Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;

Atividades

  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • frequentar cursos de atualização;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • pesquisar materiais;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • criar guarda roupa;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • adquirir técnicas para cair;
  • pesquisar tecnologias;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • transmitir ética circense;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • fazer alongamento;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • definir equipamentos de segurança;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • motivar os alunos;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • pesquisar truques;
  • desenvolver disciplina;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • desmontar o aparelho;
  • definir coreografia;
  • montar o aparelho;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • misturar os números criando outros;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • respeitar ética profissional;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • fazer aquecimento;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • preparar a entrada do artista;
  • confeccionar o aparelho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • fazer concentração;
  • conquistar empatia do público;
  • respeitar relações de trabalho;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • dar entrevistas;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • trabalhar em equipe;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar aparelhos;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • selecionar música;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • criar maquiagem;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;


Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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