Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • interagir com a família e a comunidade;
  • cuidar dos alunos;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • realizar tarefas administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • planejar a prática educacional;
  • pesquisar;
  • organizar as atividades;
  • avaliar as práticas pedagógicas;

Atividades

  • receber alunos novos;
  • passar lição de casa;
  • expor conteúdos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • ministrar aulas;
  • demonstrar organização;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • selecionar recursos didáticos;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • programar atividades diárias;
  • organizar eventos;
  • demonstrar ética;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • construir material didático;
  • agrupar os alunos;
  • alimentar os alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • cantar;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • promover atividades integradoras;
  • mostrar-se atento;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • passear com os alunos;
  • programar atividades extraclasses;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • preparar reunião de pais;
  • observar a interação dos alunos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • pesquisar conteúdos;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • improvisar atividades;
  • convocar pais de alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • registrar ocorrências;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • requisitar material;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • controlar a saída de alunos;
  • estimar a necessidade de material;
  • organizar o espaço das atividades;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • realizar visitas temáticas;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • preparar a sala;
  • acompanhar a refeição;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • estabelecer limites;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • conferir material;
  • acompanhar momento de sono;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • demonstrar bom senso;
  • demonstrar empatia;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • organizar a refeição;
  • brincar com os alunos;
  • guardar o material;
  • organizar o material didático;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • revisar o planejamento;
  • ministrar reuniões de pais;
  • atender pais;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • atender alunos, individualmente;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • demonstrar flexibilidade;
  • contar histórias;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • demonstrar dinamismo;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • levantar bibliografia;
  • acolher os alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • manter-se atualizado;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • comprar material;
  • demonstrar paciência;
  • criar recursos didáticos;
  • registrar frequência dos alunos;
  • realizar autoavaliação;
  • documentar as observações;
  • prestar primeiros socorros;
  • dançar;
  • demonstrar alegria;
  • enviar comunicados ao pais;
  • selecionar material;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar criatividade;
  • convidar personalidades e entidades;
  • demonstrar bom humor;
  • demonstrar preparo físico;
  • participar de eventos da comunidade;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • orientar sobre noções de segurança;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • banhar alunos;
  • demonstrar disposição;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • escrever para os alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar autocontrole;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • ler para os alunos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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