Salário para o cargo de Professor de maternal (nivel superior)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de maternal (nivel superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • pesquisar;
  • promover a educação dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar a prática educacional;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • organizar as atividades;

Atividades

  • revisar o planejamento;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • agrupar os alunos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • organizar a refeição;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • ler para os alunos;
  • improvisar atividades;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • observar a interação dos alunos;
  • demonstrar empatia;
  • dançar;
  • controlar a saída de alunos;
  • convocar pais de alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • guardar o material;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • organizar eventos;
  • alimentar os alunos;
  • ministrar aulas;
  • alfabetizar os alunos;
  • demonstrar paciência;
  • estabelecer rotinas;
  • expor conteúdos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • receber alunos novos;
  • registrar ocorrências;
  • cantar;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • demonstrar dinamismo;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • demonstrar preparo físico;
  • construir material didático;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • demonstrar ética;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • preparar a sala;
  • registrar frequência dos alunos;
  • estabelecer limites;
  • atender alunos, individualmente;
  • demonstrar alegria;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • passar lição de casa;
  • ministrar reuniões de pais;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • prestar primeiros socorros;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • demonstrar flexibilidade;
  • realizar visitas temáticas;
  • programar atividades diárias;
  • levantar bibliografia;
  • organizar o espaço das atividades;
  • participar de eventos da comunidade;
  • demonstrar criatividade;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • reelaborar o planejamento;
  • demonstrar disciplina;
  • acolher os alunos;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • realizar autoavaliação;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • atender pais;
  • passear com os alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar autocontrole;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • demonstrar organização;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • estimar a necessidade de material;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • documentar as observações;
  • selecionar recursos didáticos;
  • comprar material;
  • acompanhar momento de sono;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • banhar alunos;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • demonstrar disposição;
  • organizar o material didático;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • brincar com os alunos;
  • requisitar material;
  • estudar casos (situações especiais);
  • programar atividades extraclasses;
  • manter-se atualizado;
  • criar situações de aprendizagem;
  • demonstrar bom humor;
  • conferir material;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • convidar personalidades e entidades;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • contar histórias;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • pesquisar conteúdos;
  • escrever para os alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • mostrar-se atento;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • demonstrar bom senso;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • demonstrar sensibilidade;
  • promover atividades integradoras;
  • acompanhar a refeição;
  • selecionar material;
  • preparar reunião de pais;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • criar recursos didáticos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • corrigir trabalhos com os alunos;


Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




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