Salário para o cargo de Pirofagista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Pirofagista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Pirofagista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • inventar números;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;

Atividades

  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • respeitar relações de trabalho;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • selecionar música;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • dar entrevistas;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • fazer concentração;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • criar guarda roupa;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • adquirir técnicas para cair;
  • pesquisar tecnologias;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • pesquisar aparelhos;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • definir equipamentos de segurança;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • montar o aparelho;
  • pesquisar truques;
  • misturar os números criando outros;
  • transmitir ética circense;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • preparar a entrada do artista;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • conquistar empatia do público;
  • definir coreografia;
  • fazer aquecimento;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar materiais;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • motivar os alunos;
  • frequentar cursos de atualização;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • fazer alongamento;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • criar maquiagem;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • respeitar ética profissional;
  • confeccionar o aparelho;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • desenvolver disciplina;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • desmontar o aparelho;
  • trabalhar em equipe;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;


Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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