Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • organizar as atividades;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a educação dos alunos;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • realizar tarefas administrativas;
  • pesquisar;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • selecionar material;
  • demonstrar ética;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • selecionar recursos didáticos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • preparar reunião de pais;
  • pesquisar conteúdos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • passear com os alunos;
  • participar de eventos da comunidade;
  • improvisar atividades;
  • criar recursos didáticos;
  • dançar;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • organizar o material didático;
  • alimentar os alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • programar atividades extraclasses;
  • escrever para os alunos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • enviar comunicados ao pais;
  • ministrar reuniões de pais;
  • demonstrar bom senso;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • organizar o espaço das atividades;
  • organizar a refeição;
  • estudar casos (situações especiais);
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • alfabetizar os alunos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • agrupar os alunos;
  • passar lição de casa;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • controlar a saída de alunos;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar criatividade;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar preparo físico;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • atender alunos, individualmente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • revisar o planejamento;
  • promover a convivência social (socializar);
  • mostrar-se atento;
  • preparar a sala;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • convocar pais de alunos;
  • convidar personalidades e entidades;
  • promover atividades integradoras;
  • contar histórias;
  • demonstrar empatia;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • demonstrar sensibilidade;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • organizar eventos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • estabelecer limites;
  • cantar;
  • demonstrar dinamismo;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • registrar frequência dos alunos;
  • demonstrar alegria;
  • reelaborar o planejamento;
  • receber alunos novos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • demonstrar disciplina;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • estimar a necessidade de material;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • ministrar aulas;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • acompanhar a refeição;
  • demonstrar disposição;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • demonstrar bom humor;
  • observar a interação dos alunos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • ler para os alunos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • criar situações de aprendizagem;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • guardar o material;
  • manter-se atualizado;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • realizar autoavaliação;
  • documentar as observações;
  • expor conteúdos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • programar atividades diárias;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • brincar com os alunos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • estabelecer rotinas;
  • prestar primeiros socorros;
  • realizar visitas temáticas;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar autocontrole;
  • levantar bibliografia;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • comprar material;
  • registrar ocorrências;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • banhar alunos;
  • conferir material;
  • atender pais;
  • construir material didático;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • requisitar material;
  • acompanhar momento de sono;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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