Salário para o cargo de Negociante (comércio varejista - empregador)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Negociante (comércio varejista - empregador) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Negociante (comércio varejista - empregador)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • implementar reciclagem de funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • orientar clientes;
  • fazer orçamentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir estoques;
  • estimular a motivação das equipes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • transferir numerário para o banco;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • delegar atribuições;
  • expressar-se gestualmente;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • cobrar resultados;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir estratégias de terceirização;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • avaliar desempenho;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • manter apresentação pessoal;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • expressar-se oralmente;
  • promover programas prevencionistas;
  • agir com dinamismo;
  • providenciar integração de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • instruir subordinados;
  • planejar compras e locações;
  • elaborar normas e instruções;
  • cooperar na definição de projetos;
  • examinar currículos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • contratar serviços;
  • exercer liderança;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • representar a empresa;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • qualificar fornecedores;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • remanejar leiaute;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • atender agentes de fiscalização;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir investimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • resolver reclamações de clientes;
  • recepcionar mercadorias;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • exercitar a autonomia;
  • entrevistar candidatos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • captar recursos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • definir perfil do consumidor final;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • analisar tendências do mercado;
  • propor compra de novos itens;
  • gerir custos;
  • gerir compras;
  • administrar remanejamentos;
  • participar de reuniões;
  • buscar atualização profissional;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • medir resultados de treinamento;
  • demonstrar motivação;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;


Setores que mais contratam Negociante (comércio varejista - empregador) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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