Salário para o cargo de Professor de filologia portuguesa
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia portuguesa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia portuguesa

Um Professor de filologia portuguesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia portuguesa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia portuguesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de avaliação;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • orientar alunos;
  • prestar assessoria e consultoria;

  • Atividades

    • escrever verbetes;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • preparar programas de cursos;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • orientar teses de doutorado;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • supervisionar estágios;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • programar atividades de pesquisa;
    • publicar trabalhos;
    • realizar atividades de editoração;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • participar de colegiados;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar antologias;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar projetos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • organizar concursos literários;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • planejar orçamento;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • organizar edições diplomáticas;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • distribuir disciplinas;
    • definir conteúdos programáticos;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • relacionar teoria e prática;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • elaborar dicionários;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar críticas literárias;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • realizar autoavaliação;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • participar da correção de exames;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • avaliar grade curricular;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • montar equipe de pesquisa;
    • discutir resultados da produção discente;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • selecionar textos para estudo;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar tese de doutorado;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • publicar traduções de textos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • traduzir textos;
    • indicar bibliografia;
    • organizar edições críticas;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • divulgar a produção discente;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • elaborar glossários;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • discutir propostas curriculares;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • promover o estudo de textos;


    Setores que mais contratam Professor de filologia portuguesa no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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