Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Pirofagista
Artistas de circo (circenses) devem:
- vender o espetáculo ou número;
- ensinar arte e técnica circense;
- demonstrar competências pessoais;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- inventar números;
- comunicar-se;
- apresentar o número;
Atividades
- adquirir técnicas para cair;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- demonstrar determinação para aprender;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- criar maquiagem;
- preparar a entrada do artista;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- providenciar material impresso para divulgação;
- estabelecer comunicação com o público;
- pesquisar tecnologias;
- conquistar empatia do público;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- sincronizar luz e som com a representação;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- definir equipamentos de segurança;
- errar truques para valorização do trabalho;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- frequentar cursos de atualização;
- transmitir ética circense;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- perceber as habilidades dos alunos;
- aprender a profissão ensaiando;
- confeccionar o aparelho;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- respeitar relações de trabalho;
- selecionar música;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- criar guarda roupa;
- fazer aquecimento;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- divulgar o espetáculo ou número;
- montar o aparelho;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar movimentos corporais;
- definir coreografia;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar aparelhos;
- pesquisar truques;
- dar entrevistas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- desenvolver disciplina;
- respeitar ética profissional;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- desmontar o aparelho;
- fazer alongamento;
- misturar os números criando outros;
- motivar os alunos;
- pesquisar materiais;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- fazer concentração;
Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares