Salário para o cargo de Pirofagista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Pirofagista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Pirofagista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;

Atividades

  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • selecionar música;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • desmontar o aparelho;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • pesquisar tecnologias;
  • pesquisar aparelhos;
  • respeitar ética profissional;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • misturar os números criando outros;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • confeccionar o aparelho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • criar guarda roupa;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • trabalhar em equipe;
  • transmitir ética circense;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • dar entrevistas;
  • pesquisar truques;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • montar o aparelho;
  • frequentar cursos de atualização;
  • fazer aquecimento;
  • preparar a entrada do artista;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • fazer concentração;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • respeitar relações de trabalho;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • conquistar empatia do público;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • pesquisar materiais;
  • fazer alongamento;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • adquirir técnicas para cair;
  • definir coreografia;
  • desenvolver disciplina;


Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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