Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • planejar a prática educacional;
  • pesquisar;
  • promover a educação dos alunos;
  • organizar as atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • selecionar recursos didáticos;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • alfabetizar os alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • acompanhar momento de sono;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • preparar reunião de pais;
  • observar a interação dos alunos;
  • mostrar-se atento;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar criatividade;
  • programar atividades extraclasses;
  • programar atividades diárias;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • organizar eventos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • demonstrar disciplina;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • ministrar aulas;
  • participar de eventos da comunidade;
  • documentar as observações;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • criar situações de aprendizagem;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • demonstrar ética;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • ler para os alunos;
  • receber alunos novos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • criar recursos didáticos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • ministrar reuniões de pais;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • demonstrar bom humor;
  • brincar com os alunos;
  • banhar alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • comprar material;
  • demonstrar paciência;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • alimentar os alunos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • agrupar os alunos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • passear com os alunos;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • atender pais;
  • estudar casos (situações especiais);
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • passar lição de casa;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • organizar o material didático;
  • convocar pais de alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • preparar a sala;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar empatia;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • requisitar material;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • improvisar atividades;
  • organizar o espaço das atividades;
  • atender alunos, individualmente;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • estimar a necessidade de material;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • estabelecer limites;
  • convidar personalidades e entidades;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • guardar o material;
  • enviar comunicados ao pais;
  • demonstrar alegria;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • demonstrar dinamismo;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • escrever para os alunos;
  • realizar visitas temáticas;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • demonstrar disposição;
  • demonstrar bom senso;
  • conferir material;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • demonstrar sensibilidade;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • expor conteúdos;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • selecionar material;
  • demonstrar preparo físico;
  • registrar ocorrências;
  • pesquisar conteúdos;
  • revisar o planejamento;
  • acompanhar a refeição;
  • acolher os alunos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • contar histórias;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • reelaborar o planejamento;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • promover atividades integradoras;
  • organizar a refeição;
  • levantar bibliografia;
  • manter-se atualizado;
  • construir material didático;
  • estabelecer rotinas;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • registrar frequência dos alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • realizar autoavaliação;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • dançar;
  • cantar;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Instrutor educacional
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Instrutor educacional