Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
 - Profissionais do ensino
 
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
 
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
 
Cargos relacionados:
- Professor de ciências na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
 - Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental
 - Professor de língua estrangeira moderna no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
 - Professor de geografia na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
 - Professor de história do ensino fundamental
 - Professor de matemática na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
 - Professor de língua portuguesa do ensino fundamental
 - Professor de matemática do ensino fundamental
 - Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série
 - Professor de ciências naturais no ensino fundamental de 5ª a 8ª série
 - Professor de história na educação de jovens e adultos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
 - Professor de educação artística do ensino fundamental
 
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
 - demonstrar competências pessoais;
 - planejar cursos, aulas e atividades escolares;
 - estudar;
 - promover a educação dos alunos;
 - comunicar-se;
 - participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
 - registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
 
Atividades
- desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
 - promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
 - analisar a autoavaliação dos alunos;
 - consultar legislação;
 - elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
 - conviver com as ideias ou posições contrárias;
 - propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
 - propor atividades culturais;
 - expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
 - possibilitar a apropriação de conhecimentos;
 - sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
 - socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
 - respeitar a heterogeneidade dos alunos;
 - propor estudos interdisciplinares;
 - discutir projetos interdisciplinares com colegas;
 - demonstrar liderança;
 - falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
 - demonstrar capacidade de diálogo;
 - desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
 - esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
 - trabalhar em equipe;
 - orientar a autoavaliação dos alunos;
 - escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
 - propor critérios para a composição das classes;
 - dialogar com a direção e coordenações da escola;
 - agir eticamente;
 - organizar a bibliografia;
 - registrar avaliações e resultados;
 - avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
 - comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
 - decodificar diferentes códigos e linguagens;
 - expressar-se com clareza;
 - preencher formulários com notas e faltas;
 - preencher diário de classe;
 - construir relações de confiança com os alunos;
 - contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
 - demonstrar pontualidade e assiduidade;
 - propor opções para o horário de trabalho;
 - demonstrar solidariedade;
 - listar material escolar básico;
 - empregar recursos e procedimentos didáticos;
 - desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
 - adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
 - encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
 - prever recursos materiais e didáticos;
 - corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
 - promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
 - debater projetos interdisciplinares com os alunos;
 - comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
 - criar situações múltiplas de aprendizagem;
 - ministrar aulas;
 - registrar atividades extracurriculares;
 - avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
 - demonstrar criatividade e iniciativa;
 - frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
 - estimular a troca de conhecimento;
 - selecionar os conteúdos;
 - sistematizar o conhecimento;
 - diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
 - definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
 - incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
 - estabelecer as metodologias de ensino;
 - organizar atividades comunitárias;
 - participar das assembleias escolares;
 - analisar o plano de gestão da escola;
 - aprender novas tecnologias;
 - registrar atividades culturais e pedagógicas;
 - definir processos e critérios de avaliação;
 - orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
 - revelar interesses multidisciplinares;
 - avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
 - solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
 - desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
 - desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
 - observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
 - respeitar os limites dos alunos;
 - contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
 - contextualizar os conhecimentos;
 - participar da gestão escolar nos colegiados;
 - prever participação em eventos culturais e científicos;
 - adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
 - demonstrar capacidade de intervir na realidade;
 - orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
 - desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
 - consultar bibliotecas;
 - sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
 - avaliar a frequência dos alunos;
 - elaborar os instrumentos de avaliação;
 - determinar os objetivos do curso e da disciplina;
 - realizar reuniões com os pais para orientação;
 - colocar-se disponível para os alunos;
 - selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
 - trocar experiências com os professores através de reuniões;
 - propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
 - acompanhar as mudanças na área da educação;
 - elaborar o projeto pedagógico;
 - ler literatura específica da área de conhecimento;
 - registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
 - identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
 - participar da elaboração do plano de gestão da escola;
 - analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
 - orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
 - levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
 - propor calendário de avaliação escrita;
 - elencar temas para projetos pedagógicos;
 - demonstrar controle emocional;
 - registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
 - propor regras comuns para comunidade escolar;
 - assumir funções administrativo-pedagógicas;
 
Setores que mais contratam Professor de língua portuguesa no ensino supletivo do ensino fundamental de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
 - Educação infantil - pré-escola
 - Ensino médio
 - Administração pública em geral
 - Educação infantil - creche
 - Atividades associativas
 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais
 - Outras atividades de ensino
 - Educação superior - graduação e pós-graduação
 - Educação profissional de nível técnico
 - Serviços de assistência social sem alojamento
 - Cursos preparatórios para concursos