Quanto ganha um Professor de alunos com deficiência mental
Um Professor de alunos com deficiência mental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.105,28 e R$ 5.541,57, com a média salarial de R$ 2.917,96 e o salário mediana em R$ 2.692,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.917,96 | 35.015,46 | 729,49 | 19,03 |
1º Quartil | 2.105,28 | 25.263,37 | 526,32 | 13,73 |
Salário Mediana | 2.692,00 | 32.304,00 | 673,00 | 17,55 |
3º Quartil | 4.226,24 | 50.714,83 | 1.056,56 | 27,56 |
Teto Salarial | 5.541,57 | 66.498,80 | 1.385,39 | 36,13 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Professores de educação especial
Cargos relacionados:
- Professor de alunos com deficiência auditiva e surdos
- Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)
- Professor de reabilitação visual
- Professor de braile
- Professor de ensino especial na área de deficiência múltipla
- Professor especializado em excepcionais
- Monitor de braile
- Pedagogo especializado em deficiência mental
- Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação
- Professor de orientação e mobilidade de cegos
- Professor de aluno surdo-cego
- Pedagogo em educação especial de surdos
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Ourinhos - SP | 2.198 - 3.964 | 2.711,10 | 2.198,43 | 2.692,00 | 3.272,59 | 3.963,86 |
Macapá - AP | 1.707 - 4.138 | 2.885,62 | 1.707,15 | 3.416,00 | 3.416,00 | 4.137,56 |
São Paulo - SP | 1.955 - 6.380 | 3.272,86 | 1.954,55 | 2.697,00 | 5.267,18 | 6.379,77 |
Florianópolis - SC | 3.693 - 5.679 | 4.057,63 | 3.692,78 | 4.000,00 | 4.688,22 | 5.678,52 |
Santos - SP | 1.437 - 4.913 | 2.192,41 | 1.437,00 | 1.761,00 | 4.056,11 | 4.912,88 |
Pinhão - PR | 2.321 - 2.851 | 2.328,96 | 2.321,00 | 2.321,00 | 2.354,08 | 2.851,33 |
Guarapari - ES | 2.700 - 4.603 | 3.022,35 | 2.700,00 | 2.862,00 | 3.800,00 | 4.602,67 |
Belo Horizonte - MG | 1.800 - 3.573 | 2.219,79 | 1.800,44 | 2.079,00 | 2.949,67 | 3.572,72 |
Curitiba - PR | 1.901 - 4.745 | 2.803,46 | 1.900,67 | 2.751,00 | 3.917,42 | 4.744,89 |
Porto Alegre - RS | 2.071 - 4.059 | 2.515,65 | 2.071,42 | 2.301,00 | 3.350,83 | 4.058,63 |
Lages - SC | 2.500 - 6.056 | 4.206,25 | 2.500,00 | 5.000,00 | 5.000,00 | 6.056,15 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.918 - 6.010 | 3.770,23 | 1.918,27 | 4.342,00 | 4.961,73 | 6.009,80 |
Rio do Sul - SC | 3.600 - 5.814 | 4.514,29 | 3.600,00 | 4.800,00 | 4.800,00 | 5.813,90 |
Esteio - RS | 1.929 - 4.492 | 2.949,80 | 1.928,62 | 3.374,00 | 3.708,56 | 4.491,91 |
Paranaguá - PR | 2.751 - 6.664 | 3.851,40 | 2.751,00 | 2.751,00 | 5.502,00 | 6.664,19 |
Nova Esperança - PR | 2.096 - 5.081 | 2.942,27 | 2.095,88 | 2.751,00 | 4.195,13 | 5.081,26 |
Blumenau - SC | 3.535 - 6.375 | 4.640,39 | 3.535,02 | 4.839,00 | 5.263,43 | 6.375,22 |
Aparecida de Goiânia - GO | 2.421 - 5.924 | 3.292,33 | 2.421,28 | 2.862,00 | 4.891,00 | 5.924,13 |
Pirassununga - SP | 1.977 - 4.820 | 3.128,50 | 1.976,81 | 3.890,00 | 3.979,24 | 4.819,77 |
Maracaí - SP | 3.622 - 4.613 | 3.729,82 | 3.622,00 | 3.784,00 | 3.808,43 | 4.612,88 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.792 - 4.794 | 2.683,08 | 1.791,52 | 2.554,00 | 3.958,04 | 4.794,09 |
Paraná | 2.093 - 4.875 | 2.900,21 | 2.092,86 | 2.751,00 | 4.025,23 | 4.875,48 |
Santa Catarina | 2.156 - 6.336 | 3.910,39 | 2.156,16 | 4.400,00 | 5.231,33 | 6.336,34 |
Rio Grande do Sul | 1.619 - 4.374 | 2.438,76 | 1.618,79 | 2.301,00 | 3.610,84 | 4.373,55 |
Minas Gerais | 1.649 - 3.963 | 2.300,97 | 1.649,12 | 2.112,00 | 3.271,61 | 3.962,67 |
Espírito Santo | 1.697 - 5.020 | 2.865,24 | 1.696,91 | 2.862,00 | 4.144,88 | 5.020,41 |
Mato Grosso do Sul | 1.901 - 5.323 | 2.886,97 | 1.901,43 | 2.500,00 | 4.394,86 | 5.323,18 |
Amapá | 1.707 - 4.138 | 2.885,62 | 1.707,15 | 3.416,00 | 3.416,00 | 4.137,56 |
Rio de Janeiro | 1.499 - 5.804 | 3.074,98 | 1.499,47 | 2.536,00 | 4.791,84 | 5.804,01 |
Mato Grosso | 1.907 - 6.999 | 3.378,82 | 1.907,45 | 3.189,00 | 5.778,36 | 6.998,93 |
Goiás | 2.073 - 5.721 | 3.138,83 | 2.073,00 | 2.862,00 | 4.723,70 | 5.721,49 |
Rio Grande do Norte | 2.001 - 2.645 | 2.080,22 | 2.000,97 | 2.022,00 | 2.184,00 | 2.645,33 |
Pará | 1.549 - 4.815 | 3.029,08 | 1.549,00 | 3.620,00 | 3.975,33 | 4.815,04 |
Pernambuco | 1.458 - 50.949 | 10.637,20 | 1.458,00 | 3.099,00 | 42.064,00 | 50.949,18 |
Ceará | 1.412 - 3.865 | 2.297,33 | 1.412,00 | 1.958,00 | 3.191,00 | 3.865,03 |
Bahia | 1.412 - 3.149 | 2.036,25 | 1.412,00 | 1.891,00 | 2.600,00 | 3.149,20 |
Maranhão | 1.412 - 2.458 | 1.727,67 | 1.412,00 | 1.742,00 | 2.029,00 | 2.457,59 |
Distrito Federal | 2.489 - 5.772 | 3.843,43 | 2.489,02 | 4.154,00 | 4.765,00 | 5.771,51 |
Acre | 1.868 - 3.655 | 2.533,92 | 1.868,00 | 2.802,00 | 3.018,00 | 3.655,49 |
Amazonas | 1.492 - 1.812 | 1.492,80 | 1.492,00 | 1.492,00 | 1.496,00 | 1.812,00 |
Principais locais de trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções e atividades do Professor de alunos com deficiência mental
Professores de educação especial devem:
Atividades
- demonstrar capacidade de planejamento;
- corrigir trabalhos dos alunos;
- dominar língua de sinais;
- elaborar registros de avanços dos alunos;
- participar de fóruns de saúde e educação;
- demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
- estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
- pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
- prestar assessoria à comunidade escolar;
- participar de associações da categoria;
- participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
- elaborar projetos de estimulação essencial;
- avaliar rendimento escolar;
- avaliar o desempenho linguístico do surdos;
- elaborar material visual para alunos;
- preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
- orientar trabalho em sala de leitura;
- encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
- realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
- preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- criar materiais didático-pedagógicos;
- pesquisar estratégias de aquisição de língua;
- demonstrar capacidade de observação;
- preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
- pesquisar temas de educação especial;
- preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
- planejar atividades extraclasse;
- confeccionar materiais didático-pedagógicos;
- divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
- atuar em programas de habilitação educacional;
- demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
- preparar a comunidade para uso do braile;
- trabalhar com recursos da linguagem da informática;
- participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
- ensinar as atividades de vida autônoma;
- gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
- ensinar língua portuguesa;
- prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
- produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
- participar de reuniões pedagógicas;
- demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
- analisar novas teorias para implementação prática;
- elaborar projetos com instituições não escolares;
- preparar materiais de autocontrate;
- realizar atividades para orientação e mobilidade;
- planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- ensinar o uso de objetos de referência;
- ministrar aulas de orientação para o trabalho;
- demonstrar capacidade de administrar frustações;
- coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
- estudar as propostas da legislação educacional;
- transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
- preparar professores para classes de inclusão;
- adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
- desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- registrar notas e conteúdos em diários de classe;
- demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
- elaborar códigos de interação social;
- analisar propostas pedagógicas;
- encaminhar alunos para avaliações específicas;
- acompanhar treinamento do aluno em empresas;
- ministrar palestras e cursos;
- orientar estágios dos alunos;
- transcrever textos em tinta para o braile;
- indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
- trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
- participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
- realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
- planejar programas de intervenção educacional individual;
- analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
- ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
- participar das associações da área;
- elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
- atuar em programas de estimulação essencial;
- preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
- avaliar comunicação receptiva dos alunos;
- demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
- participar da elaboração do plano de ensino;
- adequar o currículo às necessidades dos alunos;
- demonstrar flexibilidade;
- elaborar relatórios;
- preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
- encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
- elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
- avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
- avaliar conhecimento do aluno iniciante;
- demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
- planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
- encaminhar aluno para ensino regular;
- orientar voluntários para educação especial em comunidades;
- participar de programas de inclusão escolar;
- formar guia-intérprete para surdo cego;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
- alfabetizar em braile;
- ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
- demonstrar capacidade de motivar o outro;
- divulgar a língua de sinais para a comunidade;
- preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
- criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
- ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
- pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
- demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
- demonstrar criatividade;
- dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de liderança;
- participar da organização de eventos sobre prevenção;
- demonstrar tolerância;
- atuar em programas de reabilitação educacional;
- participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
- demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
- participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
- ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
- pesquisar a língua de sinais;
- elaborar plano de aulas;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- participar de palestras e cursos;
- criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
- selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- pesquisar língua escrita de sinais;
- participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
- planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
- participar de projetos de pesquisa;
- dominar braile;
- coordenar curso;
- criar materiais para comunicação alternativa;
- prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
- estudar a língua escrita da língua de sinais;
- elaborar projetos de pesquisa;
- implementar programas de atendimento educacional;
- estabelecer parcerias com as famílias;
- participar de conselhos de classe;
- organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
- ensinar atividades recreativas;
- dominar conteúdos e metodologias da área;
- participar das atividades do programa de integração sensorial;
- participar da elaboração do currículo escolar;
- desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
- avaliar os resultados dos projetos;
- participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
- pesquisar o uso de tecnologias;
- trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
- conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
- elaborar programas de atendimento educacional;
- avaliar comunicação expressiva dos alunos;
- ensinar as atividades de vida diária (avd);
- encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
- definir conteúdos escolares;
- desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
- elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
- transcrever textos em tipos ampliados;
- dominar diferentes formas de comunicação;
- proceder com ética;
- recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
- estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
- ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
- preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiência mental no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br