Salário para o cargo de Pirofagista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Pirofagista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Pirofagista

Um Pirofagista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pirofagista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.033,81 36.405,71 758,45 14,11
1º Quartil 2.541,20 30.494,40 635,30 11,82
Salário Mediana 3.298,00 39.576,00 824,50 15,34
3º Quartil 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
Teto Salarial 4.589,31 55.071,66 1.147,33 21,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Pirofagista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;

  • Atividades

    • respeitar relações de trabalho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • fazer alongamento;
    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar tecnologias;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • selecionar música;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • adquirir técnicas para cair;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • confeccionar o aparelho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • preparar a entrada do artista;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • fazer concentração;
    • definir coreografia;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • criar maquiagem;
    • desenvolver disciplina;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar aparelhos;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • motivar os alunos;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • desmontar o aparelho;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar truques;
    • definir equipamentos de segurança;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • transmitir ética circense;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • dar entrevistas;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • pesquisar materiais;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • conquistar empatia do público;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • fazer aquecimento;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • montar o aparelho;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • criar guarda roupa;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;


    Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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