Salário para o cargo de Papeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Papeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Papeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • analisar tendências do mercado;
  • implantar técnicas de vendas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • qualificar fornecedores;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • cobrar resultados;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • buscar atualização profissional;
  • designar equipe para projeto;
  • exercitar a autonomia;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerir custos;
  • transferir numerário para o banco;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • fazer orçamentos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • manter apresentação pessoal;
  • remanejar leiaute;
  • demonstrar motivação;
  • cooperar na definição de projetos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • promover funcionários;
  • elaborar plano de investimentos;
  • exercer liderança;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar remanejamentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • representar a empresa;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • gerir compras;
  • recepcionar mercadorias;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • captar recursos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • contratar serviços;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerir investimentos;
  • agir com dinamismo;
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar compras e locações;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar integração de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • expressar-se gestualmente;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • expressar-se oralmente;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • gerir estoques;
  • participar de reuniões;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • formular incentivos de produtividade;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • medir resultados de treinamento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • avaliar desempenho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • elaborar normas e instruções;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • propor compra de novos itens;
  • operar equipamentos de informática;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • examinar currículos;
  • orientar clientes;
  • instruir subordinados;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • delegar atribuições;
  • entrevistar candidatos;


Setores que mais contratam Papeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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