Salário para o cargo de Professor de língua francesa
CBO 2346-12 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua francesa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua francesa

Um Professor de língua francesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.092,30 e R$ 15.299,90, com a média salarial de R$ 6.465,96 e o salário mediana em R$ 5.204,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua francesa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.465,96 77.591,49 1.616,49 37,87
1º Quartil 3.092,30 37.107,57 773,07 18,11
Salário Mediana 5.204,50 62.454,00 1.301,13 30,48
3º Quartil 11.668,35 140.020,26 2.917,09 68,34
Teto Salarial 15.299,90 183.598,76 3.824,97 89,61


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.644 - 19.299 9.764,50 4.644,29 9.269,00 15.933,43 19.299,05
Pinhais - PR 2.453 - 16.046 7.631,00 2.452,50 6.754,00 13.248,00 16.046,38
Brasília - DF 1.741 - 10.452 4.429,00 1.740,50 3.925,00 8.629,50 10.452,31
Rio de Janeiro - RJ 2.372 - 11.578 5.070,44 2.371,50 3.973,00 9.559,00 11.578,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.244 - 17.919 8.225,86 2.244,11 8.698,50 14.793,89 17.918,80
Rio de Janeiro 2.052 - 10.361 5.143,63 2.051,75 5.077,00 8.554,50 10.361,47
Paraná 2.511 - 14.785 6.370,63 2.510,75 4.827,00 12.206,50 14.784,88
Distrito Federal 1.741 - 10.452 4.429,00 1.740,50 3.925,00 8.629,50 10.452,31


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua francesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

  • Atividades

    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • publicar traduções de textos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • planejar orçamento;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • preparar programas de cursos;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • participar de colegiados;
    • promover o estudo de textos;
    • publicar trabalhos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • participar da correção de exames;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • discutir resultados da produção discente;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • organizar atlas linguísticos;
    • realizar autoavaliação;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • organizar antologias;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • programar atividades de pesquisa;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • elaborar glossários;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • elaborar tese de doutorado;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • discutir propostas curriculares;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • selecionar textos para estudo;
    • organizar concursos literários;
    • distribuir disciplinas;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • montar equipe de pesquisa;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • trabalhar em equipe;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • realizar atividades de editoração;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • indicar bibliografia;
    • orientar teses de doutorado;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • traduzir textos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • elaborar projetos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • divulgar a produção discente;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • relacionar teoria e prática;
    • escrever verbetes;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • definir conteúdos programáticos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • organizar edições críticas;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • avaliar grade curricular;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar dicionários;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • organizar edições diplomáticas;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • elaborar críticas literárias;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • supervisionar estágios;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;


    Setores que mais contratam Professor de língua francesa no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Ensino de idiomas
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: