Categorias profissionais do cargo
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- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- cuidar dos alunos;
- organizar as atividades;
- promover a educação dos alunos;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- pesquisar;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tarefas administrativas;
- interagir com a família e a comunidade;
- planejar a prática educacional;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
Atividades
- demonstrar bom senso;
- demonstrar preparo físico;
- escrever para os alunos;
- alfabetizar os alunos;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- promover a convivência social (socializar);
- observar o comportamento dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- realizar visitas temáticas;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- trocar fraldas e roupas em geral;
- comprar material;
- manter-se atualizado;
- construir material didático;
- reelaborar o planejamento;
- promover encontros e atividades com os pais;
- observar a interação dos alunos;
- organizar o material didático;
- demonstrar disciplina;
- estabelecer limites;
- acompanhar a refeição;
- demonstrar criatividade;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- acolher os alunos;
- ministrar reuniões de pais;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- demonstrar disposição;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- preparar projetos pedagógicos;
- demonstrar ética;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- organizar o espaço das atividades;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- definir estratégias pedagógicas;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- demonstrar paciência;
- pesquisar recursos didáticos;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- contar histórias;
- orientar sobre noções de segurança;
- atender pais;
- controlar a saída de alunos;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- prestar esclarecimento aos pais;
- selecionar material;
- rever normas de conduta com as crianças;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar alegria;
- ministrar aulas;
- demonstrar empatia;
- documentar as observações;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- preparar a sala;
- estudar casos (situações especiais);
- demonstrar dinamismo;
- dançar;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- brincar com os alunos;
- criar situações de aprendizagem;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- improvisar atividades;
- preparar adaptação de casos especiais;
- requisitar material;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- pesquisar conteúdos;
- proceder à retirada da mamadeira;
- banhar alunos;
- criar recursos didáticos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- mostrar-se atento;
- registrar ocorrências;
- promover atividades integradoras;
- preparar o ambiente para as atividades;
- passar lição de casa;
- levantar bibliografia;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- registrar entrevistas com os pais;
- expor conteúdos;
- registrar frequência dos alunos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- demonstrar bom humor;
- passear com os alunos;
- realizar autoavaliação;
- convocar pais de alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- organizar a refeição;
- planejar a rotina dos alunos;
- organizar eventos;
- atender alunos, individualmente;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- demonstrar sensibilidade;
- programar atividades diárias;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- convidar personalidades e entidades;
- demonstrar autocontrole;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- orientar sobre noções de higiene;
- receber alunos novos;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- programar atividades extraclasses;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- preparar reunião de pais;
- prestar primeiros socorros;
- demonstrar organização;
- agrupar os alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- guardar o material;
- estabelecer rotinas;
- estimar a necessidade de material;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- alimentar os alunos;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- conferir material;
- enviar comunicados ao pais;
- cantar;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- acompanhar momento de sono;
- revisar o planejamento;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- organizar comemorações de aniversário;
- ler para os alunos;
- participar de eventos da comunidade;
Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico