Salário para o cargo de Professor de aluno surdo-cego
CBO 2392-20 > Professores de educação especial

Professor de aluno surdo-cego - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de aluno surdo-cego

Um Professor de aluno surdo-cego trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.113,88 e R$ 6.280,23, com a média salarial de R$ 3.166,42 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de aluno surdo-cego

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,42 37.997,09 791,61 20,16
1º Quartil 2.113,88 25.366,58 528,47 13,46
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,52
3º Quartil 4.789,57 57.474,88 1.197,39 30,50
Teto Salarial 6.280,23 75.362,79 1.570,06 39,99


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Imbituba - SC 2.015 - 2.938 2.175,93 2.015,30 2.129,00 2.425,50 2.937,84
Limeira - SP 3.351 - 4.937 3.739,28 3.351,36 3.813,00 4.075,77 4.936,70
São Paulo - SP 1.702 - 4.861 2.704,61 1.701,91 2.749,00 4.013,54 4.861,32
Belo Horizonte - MG 1.674 - 4.215 2.540,45 1.673,76 2.348,00 3.480,29 4.215,43
São Carlos - SP 3.232 - 4.499 3.460,56 3.231,76 3.448,00 3.714,54 4.499,16
Macapá - AP 1.917 - 6.068 3.229,19 1.916,82 3.847,00 5.009,85 6.068,09
Salvador - BA 1.818 - 2.862 1.952,89 1.818,00 1.818,00 2.363,17 2.862,34
Gaspar - SC 4.190 - 5.965 4.647,00 4.190,41 4.700,00 4.924,36 5.964,54
Penha - SC 2.094 - 5.646 2.891,91 2.093,62 2.385,00 4.661,71 5.646,41
Paranapanema - SP 2.586 - 3.216 2.602,59 2.586,00 2.586,00 2.655,00 3.215,82
Chavantes - SP 3.156 - 4.051 3.245,05 3.156,24 3.240,00 3.344,86 4.051,40
Brusque - SC 2.556 - 6.422 4.438,30 2.556,35 5.250,00 5.302,00 6.421,94
Curitibanos - SC 2.390 - 6.056 3.795,29 2.389,71 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Três Lagoas - MS 1.735 - 4.331 2.235,97 1.734,80 1.770,00 3.575,40 4.330,63
Canaã dos Carajás - PA 1.416 - 2.229 1.674,71 1.416,00 1.840,00 1.840,00 2.228,66
Curitiba - PR 1.837 - 6.091 3.026,19 1.837,00 2.751,00 5.028,77 6.091,00
Rio Verde - GO 1.853 - 3.506 2.175,57 1.852,75 1.861,00 2.894,92 3.506,41
Monte Alto - SP 2.256 - 3.806 2.714,77 2.256,00 2.731,00 3.141,92 3.805,58
Porto Alegre - RS 2.493 - 11.865 4.978,68 2.493,30 3.498,00 9.796,10 11.865,33
Campinas - SP 1.951 - 5.693 2.877,84 1.950,56 2.399,00 4.700,11 5.692,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.198 - 6.095 3.440,80 2.197,51 3.360,00 5.032,29 6.095,26
Santa Catarina 2.023 - 6.222 3.380,46 2.023,19 2.651,00 5.136,58 6.221,58
Paraná 1.972 - 5.344 2.961,94 1.971,92 2.751,00 4.412,26 5.344,26
Minas Gerais 1.602 - 4.676 2.557,58 1.602,45 2.269,00 3.860,34 4.675,76
Rio Grande do Sul 1.680 - 6.932 3.161,40 1.679,82 2.634,00 5.723,28 6.932,21
Amapá 1.899 - 6.020 3.202,58 1.899,41 3.847,00 4.969,76 6.019,52
Mato Grosso do Sul 1.609 - 4.726 2.452,02 1.609,22 1.856,00 3.901,67 4.725,82
Mato Grosso 1.770 - 8.474 3.330,29 1.770,29 2.166,00 6.996,54 8.474,42
Bahia 1.775 - 3.161 2.001,87 1.775,46 1.818,00 2.610,15 3.161,50
Pará 1.433 - 5.247 2.386,06 1.433,42 1.840,00 4.331,81 5.246,81
Rio de Janeiro 1.428 - 5.642 2.287,45 1.427,84 1.540,00 4.658,42 5.642,42
Goiás 1.755 - 3.876 2.241,21 1.754,64 1.861,00 3.200,10 3.876,05
Espírito Santo 1.603 - 4.622 2.458,13 1.603,36 2.234,00 3.815,82 4.621,83
Ceará 1.507 - 6.332 2.466,44 1.507,11 1.548,00 5.227,67 6.331,91
Pernambuco 1.503 - 3.923 2.129,29 1.503,00 1.890,00 3.239,00 3.923,17
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.512 2.477,38 1.412,00 2.514,50 3.725,25 4.512,13
Amazonas 1.412 - 3.903 2.832,80 1.412,00 3.222,00 3.222,00 3.902,58
Distrito Federal 2.771 - 21.351 10.425,31 2.771,00 14.700,00 17.627,67 21.351,16
Acre 1.897 - 4.991 3.052,42 1.897,00 3.038,50 4.120,33 4.990,67
Maranhão 1.412 - 17.805 5.036,00 1.412,00 1.412,00 14.700,00 17.805,08
Alagoas 1.412 - 1.824 1.430,80 1.412,00 1.412,00 1.506,00 1.824,11
Roraima 1.552 - 2.045 1.603,00 1.552,00 1.552,00 1.688,00 2.044,56
Tocantins 1.800 - 3.144 2.313,71 1.800,00 2.360,00 2.596,00 3.144,35
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de aluno surdo-cego

Professores de educação especial devem:

  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;

  • Atividades

    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • coordenar curso;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • participar de palestras e cursos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • ministrar palestras e cursos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • proceder com ética;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • dominar braile;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • ensinar língua portuguesa;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • orientar estágios dos alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • dominar língua de sinais;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • elaborar códigos de interação social;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • elaborar plano de aulas;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • planejar atividades extraclasse;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • participar das associações da área;
    • definir conteúdos escolares;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • participar de conselhos de classe;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar tolerância;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • alfabetizar em braile;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • ensinar atividades recreativas;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • avaliar rendimento escolar;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • elaborar relatórios;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • elaborar material visual para alunos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de aluno surdo-cego no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: