Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • pesquisar tecnologias;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • adquirir técnicas para cair;
  • desenvolver disciplina;
  • preparar a entrada do artista;
  • pesquisar materiais;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • selecionar música;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • criar guarda roupa;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • motivar os alunos;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • definir coreografia;
  • pesquisar truques;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • misturar os números criando outros;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • transmitir ética circense;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • fazer aquecimento;
  • trabalhar em equipe;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • respeitar ética profissional;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • confeccionar o aparelho;
  • montar o aparelho;
  • fazer alongamento;
  • pesquisar aparelhos;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • fazer concentração;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • criar maquiagem;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • desmontar o aparelho;
  • dar entrevistas;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • respeitar relações de trabalho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • conquistar empatia do público;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;


Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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