Salário para o cargo de Professor de filologia portuguesa
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia portuguesa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia portuguesa

Um Professor de filologia portuguesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia portuguesa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia portuguesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • orientar alunos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;

  • Atividades

    • elaborar material didático e paradidático;
    • preparar programas de cursos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar dicionários;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • realizar autoavaliação;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • publicar traduções de textos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • planejar orçamento;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • selecionar textos para estudo;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar críticas literárias;
    • organizar edições diplomáticas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • montar equipe de pesquisa;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • elaborar projetos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • traduzir textos;
    • elaborar glossários;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • escrever verbetes;
    • organizar antologias;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • relacionar teoria e prática;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • discutir resultados da produção discente;
    • elaborar tese de doutorado;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • participar da correção de exames;
    • publicar trabalhos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • indicar bibliografia;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • programar atividades de pesquisa;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • orientar teses de doutorado;
    • avaliar grade curricular;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • participar de colegiados;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • distribuir disciplinas;
    • realizar atividades de editoração;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • discutir propostas curriculares;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • organizar concursos literários;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • organizar edições críticas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • promover o estudo de textos;
    • divulgar a produção discente;
    • supervisionar estágios;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;


    Setores que mais contratam Professor de filologia portuguesa no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista