Salário para o cargo de Papeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Papeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Papeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • entrevistar candidatos;
  • elaborar normas e instruções;
  • expressar-se gestualmente;
  • fazer orçamentos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • remanejar leiaute;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • delegar atribuições;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerir investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • atender agentes de fiscalização;
  • avaliar desempenho;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar compras e locações;
  • formular incentivos de produtividade;
  • captar recursos;
  • propor compra de novos itens;
  • exercer liderança;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • qualificar fornecedores;
  • estimular a motivação das equipes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • designar equipe para projeto;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar remanejamentos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • examinar currículos;
  • determinar perfis profissionais;
  • demonstrar motivação;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • gerir compras;
  • providenciar integração de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • promover programas prevencionistas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • medir resultados de treinamento;
  • instruir subordinados;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • transferir numerário para o banco;
  • recepcionar mercadorias;
  • manter apresentação pessoal;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • buscar atualização profissional;
  • cooperar na definição de projetos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • promover funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • cobrar resultados;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir custos;
  • contratar serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • representar a empresa;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • expressar-se oralmente;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • orientar clientes;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerir estoques;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • participar de reuniões;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • definir perfil do consumidor final;
  • apreciar inovações organizacionais;


Setores que mais contratam Papeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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