Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a educação dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • pesquisar;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • realizar tarefas administrativas;

Atividades

  • brincar com os alunos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • cantar;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • agrupar os alunos;
  • estabelecer limites;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • atender alunos, individualmente;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • selecionar material;
  • estimar a necessidade de material;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • registrar ocorrências;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • dançar;
  • estabelecer rotinas;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • passear com os alunos;
  • observar a interação dos alunos;
  • manter-se atualizado;
  • registrar frequência dos alunos;
  • requisitar material;
  • ministrar aulas;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • realizar autoavaliação;
  • demonstrar bom senso;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • convidar personalidades e entidades;
  • organizar a refeição;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar sensibilidade;
  • ministrar reuniões de pais;
  • organizar o material didático;
  • demonstrar dinamismo;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • levantar bibliografia;
  • guardar o material;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar bom humor;
  • programar atividades diárias;
  • demonstrar ética;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • alimentar os alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • atender pais;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • realizar visitas temáticas;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • expor conteúdos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • revisar o planejamento;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • convocar pais de alunos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • comprar material;
  • programar atividades extraclasses;
  • receber alunos novos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • organizar o espaço das atividades;
  • promover a convivência social (socializar);
  • contar histórias;
  • acompanhar momento de sono;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • improvisar atividades;
  • conferir material;
  • demonstrar organização;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • acolher os alunos;
  • organizar eventos;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • preparar reunião de pais;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • alfabetizar os alunos;
  • escrever para os alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • preparar a sala;
  • mostrar-se atento;
  • demonstrar preparo físico;
  • banhar alunos;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • demonstrar empatia;
  • demonstrar disposição;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • criar recursos didáticos;
  • ler para os alunos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • acompanhar a refeição;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • demonstrar criatividade;
  • pesquisar conteúdos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • passar lição de casa;
  • documentar as observações;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • controlar a saída de alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • selecionar recursos didáticos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • construir material didático;
  • demonstrar flexibilidade;
  • promover atividades integradoras;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • demonstrar alegria;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • participar de eventos da comunidade;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • prestar primeiros socorros;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • demonstrar paciência;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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