Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • realizar tarefas administrativas;
  • pesquisar;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar as atividades;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • planejar a prática educacional;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • promover a educação dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • promover a convivência social (socializar);
  • demonstrar bom senso;
  • estimar a necessidade de material;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar sensibilidade;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • banhar alunos;
  • alimentar os alunos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • observar a interação dos alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • prestar primeiros socorros;
  • estabelecer limites;
  • levantar bibliografia;
  • pesquisar conteúdos;
  • conferir material;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • criar recursos didáticos;
  • programar atividades extraclasses;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • alfabetizar os alunos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • demonstrar disposição;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • preparar reunião de pais;
  • receber alunos novos;
  • contar histórias;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • comprar material;
  • guardar o material;
  • demonstrar alegria;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • registrar ocorrências;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • brincar com os alunos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • revisar o planejamento;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • demonstrar bom humor;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • improvisar atividades;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • organizar a refeição;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • criar situações de aprendizagem;
  • documentar as observações;
  • acompanhar a refeição;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • requisitar material;
  • organizar o espaço das atividades;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • estabelecer rotinas;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • atender pais;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • cantar;
  • demonstrar disciplina;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • enviar comunicados ao pais;
  • dançar;
  • selecionar material;
  • registrar frequência dos alunos;
  • passear com os alunos;
  • expor conteúdos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • participar de eventos da comunidade;
  • organizar eventos;
  • organizar o material didático;
  • acolher os alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar preparo físico;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • passar lição de casa;
  • acompanhar momento de sono;
  • promover atividades integradoras;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • mostrar-se atento;
  • convocar pais de alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • realizar visitas temáticas;
  • ministrar aulas;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • programar atividades diárias;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar organização;
  • ministrar reuniões de pais;
  • escrever para os alunos;
  • agrupar os alunos;
  • demonstrar paciência;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • convidar personalidades e entidades;
  • preparar a sala;
  • demonstrar empatia;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • construir material didático;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • demonstrar dinamismo;
  • ler para os alunos;
  • manter-se atualizado;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • controlar a saída de alunos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • realizar autoavaliação;
  • demonstrar autocontrole;
  • atender alunos, individualmente;
  • demonstrar criatividade;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • registrar entrevistas com os pais;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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