Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Palhaço
Artistas de circo (circenses) devem:
- vender o espetáculo ou número;
- produzir o número;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- pesquisar materiais;
- preparar a entrada do artista;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- definir coreografia;
- montar o aparelho;
- transmitir ética circense;
- selecionar música;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- pesquisar aparelhos;
- adquirir técnicas para cair;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- aprender a profissão ensaiando;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- desmontar o aparelho;
- errar truques para valorização do trabalho;
- frequentar cursos de atualização;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- respeitar ética profissional;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- misturar os números criando outros;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- criar guarda roupa;
- confeccionar o aparelho;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- fazer alongamento;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- desenvolver disciplina;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- trabalhar em equipe;
- conquistar empatia do público;
- perceber as habilidades dos alunos;
- demonstrar determinação para aprender;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- divulgar o espetáculo ou número;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- estabelecer comunicação com o público;
- motivar os alunos;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- fazer aquecimento;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- fazer concentração;
- pesquisar truques;
- sincronizar luz e som com a representação;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- criar maquiagem;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- dar entrevistas;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- respeitar relações de trabalho;
- pesquisar tecnologias;
- pesquisar movimentos corporais;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- definir equipamentos de segurança;
- providenciar material impresso para divulgação;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho
- Parques de diversão e parques temáticos
- Locação de mão-de-obra temporária