Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Papeleiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
Atividades
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- liberar mercadorias para entrega;
- gerir estoques;
- demonstrar motivação;
- elaborar plano de investimentos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- gerir compras;
- colaborar na definição de epi e epc;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- exercitar a autonomia;
- definir estratégias de terceirização;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- gerir custos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- planejar compras e locações;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- argumentar com convicção (persuasão);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- contratar serviços;
- designar equipe para projeto;
- providenciar integração de funcionários;
- qualificar fornecedores;
- cooperar na definição de projetos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- examinar currículos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- implantar técnicas de vendas;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- acompanhar a execução orçamentária;
- definir perfil do consumidor final;
- administrar conflitos entre funcionários;
- promover funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- instruir subordinados;
- expressar-se gestualmente;
- propor compra de novos itens;
- implementar reciclagem de funcionários;
- transferir numerário para o banco;
- entrevistar candidatos;
- participar de reuniões;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- gerir investimentos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- realizar reuniões com a equipe;
- prestar assistência social aos funcionários;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- recomendar promoção de funcionários;
- orientar clientes;
- representar a empresa;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- fazer orçamentos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- formular incentivos de produtividade;
- gerenciar contratos de serviços;
- monitorar o andamento de projetos;
- manter apresentação pessoal;
- medir resultados de treinamento;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- captar recursos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- expressar-se oralmente;
- recepcionar mercadorias;
- apreciar inovações organizacionais;
- avaliar desempenho;
- controlar o cumprimento de normas;
- buscar atualização profissional;
- determinar perfis profissionais;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- divulgar mercadorias e serviços;
- delegar atribuições;
- elaborar normas e instruções;
- prover ações de preservação ambiental;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- cobrar resultados;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- negociar preços e condições de pagamento;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- analisar tendências do mercado;
- remanejar leiaute;
- agir com dinamismo;
- exercer liderança;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- atender agentes de fiscalização;
- estimular a motivação das equipes;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- operar equipamentos de informática;
- administrar remanejamentos;
Setores que mais contratam Papeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos