Salário para o cargo de Professor de história do ensino fundamental
CBO 2313-25 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de história do ensino fundamental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de história do ensino fundamental

Um Professor de história do ensino fundamental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.939,11 e R$ 9.090,42, com a média salarial de R$ 3.791,54 e o salário mediana em R$ 2.698,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de história do ensino fundamental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.791,54 45.498,53 947,89 31,42
1º Quartil 1.939,11 23.269,38 484,78 16,07
Salário Mediana 2.698,00 32.376,00 674,50 22,36
3º Quartil 6.932,74 83.192,88 1.733,19 57,46
Teto Salarial 9.090,42 109.085,01 2.272,60 75,34


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.788 - 15.521 5.644,69 1.788,10 3.740,00 12.814,34 15.521,11
Rio de Janeiro - RJ 1.648 - 10.513 3.998,13 1.647,67 2.719,50 8.679,59 10.512,98
Brasília - DF 1.839 - 7.772 3.456,23 1.839,00 2.695,00 6.416,27 7.771,58
Belo Horizonte - MG 1.757 - 8.637 3.619,08 1.757,22 2.867,00 7.130,99 8.637,27
Curitiba - PR 1.709 - 6.665 3.030,51 1.709,11 2.500,00 5.502,44 6.664,73
Salvador - BA 1.512 - 5.219 2.645,96 1.512,00 2.518,00 4.308,53 5.218,62
Goiânia - GO 1.592 - 7.448 3.233,98 1.592,14 2.421,50 6.149,05 7.447,91
Manaus - AM 1.471 - 7.282 2.840,94 1.470,67 1.725,00 6.012,18 7.282,14
Fortaleza - CE 1.742 - 42.108 10.118,09 1.741,80 3.384,50 34.764,40 42.107,68
Belém - PA 1.561 - 7.261 3.164,55 1.561,44 2.729,00 5.994,40 7.260,60
Campinas - SP 1.676 - 10.743 3.966,90 1.676,20 2.614,00 8.869,40 10.742,88
São Luís - MA 1.700 - 6.512 3.171,84 1.699,75 2.860,00 5.376,75 6.512,48
Porto Alegre - RS 2.025 - 15.672 5.632,37 2.024,75 3.277,00 12.938,75 15.671,80
Santa Maria do Oeste - PR 3.654 - 4.426 3.654,00 3.654,00 3.654,00 3.654,00 4.425,83
Santo André - SP 1.696 - 13.635 4.841,12 1.696,00 2.027,00 11.257,00 13.634,82
Ribeirão Preto - SP 1.720 - 7.326 3.542,89 1.720,05 3.294,00 6.048,75 7.326,43
Feira de Santana - BA 1.509 - 3.186 1.936,94 1.509,00 1.762,50 2.630,25 3.185,84
Lauro de Freitas - BA 1.759 - 5.073 2.598,73 1.758,67 1.932,00 4.188,00 5.072,63
São José dos Campos - SP 1.597 - 8.462 4.077,00 1.597,33 3.771,00 6.986,00 8.461,65
São Caetano do Sul - SP 3.068 - 5.267 3.849,40 3.067,67 3.885,00 4.348,33 5.266,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.760 - 10.099 4.159,05 1.760,15 3.190,00 8.337,63 10.098,79
Rio de Janeiro 1.573 - 10.265 3.801,42 1.572,96 2.428,80 8.475,25 10.265,48
Minas Gerais 1.625 - 7.319 3.219,24 1.624,91 2.473,00 6.042,76 7.319,18
Paraná 1.661 - 6.040 3.093,93 1.660,93 2.802,00 4.986,29 6.039,54
Santa Catarina 1.658 - 6.668 3.070,26 1.658,09 2.290,00 5.505,29 6.668,17
Bahia 1.525 - 5.035 2.527,30 1.524,65 2.162,00 4.156,82 5.034,87
Rio Grande do Sul 1.635 - 9.107 3.612,91 1.635,04 2.766,00 7.519,21 9.107,49
Goiás 1.548 - 6.890 3.035,49 1.548,31 2.515,50 5.688,33 6.889,88
Distrito Federal 1.839 - 7.772 3.456,23 1.839,00 2.695,00 6.416,27 7.771,58
Pará 1.642 - 7.109 3.400,71 1.641,93 3.102,00 5.869,55 7.109,37
Pernambuco 1.454 - 4.613 2.167,68 1.454,04 1.658,50 3.808,80 4.613,33
Ceará 1.651 - 36.805 9.306,79 1.651,11 2.824,00 30.386,78 36.805,38
Espírito Santo 1.578 - 9.223 3.628,91 1.577,63 2.637,00 7.614,88 9.223,37
Maranhão 1.608 - 9.164 3.756,43 1.607,71 2.669,50 7.566,14 9.164,34
Amazonas 1.471 - 7.282 2.840,94 1.470,67 1.725,00 6.012,18 7.282,14
Paraíba 1.415 - 23.512 6.528,70 1.414,80 2.106,50 19.411,40 23.511,67
Mato Grosso 1.533 - 9.769 3.562,17 1.533,00 2.203,50 8.065,75 9.769,48
Rio Grande do Norte 1.596 - 32.092 8.170,61 1.596,25 2.860,00 26.495,00 32.091,54
Tocantins 1.571 - 6.706 3.536,94 1.571,00 3.514,50 5.536,25 6.705,67
Sergipe 1.452 - 16.172 4.719,94 1.451,50 2.206,50 13.351,50 16.171,74
Acre 2.165 - 4.525 3.012,29 2.164,67 3.083,00 3.735,67 4.524,75
Piauí 1.447 - 31.387 6.673,45 1.447,00 1.952,00 25.913,00 31.386,60
Alagoas 1.435 - 4.617 2.189,27 1.434,50 1.617,00 3.811,50 4.616,60
Amapá 1.462 - 6.262 3.153,60 1.462,00 2.835,00 5.170,00 6.262,06
Mato Grosso do Sul 1.531 - 4.366 2.279,64 1.530,50 2.100,00 3.605,00 4.366,48
Rondônia 2.504 - 8.199 4.245,13 2.503,50 3.710,50 6.769,00 8.198,82
Roraima 2.192 - 3.897 2.710,06 2.191,50 2.736,25 3.217,50 3.897,13


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de história do ensino fundamental

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • estudar;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • comunicar-se;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • promover a educação dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;

  • Atividades

    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • demonstrar liderança;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • ministrar aulas;
    • preencher diário de classe;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • demonstrar controle emocional;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • trabalhar em equipe;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • organizar a bibliografia;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • demonstrar solidariedade;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • sistematizar o conhecimento;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • aprender novas tecnologias;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • selecionar os conteúdos;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • listar material escolar básico;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • registrar avaliações e resultados;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • expressar-se com clareza;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • consultar bibliotecas;
    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • consultar legislação;
    • organizar atividades comunitárias;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • agir eticamente;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • propor atividades culturais;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • participar das assembleias escolares;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;


    Setores que mais contratam Professor de história do ensino fundamental no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de organizações religiosas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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