Salário para o cargo de Palhaço
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-45

Palhaço - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Palhaço

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • desmontar o aparelho;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • respeitar ética profissional;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • montar o aparelho;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • adquirir técnicas para cair;
  • preparar a entrada do artista;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • trabalhar em equipe;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar truques;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • confeccionar o aparelho;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • fazer alongamento;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar tecnologias;
  • dar entrevistas;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • conquistar empatia do público;
  • selecionar música;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • desenvolver disciplina;
  • respeitar relações de trabalho;
  • definir coreografia;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • pesquisar materiais;
  • fazer aquecimento;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • pesquisar aparelhos;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • criar maquiagem;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • criar guarda roupa;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • fazer concentração;
  • transmitir ética circense;
  • misturar os números criando outros;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • definir equipamentos de segurança;
  • avaliar o potencial físico do aluno;


Setores que mais contratam Palhaço no mercado de trabalho

  • Parques de diversão e parques temáticos
  • Locação de mão-de-obra temporária




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