Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Pirofagista
Artistas de circo (circenses) devem:
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- apresentar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- produzir o número;
- comunicar-se;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- intercambiar informações com escolas de circo;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- trabalhar em equipe;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- conquistar empatia do público;
- pesquisar tecnologias;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- providenciar material impresso para divulgação;
- frequentar cursos de atualização;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- fazer concentração;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- dar entrevistas;
- pesquisar truques;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- misturar os números criando outros;
- pesquisar materiais;
- perceber as habilidades dos alunos;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- criar maquiagem;
- aprender a profissão ensaiando;
- pesquisar aparelhos;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- confeccionar o aparelho;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- fazer alongamento;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- definir coreografia;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- preparar a entrada do artista;
- sincronizar luz e som com a representação;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- adquirir técnicas para cair;
- respeitar relações de trabalho;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- selecionar música;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- criar guarda roupa;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- estabelecer comunicação com o público;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- fazer aquecimento;
- respeitar ética profissional;
- desenvolver disciplina;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- errar truques para valorização do trabalho;
- demonstrar determinação para aprender;
- desmontar o aparelho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- transmitir ética circense;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar movimentos corporais;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- definir equipamentos de segurança;
- motivar os alunos;
- montar o aparelho;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- divulgar o espetáculo ou número;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares