Salário para o cargo de Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)

Um Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.828,57 33.942,81 707,14 19,19
1º Quartil 2.115,85 25.390,15 528,96 14,35
Salário Mediana 2.635,00 31.620,00 658,75 17,88
3º Quartil 3.936,83 47.241,93 984,21 26,71
Teto Salarial 5.162,09 61.945,03 1.290,52 35,02


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.925 - 4.044 2.464,59 1.924,67 2.289,50 3.338,83 4.044,10
São Gabriel do Oeste - MS 2.105 - 4.492 3.025,16 2.105,17 3.188,00 3.708,67 4.492,05
São Paulo - SP 1.813 - 3.715 2.374,70 1.813,00 2.210,00 3.067,40 3.715,33
Rio Claro - SP 2.410 - 4.328 2.867,62 2.410,40 2.715,00 3.573,20 4.327,97
Belo Horizonte - MG 2.579 - 4.269 2.821,88 2.579,00 2.579,42 3.524,75 4.269,28
Criciúma - SC 2.265 - 5.621 3.321,69 2.265,00 2.320,00 4.641,00 5.621,32
Santa Rita do Pardo - MS 2.216 - 2.786 2.267,69 2.216,00 2.300,00 2.300,00 2.785,83
Ipiranga - PR 1.817 - 4.720 2.530,29 1.816,67 2.050,00 3.897,25 4.720,47
Angatuba - SP 4.386 - 5.557 4.537,50 4.386,00 4.588,00 4.588,00 5.557,12
Monte Alto - SP 1.711 - 3.404 2.318,00 1.711,00 2.651,00 2.810,00 3.403,56
Capitão Leônidas Marques - PR 1.736 - 3.332 2.566,45 1.736,00 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Bonito - MS 2.100 - 5.087 2.520,00 2.100,00 2.100,00 4.200,00 5.087,17
Cristais Paulista - SP 2.560 - 5.610 3.359,00 2.560,00 3.315,00 4.632,00 5.610,42
Boa Esperança do Sul - SP 2.758 - 3.711 2.987,38 2.757,50 3.064,00 3.064,00 3.711,21
Maceió - AL 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Lucas do Rio Verde - MT 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Santa Rosa - RS 1.456 - 2.351 1.802,43 1.456,00 1.941,00 1.941,00 2.351,00
Mauá da Serra - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Lupionópolis - PR 2.751 - 3.520 2.776,83 2.751,00 2.751,00 2.906,00 3.519,83
Pelotas - RS 1.777 - 4.790 2.729,00 1.777,00 2.683,50 3.955,00 4.790,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.036 - 5.315 3.019,92 2.036,49 2.810,00 4.388,44 5.315,41
Paraná 1.921 - 4.601 2.735,30 1.920,99 2.751,00 3.798,57 4.600,95
Mato Grosso do Sul 2.016 - 5.021 2.867,22 2.016,00 2.700,00 4.145,38 5.021,01
Santa Catarina 1.999 - 6.225 3.364,62 1.999,38 2.500,00 5.139,63 6.225,27
Minas Gerais 1.825 - 4.076 2.605,22 1.825,23 2.579,00 3.365,00 4.075,79
Rio Grande do Sul 1.651 - 3.549 2.145,10 1.651,00 1.941,00 2.929,80 3.548,66
Rio de Janeiro 1.824 - 4.924 2.549,13 1.823,75 2.200,00 4.065,00 4.923,65
Alagoas 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Mato Grosso 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Pará 1.500 - 2.442 1.868,57 1.500,00 2.016,00 2.016,00 2.441,84
Pernambuco 1.412 - 3.595 2.289,60 1.412,00 2.356,00 2.968,00 3.594,93
Rondônia 1.412 - 5.547 3.767,51 1.412,00 4.420,55 4.580,00 5.547,43


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)

Professores de educação especial devem:

  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;

  • Atividades

    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • planejar atividades extraclasse;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • dominar língua de sinais;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • pesquisar a língua de sinais;
    • orientar estágios dos alunos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • participar das associações da área;
    • proceder com ética;
    • dominar braile;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • avaliar rendimento escolar;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar de conselhos de classe;
    • ensinar atividades recreativas;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • participar de associações da categoria;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • ministrar palestras e cursos;
    • coordenar curso;
    • elaborar códigos de interação social;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • demonstrar tolerância;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • participar de palestras e cursos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar língua portuguesa;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • alfabetizar em braile;
    • demonstrar criatividade;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • definir conteúdos escolares;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • elaborar material visual para alunos;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar plano de aulas;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • dominar diferentes formas de comunicação;


    Setores que mais contratam Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista