Salário para o cargo de Papeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Papeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Papeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • atender agentes de fiscalização;
  • expressar-se gestualmente;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • remanejar leiaute;
  • operar equipamentos de informática;
  • manter apresentação pessoal;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir compras;
  • representar a empresa;
  • buscar atualização profissional;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • planejar compras e locações;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • examinar currículos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • formular incentivos de produtividade;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir perfil do consumidor final;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir custos;
  • promover programas prevencionistas;
  • propor compra de novos itens;
  • analisar tendências do mercado;
  • delegar atribuições;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • elaborar plano de investimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • contratar serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • avaliar desempenho;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • recepcionar mercadorias;
  • gerir investimentos;
  • designar equipe para projeto;
  • entrevistar candidatos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • participar de reuniões;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • medir resultados de treinamento;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • determinar perfis profissionais;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • fazer orçamentos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • instruir subordinados;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • promover funcionários;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • exercer liderança;
  • exercitar a autonomia;
  • transferir numerário para o banco;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • agir com dinamismo;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • cobrar resultados;
  • demonstrar motivação;
  • implantar técnicas de vendas;
  • orientar clientes;
  • qualificar fornecedores;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir estoques;
  • captar recursos;


Setores que mais contratam Papeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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