Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Pirofagista
Artistas de circo (circenses) devem:
- produzir o número;
- inventar números;
- ensaiar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- errar truques para valorização do trabalho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- criar maquiagem;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- pesquisar aparelhos;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- confeccionar o aparelho;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- preparar a entrada do artista;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- pesquisar materiais;
- pesquisar movimentos corporais;
- sincronizar luz e som com a representação;
- montar o aparelho;
- respeitar relações de trabalho;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adquirir técnicas para cair;
- criar guarda roupa;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- aprender a profissão ensaiando;
- motivar os alunos;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- providenciar material impresso para divulgação;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- frequentar cursos de atualização;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- desenvolver disciplina;
- pesquisar truques;
- pesquisar tecnologias;
- trabalhar em equipe;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- selecionar música;
- misturar os números criando outros;
- respeitar ética profissional;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- perceber as habilidades dos alunos;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- transmitir ética circense;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- conquistar empatia do público;
- fazer concentração;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- estabelecer comunicação com o público;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- definir coreografia;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- definir equipamentos de segurança;
- divulgar o espetáculo ou número;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- demonstrar determinação para aprender;
- fazer alongamento;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- dar entrevistas;
- fazer aquecimento;
- desmontar o aparelho;
Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares