Salário para o cargo de Manipulador de bonecos
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-50

Manipulador de bonecos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Manipulador de bonecos

Um Manipulador de bonecos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.595,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.316,50 e o salário mediana em R$ 2.316,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Manipulador de bonecos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.316,50 27.798,00 579,13 10,53
1º Quartil 1.595,00 19.140,00 398,75 7,25
Salário Mediana 2.316,50 27.798,00 579,13 10,53
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Manipulador de bonecos

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • misturar os números criando outros;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • fazer aquecimento;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • transmitir ética circense;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • pesquisar tecnologias;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • pesquisar materiais;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • preparar a entrada do artista;
    • criar guarda roupa;
    • criar maquiagem;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • desenvolver disciplina;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • confeccionar o aparelho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • adquirir técnicas para cair;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • desmontar o aparelho;
    • conquistar empatia do público;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • dar entrevistas;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • montar o aparelho;
    • respeitar ética profissional;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • pesquisar aparelhos;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • respeitar relações de trabalho;
    • selecionar música;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • motivar os alunos;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • fazer concentração;
    • pesquisar truques;
    • trabalhar em equipe;
    • definir equipamentos de segurança;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • fazer alongamento;
    • definir coreografia;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;


    Setores que mais contratam Manipulador de bonecos no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de tintas e materiais para pintura
    • Construção de rodovias e ferrovias




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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