Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de orientação educacional
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- produzir material de trabalho;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- comunicar-se;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- demonstrar competências pessoais;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- atualizar-se na Área;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- participar de atividades administrativas;
- orientar alunos;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
Atividades
- elaborar programas e cronogramas;
- coordenar estágios;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- planejar eventos e seminários;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- divulgar resultados de pesquisas;
- produzir transparências;
- produzir vídeos;
- coordenar projetos de extensão;
- participar de comissões;
- prever fontes de financiamento;
- gerenciar convênios;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- coordenar grupos de pesquisa;
- dialogar com os professores da instituição;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- mapear campos para estágio;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- produzir cartazes;
- realizar eventos;
- coordenar convênios;
- elaborar projetos de extensão;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- atuar em comissões editoriais;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- redigir relatórios de pesquisa;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- atribuir notas e conceitos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- participar de associações de classe;
- avaliar material didático;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- avaliar projetos de pesquisa;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- coordenar reuniões;
- participar de atividades culturais;
- realizar revisão da literatura na área;
- participar de associações científicas;
- sistematizar conteúdos;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- desenvolver atividades interativas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- coordenar eventos;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- orientar monitores;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- avaliar trabalhos científicos;
- avaliar políticas educacionais;
- demonstrar postura crítica;
- compromissar-se social e politicamente;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- produzir hipertextos;
- avaliar projetos de extensão;
- elaborar pareceres;
- dominar a língua portuguesa;
- coordenar equipes de trabalho;
- estudar outros idiomas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- atuar em debates;
- planejar estágios;
- planejar aulas;
- constituir grupos de pesquisa;
- organizar publicações;
- produzir artigos para divulgação;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- auto avaliar-se;
- avaliar currículos de alunos;
- proferir palestras;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- dialogar com os alunos;
- coordenar cursos;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- planejar pesquisas;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- preencher relatórios de atividades;
- trabalhar em equipe;
- participar de reuniões;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- produzir instrumentos de avaliação;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- participar de congressos e eventos científicos;
- discutir resultados de avaliação;
- analisar pesquisas educacionais;
- dialogar com as entidades representativas;
- desenvolver propostas de avaliação;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar alunos de iniciação científica;
- redigir publicações científicas;
- organizar coletâneas;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- estudar a legislação educacional;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- demonstrar postura ética;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- colaborar em comissões de avaliação;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- gerenciar projetos;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- exercer cargos de direção;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- exercer cargos de representação;
- participar de colegiados;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- atuar em projetos de extensão;
- avaliar cursos;
- estudar a produção científica da área;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- coordenar projetos pedagógicos;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- coordenar pesquisas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- planejar projetos de extensão;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de orientação educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível tecnológico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de apoio à educação
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de organizações religiosas