Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Negociante (comércio varejista - empregador)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- estruturar equipes de trabalho;
Atividades
- remanejar leiaute;
- propor compra de novos itens;
- examinar currículos;
- determinar perfis profissionais;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- designar equipe para projeto;
- instruir subordinados;
- entrevistar candidatos;
- apreciar inovações organizacionais;
- liberar mercadorias para entrega;
- promover funcionários;
- divulgar mercadorias e serviços;
- argumentar com convicção (persuasão);
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- transferir numerário para o banco;
- representar a empresa;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- elaborar plano de investimentos;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- acompanhar rotinas administrativas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- fazer orçamentos;
- formular incentivos de produtividade;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- administrar remanejamentos;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- manter apresentação pessoal;
- realizar reuniões com a equipe;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- exercer liderança;
- agir com dinamismo;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- gerenciar contratos de serviços;
- atender agentes de fiscalização;
- participar de reuniões;
- operar equipamentos de informática;
- gerir investimentos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- negociar preços e condições de pagamento;
- expressar-se gestualmente;
- buscar atualização profissional;
- captar recursos;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- administrar conflitos entre funcionários;
- implementar reciclagem de funcionários;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- implantar técnicas de vendas;
- exercitar a autonomia;
- colaborar na definição de epi e epc;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- providenciar integração de funcionários;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- cobrar resultados;
- monitorar o andamento de projetos;
- definir estratégias de terceirização;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- delegar atribuições;
- contratar serviços;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- definir perfil do consumidor final;
- controlar o cumprimento de normas;
- analisar tendências do mercado;
- avaliar desempenho;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- resolver reclamações de clientes;
- estimular a motivação das equipes;
- acompanhar a execução orçamentária;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- prover ações de preservação ambiental;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- gerir estoques;
- gerir compras;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- qualificar fornecedores;
- orientar clientes;
- planejar compras e locações;
- gerir custos;
- expressar-se oralmente;
- recepcionar mercadorias;
- promover programas prevencionistas;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- cooperar na definição de projetos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- medir resultados de treinamento;
- recomendar promoção de funcionários;
- prestar assistência social aos funcionários;
- demonstrar motivação;
- elaborar normas e instruções;
Setores que mais contratam Negociante (comércio varejista - empregador) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos