Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Papeleiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- instruir subordinados;
- resolver reclamações de clientes;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- gerir custos;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- demonstrar motivação;
- entrevistar candidatos;
- delegar atribuições;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- definir estratégias de terceirização;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- transferir numerário para o banco;
- recepcionar mercadorias;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- argumentar com convicção (persuasão);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- promover funcionários;
- administrar conflitos entre funcionários;
- examinar currículos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- implantar técnicas de vendas;
- medir resultados de treinamento;
- monitorar o andamento de projetos;
- atender agentes de fiscalização;
- realizar reuniões com a equipe;
- formular incentivos de produtividade;
- prover ações de preservação ambiental;
- apreciar inovações organizacionais;
- acompanhar a execução orçamentária;
- liberar mercadorias para entrega;
- promover programas prevencionistas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- prestar assistência social aos funcionários;
- determinar perfis profissionais;
- manter apresentação pessoal;
- exercitar a autonomia;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- analisar tendências do mercado;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- avaliar desempenho;
- estimular a motivação das equipes;
- agir com dinamismo;
- negociar preços e condições de pagamento;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- contratar serviços;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- buscar atualização profissional;
- colaborar na definição de epi e epc;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- cobrar resultados;
- acompanhar rotinas administrativas;
- orientar clientes;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- fazer orçamentos;
- elaborar normas e instruções;
- designar equipe para projeto;
- elaborar plano de investimentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- gerenciar contratos de serviços;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- exercer liderança;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- gerir compras;
- implementar reciclagem de funcionários;
- providenciar integração de funcionários;
- expressar-se gestualmente;
- planejar compras e locações;
- captar recursos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- gerir estoques;
- administrar remanejamentos;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- definir perfil do consumidor final;
- participar de reuniões;
- propor compra de novos itens;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- qualificar fornecedores;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- operar equipamentos de informática;
- gerir investimentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- remanejar leiaute;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- representar a empresa;
- cooperar na definição de projetos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- controlar o cumprimento de normas;
- recomendar promoção de funcionários;
- expressar-se oralmente;
- divulgar mercadorias e serviços;
Setores que mais contratam Papeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos