever normas de conduta com as crianças;
- estabelecer rotinas;
- definir estratégias pedagógicas;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- realizar visitas temáticas;
- promover encontros e atividades com os pais;
- comprar material;
- observar o comportamento dos alunos;
- revisar o planejamento;
- alfabetizar os alunos;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- criar situações de aprendizagem;
- demonstrar alegria;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- corrigir trabalhos com os alunos;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- preparar adaptação de casos especiais;
- selecionar material;
- estabelecer limites;
- acolher os alunos;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- estudar casos (situações especiais);
- documentar as observações;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- demonstrar bom humor;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- organizar eventos;
- realizar autoavaliação;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- passar lição de casa;
- programar atividades extraclasses;
- demonstrar criatividade;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- analisar situações de aprendizagem;
- programar atividades diárias;
- ministrar reuniões de pais;
- prestar primeiros socorros;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- acompanhar a refeição;
- ler para os alunos;
- criar recursos didáticos;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- organizar comemorações de aniversário;
- demonstrar sensibilidade;
- demonstrar bom senso;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- selecionar recursos didáticos;
- controlar a saída de alunos;
- organizar o espaço das atividades;
- preparar a sala;
- demonstrar empatia;
- levantar bibliografia;
- demonstrar paciência;
- orientar sobre noções de higiene;
- demonstrar disciplina;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- promover atividades integradoras;
- enviar comunicados ao pais;
- pesquisar conteúdos;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- registrar entrevistas com os pais;
- registrar frequência dos alunos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- atender alunos, individualmente;
- estimar a necessidade de material;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- prestar esclarecimento aos pais;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- convocar pais de alunos;
- planejar a rotina dos alunos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- ministrar aulas;
- convidar personalidades e entidades;
- receber alunos novos;
- demonstrar ética;
- demonstrar flexibilidade;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- registrar ocorrências;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- banhar alunos;
- improvisar atividades;
- demonstrar dinamismo;
- contar histórias;
- guardar o material;
- atender pais;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- dançar;
- manter-se atualizado;
- brincar com os alunos;
- cantar;
- demonstrar preparo físico;
Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico