Salário para o cargo de Negociante (comércio varejista - empregador)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Negociante (comércio varejista - empregador) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Negociante (comércio varejista - empregador)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar remanejamentos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • expressar-se oralmente;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • avaliar desempenho;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • buscar atualização profissional;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar integração de funcionários;
  • promover programas prevencionistas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • exercitar a autonomia;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • entrevistar candidatos;
  • operar equipamentos de informática;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • expressar-se gestualmente;
  • orientar clientes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • cobrar resultados;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • promover funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • examinar currículos;
  • fazer orçamentos;
  • propor compra de novos itens;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • demonstrar motivação;
  • captar recursos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • contratar serviços;
  • remanejar leiaute;
  • gerir estoques;
  • definir perfil do consumidor final;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • determinar perfis profissionais;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • gerir custos;
  • medir resultados de treinamento;
  • qualificar fornecedores;
  • representar a empresa;
  • gerir compras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • agir com dinamismo;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • elaborar plano de investimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • planejar compras e locações;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • transferir numerário para o banco;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • recepcionar mercadorias;
  • instruir subordinados;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • exercer liderança;
  • participar de reuniões;
  • gerir investimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • implantar técnicas de vendas;
  • designar equipe para projeto;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • formular incentivos de produtividade;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • monitorar o andamento de projetos;


Setores que mais contratam Negociante (comércio varejista - empregador) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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