Salário para o cargo de Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
CBO 2313-35 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Um Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.024,74 e R$ 9.482,14, com a média salarial de R$ 3.961,59 e o salário mediana em R$ 2.833,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.961,59 47.539,09 990,40 31,60
1º Quartil 2.024,74 24.296,93 506,19 16,15
Salário Mediana 2.833,00 33.996,00 708,25 22,60
3º Quartil 7.231,49 86.777,85 1.807,87 57,68
Teto Salarial 9.482,14 113.785,72 2.370,54 75,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.827 - 20.455 6.542,92 1.827,10 3.356,00 16.887,90 20.455,13
Rio de Janeiro - RJ 1.730 - 8.125 3.719,38 1.729,57 3.033,00 6.708,43 8.125,45
Brasília - DF 1.905 - 9.098 4.819,77 1.905,25 4.977,00 7.511,42 9.098,06
Belo Horizonte - MG 1.764 - 11.692 4.481,39 1.764,24 2.973,00 9.652,63 11.691,55
Goiânia - GO 1.825 - 9.346 4.222,63 1.825,32 3.718,00 7.716,45 9.346,39
Curitiba - PR 1.742 - 7.402 3.501,55 1.742,43 3.190,00 6.111,53 7.402,46
Recife - PE 1.770 - 6.036 3.246,57 1.769,96 3.150,00 4.983,20 6.035,81
Florianópolis - SC 1.975 - 10.031 4.231,22 1.975,36 3.104,00 8.281,71 10.031,06
Niterói - RJ 1.885 - 15.934 7.042,88 1.884,85 5.931,00 13.155,43 15.934,25
Salvador - BA 1.513 - 5.946 2.656,17 1.512,78 2.110,00 4.909,08 5.946,02
Campinas - SP 2.001 - 9.951 4.081,08 2.000,83 3.013,00 8.216,00 9.951,47
Teresina - PI 1.571 - 6.003 2.956,27 1.570,50 2.986,00 4.955,80 6.002,61
Vitoria - ES 2.323 - 10.708 5.354,11 2.322,63 4.225,00 8.840,75 10.708,18
Guarulhos - SP 1.801 - 10.330 4.397,77 1.801,00 3.577,00 8.528,50 10.329,98
Santo André - SP 2.141 - 13.602 6.098,23 2.140,63 5.002,00 11.229,63 13.601,66
Porto Alegre - RS 1.597 - 9.154 3.933,39 1.596,88 2.802,00 7.557,50 9.153,87
Fortaleza - CE 1.507 - 15.500 4.523,86 1.506,81 2.190,00 12.796,82 15.499,89
Ribeirão Preto - SP 1.778 - 4.530 2.695,40 1.777,57 2.720,00 3.739,71 4.529,65
São Caetano do Sul - SP 3.094 - 7.278 4.295,83 3.094,29 4.061,00 6.009,14 7.278,45
Campos dos Goytacazes - RJ 1.487 - 7.892 3.871,55 1.487,29 4.025,00 6.515,86 7.892,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.866 - 12.005 4.592,94 1.865,57 3.234,00 9.911,26 12.004,81
Rio de Janeiro 1.628 - 10.458 4.112,20 1.627,60 2.796,00 8.633,91 10.457,65
Minas Gerais 1.705 - 9.987 3.939,84 1.705,31 2.834,00 8.245,40 9.987,07
Paraná 1.609 - 6.371 2.972,75 1.609,38 2.397,50 5.260,07 6.371,15
Santa Catarina 1.914 - 9.310 3.943,58 1.913,89 3.009,00 7.686,35 9.309,94
Goiás 1.651 - 8.068 3.422,34 1.650,95 2.456,00 6.660,83 8.067,80
Rio Grande do Sul 1.822 - 7.187 3.359,24 1.822,13 2.755,50 5.934,03 7.187,47
Bahia 1.459 - 5.334 2.549,69 1.459,39 2.207,00 4.403,97 5.334,22
Pernambuco 1.545 - 9.207 3.552,04 1.545,17 2.586,00 7.601,39 9.207,03
Distrito Federal 1.905 - 9.098 4.819,77 1.905,25 4.977,00 7.511,42 9.098,06
Espírito Santo 1.714 - 8.316 3.665,49 1.714,18 2.938,00 6.865,55 8.315,75
Ceará 1.420 - 15.481 4.585,66 1.419,68 1.996,00 12.781,30 15.481,09
Pará 1.640 - 6.927 3.356,40 1.640,47 3.145,00 5.718,93 6.926,94
Piauí 1.514 - 28.010 7.286,44 1.513,92 2.939,50 23.125,34 28.010,11
Rio Grande do Norte 1.562 - 6.147 2.897,67 1.561,82 2.610,00 5.074,73 6.146,66
Mato Grosso do Sul 1.677 - 7.516 3.320,61 1.677,36 2.470,00 6.205,36 7.516,12
Mato Grosso 1.697 - 5.269 2.805,14 1.697,10 2.340,00 4.350,10 5.268,97
Maranhão 1.573 - 4.507 2.395,13 1.573,32 2.227,00 3.721,33 4.507,39
Amazonas 1.464 - 10.239 3.476,23 1.463,71 1.800,00 8.453,71 10.239,39
Tocantins 1.728 - 9.731 3.717,46 1.727,71 2.708,75 8.033,86 9.730,85
Alagoas 1.442 - 5.390 2.628,07 1.441,57 2.572,00 4.450,00 5.389,97
Roraima 1.631 - 4.431 2.573,63 1.631,17 2.387,50 3.658,00 4.430,68
Sergipe 1.463 - 4.596 2.410,38 1.462,50 2.047,50 3.794,83 4.596,42
Paraíba 1.490 - 9.165 4.506,88 1.489,83 4.835,00 7.567,00 9.165,38
Acre 1.790 - 4.598 2.879,23 1.789,67 3.006,00 3.796,33 4.598,23
Amapá 1.412 - 5.280 2.349,60 1.412,00 1.908,50 4.359,00 5.279,75
Rondônia 1.578 - 6.927 2.808,70 1.577,50 1.889,00 5.719,00 6.927,02


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • estudar;
  • comunicar-se;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • demonstrar solidariedade;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • demonstrar controle emocional;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • consultar bibliotecas;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • organizar a bibliografia;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • listar material escolar básico;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • ministrar aulas;
    • aprender novas tecnologias;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • expressar-se com clareza;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • preencher diário de classe;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • demonstrar liderança;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • organizar atividades comunitárias;
    • participar das assembleias escolares;
    • propor atividades culturais;
    • registrar avaliações e resultados;
    • consultar legislação;
    • selecionar os conteúdos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • agir eticamente;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • sistematizar o conhecimento;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • trabalhar em equipe;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;


    Setores que mais contratam Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades associativas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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