Salário para o cargo de Mordomo de hotelaria
CBO 5131-10 > Mordomos e governantas

Mordomo de hotelaria - Descrição, atividades e funções do cargo

Atendem hóspedes e familiares, organizando e supervisionando os trabalhos dos funcionários das áreas de governança e mordomia de hotéis, residências, hospitais ou estabelecimentos similares, recepcionando convidados e visitantes, acompanhando entradas e saídas dos hóspedes durante a estadia, familiares em compromissos externos e viagens da família. Cuidam do vestuário e objetos de hóspedes e familiares. Supervisionam a arrumação de aposentos e demais áreas. Servem alimentos e bebidas e supervisionam a sua preparação. Secretariam agendas e telefonemas, controlam serviços de lavanderia e rouparia, administram pessoal e executam atividades administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Mordomos e governantas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Mordomos e governantas atuam nos serviços de alojamento e alimentação, pessoais e domésticos. Os mordomos na área da hotelaria são encontrados apenas nos estabelecimentos mais sofisticados e suas atribuições variam de acordo com cada hotel. São empregados com carteira assinada e trabalham com supervisão permanente. Executam suas atividades em ambientes fechados e nos horários diurno, noturno, rodízio de turnos e irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Mordomos e governantas

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio completo. O exercício pleno dessas atividades ocorre entre três a quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mordomo de hotelaria

Mordomos e governantas devem:

  • atender hóspedes e familiares;
  • servir alimentos e bebidas;
  • cuidar do vestuário e objetos de hóspedes e familiares;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • secretariar agendas e telefonemas;
  • executar atividades administrativas;
  • supervisionar arrumação de aposentos e demais Áreas;

Atividades

  • controlar livros de ocorrências;
  • recepcionar convidados e visitantes;
  • controlar entrega e recebimento de chaves;
  • supervisionar troca de apartamentos;
  • fazer malas de hóspedes e familiares;
  • anotar recados;
  • demonstrar atenção distribuída;
  • desfazer malas de hóspedes e familiares;
  • servir a mesa;
  • atualizar cadastro de perfis e históricos de hóspedes;
  • acompanhar entradas e saídas dos hóspedes durante a estadia;
  • acompanhar registros de entrada e saída de hóspedes;
  • demonstrar pontualidade;
  • demonstrar liderança;
  • analisar relatórios;
  • fiscalizar cumprimento de horário dos empregados;
  • encaminhar solicitação de serviço de lavanderia;
  • demonstrar paciência;
  • programar escala de serviço e férias;
  • providenciar facilidades para utilização de equipamentos de informática;
  • providenciar serviços extras;
  • controlar a guarda temporária de vestuário de hóspedes;
  • preparar bebidas para serem servidas;
  • avaliar conduta dos empregados;
  • dispor pessoas à mesa;
  • treinar empregados;
  • observar apresentação pessoal dos empregados;
  • arrumar vestuário e objetos pessoais nos armários;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar discrição;
  • passar roupa;
  • verificar estado de conservação de móveis e equipamentos;
  • demonstrar capacidade para motivar pessoas;
  • tomar conhecimento das preferências dos hóspedes;
  • vistoriar apartamentos e outras áreas;
  • preparar relatórios;
  • preencher comandas de alimentos e bebidas solicitadas;
  • avaliar qualidade e produtividade dos serviços executivos;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • examinar uniformes dos empregados;
  • montar couvert;
  • preparar aposentos personalizados;
  • apresentar apartamentos e equipamentos disponíveis;
  • controlar despensa;
  • demonstrar atenção ao detalhe;
  • verificar decoração das áreas;
  • decidir sobre admissão de empregados subordinados;
  • demonstrar responsabilidade;
  • indicar funcionários para promoções;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • engraxar sapatos;
  • preparar coquetéis;
  • providenciar assistência médica aos hóspedes e familiares;
  • atender telefonemas;
  • dar boas vindas aos hóspedes;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar postura;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • decidir sobre demissão de empregados subordinados;
  • encaminhar peças de vestuário para reparos e ajustes;
  • solicitar serviços de manutenção em instalações, móveis e equipamentos;
  • treinar estagiários;
  • motivar empregados;
  • transmitir recados;
  • demonstrar dinamismo;
  • planejar trabalho dos empregados;
  • preparar mesa para refeições (mise en place);


Setores que mais contratam Mordomo de hotelaria no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Clubes sociais, esportivos e similares
  • Condomínios prediais
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
  • Apart-hotéis
  • Restaurantes e similares
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Motéis




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