Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de orientação educacional
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- participar de atividades administrativas;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- produzir material de trabalho;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- orientar alunos;
- atualizar-se na Área;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
Atividades
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- preencher relatórios de atividades;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- mapear campos para estágio;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- auto avaliar-se;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- analisar pesquisas educacionais;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- realizar eventos;
- exercer cargos de representação;
- produzir artigos para divulgação;
- estudar outros idiomas;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- coordenar cursos;
- dominar a língua portuguesa;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- prever fontes de financiamento;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- coordenar pesquisas;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- coordenar eventos;
- atuar em projetos de extensão;
- proferir palestras;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- atuar em comissões editoriais;
- trabalhar em equipe;
- sistematizar conteúdos;
- compromissar-se social e politicamente;
- elaborar projetos de extensão;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- avaliar material didático;
- participar de associações de classe;
- atuar em debates;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- produzir vídeos;
- exercer cargos de direção;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- coordenar projetos pedagógicos;
- coordenar convênios;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- participar de reuniões;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- orientar monitores;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- gerenciar projetos;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- participar de comissões;
- demonstrar postura crítica;
- elaborar programas e cronogramas;
- divulgar resultados de pesquisas;
- participar de colegiados;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- organizar coletâneas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- planejar eventos e seminários;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- participar de congressos e eventos científicos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- produzir cartazes;
- dialogar com as entidades representativas;
- realizar revisão da literatura na área;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- estudar a produção científica da área;
- elaborar pareceres;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- redigir relatórios de pesquisa;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- colaborar em comissões de avaliação;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- orientar alunos de iniciação científica;
- planejar pesquisas;
- organizar publicações;
- desenvolver propostas de avaliação;
- atribuir notas e conceitos;
- dialogar com os professores da instituição;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- avaliar políticas educacionais;
- desenvolver atividades interativas;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- coordenar grupos de pesquisa;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- avaliar trabalhos científicos;
- planejar estágios;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- discutir resultados de avaliação;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- planejar aulas;
- produzir hipertextos;
- demonstrar postura ética;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- constituir grupos de pesquisa;
- coordenar projetos de extensão;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- participar de associações científicas;
- coordenar estágios;
- redigir publicações científicas;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- produzir textos para uso pedagógico;
- planejar projetos de extensão;
- coordenar equipes de trabalho;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- dialogar com os alunos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar currículos de alunos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- estudar a legislação educacional;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- avaliar cursos;
- produzir transparências;
- avaliar projetos de pesquisa;
- gerenciar convênios;
- avaliar projetos de extensão;
- coordenar reuniões;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- participar de atividades culturais;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de orientação educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível tecnológico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de apoio à educação
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de organizações religiosas