Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de maternal (nivel superior)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
- realizar tarefas administrativas;
- avaliar as práticas pedagógicas;
- promover a relação ensino-aprendizagem;
- cuidar dos alunos;
- planejar a prática educacional;
- demonstrar competências pessoais;
- interagir com a família e a comunidade;
- promover a educação dos alunos;
- organizar as atividades;
- pesquisar;
Atividades
- demonstrar flexibilidade;
- programar atividades extraclasses;
- reelaborar o planejamento;
- organizar o material didático;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- passar lição de casa;
- rever normas de conduta com as crianças;
- demonstrar dinamismo;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- promover atividades integradoras;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- planejar a rotina dos alunos;
- banhar alunos;
- demonstrar paciência;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- conferir material;
- orientar sobre noções de segurança;
- pesquisar recursos didáticos;
- escrever para os alunos;
- registrar ocorrências;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- demonstrar sensibilidade;
- mostrar-se atento;
- revisar o planejamento;
- trabalhar áreas de conhecimento;
- realizar autoavaliação;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- atender alunos, individualmente;
- proceder à retirada da mamadeira;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- ler para os alunos;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar bom humor;
- demonstrar ética;
- agrupar os alunos;
- documentar as observações;
- orientar sobre noções de higiene;
- demonstrar criatividade;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- estabelecer rotinas;
- demonstrar bom senso;
- trocar fraldas e roupas em geral;
- demonstrar preparo físico;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- receber alunos novos;
- manter-se atualizado;
- observar o comportamento dos alunos;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- organizar o espaço das atividades;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- controlar a saída de alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- promover a convivência social (socializar);
- demonstrar disciplina;
- criar recursos didáticos;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- demonstrar alegria;
- preparar adaptação de casos especiais;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- passear com os alunos;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- ministrar aulas;
- construir material didático;
- acompanhar a refeição;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- alimentar os alunos;
- preparar reunião de pais;
- organizar eventos;
- realizar visitas temáticas;
- cantar;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- criar situações de aprendizagem;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- contar histórias;
- requisitar material;
- acompanhar momento de sono;
- programar atividades diárias;
- pesquisar conteúdos;
- estimar a necessidade de material;
- dançar;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- preparar o ambiente para as atividades;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- estabelecer limites;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- alfabetizar os alunos;
- analisar situações de aprendizagem;
- demonstrar organização;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- definir estratégias pedagógicas;
- acolher os alunos;
- enviar comunicados ao pais;
- convocar pais de alunos;
- prestar primeiros socorros;
- promover encontros e atividades com os pais;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- demonstrar disposição;
- participar de eventos da comunidade;
- preparar projetos pedagógicos;
- selecionar material;
- organizar comemorações de aniversário;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- comprar material;
- prestar esclarecimento aos pais;
- observar a interação dos alunos;
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- preparar a sala;
- organizar a refeição;
- ministrar reuniões de pais;
- atender pais;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- demonstrar empatia;
- levantar bibliografia;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- estudar casos (situações especiais);
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- brincar com os alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- registrar frequência dos alunos;
- registrar entrevistas com os pais;
- expor conteúdos;
- guardar o material;
- improvisar atividades;
- convidar personalidades e entidades;
- estabelecer normas e regras de conduta;
Setores que mais contratam Professor de maternal (nivel superior) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Outras atividades de recreação e lazer
- Outras atividades de ensino
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Instituições de longa permanência para idosos
- Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
- Educação superior - graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação profissional de nível técnico