Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Pirofagista
Artistas de circo (circenses) devem:
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
- inventar números;
- comunicar-se;
- apresentar o número;
- ensaiar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- pesquisar materiais;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar tecnologias;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- adquirir técnicas para cair;
- trabalhar em equipe;
- aprender a profissão ensaiando;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- dominar técnicas circenses do seu número;
- confeccionar o aparelho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- respeitar ética profissional;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- providenciar material impresso para divulgação;
- definir coreografia;
- misturar os números criando outros;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- montar o aparelho;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- criar guarda roupa;
- preparar a entrada do artista;
- respeitar relações de trabalho;
- pesquisar movimentos corporais;
- selecionar música;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- errar truques para valorização do trabalho;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- estabelecer comunicação com o público;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- definir equipamentos de segurança;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- pesquisar truques;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- perceber as habilidades dos alunos;
- fazer concentração;
- dar entrevistas;
- desenvolver disciplina;
- conquistar empatia do público;
- divulgar o espetáculo ou número;
- transmitir ética circense;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- fazer aquecimento;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- fazer alongamento;
- frequentar cursos de atualização;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- desmontar o aparelho;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- criar maquiagem;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- motivar os alunos;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- sincronizar luz e som com a representação;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- pesquisar aparelhos;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares