Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;

Atividades

  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • definir coreografia;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • transmitir ética circense;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • dar entrevistas;
  • confeccionar o aparelho;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • desenvolver disciplina;
  • selecionar música;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • definir equipamentos de segurança;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • demonstrar determinação para aprender;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • motivar os alunos;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • pesquisar materiais;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • desmontar o aparelho;
  • respeitar ética profissional;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • fazer concentração;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • fazer alongamento;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • respeitar relações de trabalho;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • criar guarda roupa;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • trabalhar em equipe;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • frequentar cursos de atualização;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • criar maquiagem;
  • montar o aparelho;
  • preparar a entrada do artista;
  • fazer aquecimento;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • adquirir técnicas para cair;
  • misturar os números criando outros;
  • conquistar empatia do público;
  • pesquisar truques;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar tecnologias;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;


Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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