Salário para o cargo de Professor de língua italiana
CBO 2346-08 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua italiana - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua italiana

Um Professor de língua italiana trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.929,31 e R$ 21.675,07, com a média salarial de R$ 8.049,10 e o salário mediana em R$ 5.275,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua italiana

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.049,10 96.589,20 2.012,28 47,27
1º Quartil 2.929,31 35.151,73 732,33 17,20
Salário Mediana 5.275,50 63.306,00 1.318,88 30,98
3º Quartil 16.530,33 198.364,00 4.132,58 97,08
Teto Salarial 21.675,07 260.100,83 5.418,77 127,29


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua italiana

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • orientar alunos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;

  • Atividades

    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • discutir resultados da produção discente;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • indicar bibliografia;
    • elaborar projetos;
    • participar da correção de exames;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • elaborar dicionários;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar glossários;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • preparar programas de cursos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • participar de colegiados;
    • elaborar tese de doutorado;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • escrever verbetes;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • promover o estudo de textos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • realizar autoavaliação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • relacionar teoria e prática;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar pareceres para editoras;
    • organizar edições diplomáticas;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • discutir propostas curriculares;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • publicar traduções de textos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • traduzir textos;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • organizar edições críticas;
    • avaliar grade curricular;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • montar equipe de pesquisa;
    • orientar teses de doutorado;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • selecionar textos para estudo;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • publicar trabalhos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • divulgar a produção discente;
    • elaborar críticas literárias;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • organizar concursos literários;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • programar atividades de pesquisa;
    • organizar atlas linguísticos;
    • supervisionar estágios;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • distribuir disciplinas;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • organizar antologias;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • planejar orçamento;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;


    Setores que mais contratam Professor de língua italiana no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Outras atividades de ensino
    • Construção de edifícios
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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