Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Palhaço

Um Palhaço trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.900,50 e R$ 15.734,76, com a média salarial de R$ 8.350,93 e o salário mediana em R$ 8.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Palhaço

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.350,93 100.211,18 2.087,73 43,27
1º Quartil 5.900,50 70.806,00 1.475,13 30,57
Salário Mediana 8.400,00 100.800,00 2.100,00 43,52
3º Quartil 12.000,00 144.000,00 3.000,00 62,17
Teto Salarial 15.734,76 188.817,12 3.933,69 81,52


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 8.143 - 16.663 9.827,59 8.142,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Aquiraz - CE 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.743 - 16.663 9.708,47 7.742,86 8.400,00 13.757,14 16.663,06
Ceará 3.176 - 3.940 3.235,78 3.175,50 3.253,00 3.253,00 3.940,13


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;

  • Atividades

    • criar guarda roupa;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • definir equipamentos de segurança;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • frequentar cursos de atualização;
    • selecionar música;
    • fazer alongamento;
    • pesquisar materiais;
    • dar entrevistas;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • adquirir técnicas para cair;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar tecnologias;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • misturar os números criando outros;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • conquistar empatia do público;
    • criar maquiagem;
    • desmontar o aparelho;
    • desenvolver disciplina;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • preparar a entrada do artista;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • respeitar relações de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • pesquisar truques;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • fazer concentração;
    • definir coreografia;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • pesquisar aparelhos;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • confeccionar o aparelho;
    • montar o aparelho;
    • respeitar ética profissional;
    • transmitir ética circense;
    • fazer aquecimento;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • motivar os alunos;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;


    Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Restaurantes e similares
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua