Salário para o cargo de Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação

Um Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.828,57 33.942,81 707,14 19,19
1º Quartil 2.115,85 25.390,15 528,96 14,35
Salário Mediana 2.635,00 31.620,00 658,75 17,88
3º Quartil 3.936,83 47.241,93 984,21 26,71
Teto Salarial 5.162,09 61.945,03 1.290,52 35,02


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.925 - 4.044 2.464,59 1.924,67 2.289,50 3.338,83 4.044,10
São Gabriel do Oeste - MS 2.105 - 4.492 3.025,16 2.105,17 3.188,00 3.708,67 4.492,05
São Paulo - SP 1.813 - 3.715 2.374,70 1.813,00 2.210,00 3.067,40 3.715,33
Rio Claro - SP 2.410 - 4.328 2.867,62 2.410,40 2.715,00 3.573,20 4.327,97
Belo Horizonte - MG 2.579 - 4.269 2.821,88 2.579,00 2.579,42 3.524,75 4.269,28
Criciúma - SC 2.265 - 5.621 3.321,69 2.265,00 2.320,00 4.641,00 5.621,32
Santa Rita do Pardo - MS 2.216 - 2.786 2.267,69 2.216,00 2.300,00 2.300,00 2.785,83
Ipiranga - PR 1.817 - 4.720 2.530,29 1.816,67 2.050,00 3.897,25 4.720,47
Angatuba - SP 4.386 - 5.557 4.537,50 4.386,00 4.588,00 4.588,00 5.557,12
Monte Alto - SP 1.711 - 3.404 2.318,00 1.711,00 2.651,00 2.810,00 3.403,56
Capitão Leônidas Marques - PR 1.736 - 3.332 2.566,45 1.736,00 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Bonito - MS 2.100 - 5.087 2.520,00 2.100,00 2.100,00 4.200,00 5.087,17
Cristais Paulista - SP 2.560 - 5.610 3.359,00 2.560,00 3.315,00 4.632,00 5.610,42
Boa Esperança do Sul - SP 2.758 - 3.711 2.987,38 2.757,50 3.064,00 3.064,00 3.711,21
Maceió - AL 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Lucas do Rio Verde - MT 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Santa Rosa - RS 1.456 - 2.351 1.802,43 1.456,00 1.941,00 1.941,00 2.351,00
Mauá da Serra - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Lupionópolis - PR 2.751 - 3.520 2.776,83 2.751,00 2.751,00 2.906,00 3.519,83
Pelotas - RS 1.777 - 4.790 2.729,00 1.777,00 2.683,50 3.955,00 4.790,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.036 - 5.315 3.019,92 2.036,49 2.810,00 4.388,44 5.315,41
Paraná 1.921 - 4.601 2.735,30 1.920,99 2.751,00 3.798,57 4.600,95
Mato Grosso do Sul 2.016 - 5.021 2.867,22 2.016,00 2.700,00 4.145,38 5.021,01
Santa Catarina 1.999 - 6.225 3.364,62 1.999,38 2.500,00 5.139,63 6.225,27
Minas Gerais 1.825 - 4.076 2.605,22 1.825,23 2.579,00 3.365,00 4.075,79
Rio Grande do Sul 1.651 - 3.549 2.145,10 1.651,00 1.941,00 2.929,80 3.548,66
Rio de Janeiro 1.824 - 4.924 2.549,13 1.823,75 2.200,00 4.065,00 4.923,65
Alagoas 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Mato Grosso 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Pará 1.500 - 2.442 1.868,57 1.500,00 2.016,00 2.016,00 2.441,84
Pernambuco 1.412 - 3.595 2.289,60 1.412,00 2.356,00 2.968,00 3.594,93
Rondônia 1.412 - 5.547 3.767,51 1.412,00 4.420,55 4.580,00 5.547,43


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação

Professores de educação especial devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;

  • Atividades

    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • alfabetizar em braile;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • participar de conselhos de classe;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • elaborar códigos de interação social;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • participar de associações da categoria;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • ensinar língua portuguesa;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • ministrar palestras e cursos;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • ensinar atividades recreativas;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • coordenar curso;
    • planejar atividades extraclasse;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • demonstrar tolerância;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • participar das associações da área;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar criatividade;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • elaborar relatórios;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • definir conteúdos escolares;
    • orientar estágios dos alunos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • elaborar material visual para alunos;
    • participar de palestras e cursos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • proceder com ética;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • dominar língua de sinais;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • demonstrar flexibilidade;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • avaliar rendimento escolar;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • dominar braile;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • elaborar plano de aulas;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;


    Setores que mais contratam Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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