Salário para o cargo de Marionetistas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Marionetistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Marionetistas

Um Marionetistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.595,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.316,50 e o salário mediana em R$ 2.316,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Marionetistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.316,50 27.798,00 579,13 10,53
1º Quartil 1.595,00 19.140,00 398,75 7,25
Salário Mediana 2.316,50 27.798,00 579,13 10,53
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Marionetistas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;

  • Atividades

    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • pesquisar materiais;
    • adquirir técnicas para cair;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • respeitar relações de trabalho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • desmontar o aparelho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • frequentar cursos de atualização;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar ética profissional;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar truques;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • fazer alongamento;
    • preparar a entrada do artista;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • confeccionar o aparelho;
    • fazer concentração;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • trabalhar em equipe;
    • definir equipamentos de segurança;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • criar maquiagem;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar aparelhos;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • transmitir ética circense;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • desenvolver disciplina;
    • misturar os números criando outros;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • dar entrevistas;
    • conquistar empatia do público;
    • definir coreografia;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar tecnologias;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • criar guarda roupa;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • montar o aparelho;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • fazer aquecimento;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • selecionar música;
    • motivar os alunos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;


    Setores que mais contratam Marionetistas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de tintas e materiais para pintura
    • Construção de rodovias e ferrovias




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear