Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Palhaço
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensinar arte e técnica circense;
- produzir o número;
- apresentar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
Atividades
- desenvolver disciplina;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- frequentar cursos de atualização;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar aparelhos;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- preparar a entrada do artista;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- desmontar o aparelho;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- adquirir técnicas para cair;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- motivar os alunos;
- providenciar material impresso para divulgação;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- aprender a profissão ensaiando;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- fazer concentração;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- fazer aquecimento;
- estabelecer comunicação com o público;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar tecnologias;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- misturar os números criando outros;
- pesquisar truques;
- errar truques para valorização do trabalho;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- divulgar o espetáculo ou número;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- pesquisar materiais;
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- respeitar relações de trabalho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- fazer alongamento;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- dominar técnicas circenses do seu número;
- conquistar empatia do público;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- respeitar ética profissional;
- sincronizar luz e som com a representação;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- criar maquiagem;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- perceber as habilidades dos alunos;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- transmitir ética circense;
- pesquisar movimentos corporais;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- criar guarda roupa;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- dar entrevistas;
- confeccionar o aparelho;
- demonstrar determinação para aprender;
- selecionar música;
- montar o aparelho;
- definir coreografia;
- estabelecer comunicação com a cidade;
Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária