Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • produzir o número;

Atividades

  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • definir equipamentos de segurança;
  • preparar a entrada do artista;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • pesquisar truques;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • criar guarda roupa;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • confeccionar o aparelho;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • respeitar ética profissional;
  • fazer alongamento;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • transmitir ética circense;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • fazer concentração;
  • adquirir técnicas para cair;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • misturar os números criando outros;
  • conquistar empatia do público;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • montar o aparelho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • trabalhar em equipe;
  • fazer aquecimento;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar aparelhos;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • pesquisar tecnologias;
  • desenvolver disciplina;
  • respeitar relações de trabalho;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • desmontar o aparelho;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • selecionar música;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar materiais;
  • dar entrevistas;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • criar maquiagem;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • definir coreografia;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;


Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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