Salário para o cargo de Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série
CBO 2313-10 > Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação dos (as) alunos (as) por intermédio dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história, educação artística, educação física e línguas estrangeiras modernas, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Planejam cursos, aulas e atividades escolares, avaliam processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registram práticas escolares de caráter pedagógico, desenvolvem atividades de estudo, participam das atividades educacionais e comunitárias da escola. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série

Um Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.010,66 e R$ 7.863,07, com a média salarial de R$ 3.538,00 e o salário mediana em R$ 2.848,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.538,00 42.456,01 884,50 26,06
1º Quartil 2.010,66 24.127,93 502,67 14,81
Salário Mediana 2.848,00 34.176,00 712,00 20,98
3º Quartil 5.996,71 71.960,58 1.499,18 44,17
Teto Salarial 7.863,07 94.356,87 1.965,77 57,92


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.767 - 10.899 4.288,78 1.766,85 2.880,00 8.998,00 10.898,64
Limeira - SP 3.336 - 4.806 3.691,39 3.335,51 3.813,00 3.967,96 4.806,11
Rio de Janeiro - RJ 1.538 - 9.675 3.808,59 1.538,15 2.640,00 7.987,53 9.674,73
Porto Alegre - RS 1.487 - 7.177 2.567,09 1.487,00 1.487,00 5.925,21 7.176,79
Brasília - DF 1.717 - 9.708 4.127,36 1.717,00 3.621,00 8.015,19 9.708,24
Capixaba - AC 2.869 - 3.740 2.930,30 2.869,03 2.884,00 3.088,02 3.740,30
Salvador - BA 1.690 - 5.240 2.951,92 1.689,68 3.099,00 4.325,79 5.239,53
Recife - PE 1.493 - 19.974 6.126,73 1.492,58 2.569,00 16.490,71 19.974,04
Belo Horizonte - MG 1.768 - 9.282 3.763,27 1.768,23 2.767,50 7.663,64 9.282,43
Uberlândia - MG 1.916 - 3.612 2.551,08 1.916,32 2.739,00 2.981,90 3.611,77
Florianópolis - SC 1.727 - 5.341 2.823,95 1.727,28 2.561,00 4.409,63 5.341,07
Belém - PA 2.691 - 12.690 5.733,06 2.690,63 4.663,08 10.476,69 12.689,68
Natal - RN 1.424 - 8.136 3.015,33 1.423,86 2.038,00 6.717,00 8.135,83
Imbituba - SC 1.965 - 5.267 2.814,75 1.965,41 2.208,00 4.348,29 5.266,77
Curitiba - PR 1.640 - 7.037 3.620,49 1.639,80 3.626,50 5.809,86 7.037,07
Monte Alto - SP 3.242 - 4.095 3.312,80 3.242,33 3.314,00 3.380,67 4.094,76
Campo Grande - MS 1.555 - 3.317 2.165,04 1.555,00 2.037,00 2.738,80 3.317,32
Campinas - SP 1.556 - 7.402 3.042,45 1.555,80 2.492,50 6.111,40 7.402,31
São José dos Campos - SP 1.697 - 6.827 2.717,77 1.697,40 1.829,50 5.636,80 6.827,46
Rio Claro - SP 2.322 - 6.359 3.388,50 2.322,40 2.917,50 5.250,20 6.359,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.844 - 7.573 3.637,53 1.843,88 3.360,00 6.252,02 7.572,63
Rio de Janeiro 1.496 - 9.283 3.607,66 1.495,80 2.538,50 7.664,36 9.283,30
Santa Catarina 1.743 - 6.594 3.240,27 1.743,44 2.630,50 5.443,97 6.593,90
Minas Gerais 1.625 - 8.060 3.393,97 1.624,85 2.739,00 6.654,17 8.059,73
Rio Grande do Sul 1.480 - 6.047 2.562,68 1.480,36 1.854,50 4.992,49 6.047,05
Paraná 1.583 - 6.259 2.867,70 1.583,25 2.290,00 5.167,08 6.258,53
Bahia 1.508 - 5.252 2.742,07 1.507,53 2.700,00 4.336,19 5.252,12
Pernambuco 1.492 - 16.993 5.392,36 1.492,40 2.545,50 14.029,55 16.993,01
Distrito Federal 1.717 - 9.708 4.127,36 1.717,00 3.621,00 8.015,19 9.708,24
Goiás 1.685 - 8.446 3.391,52 1.685,45 2.322,00 6.972,72 8.445,57
Pará 1.720 - 10.168 4.446,69 1.719,77 3.932,00 8.394,46 10.167,63
Acre 2.533 - 3.819 2.864,66 2.532,79 2.884,00 3.153,40 3.819,49
Espírito Santo 1.474 - 9.405 3.639,92 1.473,58 2.455,00 7.764,67 9.404,80
Mato Grosso do Sul 1.490 - 4.677 2.365,89 1.490,18 2.027,00 3.861,55 4.677,22
Rio Grande do Norte 1.415 - 11.902 3.866,24 1.415,30 2.168,00 9.826,40 11.902,03
Ceará 1.425 - 10.023 3.482,09 1.424,50 2.226,00 8.275,38 10.023,38
Mato Grosso 1.913 - 4.795 2.790,00 1.913,33 2.730,00 3.958,83 4.795,06
Maranhão 1.688 - 29.611 8.407,54 1.687,90 3.439,00 24.446,75 29.610,64
Amazonas 1.651 - 28.217 7.004,55 1.650,67 2.015,60 23.296,50 28.217,42
Tocantins 1.452 - 4.560 2.259,89 1.452,00 1.767,00 3.765,00 4.560,28
Paraíba 1.922 - 8.645 4.620,93 1.922,20 3.940,00 7.137,50 8.645,15
Alagoas 1.806 - 5.177 2.870,88 1.805,50 2.926,00 4.274,50 5.177,40
Piauí 2.280 - 60.562 10.470,86 2.280,00 4.128,00 50.000,00 60.561,50
Rondônia 1.500 - 3.634 2.175,43 1.500,00 2.187,00 3.000,00 3.633,69
Sergipe 1.412 - 4.167 1.983,86 1.412,00 1.623,00 3.440,00 4.166,63


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O exercício desse cargo requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série devem:

  • estudar;
  • promover a educação dos alunos;
  • comunicar-se;
  • registrar práticas escolares de caráter pedagógico;
  • participar das atividades educacionais e comunitárias da escola;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados;
  • planejar cursos, aulas e atividades escolares;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • respeitar a heterogeneidade dos alunos;
    • registrar avaliações e resultados;
    • construir relações de confiança com os alunos;
    • observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar;
    • propor critérios para a composição das classes;
    • revelar interesses multidisciplinares;
    • analisar a autoavaliação dos alunos;
    • sistematizar o conhecimento;
    • expressar-se com clareza;
    • demonstrar criatividade e iniciativa;
    • propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem;
    • levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos;
    • comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos;
    • orientar a autoavaliação dos alunos;
    • propor estudos interdisciplinares;
    • desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento;
    • escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • analisar o plano de gestão da escola;
    • demonstrar controle emocional;
    • ler literatura específica da área de conhecimento;
    • preencher formulários com notas e faltas;
    • propor atividades culturais;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos;
    • demonstrar capacidade de intervir na realidade;
    • respeitar os limites dos alunos;
    • sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola;
    • identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem;
    • determinar os objetivos do curso e da disciplina;
    • contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos;
    • consultar bibliotecas;
    • participar da elaboração do plano de gestão da escola;
    • comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos;
    • adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem;
    • esclarecer os critérios de avaliação para os alunos;
    • consultar legislação;
    • prever participação em eventos culturais e científicos;
    • demonstrar capacidade de diálogo;
    • aprender novas tecnologias;
    • dialogar com a direção e coordenações da escola;
    • organizar a bibliografia;
    • acompanhar as mudanças na área da educação;
    • discutir projetos interdisciplinares com colegas;
    • propor calendário de avaliação escrita;
    • agir eticamente;
    • participar das assembleias escolares;
    • possibilitar a apropriação de conhecimentos;
    • encaminhar alunos para serviço de orientação escolar;
    • propor opções para o horário de trabalho;
    • falar segundo as normas ortográficas e gramaticais;
    • conviver com as ideias ou posições contrárias;
    • diagnosticar o nível pedagógico dos alunos;
    • realizar reuniões com os pais para orientação;
    • contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos;
    • registrar atividades culturais e pedagógicas;
    • registrar atividades extracurriculares;
    • trabalhar em equipe;
    • desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes;
    • promover jogos e atividades de caráter cooperativo;
    • analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações;
    • avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar;
    • selecionar os conteúdos;
    • empregar recursos e procedimentos didáticos;
    • incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários;
    • ministrar aulas;
    • registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas;
    • criar situações múltiplas de aprendizagem;
    • contextualizar os conhecimentos;
    • organizar atividades comunitárias;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania;
    • orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem;
    • adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem;
    • demonstrar solidariedade;
    • debater projetos interdisciplinares com os alunos;
    • demonstrar pontualidade e assiduidade;
    • propor regras comuns para comunidade escolar;
    • trocar experiências com os professores através de reuniões;
    • colocar-se disponível para os alunos;
    • selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos;
    • avaliar a frequência dos alunos;
    • definir processos e critérios de avaliação;
    • corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos;
    • solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor;
    • elaborar cronogramas das atividades da disciplina;
    • decodificar diferentes códigos e linguagens;
    • desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea;
    • orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente;
    • definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente;
    • participar da gestão escolar nos colegiados;
    • elencar temas para projetos pedagógicos;
    • elaborar o projeto pedagógico;
    • estabelecer as metodologias de ensino;
    • elaborar os instrumentos de avaliação;
    • prever recursos materiais e didáticos;
    • preencher diário de classe;
    • avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série;
    • frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais;
    • estimular a troca de conhecimento;
    • sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos;
    • propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe;
    • assumir funções administrativo-pedagógicas;
    • promover palestras e outras atividades sobre valores éticos;
    • registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse;
    • expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem;
    • desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades;
    • orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo;
    • avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares;
    • listar material escolar básico;
    • socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação;
    • demonstrar liderança;


    Setores que mais contratam Professor de artes do ensino fundamental de de 5ª a 8ª série no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Atividades associativas
    • Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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