Salário para o cargo de Professor de aluno surdo-cego
CBO 2392-20 > Professores de educação especial

Professor de aluno surdo-cego - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de aluno surdo-cego

Um Professor de aluno surdo-cego trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.113,88 e R$ 6.280,23, com a média salarial de R$ 3.166,42 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de aluno surdo-cego

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,42 37.997,09 791,61 20,16
1º Quartil 2.113,88 25.366,58 528,47 13,46
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,52
3º Quartil 4.789,57 57.474,88 1.197,39 30,50
Teto Salarial 6.280,23 75.362,79 1.570,06 39,99


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Imbituba - SC 2.015 - 2.938 2.175,93 2.015,30 2.129,00 2.425,50 2.937,84
Limeira - SP 3.351 - 4.937 3.739,28 3.351,36 3.813,00 4.075,77 4.936,70
São Paulo - SP 1.702 - 4.861 2.704,61 1.701,91 2.749,00 4.013,54 4.861,32
Belo Horizonte - MG 1.674 - 4.215 2.540,45 1.673,76 2.348,00 3.480,29 4.215,43
São Carlos - SP 3.232 - 4.499 3.460,56 3.231,76 3.448,00 3.714,54 4.499,16
Macapá - AP 1.917 - 6.068 3.229,19 1.916,82 3.847,00 5.009,85 6.068,09
Salvador - BA 1.818 - 2.862 1.952,89 1.818,00 1.818,00 2.363,17 2.862,34
Gaspar - SC 4.190 - 5.965 4.647,00 4.190,41 4.700,00 4.924,36 5.964,54
Penha - SC 2.094 - 5.646 2.891,91 2.093,62 2.385,00 4.661,71 5.646,41
Paranapanema - SP 2.586 - 3.216 2.602,59 2.586,00 2.586,00 2.655,00 3.215,82
Chavantes - SP 3.156 - 4.051 3.245,05 3.156,24 3.240,00 3.344,86 4.051,40
Brusque - SC 2.556 - 6.422 4.438,30 2.556,35 5.250,00 5.302,00 6.421,94
Curitibanos - SC 2.390 - 6.056 3.795,29 2.389,71 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Três Lagoas - MS 1.735 - 4.331 2.235,97 1.734,80 1.770,00 3.575,40 4.330,63
Canaã dos Carajás - PA 1.416 - 2.229 1.674,71 1.416,00 1.840,00 1.840,00 2.228,66
Curitiba - PR 1.837 - 6.091 3.026,19 1.837,00 2.751,00 5.028,77 6.091,00
Rio Verde - GO 1.853 - 3.506 2.175,57 1.852,75 1.861,00 2.894,92 3.506,41
Monte Alto - SP 2.256 - 3.806 2.714,77 2.256,00 2.731,00 3.141,92 3.805,58
Porto Alegre - RS 2.493 - 11.865 4.978,68 2.493,30 3.498,00 9.796,10 11.865,33
Campinas - SP 1.951 - 5.693 2.877,84 1.950,56 2.399,00 4.700,11 5.692,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.198 - 6.095 3.440,80 2.197,51 3.360,00 5.032,29 6.095,26
Santa Catarina 2.023 - 6.222 3.380,46 2.023,19 2.651,00 5.136,58 6.221,58
Paraná 1.972 - 5.344 2.961,94 1.971,92 2.751,00 4.412,26 5.344,26
Minas Gerais 1.602 - 4.676 2.557,58 1.602,45 2.269,00 3.860,34 4.675,76
Rio Grande do Sul 1.680 - 6.932 3.161,40 1.679,82 2.634,00 5.723,28 6.932,21
Amapá 1.899 - 6.020 3.202,58 1.899,41 3.847,00 4.969,76 6.019,52
Mato Grosso do Sul 1.609 - 4.726 2.452,02 1.609,22 1.856,00 3.901,67 4.725,82
Mato Grosso 1.770 - 8.474 3.330,29 1.770,29 2.166,00 6.996,54 8.474,42
Bahia 1.775 - 3.161 2.001,87 1.775,46 1.818,00 2.610,15 3.161,50
Pará 1.433 - 5.247 2.386,06 1.433,42 1.840,00 4.331,81 5.246,81
Rio de Janeiro 1.428 - 5.642 2.287,45 1.427,84 1.540,00 4.658,42 5.642,42
Goiás 1.755 - 3.876 2.241,21 1.754,64 1.861,00 3.200,10 3.876,05
Espírito Santo 1.603 - 4.622 2.458,13 1.603,36 2.234,00 3.815,82 4.621,83
Ceará 1.507 - 6.332 2.466,44 1.507,11 1.548,00 5.227,67 6.331,91
Pernambuco 1.503 - 3.923 2.129,29 1.503,00 1.890,00 3.239,00 3.923,17
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.512 2.477,38 1.412,00 2.514,50 3.725,25 4.512,13
Amazonas 1.412 - 3.903 2.832,80 1.412,00 3.222,00 3.222,00 3.902,58
Distrito Federal 2.771 - 21.351 10.425,31 2.771,00 14.700,00 17.627,67 21.351,16
Acre 1.897 - 4.991 3.052,42 1.897,00 3.038,50 4.120,33 4.990,67
Maranhão 1.412 - 17.805 5.036,00 1.412,00 1.412,00 14.700,00 17.805,08
Alagoas 1.412 - 1.824 1.430,80 1.412,00 1.412,00 1.506,00 1.824,11
Roraima 1.552 - 2.045 1.603,00 1.552,00 1.552,00 1.688,00 2.044,56
Tocantins 1.800 - 3.144 2.313,71 1.800,00 2.360,00 2.596,00 3.144,35
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de aluno surdo-cego

Professores de educação especial devem:

  • divulgar conhecimentos da Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;

  • Atividades

    • implementar programas de atendimento educacional;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • definir conteúdos escolares;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • coordenar curso;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orientar estágios dos alunos;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • participar de conselhos de classe;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • dominar braile;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • dominar língua de sinais;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • participar de associações da categoria;
    • demonstrar tolerância;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • elaborar plano de aulas;
    • ensinar língua portuguesa;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • participar de palestras e cursos;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • elaborar códigos de interação social;
    • ministrar palestras e cursos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • planejar atividades extraclasse;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • elaborar material visual para alunos;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • avaliar rendimento escolar;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • alfabetizar em braile;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • demonstrar criatividade;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar das associações da área;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • proceder com ética;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de aluno surdo-cego no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: