Salário para o cargo de Professor de italiano
CBO 2346-08 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de italiano - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de italiano

Um Professor de italiano trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.929,31 e R$ 21.675,07, com a média salarial de R$ 8.049,10 e o salário mediana em R$ 5.275,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de italiano

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.049,10 96.589,20 2.012,28 47,27
1º Quartil 2.929,31 35.151,73 732,33 17,20
Salário Mediana 5.275,50 63.306,00 1.318,88 30,98
3º Quartil 16.530,33 198.364,00 4.132,58 97,08
Teto Salarial 21.675,07 260.100,83 5.418,77 127,29


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de italiano

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

  • Atividades

    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • discutir resultados da produção discente;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • organizar antologias;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • indicar bibliografia;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • realizar atividades de editoração;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • avaliar grade curricular;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • organizar concursos literários;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • promover o estudo de textos;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • elaborar dicionários;
    • divulgar a produção discente;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • participar de colegiados;
    • orientar teses de doutorado;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar tese de doutorado;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • planejar orçamento;
    • relacionar teoria e prática;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • preparar programas de cursos;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • organizar edições críticas;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • discutir propostas curriculares;
    • elaborar críticas literárias;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • escrever verbetes;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar projetos;
    • supervisionar estágios;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • selecionar textos para estudo;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • publicar traduções de textos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • montar equipe de pesquisa;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • traduzir textos;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • realizar autoavaliação;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • elaborar glossários;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar edições diplomáticas;
    • programar atividades de pesquisa;
    • participar da correção de exames;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • distribuir disciplinas;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);


    Setores que mais contratam Professor de italiano no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Outras atividades de ensino
    • Construção de edifícios
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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