Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Pirofagista
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- inventar números;
- demonstrar competências pessoais;
- produzir o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- apresentar o número;
Atividades
- conquistar empatia do público;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- criar maquiagem;
- divulgar o espetáculo ou número;
- trabalhar em equipe;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- pesquisar tecnologias;
- desenvolver disciplina;
- perceber as habilidades dos alunos;
- preparar a entrada do artista;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- respeitar relações de trabalho;
- fazer concentração;
- montar o aparelho;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- pesquisar truques;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- misturar os números criando outros;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- transmitir ética circense;
- sincronizar luz e som com a representação;
- desmontar o aparelho;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- fazer aquecimento;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- motivar os alunos;
- adquirir técnicas para cair;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- errar truques para valorização do trabalho;
- demonstrar determinação para aprender;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- estabelecer comunicação com o público;
- selecionar música;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- aprender a profissão ensaiando;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- confeccionar o aparelho;
- pesquisar materiais;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- providenciar material impresso para divulgação;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- pesquisar movimentos corporais;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- frequentar cursos de atualização;
- fazer alongamento;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- pesquisar aparelhos;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- respeitar ética profissional;
- definir equipamentos de segurança;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- combinar códigos para informar imprevistos;
- definir coreografia;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- criar guarda roupa;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- dar entrevistas;
Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares