Salário para o cargo de Monitor de braile
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Monitor de braile - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Monitor de braile

Um Monitor de braile trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de braile

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Monitor de braile

Professores de educação especial devem:

  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;

  • Atividades

    • definir conteúdos escolares;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • avaliar rendimento escolar;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • coordenar curso;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • ensinar língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • dominar língua de sinais;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • dominar braile;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • ministrar palestras e cursos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • proceder com ética;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • demonstrar criatividade;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • orientar estágios dos alunos;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • planejar atividades extraclasse;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar das associações da área;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • elaborar códigos de interação social;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar tolerância;
    • alfabetizar em braile;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • ensinar atividades recreativas;
    • participar de palestras e cursos;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • participar de associações da categoria;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • elaborar relatórios;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • elaborar material visual para alunos;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • elaborar plano de aulas;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • participar de conselhos de classe;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar flexibilidade;


    Setores que mais contratam Monitor de braile no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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